Clipper On Line • Ver Tópico - migrar DBF para SQLite

migrar DBF para SQLite

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 14 Abr 2015 18:02

Prezados colegas, boa noite!
Já que migrei de clipper para harbour através da HMG 3.0.35, pretendo mudar também as simples tabelas de .DBF para algum banco de dados SQL. Nesse embaraço de bancos, observei muito o SQL,MYSQL,FIREBIRD,POSTREGRESS e dentre outros. Mas, o que está me chamando mais a atenção é o "tal" de SQLite, pois uma empresa da capital mineira, usa tanto seus programas clipper/harbour com banco de dados SQLite bem como aplicativos feito em OBJECT PASCAL (o DELPHI).
Bom, como também tenho um certo conhecimento básico em DELPHI 7 e estou migrando essa última para a as versões da Embarcadero, quero que os colegas nos deem mais esclarecimentos de como converter nossas antigas tabelas DBF/NTX em SQLite.
Bom, então, diante do já exposto,posto as seguintes dúvidas:
1 - qual aplicativo gratuito usar para converter DBF e os seus respectivos índices em SQLite?
2 - pelo que observei (nunca trabalhei com sql) o SQLite cria um único banco de dados e ele possui diversas tabelas; Nesse caso, como faremos para transpor essas tabelas diversas tabelas para um só banco de dados SQLite?
3 - no caso do dbf ele possui índices; no meu caso (e de muitos companheiros) um único DBF possui vários índices (no meu caso chegam até 6 índices por arquivo), como funciona em SQLite?
4 - Quais as alterações nos programas/módulos temos que fazer?
5 - no meu caso (e no de muitos colegas) o programa e os arquivos (tabelas dbf/ntx) ficam num servidor (win server 2k ou 2k3) e as estações win 98/xp/7/8, acessam o aplicativo e os arquivos dbf/ntx via rede; no caso de SQLite isso pode ser feito normalmente?
6 - posso trabalhar com ambas as linguagens clipper/harbour e delphi/pascal para acessar simultâneamente esses novos bancos de dados? (no caso do delphi, os arquivos DBF não podem usar os índices .NTX e sim MDX (acho q é isso).

Bom, diante do exaustivamente exposto, aguardo comentários dos colegas Itamar, Pablo, César, Toledo e sem esquecer dos demais, como eu, somos clippeiros apaixonados.
Atenciosamente,
MICROVOLUTION.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor fladimir » 14 Abr 2015 21:36

Tem 1 ferramenta q conheço q faz parte do Xailer E VOCÊ NÃO PRECISA COMPRAR ELE PRA USAR (ATÉ ONDE SEI).

Vc instala o Xailer DEMO e tem no Menu 1 item chamado Base de Dados onde vc cria o banco e importa suas tabelas DBF pra dentro dele.

Pronto depois pega o banco q estará com as tabelas e usa onde vc quiser, MINIGUI, HWGUI, DELPHI, FIVEWIN, etc.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 15 Abr 2015 11:09

Ok, prezado professor e Sr. Fladimir.
Bom, e quanto às demais perguntas que fizemos, quais as respostas V.Sa. ou demais tem?
grato,
Microvolution.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 15 Abr 2015 12:01

Ola!
Eu não tive a oportunidade de trabalhar com SqLite.
Entretanto o DBF do harbour foi turbinado, tem muita coisa nova.
No Delphi já vi trabalharem com o tal Apollo e é CDX.
http://www.apollodb.com/default.asp

Só não sei se é compatível com os novos campos do Harbour->DBF->64bits

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 15 Abr 2015 12:06

5 - no meu caso (e no de muitos colegas) o programa e os arquivos (tabelas dbf/ntx) ficam num servidor (win server 2k ou 2k3) e as estações win 98/xp/7/8, acessam o aplicativo e os arquivos dbf/ntx via rede; no caso de SQLite isso pode ser feito normalmente?


SqLite é sintaxe SQL = (Reescrever tudo!) Veja os posts do José Quintas. (separação Base de dados) = Liberdade de linguagem de programação, SQL vc usa a mesma coisa com qualquer linguagem.

O acesso é pelo TS ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor fladimir » 15 Abr 2015 12:14

1 - qual aplicativo gratuito usar para converter DBF e os seus respectivos índices em SQLite?

2 - pelo que observei (nunca trabalhei com sql) o SQLite cria um único banco de dados e ele possui diversas tabelas; Nesse caso, como faremos para transpor essas tabelas diversas tabelas para um só banco de dados SQLite?

As dúvidas 1 e 2 estão respondidas no meu post anterior anterior.

3 - no caso do dbf ele possui índices; no meu caso (e de muitos companheiros) um único DBF possui vários índices (no meu caso chegam até 6 índices por arquivo), como funciona em SQLite?

Vc pode criar indices para suas tabelas no SQLLite tb da seguinte forma:

CREATE INDEX NomedoIndice ON Tabela (Campo1, Campo2);

Alguns links
Link1
Link2

4 - Quais as alterações nos programas/módulos temos que fazer?

Não sei se tem algo nas contribs a respeito pq nunca procurei trabalhar com o SQLLite, fui diretamente para Postgres/MySQL/MariaDb.
Deve ter algo nas contribs a respeito tem q dar 1 pesquisada, ou talvez algum outro colega saiba.
No Xailer tem 1 componente na IDE q é 1 DataSource onde adicionamos no projeto e vc trabalha com as propriedades e métodos dele, mas não uso, como disse trabalho mais com MariaDB hj.

[]´s
5 - no meu caso (e no de muitos colegas) o programa e os arquivos (tabelas dbf/ntx) ficam num servidor (win server 2k ou 2k3) e as estações win 98/xp/7/8, acessam o aplicativo e os arquivos dbf/ntx via rede; no caso de SQLite isso pode ser feito normalmente?

Sim pode ser feito normalmente, teu sistema estara setado com o caminho (IP) do servidor onde esta o banco e vc ira fazer os comandos SQL.

6 - posso trabalhar com ambas as linguagens clipper/harbour e delphi/pascal para acessar simultâneamente esses novos bancos de dados? (no caso do delphi, os arquivos DBF não podem usar os índices .NTX e sim MDX (acho q é isso).

No caso do SQLLite é tipo o PostgresSQL/MySQL/MariaDB, é 1 banco q vc acessa via seu aplicativo xHB/Harbour e/ou Delphi e/ou outros.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 15 Abr 2015 12:16

4 - Quais as alterações nos programas/módulos temos que fazer?

Depende do que vocês irão fazer. Se for adotar qualquer (SGBD) vc terá que reescrever tudo. Simplesmente porque vc quer usar não só o Harbour mas o Delphi...
Mudar de DBF p/ SGBD é ter a liberdade de linguagens, qualquer linguagem poderá ser usada com (SqLite,MySql...) mas vc perde todo o legado, é preciso reescrever tudo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 16 Abr 2015 10:47

xiiiiiiii meus amigos professores... os comentários aqui me deixaram com mais dúvidas que eu já tinha.
Enfim, diante disso tudo:

1 - continuo com DBF (mas o delphi só lê um índice e não é muito confiável (somente para aplicações pequenas)?
2 - se atualizar para esse dbf/64 bits vai funcionar no delphi?
3 - são tantas dúvidas q nem sei descrevêlas;

enfim, "tô num mato sem cachorro", "saio do fogo e caio na fogueira", "tô como um cego num tiroteio"... rsrsrs...
por isso q fiquei estagnado no tempo com esse nosso bom e velho clipper (como muitos q até mesmo não sabem desse magnífico fórum, estão)...

quando surgiu o delphi em 1997 (por aí) surgiu também o java...
aí já existia o "C" e foi melhorado pelo C++ e agora tem o C#, phyton, vb.net e muntão...
enfim, não aprendi nenhuma outra linguagem (a não ser o object pascal/delphi) básico p/intermediário)... pois assim como eu, muitos de nós pensávamos, que não ficaríamos órfãos com o visual object (clipper for windows que nunca saiu do papel) e ainda a CA-CLIPPER faliu...
ainda bem, que diversos apaixonados pegaram o "bom e velho clipper" e o transformaram em harbour ou xharbour.
Bom, então, acho que falta mais informações, como a gente tem os livros e apostiladas de clipper com todos os comandos/funções, procedures/funções, falta-nos esse tipo de material para que a gente saiba mais e não fique a mercê das dúvidas.
Então, de acordo com o tema aqui proposto, qual a solução a seguir, pois se a gente for pesquisar nos sites de ranking das linguagens mais procuradas, o clipper/harbour/xhabour nem aparece (a gente só vê no topo da lista 4 linguagens: C, C++, C#, JAVA e em alguns o PHYTON também aparece)... já o Delphi (dizem os programadores mais renomados) que é banalizado por ter uma IDE do tipo RAD (facilita todo o trabalho).
Bom, amigos, eis as grandes questões e dúvidas, se continuar em DBF/NTX o DELPHI (que eu sei um pouco) não aceita esse padrão e sim DBF/CDX (me parece que é assim).
Se eu migrar para algum tipo de SQL terei que mudar tudo do meu bom e velho clipper...
então, será que existe algum tipo de aplicativo que faz essa interação ou atualização dos 2 tipos de BANCO DE DADOS? eu explico melhor:
- no clipper/harbour continuarei usando os velhos DBF/NTX (no meu caso são 19 arquivos). Aí toda alteração/inclusão/exclusão o clipper aciona "esse suposto aplicativo" que vai lá no único banco de dados (exemplo: BANCO.DB) e atualiza as suas 19 tabelas.
- no delphi, a gente trabalha com o único banco de dados BANCO.DB (feito em SQLite) e a cada inclusão/alteração/exclusão em uma das 19 tabelas dele, e aí ele executa o outro aplicativo que atualiza esses dados numa das 19 tabelas DBF.

Finalmente, diante do exaustivamente exposto, acho que seriam na verdade 2 aplicativos, tipo nome assim:
- DBFatualizaDB.exe e
- DBatualizaDBF.exe.

Aguardo mais instruções e comentários até mesmo daqueles que vêem esse fórum e nunca postou, que seja agora sua oportunidade.

Atenciosamente,
MICROVOLUTION.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor FFreire » 16 Abr 2015 14:18

Prezado...

Se vc tem uma aplicação em funcionamento em clipper/dbfntx... no meu ponto de vista, a evolução seria:

1. Harbour/DBFCDX...tendo dai o 32 bits e as tabelas com maior confiabilidade.
2. Harbour/Biblioteca gráfica (seja ela: minigui, hwgui, etc) e DBFCDX... evoluindo assim para modo gráfico.
3. Harbour/Biblioteca gráfica escolhida/SQL (mysql,postgres,mariadb,etc), se bem que te adianto que se sua aplicação for pequena, não compensa ir para sql e sim manter os DBF/CDX e de repente usar LETODB, que por enquanto estou testando e parece bem estável...

Então em resumo, tem como continuar com o xBASE e usar o que há de melhor que é oferecido a ele...não vejo o porque de ir para Delphi... mas enfim é apenas a minha opinião !!

F.Freire
Harbour 3.2.0+MiniGui Extended 16.02+BCC5 / HWGdebug / SIXCDX / PostgreSQL 9.5 / LetoDB 2.15 / Java8
fabiano@ffsoft.com.br
Avatar de usuário

FFreire
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 113
Data de registro: 19 Mai 2013 16:16
Cidade/Estado: Andirá-PR / Itaporanga-SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 5 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 17 Abr 2015 10:46

2 - se atualizar para esse dbf/64 bits vai funcionar no delphi?

Com certeza não vai funcionar.
Porque vc está usando o Delphi ?
Migre para harbour e troque p/ CDX, depois use a Minigui, ou Hwgui para fazer as telas iguais como faz no Delphi.

O que tem no Delphi que não pode ser feito com Harbour ?
Se quer uma coisa mais profissional use Xailer, que é a ÚNICA IDE profissional boa p/ Harbour, não vai sentir saudades do Delphi.
A Minigui é boa mas não está no nível do Xailer, a Hwgui peca porque nós os usuários dela não temos união, cada um usa uma versão da Hwgui.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor fladimir » 19 Abr 2015 17:23

Achei 2 questões sobre o assunto q eu havia passado:

1 - Não precisa baixar o Xailer versão demonstração para usar a ferramenta de gerenciar bancos SQLite, tem separado nesse link somente a ferramenta.

2 - Achei um vídeo q esta disponivel no Youtube falando da ferramenta para gerenciar Bancos SQLite q mencionei.



P.S. tentei usar o botao youtube do fórum e não consegui...

tentei das 2 formas abaixo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=gx2QcjHaMRE[/youtube]
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=gx2QcjHaMRE][/youtube]

[Editado por Toledo]Para usar a tag do youtube, o correto é a primeira opção acima, mas sem o s que está depois do http, então sempre use o endereço com http://www.youtube.com/watch?v=gx2QcjHaMRE.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 23 Abr 2015 15:37

Prezados Itamar, Fladimir, e demais que responderam até o presente momento.

Alguns não leram a minha primeira postagem sobre esse tema "migrar DBF p/SQLite" e estão me dizento para migrar para harbour. Bom, favor ler no início deste "post/tópico" que essa parte (depois de quase 9 anos já fiz a migração de clipper 16b para harbour/32 bits, usando a ajuda de todos pela HMG 3.0.35). Então, essa questão já está resolvida.

Também estão me perguntando o porquê que quero desenvolver aplicativos com o delphi e não com o harbour. Bom, isso também já expliquei "logo lá no topo", mas, talvez alguém não leu ou não fui bem explícito. Vou explicar novamente e tentar com outras palavras, conforme abaixo:
- O motivo é o seguinte: em todos os sites de "ranking das linguagens de programação" o nosso bom e velho clipper que agora é nosso bom e velho/novo harbour, NÃO APARECE em nenhum degrau da escala. E no topo da lista, só aparecem C,C++, C#, JAVA e PHYTON (eles ficam trocando de lugar, mas, sempre ou o C++ está na frente ou o Java).
- O DELPHI apesar de ser banalizado por outros programadores, por ele ser o único do mercado que tem uma IDE/RAD e com a venda da BORLAND para a EMBARCADERO ficou ainda mais fácil manusear a linguagem que o pertence (OBJETC PASCAL - que inclusive aparece no ranking);
- O DELPHI (OBJETC PASCAL) é único e padronizado em qualquer lugar que a gente for trabalhar;
- Nosso clipper que agora é xharbour/harbour, deixou de ser padrão, pois, como um dos SENHORES PROFESSORES E COLCABORADORES daqui do fórum tem HMG (3.0.35 e 3.0.4x - que são completamente diferentes entre si mesmas), tem o XAILER, tem o XDEV e tantas outras ferramentas de migração para harbour e/ou xharbour, sem contar que só pra início de conversa o HARBOUR é diferente do XHARBOUR;
- Eu, bem como muitos outros programadores de linguagens procedurais (basic, dbase III, clipper, cobol, etc) dormimos no tempo (essa é a grande verdade) e não acompanhamos a evolução dos sistemas de informações;
- Também, eu, e muitos outros, não temos mais 14 anos (idade em que comecei a programar em BASIC nos 7 modelos de computadores de 8 bits residenciais da época (ZX81, ZX SPECTRUM, TRS80, TRS COLLOR, TK 2000, APPLE, MSX) em que a mesma linguagem era de programação diferente nessas 7 máquinas;
- Por não ter mais 14 anos e sim 43 e não solteiro e sim casado e pai de 1 filho, e, além do mais DESEMPREGADO e só com essa última ou atual carta na manga (programação), eu, e outros na mesma situação, não podem simplesmente sair aprendendo e reaprendendo aquilo que já deveria ter feito no início dos anos 2000 e não agora 15 anos depois;
- O harbour/xharbour não contém manuais, tutoriais, apostilas padronizadas à venda no mercado, ou disponível na internet (a não ser aqui no pctoledo) para que a gente tenha segurança e agilidade (a não ser no harbour pago);
- Tenho apenas um único aplicativo em clipper que já o migrei para harbour que o denominei na época de seu início em 1998 de que aqui irei chamá-lo de SYSTEM e que estava na última versão em clipper (16 bits) como 3.35. Agora que já migrei mudei para a versão 3.4;
- Meu aplicativo é NÃO FISCAL e na minha cidade (interior de MG) tenho grandes concorrentes que não perderam tempo (já que estavam ganhando dinheiro com seus clientes mensais) ou migraram para alguma outra linguagem ou realmente fizeram a migração para o harbour (por completa: sql, formulários, md5 e tudo que tem direito); Esses "grandes" concorrentes já detém 90% dos clientes e além do mais, tem software tanto NÃO FISCAL, mas, principalmente FISCAL (PAF/ECF); poderia aqui citar os nomes deles, e quero, mas, para não ser mau interpretado, vou me conter apenas em dizer que vi todos eles começando nos anos 1994 (bem depois ou no mesmo tempo que eu), e, alguns se especializaram em alguns seguimentos do mercado: No caso das farmácias/drogarias, uma das maiores empresas de MG é da minha cidade (Ipatinga), o seguimento de automação de RÁDIO (AM/FM) que é dos maiores do Brasil e já está até em vários países do mundo é daqui também, o software que começou em 1995 é o PLAYLIST DIGITAL (esse eu não aguentei e soltei... rsrs). O seguimento de materiais de construção, é também uma das maiores daqui de MG e é de minha cidade também, o de supermercado e oficina mecânica é de JOÃO MONLEVADE-MG e domina muito minha região;
Enfim, os Srs podem perceber que diante de tantas coisas que puxam para o fracasso, não posso me dar ao luxo de continuar no fracasso, preciso urgentententementemntem,ntemntem,ntemte (entenderam?!) fazer alguma alteração e/ou melhoria no meu aplicativo para que seja no mínimo:
1 - visual mais agradável (e no clipper ou harbour em modo console, já era, os Srs. sabem muito bem do que estou falando/escrevendo);
2 - FISCAL (PAF/ECF);
3 - banco de dados estável e aceito em qualquer lugar;

Então, o harbour não me oferece nada disso em curto espaço de tempo(como já disse, não sou mais um adolescente que disponha de tempo com sobra);
Já o DELPHI tem tudo isso e muito mais, só queria aproveitar o banco de dados e dividir meu aplicativo em 2 partes:
- O atual meu atual SYSTEM ficaria à disposição do escritório do cliente para apenas o controle gerencial de sua empresa (NÃO FISCAL);
- Então criaria um tipo de aplicativo de frente loja/caixa do tipo FISCAL (PAF/ECF) que lesse os arquivos de interesse comum entre ambos os aplicativos;
- Aí, como última tentativa de sobrevivência nesse mercado concorrido, eu tentaria me cadastrar como fornecedor de aplicativos FISCAIS (PAF/ECF) para o meu estado de MG e colocaria meu aplicativo para homologação junto à SEF/SRE (Receita Estadual);

Dessa forma então, acho ou acredito que seria mais fácil fazer uma parceria com algum contabilista ou o próprio estado me divulgaria como fornecedor de aplicativo PAF/ECF.

Então, se tivesse uma forma de manter meu banco de dados antigo DBF/NTX e o DELPHI (OBJECT PASCAL) lê-se da mesma forma em que trabalhamos e somos acostumados com os índices eu nem teria aberto esse "tópico/post";

Se alguém tiver mais informações, queiram compartilhar por favor, pois ter que aprender a fazer formulários e ainda a criar funções/comandos SQL já não disponho tanto assim de tempo, e, ainda correndo o risco de não ter muito espaço no mercado, pois só tenho 1 cliente que paga mensal, outro me comprou uma licença e outro ficou apenas 3 meses (e a empresa já quebrou);

Enfim, não sei se EXPLIQUEI ou se COMPLQUEI/PIOREI ainda mais o raciocínio aqui em questão, mas, se alguém passa pelos mesmos problemas que eu (acredito que não sou o único), favor me dar a solução para esse quebra-cabeças (se é que tem alguém aqui passando por isso).

Atenciosamente,
MICROVOLUTION
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 23 Abr 2015 17:53

3 - banco de dados estável e aceito em qualquer lugar;

Trabalho com DBF e uso o LETODB, meus clientes não querem saber se uso DBF ou Oracle, me cobram apenas resultados.
Quando o DBF ficar limitado "para meu propósito" eu passarei para outra opção, por enquanto usando TCP/IP com o Letodb, não tenho nenhum problema de corrupção de índices, nem lentidão, isso não significa que não estudei ou usei os comandos do SQL continuo lendo, estudando. Temos diversos tutores para aprender SQL, livros etc...

queiram compartilhar por favor, pois ter que aprender a fazer formulários e ainda a criar funções/comandos SQL já não disponho tanto assim de tempo, e, ainda correndo o risco de não ter muito espaço no mercado,


Você já deu seu veredicto. Não existe milagres.
Eu tenho 45 anos 4 filhos e um neto, e desde a infância do Harbour eu o acompanho. É preciso dedicar tempo p/ aprende coisas novas.
Ou vc aprende Harbour/Java/Delphi/etc ou está fora do mercado.
PAF/TEF... está tudo em transformação agora é NFE/NFCe/S@T... PAF e TEF ficaram para traz! Não tem mais Sintegra, agora é SPED e a roda gira...
Desktop em desuso, agora o pessoal só me pede Tablet/Smartphone para os vendedores...Aqui em qualquer restaurante por exemplo, os garçons estão usando smartphones e ou tablets...

Então, se tivesse uma forma de manter meu banco de dados antigo DBF/NTX e o DELPHI (OBJECT PASCAL) lê-se da mesma forma em que trabalhamos e somos acostumados com os índices eu nem teria aberto esse "tópico/post";


EXISTE e eu já postei o link.

Includes everything you need!

DBF Support - CA-Clipper, FoxPro 2.6 files (DBF/NTX/DBT, DBF/CDX/FPT, DBF/NSX/SMT)

http://www.apollodb.com/apollo_embedded.asp

O Harbour suporta os índices do Clipper, porém o Clipper não suporta os novos campos e o formato (DBF+64Bits) do Harbour.

SQL é praticamente reescrever tudo do ZERO!
Não tem nada dos comandos do DBF(USE/SEEK/LOCATE/PACK/REPLACE/GOTO/GOTOP/GOBOTTOM/etc,etc)
A tela dos gets/reads etc... então é melhor vc deixar o Harbour(xBase) e ficar, aprofundar mais no Delphi(comunidade mais forte) e/ou partir para o Embarcadeiro XE8.

De qualquer forma é preciso aprender.
Com o Harbour vc encurta mais seu aprendizado porque tem muitos comandos xBase.
Mas se quer ir para uma LIB GRÁFICA e SQL, não tem jeito, é preciso refazer tudo, todos que não fizeram isso ainda, estão fazendo, irão fazer. Ou ficarão sem saber como fazer.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor fladimir » 24 Abr 2015 08:16

Colega pelo q vc explicou vejo q a melhor solução não seria ir pra Delphi, pq como vc mesmo disse não dispõe de tempo hábil

Fica no Harbour com 1 lib gráfica pra ter teu sistema visual e mantém tuas tabelas por enquanto até vc migrar pro visual.

Com o Harbour + lib Visual + DBF/CDX vc consegue atender teus clientes já dando o impacto visual q vc busca e na parte de tabelas é como o Itamar falou, vc precisa apresentar resultados, ou seja, se é pra interligar da pra usar o LETODB, TS etc.

Ai vc homologa PAF-ECF se tão te exigindo ai e outras mais.

Ai depois muda pra Banco.

Isso foi o q eu fiz

Tenho 1 de meus sistemas Retaguarda Console e Frente de Caixa (Visual), trabalho com DBF+CDX, uso troca de arquivos mas estou mudando pra LETODB
Tb tenho alguns módulos específicos q são tb visuais e já estão em Banco MariaDB.

Qdo me sobrar mais um tempinho mudo tudo pra banco SGBD MariaDB pra poder flexibilizar o acesso a outras linguagens (PHP, etc)

Não é querer jogar areia no teu projeto, mas eu tive esse paradigma q vc teve em 2011, contratei 1 programador Delphi e depois de 4 meses vi q estava jogando dinheiro fora, desperdiçando o tempo dele e o meu, ai fui pra SP (Impacta Tecnologia) fiquei Novembro/Dezembro/Janeiro/Feveireiro 2012 fiz PHP, CSharp, MySQL, Javascript... Legal td muito bom e poderoso.

Comecei a recriar meu sistema do ZERO na outra linguagem... estava dando certo, mas vi q ia demorar MUITO, exemplo pegar parte da string (já te vem na cabeça as funções e comandos xBase como SUBSTR, trocar tal caracter na string já vem STRTRAN..) na outra linguagem td era novo, estava dando certo mas eu perdia muito tempo, ai eu conheci a lib gráfica q uso hj e resolvi testar e me encontrei, aproveito minhas funções e altero/crio a parte visual..... pensei já q meu objeto é gráfico e banco, mas primeiramente gráfico peguei 1 pequeno PROJETO pra ver se ia dar certo e fiz, estou usando desde 2012 a contento.

No teu caso pelo q eu li vc já usa uma lib gráfica a MiniGui, correto? Pq então querer sair disso se vc permaneceria no Delphi com DBF/CDX, seria a IDE? Se for pela IDE um dos motivos não precisa ir pra Delphi, se vc não esta contente com a MINIGUI vai pra outra lib gráfica q tenha IDE, assim vc aproveita muito, mas muito mesmo suas funções já existentes, além das funções nativas da linguagem q vc já conhece e continua com DBF/CDX, homologa teu sistema e pronto.

Mas analisa ai o q vc acha melhor, se for no mundo xBase tamo junto... []´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

migrar DBF para SQLite

Mensagempor microvolution » 24 Abr 2015 18:47

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Ola!
Eu não tive a oportunidade de trabalhar com SqLite.
Entretanto o DBF do harbour foi turbinado, tem muita coisa nova.
No Delphi já vi trabalharem com o tal Apollo e é CDX.
http://www.apollodb.com/default.asp

Só não sei se é compatível com os novos campos do Harbour->DBF->64bits

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Ah sim,agora percebi e acessei o site, mas, acontece que esse tal "APOLLO" não é gratuito. E como V.Sa. bem sabe o que escrevi, fica inviável sem ter a certeza de retorno.
grato!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Próximo



Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 10 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro