Clipper On Line • Ver Tópico - Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor mavetune » 05 Jul 2014 23:19

Saudações a todos do fórum. Sou novo por aqui e gostaria de colocar uma questão para o pessoal daqui que é mais experiente na lida com harbour e suas libs gráficas.
Há alguns anos eu não desenvolvo nada profissionalmente, visto que estou atuando na parte administrativa (dentro da área de TI), porém nos últimos tempos venho pensando em criar um software e iniciar um pequena empresa e, se possível, voltar a minha cidade natal (pois lá é uma cidade menor e não há opção de emprego nesta área). Como tenho um sistema antigo de automação comercial (na verdade é um mini-ERP) que desenvolvi nos anos 90 para um atacado da região, pensei em utilizá-lo como base.
A primeira idéia que tive foi convertê-lo para Java. Como não conhecia a linguagem, consegui um material de estudo e iniciei uma conversão porém não me adaptei a linguagem. É um paradigma muito diferente.
Pesquisando por "conversão sistema clipper", encontrei o Harbour/Minigui/HMG. Fui verificando os Samples, alterando eles e misturando com trechos dos meus códigos fontes, e vi que era relativamente fácil fazer a migração, embora inicialmente parecia ser complicado. Basicamente, tem que mudar a maneira de tratar com as telas, e isto está particularmente facilitado pela maneira que o sistema foi escrito inicialmente lá no Clipper.
Porém, fica a questão. Será que vale a pena investir no Harbour/Minigui/HMG ou é melhor partir para uma linguagem mais comum como o Java? Penso nisso vislumbrando alguns anos na frente.
mavetune
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 3
Data de registro: 05 Jul 2014 18:21
Cidade/Estado: Cachoeirinha - RS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor rochinha » 07 Jul 2014 03:31

Amiguinho,

Bem vindo ao forum PC Toledo.

Sou usuário de Fivewin uma biblioteca que agrega não só recursos como todo ambiente visual ao código xBase, assim como a MiniGUI.

Apenas me apresentei mas sem intenção de mudar sua cabeça, apenas para te ambientar que não uso a MiniGUI mas já usei na versão 1.0.

Se a sua idéia é migrar para o ambiente visual e se você já conhece o mundo Harbour sugiro que crie um ambiente de testes com o mesmo e use a biblioteca visual que lhe aprazer.

Se você ainda não conhece o Harbour minha sugestão é que voce primeiro porte seu aplicativo mesmo em DOS já para o Harbour, ou seja, voce deixará de compilar com Clipper e suas bibliotecas e começará a compilar com o Harbour.

Para migrar o seu sistema para Harbour será necessário podar algumas coisas, como funções de bibliotecas que não foram portadas para o mundo Harbour.

Entenda.

Para se programar com estas bibliotecas visuais você praticamente fará as chamadas de suas funções de botões e menus e deverá esquecer GET/READ/INKEY.

O seu antigo código precisará passar por uma releitura e praticamente você poderá usar todo o código antigo.

Faça isso, migre somente de compilador. Obtenha recursos para seu aplicativo como ambientá-lo em 32bits, 64bits, rodar no Windows, Linux e até Androids. Já imaginou seu sistema rodando no seu smartphone?

Quanto a MiniGUI, aguarde, outros forenses irão te apresentar melhor à ela.

Então Bom trabalho.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor Marcos » 07 Jul 2014 08:41

Também estou passando por esta situação, com medo de começar algo com estas ferramentas, parti para Java e C# mas também não me adaptei, o medo é iniciar um projeto grande e ficar pela metade por descontinuação, acredito que o mais seguro é partir para outras linguagens.
Marcos.
Atenciosamente,
_____________________________
Marcos Antonio da Silva
marcosilva90@hotmail.com
Avatar de usuário

Marcos
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 336
Data de registro: 20 Set 2003 09:16
Cidade/Estado: Cáceres/Mato Grosso
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor Toledo » 07 Jul 2014 10:07

Amigos, para Harbour existe várias ótimas opções em programa GUI.

FiveWin é excelente, atualizações constantes, ótimos grupos de discussão e muitos exemplos de código que facilita bem o seu aprendizado, mas é um biblioteca comercial, você tem que comprar a licença de uso.

HwGui também é ótima, é grátis e o que eu acho mais interessante nela é que você pode mesclar as telas gráficas da HwGui com seu programa modo console (texto). Assim você pode ir convertendo aos poucos o programa modo console para modo gráfico.

HBQT está prometendo muito para quem pretende se aventurar no mundo Android (mobile). Além é claro de poder desenvolver para desktop Windows ou Linux.

A MiniGui também é ótima, é grátis e vem com centenas de exemplos, que facilita demais o seu aprendizado, basta entrar numa das subpastas da pasta \SAMPLES e executar o arquivo compile.bat (para MiniGui Extended) ou Build.bat (HMG), que o código demo será compilado e executado.

No meu caso, eu optei pela MiniGui e também uso HwGui com programa Harbour console.

O interessante para quem já programa em Clipper ou Harbour console, é que tudo que você já conhece será aproveitado, você terá apenas que se preocupar com o código que mostra alguma coisa em tela ou relatórios, onde você terá que usar funções novas em ambiente gráfico destas bibliotecas.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor mavetune » 07 Jul 2014 23:42

Obrigado pelas respostas. Realmente, me parece que para uma migração de um sistema Clipper para um ambiente 32/64 bits com um visual mais moderno a utilização do Harbour com suas libs gráficas é a opção menos trabalhosa. O problema fica na questão citada pelo Marcos, referente a descontinuação.
De qualquer forma, estou seguindo os estudos sobre estas bibliotecas. Vi que existem duas ramificações da Minigui (MiniGui e HMG). Alguém sabe me dizer porquê elas existem? Tem compatibilidade entre si? Qual é a mais recomendada em questões como atualização, recursos, etc?
mavetune
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 3
Data de registro: 05 Jul 2014 18:21
Cidade/Estado: Cachoeirinha - RS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor rochinha » 08 Jul 2014 02:37

Amiguinhos,

Estas bibliotecas que expusemos até aqui tem o código aberto para modificações portanto não há o que temer quanto a descontinuação.

Digo isto, porque o que elas oferecem em termos visuais são completos, voces conseguem colocar todo tipo de controles em seus aplicativos.

A MiniGUI versão 1.0 é um unico .PRG e voce faz a chamada dela a partir de um simples #include "minigui.prg". Que baba né. Ela poe em seu aplicativo todos os controles de seu Windows e de quebra com os temas do seu S.O.

Tenho para mim que de todas ela é a mais simples de implementar. Nem vou puxar sardinha pra Fivewin, pois este é um tópico só da MiniGUI.

Mas voce pode se aventurar diretamente na HMG pois ela possui um ambiente mais completinho, acho até que conta com uma IDE para codificar e criar telas(me corrijam por favor).

Como os código são abertos e voce pode trabalhar sobre eles, se houver algum bug voce pode resolver até que saia uma atualização do mesmo, não precisa ficar amarrado ao produtor.

Como o Todelo frisou, o conhecimento adquirido até agora já te deixa anos-luz a frente para obter o resultado esperado.

Com as dicas e códigos existentes no forum, se voce pegar firme em um mês já aprendeu sobre a mesma.

E um curso de Java, pra voce fazer uma analogia, para colocar um Hello levaria muuuuito mais tempo.

Brincadeirinha com a galera do Java.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor mavetune » 09 Jul 2014 22:46

Pois é Rochinha, olhando por este ponto de vista tranquiliza um pouco. Na verdade, trabalhar com TI é viver em constante mudança e atualização.
E as diferenças entre HMG e Minigui? Alguém sabe explicar? Tentei compilar alguns SAMPLES de uma utilizando a outra e não deu certo.
mavetune
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 3
Data de registro: 05 Jul 2014 18:21
Cidade/Estado: Cachoeirinha - RS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor Toledo » 10 Jul 2014 09:46

mavetune escreveu:E as diferenças entre HMG e Minigui? Alguém sabe explicar?

Bom, o início de tudo foi a HMG do Roberto Lopez, depois começou a surgir outros projetos baseados na HMG Oficial. Dizer com certeza a razão do surgimento da MiniGui Extended eu não sei, mas a proposta inicial da MiniGui Extended era oferecer tudo que a versão oficial tem e mais alguma coisa. Na MiniGui Extended você vai encontrar funções que não existem na HMG, como: HBPrinter (excelente), BUTTONEX, BTNTEXTBOX, COMBOBOXEX, DEFINE DIALOG, DEFINE FOLDER, GETBOX, HotKeyBox, IMAGELIST, PAGERBOX, TIMEPICKER, TOOLBAREX, etc.
Outra diferença entre as duas é o compilador usado, na HMG o compilador oficial é a MingW, já na MiniGui Extended é o Borland BCC, mas como nos dois projetos vem o código fonte, então você pode compilar suas LIBs com outros compiladores.

Dois pontos positivos que a MiniGui Extended tem é a sua documentação, que foi melhor elaborada em um arquivo CHM, e também a disposição dos exemplos de código na pasta \SAMPLES, que foi dividida em três partes (Advanced, Applications e Basic) sendo assim bem mais fácil de encontrar os exemplos de algum controle/função. A HMG mudou a disposição da pasta \SAMPLES a um tempo atrás e eu acho que ficou complicado achar o código exemplo de uma determinada função.

A HMG recentemente deu um grande virada, disponibilizando versões Unicode e também para 64 Bits, que deu um gás extra para a HMG, ficou muito bom! E pra mim um outro ponto forte da HMG é um dos colaboradores que o Roberto Lopez tem, o nosso amigo Dr. Claudio Soto, que tem contribuído muito para o projeto.

Mas para optar entre as duas versões, tudo vai depender do gosto do freguês, as duas são excelentes. Conheço muita gente que só usa a Extended e muitos outros que não trocam a HMG Oficial por nada.

mavetune escreveu:Tentei compilar alguns SAMPLES de uma utilizando a outra e não deu certo.

Até um tempo atrás você podia compilar a maioria (ou todos) dos exemplos da HMG com a MiniGui Extended, mas hoje eu já não tenho mais certeza disto, devido as mudanças recentes na HMG. Já o contrário, compilar exemplos da MiniGui Extended com a HMG, vai depender das funções utilizadas, como já disse acima, a MiniGui Extended tem várias funções que não existem na HMG.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor Pablo César » 16 Jul 2014 13:42

Toledo escreveu:A HMG mudou a disposição da pasta \SAMPLES a um tempo atrás e eu acho que ficou complicado achar o código exemplo de uma determinada função.

Desculpa discordar Toledo, mas eu não acho que ficou mais complicado. Se você for ver a estrutura das pasta que contém cada exemplo da HMG, estão divididas em categorias seguindo as mesmas nomenclaturas que HMG Reference tem.

O link é o referência online mas também pode ser acessado na própria IDE:

Screen1.PNG

Na minha opinião, uma vantagem da MiniGui Extended sobre a HMG é que possui mais quantidade de exemplos mas não considero que todos esses exemplos agrupados em apenas 3 pastas seja isto uma vantagem. Considero sim, que o HMG Reference deveria ter links de códigos DEMOs na própria documentação o que facilitaria a localização de mais exemplos de cada controle ou função.

Espera-se também melhorar com mais exemplos e com utilitários que auxilie a melhor localização dos código DEMO e é sempre bom tomar conhecimento das dificuldades dos usuários e buscar novas soluções. Apresentarei sugestões a respeito no fórum oficial da HMG e convido a todos que expressem suas opiniões e sugestões.

MiniGui Extended tem várias funções que não existem na HMG
Assim como a HMG tem funções que a MiniGui Extended não possui. O que importa, é a diversidade. Praticamente tudo é adaptável de um para outro, pois ambos disponibilizam o seu código fonte.

Mas a chave do bom aprendizado está na compreensão, localização de exemplos de todos os seus componentes.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor Toledo » 16 Jul 2014 17:17

Pablo César escreveu:Desculpa discordar Toledo, mas eu não acho que ficou mais complicado. Se você for ver a estrutura das pasta que contém cada exemplo da HMG, estão divididas em categorias seguindo as mesmas nomenclaturas que HMG Reference tem.

Amigo Pablo, já acompanho a HMG desde a versão 2.0.012 (2006), montei o meu primeiro programa em HMG em 2007, então sou da época em que a pasta \SAMPLES da HMG não tinha nenhuma divisão, você entrava na pasta SAMPLES e já encontrava as subpastas com exemplos. Era bem mais fácil.
Hoje, a pasta \SAMPLES da HMG tem mais de 10 divisões, inclusive nestas últimas versões também foram incluídas as pastas Advanced, Applications e Basics.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor Gabriel Pavan » 16 Abr 2020 16:46

Boa Tarde Srs. tudo bem? um prazer poder compartilhar idéias nesse renomado Fórum, sou novo por aqui, e me desculpem se fizer algo errado ou postagem no local errado... bom, estava lendo o tópico e hoje eu utilizo meu sisteminha em Clipper 5.2e que eu mesmo criei e que pelo porte da minha empresa me atende super bem, porém agora estou com um problema, preciso migrar para máquinas 64bits, e ele não roda, então pelo que andei lendo a melhor escolha seria Harbour? é isso? Se possivel, gostaria de umas dicas para trazer para essa linguagem e rodar em 64bits meu sistema, sem se preocupar com muitas alterações... utilizo banco de dados *.DBF...

desde já, muito obrigado
Gabriel Pavan
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 5
Data de registro: 16 Mai 2018 15:09
Cidade/Estado: Jundiaí/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor JoséQuintas » 21 Abr 2020 10:58

Basicamente é compilar com Harbour.
Apesar de totalmente compatível, o Clipper aceitava até coisa errada, que o Harbour não aceita.
Tudo tem a ver com fontes: pode ser que baste compilar, pode ser que precise ajustes nos fontes.

Uma coisa que muita gente se confunde é o seguinte:
No Clipper é o Clipper quem compila.
No Harbour, o Harbour apenas transforma em linguagem C, e é o compilador C quem compila.
No uso nem se percebe isso, mas é assim que funciona.

Pode usar Clipper e Harbour na mesma máquina, isso é bom pra ir ajustando tudo.
Baixe o Harbour e o compilador C (caso não veja junto), instale na máquina configurando PATH para o Harbour e para o compilador C.
A partir daí comece a compilar.

Sugestão:
No início NÃO vai usar recursos avançados do Harbour, então procure usar o mesmo fonte no Clipper e no Harbour.
Tenha em mente que um mesmo fonte pode funcionar em Clipper e em Harbour ao mesmo tempo, então ajuste para que o fonte continue funcionando nos dois.
Desse jeito, vai poder manter os fontes em uso, sempre atualizados.
Assim que estejam compatíveis com Clipper e Harbour, passe a usar somente o Harbour, e aí vai poder usar recursos que não existem no Clipper.

Pode usar Harbour 32 ou 64 bits.
A diferença básica entre 32 e 64 bits é manusear arquivos/memória acima de 4GB.
Um programa 32 bits funciona normalmente em 64 bits.
Como o Clipper era limitado a 1MB de memória, ficar limitado a 4.000MB não vai ser problema.
A máquina pode ter mais memória - apenas o programa vai ficar limitado a usar 4GB.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18008
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor MSDN » 21 Abr 2020 18:34

Gabriel, o que eu vou postar aqui é uma forma simples de resolver a tua questão.

Passo 1 - acesse esse link https://sourceforge.net/projects/harbour-project/files/binaries-windows/nightly/ e depois estando com a página aberta, clique em
harbour-nightly-win.exe
para baixar a última versão estável do Harbour 3.2 completo.

Passo 2 - vai baixar na sua máquina o arquivo
harbour-nightly-win.exe
, executa ele como administrador e instala na base do NEXT...NEXT...FINISH

Passo 3 - feito isso, vc vai ter essa pasta no seu HD
C:\hb32
, ali tem o Harbour 3.2 completo e o Mingw (compilador C++)

Passo 4 - para que sua máquina enxergue o Harbour, vá nas variáveis de ambiente do Windows, ache a variável PATH, edita ela, e coloca POR PRIMEIRO essa linha : c:\hb32\bin e salva

Passo 5 - abra o prompt de comando (se estava aberto antes, fecha e reabre) e digita Harbour + enter, se estiver tudo ok, vai mostrar as opções de uso do Harbour

Passo 6 - cria uma pasta nova e copia todos os arquivos PRG, DBF, DBT do teu sistema pra lá, depois cria um arquivo (usando o bloco de notas) com esse conteúdo abaixo (é um exemplo, troque os nomes onde aparece TESTE)

-oTESTE

-workdir=c:\TESTE\temp
-gui
-inc
-run

nome_teu_prg_principal.prg
nome_prg_1.prg
nome_prg_2.prg
.... e assim por diante, vai colocando o nome de todos os prg que fazem parte do sistema, um abaixo do outro

*** feito isso, salva esse arquivo com o nome que vc quiser (sem espaços claro) e com a extensão HBP, um exemplo de como ficaria ( TESTE.HBP )

Passo 7 - esse arquivo seria o script que será utilizado para compilar e gerar o EXE do teu sistema, para que isso aconteça, vc vai ter que fazer 2 coisas, primeiro abre o PRG principal e digita FUNCTION MAIN() na primeira linha, claro, se vc já não tiver feito isso antes, ou se já tinha o costume de fazer isso, pq muitos programadores Clipper não tinham esse hábito. Depois, na linha de comando do prompt, dentro da pasta do sistema, digita : hbmk2 TESTE.HBP + enter

O Harbour e o Mingw vão compilar e gerar o seu EXE, se houverem erros serão mostrados na tela, como era no Clipper.
Esse é o caminho das pedras para quem deseja sair do Clipper e ir para o Harbour, depois de vencida essa etapa, ai vem usar banco de dados relacional ( MySQL, MariaDB, Oracle, Firebird, etc ) e usar interface gráfica ( for Windows ), mas ai é do gosto e necessidade de cada um !

Abraço
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor Gabriel Pavan » 23 Abr 2020 14:13

Boa tarde Srs.! Muito obrigado pela atenção e conselhos, já instalei e configurei tudo aqui, consegui compilar, como meu sistema é bem básico e só utilizava as libs Clipper e extend, tudo está indo bem, único problema que tive até o momento foi na parte de imprimir com o comando set devi to.... , mas já encontrei aqui no forum a opção de imprimir em *.pdf em modo gráfico, e Funcionou! Sensacional! Porém estou estudando os comandos pra entender melhor... na verdade meu sistema era Dbase, que foi migrado pro Clipper 5.2e e agora Harbour... tinha muito comando errado como o Srs me disseram, mas estou chegando lá.

Uma coisa que meu sistema não faz, é barra de rolagem na tela, e estou quebrando a cabeça com isso, pois é muito prático. o problema é que eu não descobrir um "jeito certo" para trabalhar com os *.DBF em rede, então eu bloqueio sempre que preciso, e isso cria uma confusão na rede... Já tive ajuda aqui também, mas não cheguei a ponto de entender 100%.
Gabriel Pavan
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 5
Data de registro: 16 Mai 2018 15:09
Cidade/Estado: Jundiaí/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Sistema Clipper 5.2 para Harbour Minigui - Vale a pena?

Mensagempor clauberromao » 14 Jun 2020 19:48

AMIGO GABRIEL, TAMBEM APANHEI muito com essa questão, desenvolvi funcoes de rede simples e facéis de usar, passa seus dados que envio para você. clauberromao76@gmail.com
clauberromao
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 12
Data de registro: 17 Mai 2018 19:54
Cidade/Estado: sobral/ceara
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro