Clipper On Line • Ver Tópico - migrar DBF para SQLite

migrar DBF para SQLite

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 24 Abr 2015 18:51

Itamar M. Lins Jr. escreveu:
4 - Quais as alterações nos programas/módulos temos que fazer?

Depende do que vocês irão fazer. Se for adotar qualquer (SGBD) vc terá que reescrever tudo.

Bom, essa sigla SGDB,pra ser mais preciso é o que mesmo?
grato!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 24 Abr 2015 18:59

FFreire escreveu:Prezado...

Se vc tem uma aplicação em funcionamento em clipper/dbfntx... no meu ponto de vista, a evolução seria:

1. Harbour/DBFCDX...tendo dai o 32 bits e as tabelas com maior confiabilidade.
2. Harbour/Biblioteca gráfica (seja ela: minigui, hwgui, etc) e DBFCDX... evoluindo assim para modo gráfico.
3. Harbour/Biblioteca gráfica escolhida/SQL (mysql,postgres,mariadb,etc), se bem que te adianto que se sua aplicação for pequena, não compensa ir para sql e sim manter os DBF/CDX e de repente usar LETODB, que por enquanto estou testando e parece bem estável...

Então em resumo, tem como continuar com o xBASE e usar o que há de melhor que é oferecido a ele...não vejo o porque de ir para Delphi... mas enfim é apenas a minha opinião !!

F.Freire


Prezado F.Freire, as respostas pra suas 3 respostas (já disse anteriormente) são:
1 e 2- já migrei pra HB usando HMG 3.0.35 e está tudo funcionando perfeitamente, e, até já incluí 2 coisas que nunca funcionavam no clipper antigo (relógio run-time e mouse nos GETs). Próximo passo quanto ao mouse, será funcionar na tela toda (mas isso não é prioridade ainda).
3 - vc e outros estão falando muito num tal de "LETODB" e outros num tal de "MARIADB", então como funciona esse treco???
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 24 Abr 2015 19:07

Itamar M. Lins Jr. escreveu:
2 - se atualizar para esse dbf/64 bits vai funcionar no delphi?

Com certeza não vai funcionar.
Por que vc está usando o Delphi ?
Migre para harbour e troque p/ CDX, depois use a Minigui, ou Hwgui para fazer as telas iguais como faz no Delphi.

O que tem no Delphi que não pode ser feito com Harbour ?
Se quer uma coisa mais profissional use Xailer, que é a ÚNICA IDE profissional boa p/ Harbour, não vai sentir saudades do Delphi.
A Minigui é boa mas não está no nível do Xailer, a Hwgui peca porque nós os usuários dela não temos união, cada um usa uma versão da Hwgui.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Realmente prezado Itamar, essa desunião é que me faz melhorar meus conhecimentos no Delphi. E, como disse, sei muita coisa no DELPHI (não sou um expert) mas não sei o quanto sei clipper. Mas, entre C#, C++, PHP e até mesmo o Harbour com bibliotecas gráficas, o delphi já domino um pouco e já tenho até um aplicativo funcionando.
Então, eu quero fazer um novo aplicativo que aproveite todos os dados do meu (como já disse anteriormente) e um outro com visuais novos para que seja o frente de caixa. Um aplicativo pequeno (em relação ao meu sistema que consta de contas a pagar/receber, clientes, livro caixa, estoque, e dentre outras coisas que todos os aplicativos têem). Aí aprender a fazer os formulários é que estou achando difícil pois terei que reaprender no harbour e no Delphi (como já sei o básico) não vejo dificuldades por causa de sua IDE/RAD.
Você disse que o XAILER é a única IDE PROFISSIONAL, isso significa que tem um custo, não é gratuita correto?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 24 Abr 2015 19:09

Bom, essa sigla SGDB,pra ser mais preciso é o que mesmo?

O google é seu amigo!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gerenciamento_de_banco_de_dados


Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 24 Abr 2015 19:13

Pois é, o Delphi/Xailer/Apollodb não são gratuitos.

Opps!
Sobre o SGBD.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gerenciamento_de_banco_de_dados

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 24 Abr 2015 19:17

Itamar M. Lins Jr. escreveu:
3 - banco de dados estável e aceito em qualquer lugar;

Trabalho com DBF e uso o LETODB, meus clientes não querem saber se uso DBF ou Oracle, me cobram apenas resultados.
Quando o DBF ficar limitado "para meu propósito" eu passarei para outra opção, por enquanto usando TCP/IP com o Letodb, não tenho nenhum problema de corrupção de índices, nem lentidão, isso não significa que não estudei ou usei os comandos do SQL continuo lendo, estudando. Temos diversos tutores para aprender SQL, livros etc...

queiram compartilhar por favor, pois ter que aprender a fazer formulários e ainda a criar funções/comandos SQL já não disponho tanto assim de tempo, e, ainda correndo o risco de não ter muito espaço no mercado,


Você já deu seu veredicto. Não existe milagres.
Eu tenho 45 anos 4 filhos e um neto, e desde a infância do Harbour eu o acompanho. É preciso dedicar tempo p/ aprende coisas novas.
Ou vc aprende Harbour/Java/Delphi/etc ou está fora do mercado.
PAF/TEF... está tudo em transformação agora é NFE/NFCe/S@T... PAF e TEF ficaram para traz! Não tem mais Sintegra, agora é SPED e a roda gira...
Desktop em desuso, agora o pessoal só me pede Tablet/Smartphone para os vendedores...Aqui em qualquer restaurante por exemplo, os garçons estão usando smartphones e ou tablets...

Então, se tivesse uma forma de manter meu banco de dados antigo DBF/NTX e o DELPHI (OBJECT PASCAL) lê-se da mesma forma em que trabalhamos e somos acostumados com os índices eu nem teria aberto esse "tópico/post";


EXISTE e eu já postei o link.

Includes everything you need!

DBF Support - CA-Clipper, FoxPro 2.6 files (DBF/NTX/DBT, DBF/CDX/FPT, DBF/NSX/SMT)

http://www.apollodb.com/apollo_embedded.asp

O Harbour suporta os índices do Clipper, porém o Clipper não suporta os novos campos e o formato (DBF+64Bits) do Harbour.

SQL é praticamente reescrever tudo do ZERO!
Não tem nada dos comandos do DBF(USE/SEEK/LOCATE/PACK/REPLACE/GOTO/GOTOP/GOBOTTOM/etc,etc)
A tela dos gets/reads etc... então é melhor vc deixar o Harbour(xBase) e ficar, aprofundar mais no Delphi(comunidade mais forte) e/ou partir para o Embarcadeiro XE8.

De qualquer forma é preciso aprender.
Com o Harbour vc encurta mais seu aprendizado porque tem muitos comandos xBase.
Mas se quer ir para uma LIB GRÁFICA e SQL, não tem jeito, é preciso refazer tudo, todos que não fizeram isso ainda, estão fazendo, irão fazer. Ou ficarão sem saber como fazer.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.


Então, como você mesmo disse prezado Itamar, não tem jeito É PRECISO REFAZER TUDO, todos terão que fazer. E, como não ganho dinheiro com informática apesar dos 29 anos, fiquei dormindo no ponto. Estou procurando até ajuda do SEBRAE pois não posso continuar admitindo essa derrota. Já tentei até mesmo esquecer que aprendi um dia na vida a programar. Fiquei um bom tempo com raiva desse "tal de computadô", mas toda vez que sento na frente dele e vejo novidades e pessoas/empresas ganhando rios de dinheiro, isso me corrói, mói e dói por dentro, pois não consigo esquecer (dar um branco, um delete) que sei programar...
Essa minha tentantiva de criar um novo aplicativo que interaja com o meu antigo é talvez o que falta pra eu achar meu lugar à sombra, pois no sol já estou há muitos anos.

Então, você disse a respeito do apollo, mas, vi que tem um custo e isso não ainda não tenho como pagar.
Você disse também a respeito do EMBARCADERO XE8 (DELPHI), você quis dizer que ele aceita tabelas do DBF/NTX como se fosse no clipper?

Grato novamente!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 24 Abr 2015 19:30

fladimir escreveu:Colega pelo q vc explicou vejo q a melhor solução não seria ir pra Delphi, pq como vc mesmo disse não dispõe de tempo hábil

Fica no Harbour com 1 lib gráfica pra ter teu sistema visual e mantém tuas tabelas por enquanto até vc migrar pro visual.

Com o Harbour + lib Visual + DBF/CDX vc consegue atender teus clientes já dando o impacto visual q vc busca e na parte de tabelas é como o Itamar falou, vc precisa apresentar resultados, ou seja, se é pra interligar da pra usar o LETODB, TS etc.

Ai vc homologa PAF-ECF se tão te exigindo ai e outras mais.

Ai depois muda pra Banco.

Isso foi o q eu fiz

Tenho 1 de meus sistemas Retaguarda Console e Frente de Caixa (Visual), trabalho com DBF+CDX, uso troca de arquivos mas estou mudando pra LETODB
Tb tenho alguns módulos específicos q são tb visuais e já estão em Banco MariaDB.

Qdo me sobrar mais um tempinho mudo tudo pra banco SGBD MariaDB pra poder flexibilizar o acesso a outras linguagens (PHP, etc)

Não é querer jogar areia no teu projeto, mas eu tive esse paradigma q vc teve em 2011, contratei 1 programador Delphi e depois de 4 meses vi q estava jogando dinheiro fora, desperdiçando o tempo dele e o meu, ai fui pra SP (Impacta Tecnologia) fiquei Novembro/Dezembro/Janeiro/Feveireiro 2012 fiz PHP, CSharp, MySQL, Javascript... Legal td muito bom e poderoso.

No teu caso pelo q eu li vc já usa uma lib gráfica a MiniGui, correto? Pq então querer sair disso se vc permaneceria no Delphi com DBF/CDX, seria a IDE? Se for pela IDE um dos motivos não precisa ir pra Delphi, se vc não esta contente com a MINIGUI vai pra outra lib gráfica q tenha IDE, assim vc aproveita muito, mas muito mesmo suas funções já existentes, além das funções nativas da linguagem q vc já conhece e continua com DBF/CDX, homologa teu sistema e pronto.

Mas analisa ai o q vc acha melhor, se for no mundo xBase tamo junto... []´s


Prezado Fladimir, os seus comentários muito estão batendo com meu raciocínio...
Quando você fala de sistema de Retaguarda e Frente de Caixa, entendo (acho) que está falando de 2 num só banco de dados/tabela. Então, é mais ou menos isso que quero. Manter meu sistema antigo com telas "modo console" e fazer outro que fique com FRENTE DE CAIXA com telas bonitinhas e ainda por cima homologado pela RECEITA ESTADUAL.

Quando você diz:
Comecei a recriar meu sistema do ZERO na outra linguagem... estava dando certo, mas vi q ia demorar MUITO, exemplo pegar parte da string (já te vem na cabeça as funções e comandos xBase como SUBSTR, trocar tal caracter na string já vem STRTRAN..) na outra linguagem td era novo, estava dando certo mas eu perdia muito tempo, ai eu conheci a lib gráfica q uso hj e resolvi testar e me encontrei, aproveito minhas funções e altero/crio a parte visual..... pensei já q meu objeto é gráfico e banco, mas primeiramente gráfico peguei 1 pequeno PROJETO pra ver se ia dar certo e fiz, estou usando desde 2012 a contento.
é o que estou vivendo (adormecendo no tempo na verdade) desde 1998, pois ficava pensando que a CA CLIPPER iria finalmente soltar no mercado o CLIPPER FOR WINDOWS (VISUAL OBJECT) e isso nunca aconteceu e foi aí que comprei uma apostila de DELPHI (7) e comecei a aprender, só que a vida anda muito rápido. Aí tentei também PHP, JAVASCRIPT, HTML5, JAVA, C++, C#, mas, achei tudo muito difícil, por não dispor de tempo e dinheiro.
Já o Delphi tenho instalado aqui a versão 7 e instalei recentemente o XE3 que achei muito mais fácil e leve pra mexer.

Com o Harbour + lib Visual + DBF/CDX vc consegue atender teus clientes já dando o impacto visual q vc busca e na parte de tabelas é como o Itamar falou, vc precisa apresentar resultados, ou seja, se é pra interligar da pra usar o LETODB, TS etc.

Ai vc homologa PAF-ECF se tão te exigindo ai e outras mais.

Ai depois muda pra Banco.

Isso foi o q eu fiz

Bom, preciso aprender esse macete que você aprendeu e se puder ir mais longe, me ensinar os trâmites para homologar meu software e saber se ele entra numa lista para que as empresas (futuros cliente) me liguem como é na OAB (ORDEM DOS ADVOGADOS), onde os advogados recém-formados nem precisam de propaganda (aliás nem podem fazê-la através da mídia: rádio/tv, etc) e os clientes vão aparecendo.
Então, se puder ter paciência comigo, percebo que o que você passou de dificuldade é semelhante às minhas (não sei se foi pior ou menos pior que a minha).
Grato!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor rochinha » 25 Abr 2015 23:12

Amiguinhos,

microvolution
Se não estou enganado, com LetoDB, NetIO e Mediator, voce poderá adicionar umas 5 linhas no .PRG principal de sua aplicação e não mexer no resto e ter o poder de se comunicar com seus .DBFs via TCP-IP.

Uma navegada pelo fórum e voce encontra muita informação. Grátis, mas voce precisa LER para entender, inclusive as indagações dos colegas.

Outra coisa:

Leia a postagem MEI -Micro Empreendedor Individual e sua pegadinhas para entender como ter um CNPJ sem custos, só o custo da internet.

Um CNPJ, mesmo que MEI lhe abre portas:

- Voce poderá abrir conta juridica na CAIXA(sem custos).
- Voce poderá obter empréstimos no BNDES.
- Voce poderá cadastrar sua empresa como fornecedora na lista do BNDES.
- Voce poderá obter o seu Certificado Digital(muito útil em diversas coisas virtuais). Este tem um custo, para mim em São Paulo, custa R$ 95,00 ao ano.

Então o que falta agora é ATITUDE, vá agora mesmo ao seu banheiro, olhe para seu reflexo no espelho e diga:

"...Voce tá voltando cara, voce tá voltando, me segurem..."
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor JoséQuintas » 26 Abr 2015 00:44

Trabalhei bastante tempo simultâneo Clipper e VB6.
No Clipper usava SIXCDX, e no VB usava ADS Local.
O ADS Local é grátis, e não precisa de servidor.
Mas ao contrário do Clipper, no VB usava comandos SQL nos DBFs.

Eu diria assim: tá funcionando, pra que mexer? Só porque não está lá no ranking?
E por acaso o SQLite está no ranking?

Atualmente tenho mais de 50 DBFs e funciona muito bem. Em um cliente com 2 empresas, isso dobra: 100 DBFs.
Então 19 DBFs é pouco, não há porque se preocupar.
Estou mudando pra MySql pra poder expandir possibilidades.

Caso não use CDX, poderia começar por aí.
Usar ADS com comandos SQL, pode escolher fazer isso no Harbour ou Delphi.
Se começar no próprio Harbour, depois aproveita toda parte de comandos para o Delphi.

O ADS segue o padrão SQL Server para comandos SQL.
São poucas diferenças entre comandos SQL do SQL Server ou do MySql, mas diferenças existem.
Não confunda comandos SQL com base de dados cliente/servidor.

Que eu me lembre, não recomendavam SQLite para rede, não sei se isso mudou.

Um exemplo de diferença de comando SQL, para selecionar os 10 primeiros registros:

// SQL Server / ADS
SELECT TOP 10 * FROM CLIENTES

// MySql
SELECT * FROM CLIENTES LIMIT 10


Já SELECT incluindo relacionamento, fica igual nos dois, mesmo em ADS com DBF, a não ser que sejam somente os 10 primeiros, que precisaria do TOP 10 ou LIMIT 10.

SELECT DUPLICATA, CODCLIENTE, NOMECLIENTE FROM ARQDUPLIC
LEFT JOIN CLIENTES ON DUPLICATA.CODCLIENTE = CLIENTES.CODCLIENTE
ORDER BY NOMECLIENTE


Se quer mudar base de dados, vá pra MySql.
Já vi relatos de quem mudou de SQL Server pra MySql e ficou muito feliz com o resultado.
De DBF pra MySql então....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18008
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor FFreire » 26 Abr 2015 10:21

Bom dia a todos...

Novamente aqui vai a minha mais sincera opinião !

Sinceramente, depois de tudo que li, acho que esta procurando uma solução mágica... que te garanto não vai encontrar !

Tem que por a mão na massa sim e se sua escolha é mudar para Delphi e SQL (seja lá qual for), vai ter muito mais trabalho com certeza, agora, o que posso te afirmar e pode confirmar com o que foi postado aqui, que harbour (seja gráfico ou console) com dbf/cdx, pode não constar em ranking sei lá do que, mas eu tenho N clientes que usam meu sistema, com 200 tabelas dbf/cdx e pagam mensalmente e estão satisfeitos com o resultado, pois é isso o que interessa, e não a linguagem que uso ou a base que grava os dados, o que querem é resultado, sistema que funcione e tenha suporte, isso que faz com que eles paguem mensalmente e ponto final... agora claro que se puder usar essa ou aquela ferramenta, para melhorar o desempenho, visual, etc, claro que é bem vindo e posso te garantir que o harbour com suas ferramentas não deixam a desejar em nada ! Por exemplo, eu uso harbour console, gerindo base postgres sql e uso harbour gráfico gerindo base dbf/cdx, sem problema algum... Acho que, o que esta faltando é disposição para buscar conhecimento a partir do que vc tem na mão... para fechar, trabalho nisso a mais de 25 anos, que bom seria se tivesse feito um sistema lá em 1988 e tivesse ganhando dinheiro até hoje sem ter que mexer em nada, que MARAVILHA!!!, pois te afirmo que iniciei um sistema em 1988 e até hoje não terminei ele, pois nunca termina, portanto, quer mudar ?, seja para onde quiser, tem que por a mão na massa, buscar, aprender, nunca é tarde, é só querer e se o harbour parar, ué, tem que buscar novamente, BEM VINDO AO MUNDO DA TECNOLOGIA, ame-o ou deixe-o !

Enfim, é apenas a minha opinião !
Harbour 3.2.0+MiniGui Extended 16.02+BCC5 / HWGdebug / SIXCDX / PostgreSQL 9.5 / LetoDB 2.15 / Java8
fabiano@ffsoft.com.br
Avatar de usuário

FFreire
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 113
Data de registro: 19 Mai 2013 16:16
Cidade/Estado: Andirá-PR / Itaporanga-SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 5 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor CASSOLATTO » 22 Set 2016 12:53

Olá, sou novo aqui, mas posso dar umas dicas.

O SqLite é um banco de dados quase que exclusivamente para o ambiente MOBILE, ele já é nativo nos ambientes IOS e Android.

Hoje se você quiser programar e estar no "mercado" , manda ver no JavaScript/HTML5/CSS3 e/ou usa Frameworks e IDEs qu o mercado oferece, é sim, masi complicado principamente pra pessoas que como nós veem do tempo dos dinossauros da programação, mas é uma questão de prática, exemplo, o Intel XDK Developer, grátis e poderoso, e voce em um UNICO projeto faz pra qualquer prlataforma, inclusive desktop !

SqLite = SQL, mais facil de meder, e obter dados, e nãop, não é dificil, pelo contrário, você reduzira o código em muitas linhas.

Espero ter ajudado.
CASSOLATTO
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 1
Data de registro: 22 Set 2016 12:48
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor Arjunio » 29 Out 2016 17:44

Boa noite Pessoal,

Sou um programador amador e estudo Harbour a alguns anos, neste momento estou estudando SQLITE e gostaria de sanar uma dúvida.
Aprendi a criar um relacionamento entre tabelas do mesmo Database, é possível criar um relacionamento entre tabelas de dois Database diferentes?
Arjunio
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 1
Data de registro: 29 Out 2016 17:11
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 16 Nov 2021 14:41

boa tarde nobres!
depois de tanto tempo, aqui reativando o tópico...

o negócio é o seguinte: eu li, e, reli por diversas vezes as respostas dos nobres amiguinhos e colaboradores deste tão precioso fórum, então, coloquei na balança e mantive do jeito que estava e resolvi apenas melhorar o visual de minha aplicação.

Mas, 2 coisas não respondi e/ou não fiquei saciado:
- 1ª: me perguntaram por que estava usando o delphi? simples, pois ele agora é grátis através da versão 10.4.2. CE Sidney e podemos fazer sistemas desktop + mobile, com o único código;
- 2 ª: No caso, o delphi não lê DBF/NTX e se não me engano apenas DBF/CDX (ou MDX)...

Também, os colegas aqui do fórum, disseram que o tal LETODB ajudaria...

Estou querendo desenvolver um app em delphi para ser apenas uma extensão do meu sistema, apenas na parte de vendas (crediário, cartões débito e crédito, pix), e, claro imprimir.

Me falaram que seria possível, através de um servidor de API, horse ou RDW - que são free, e, esse servidor acessaria as tabelas DBF/NTX...

então, se isso é possível, seria através do FIREDAC e TTABLE?

Esse LETODB, seria a opção mais viável pra não se mexer nos meus códigos-fonte, que estão lotados de USE, INDEX ON, etc... pra abrir tabelas DBF e seus índices NTX?

Este é o link do LetoDB que achei aqui no fórum: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=42&t=15108.

Se o servidor de API que a gente fizer em Delphi para que o app mobile (android/iOs) consuma via JSON esse serviço, ele enxergará as tabelas DBF/NTX via LETODB sem necessidade de se migrar para algum SGDB (mysql, sqlite, postgress, firebase, firebird, etc)?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor rochinha » 16 Nov 2021 20:26

Amiguinhos,

microvolution
Salve camarada, patricio, colega, mano, amigo.

Deixe me dar duas dicas:
1-Supondo que você tenha sua aplicação no servidor e que num terminal você coloque a sua aplicação Delphi você pode criar os indices na pasta do apicativo Delphi, engessando o acesso ao mesmos. Você terá um set de DBFs e dois sets de indices, onde nenhum deles se chocam. Você também pode não usar indices mas sim sentenças SQL em sua aplicação Delphi para manipular os DBFs.

2-Tente encontrar o Miro 3.0 que era gerador de aplicações para Delphi, pois o Miro 2.2.2 gerava para Clipper e sinceramente era o melhor trabalho que já tinha visto. O Miro 3 gera código Delphi 5(must na época) e tinha em seus arquivos .PAS várias funções que emulavam as originais do Clipper. Muito útil pois você poderá alavancar a migração da sua aplicação usando o que já sabe.

Bom trabalho.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor syslink » 17 Nov 2021 09:03

Tanem interessei na opcao primera. Pode dar mais detalhe amigo
syslink
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 132
Data de registro: 20 Fev 2018 13:13
Cidade/Estado: joinvile/sc
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 11 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro