Clipper On Line • Ver Tópico - combobox no PHP

combobox no PHP

Discussão sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

 

combobox no PHP

Mensagempor cjp » 18 Out 2013 20:30

Caros colegas,

Alguém poderia me ensinar a criar um combobox num PHP, para listar os arquivos existentes numa pasta do FTP?

Eu não entendo quase nada de PHP. Tenho um arquivo assim:

<html>
  <body>
    <form action="filtrar.php" method="post">
      <label>Escolha a base:</label>
      <input type="text" name="filtro2" id="filtro2" value="Digite aqui o nome da base a ser pesquisada" onfocus="this.value = '';" onblur="if (this.value == '') {this.value = 'Digite aqui o nome da base a ser pesquisada';}">
      <input type="submit" id="Pesquisar" value="Pesquisar">
   </form>
  </body>
</html>


Eu queria substituir a digitação do nome da base pelo usuário por um combobox no qual o usuário tivesse uma lista das bases existentes para que ele escolhesse entre os arquivos existentes, sem ter que digitar o nome do arquivo. Como faço isso?
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

combobox no PHP

Mensagempor Toledo » 18 Out 2013 21:40

Inácio, este exemplo eu não testei, mas acho que vai dar certo.

<html>
<body>
  <form action="filtrar.php" method="post">
   <label>Escolha a base:</label>
   <select name="filtro2">
<?php
   foreach (glob("*.dbf") as $arquivo) {
    $arq_ = str_replace(".DBF","",strtoupper($arquivo));
?>
    <option value="<?php echo $arq_; ?>"><?php echo $arq_; ?></option>
<?php
   }
?>
   </select>
   <input type="submit" id="Pesquisar" value="Pesquisar">
</form>
</body>
</html>


Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

combobox no PHP

Mensagempor cjp » 18 Out 2013 22:11

Funcionou perfeitamente. Muito obrigado.

Tem como escolher as bases de dentro de uma subpasta do FTP, e não na raiz?

Outra coisa: será que dá pra fazer o mesmo com os campos da base?

Estou com o PHP assim:

<html>
<body>
  <form action="filtrar.php" method="post">
      <label>Pesquisar por:</label>
      <input type="text" name="filtro" id="filtro" value="Digite aqui parte do texto procurado" onfocus="this.value = '';" onblur="if (this.value == '') {this.value = 'Digite aqui parte do texto procurado';}">
   <label>Escolha a base:</label>
   <select name="filtro2">
<?php
   foreach (glob("*.dbf") as $arquivo) {
    $arq_ = str_replace(".DBF","",strtoupper($arquivo));
?>
    <option value="<?php echo $arq_; ?>"><?php echo $arq_; ?></option>
<?php
   }
?>
      <label>No campo:</label>
      <input type="text" name="filtro3" id="filtro3" value="Digite aqui o nome do campo a ser pesquisado" onfocus="this.value = '';" onblur="if (this.value == '') {this.value = 'Digite aqui o nome do campo a ser procurado';}">
   </select>
   <input type="submit" id="Pesquisar" value="Pesquisar">
</form>
</body>
</html>


Queria trocar o campo filtro3 para outro combobox com os campos da base, evitando que o usuário tenha que digitar o campo da base.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

combobox no PHP

Mensagempor Toledo » 18 Out 2013 23:40

Inácio, para fazer a busca em uma subpasta basta informar o caminho, por exemplo:

foreach (glob("/pasta/*.dbf") as $arquivo) {


Agora, sobre um novo combobox com o nome dos campos do arquivo DBF, eu nunca usei arquivos DBF com PHP, então não sei se existe alguma função que retorna a estrutura do arquivo.

Outra coisa é que só com PHP não tem como fazer isto, pois todo script PHP é executado dentro do servidor, gerando o HTML que é então mostrado para o usuário. Então, quando o HTML (gerado pelo PHP) é apresentado na tela do computador do usuário, todo o código PHP já foi executado, ficando impossível saber previamente qual será o DBF escolhido pelo usuário.
Neste caso, junto com o PHP, teria que usar JavaScript, jQuery e Ajax para poder montar o combobox com os campos do arquivo.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

combobox no PHP

Mensagempor cjp » 19 Out 2013 00:49

Muito obrigado, Toledo.

Mas eu devo ter feito alguma coisa errada na mudança da ordem dos campos, pois está dando o seguinte erro:

PHP Warning:  odbc_exec() [<a href='function.odbc-exec'>function.odbc-exec</a>]: SQL error: [Microsoft][ODBC dBase Driver] Syntax error in FROM clause., SQL state 37000 in SQLExecDirect in C:\Inetpub\Wwwroot\inaciobr\filtrar.php on line 13


O primeiro arquivo está assim:

<html>
<body>
   <label>Escolha a base:</label>
   <select name="filtro">
<?php
   foreach (glob("meusarq/agenda/*.dbf") as $arquivo) {
    $arq_ = str_replace(".DBF","",strtoupper($arquivo));
?>
    <option value="<?php echo $arq_; ?>"><?php echo $arq_; ?></option>
<?php
   }
?>
      <label>No campo:</label>
      <input type="text" name="filtro2" id="filtro2" value="Digite aqui o nome do campo a ser pesquisado" onfocus="this.value = '';" onblur="if (this.value == '') {this.value = 'Digite aqui o nome do campo a ser procurado';}">
  <form action="filtrar.php" method="post">
      <label>Pesquisar por:</label>
      <input type="text" name="filtro3" id="filtro3" value="Digite aqui parte do texto procurado" onfocus="this.value = '';" onblur="if (this.value == '') {this.value = 'Digite aqui parte do texto procurado';}">
   </select>
   <input type="submit" id="Pesquisar" value="Pesquisar">
</form>
</body>
</html>


E o segundo:

<?
$txtBase  = $_POST["filtro"];
$txtCampo = $_POST["filtro2"];
$txtFiltro  = $_POST["filtro3"];

$dsn = "DRIVER={Microsoft dBase Driver (*.dbf)};DBQ=".dirname($_SERVER['SCRIPT_FILENAME']).";";
$conn= odbc_connect($dsn,"","");
if(!$conn)
{ exit("conexao falhou: ".odbc_errormsg()); }
$sql="SELECT * FROM ".$txtBase." WHERE ".$txtCampo." LIKE '%".$txtFiltro."%'";
echo $sql;
echo $dns;
$rs=odbc_exec($conn,$sql);
if (!$rs)
{exit("Error in SQL");}

echo "<table BORDER=1><tr>";
echo "<th>data</th>";
echo "<th>".txtCampo."</th></tr>";
while (odbc_fetch_row($rs))
{
$compname=odbc_result($rs,"data");
$conname=odbc_result($rs,$txtCampo);
echo "<tr><td>$compname</td>";
echo "<td>$conname</td></tr>";
}
odbc_close($conn);
echo "</tr></table>";
?>



O que eu fiz de errado?

Entendi o que vc falou quanto ao campo da base. Mas eu pensei que daria pra fazer em PHPs separados. No primeiro, o usuário escolhe o arquivo. Daí outro PHP seria chamado para o usuário escolher o campo da base.

De qualquer forma, para isso eu ainda precisaria de alguma função que retornasse a estrutura do arquivo, né?
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

combobox no PHP

Mensagempor Toledo » 19 Out 2013 09:55

Olá Inácio, todas as linguagens (Clipper, PHP, Java, etc) tem uma estrutura de programação para execução dos comandos, como estruturas sequencial, de seleção, de repetição, etc. Cada comando tem que estar no lugar certo, senão pode prejudicar o seu resultado final.

No Clipper/Harbour, se tiver algum comando errado ou fora do lugar será alertado na compilação. No PHP (HTML) não existe isto, então você só vai saber se fez alguma errada na hora de abrir a página no seu site.

Bom, eu não analisei os comandos de manipulação de arquivos DBF no PHP, mas no código HTML que está no seu primeiro arquivo, faça o seguinte:

<form action="filtrar.php" method="post">
O comando acima, que está na linha 15 do seu arquivo, deve ser movido para linha 3, uma linha após ao comando <body>.

</select>
Mova também o comando acima, que está na linha 18, para a linha 13, uma linha antes de <label>No campo:</label>.

cjp escreveu:Mas eu pensei que daria pra fazer em PHPs separados. No primeiro, o usuário escolhe o arquivo. Daí outro PHP seria chamado para o usuário escolher o campo da base.

Sim, tem que ser usado um outro PHP para pegar a estrutura do arquivo DBF escolhido pelo usuário, mas combinando PHP com jQuery, Ajax e JavaScript (JSON) vai deixar a execução deste novo PHP invisível, sem ter que refazer a página toda do seu site.

cjp escreveu:De qualquer forma, para isso eu ainda precisaria de alguma função que retornasse a estrutura do arquivo, né?

Sem ter como saber qual a estrutura do arquivo, vai ficar difícil.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

combobox no PHP

Mensagempor cjp » 19 Out 2013 10:59

Entendo perfeitamente o que vc diz, Toledo. O problema é que, como não conheço a estrutura da linguagem PHP, acabo às vezes fazendo besteira e não sei consertar.

Fiz as alterações que vc recomendou e funcionou em parte. Quando tiro o acesso à subpasta, funciona perfeitamente. Mas com o acesso à subpasta, dá o seguinte erro:

PHP Warning:  odbc_exec() [<a href='function.odbc-exec'>function.odbc-exec</a>]: SQL error: [Microsoft][ODBC dBase Driver] Syntax error in FROM clause., SQL state 37000 in SQLExecDirect in C:\Inetpub\Wwwroot\inaciobr\filtrar.php on line 13


O arquivo PHP está assim:

<html>
<body>
  <form action="filtrar.php" method="post">
   <label>Escolha a base:</label>
   <select name="filtro">
<?php
   foreach (glob("meusarq/agenda/*.dbf") as $arquivo) {
    $arq_ = str_replace(".DBF","",strtoupper($arquivo));
?>
    <option value="<?php echo $arq_; ?>"><?php echo $arq_; ?></option>
<?php
   }
?>
   </select>
      <label>No campo:</label>
      <input type="text" name="filtro2" id="filtro2" value="Digite aqui o nome do campo a ser pesquisado" onfocus="this.value = '';" onblur="if (this.value == '') {this.value = 'Digite aqui o nome do campo a ser procurado';}">
      <label>Pesquisar por:</label>
      <input type="text" name="filtro3" id="filtro3" value="Digite aqui parte do texto procurado" onfocus="this.value = '';" onblur="if (this.value == '') {this.value = 'Digite aqui parte do texto procurado';}">
   <input type="submit" id="Pesquisar" value="Pesquisar">
</form>
</body>
</html>


A pasta meusarq e a subpasta agenda existem no FTP e o arquivo agcom.dbf, que estou testando, está nessa pasta. Não entendo por que não funciona.

Quanto à outra questão, não veria problema de mudar a página do site, deixando o combobox com os campos da base escolhida aparecendo numa página seguinte, se isso dispensar o uso de Jquery e outras coisas que não conheço. O único problema é como saber a estrutura do arquivo, que eu não sei, e acho que você também não sabe. Vou postar esta questão novamente no post correspondente, para tentar obter uma solução. Obrigado.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

combobox no PHP

Mensagempor Toledo » 19 Out 2013 11:24

Inácio, tente tirar o nome da subpasta dentro do combobox, fazendo o seguinte:

Procure por:
$arq_ = str_replace(".DBF","",strtoupper($arquivo));


e INCLUIR na linha SEGUINTE o comando:
$arq_ = str_replace("MEUSARQ/AGENDA/","",$arq_);


Bom, volto a lembrar que não sei como funciona o uso de arquivos DBF em um script em PHP, mas acho que o comando dirname($_SERVER['SCRIPT_FILENAME']), que está no arquivo filtrar.php, vai pegar os arquivos DBFs que estão na mesma pasta onde está sendo executado o arquivo filtrar.php. Então, acho que o script não vai usar os arquivos que estão na pasta MEUSARQ/AGENDA/.

cjp escreveu:... se isso dispensar o uso de Jquery e outras coisas que não conheço. O único problema é como saber a estrutura do arquivo...

O uso de jQuery com PHP não é o problema, isto eu domino bem, mas não saber como pegar a estrutura do arquivo DBF é que dificulta tudo.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

combobox no PHP

Mensagempor cjp » 19 Out 2013 11:37

Fiz as alterações que vc recomendou. Funciona, mas só com os arquivos da raiz do FTP. De fato ele não acessa a subpasta.

Teria como colocar o PHP na subpasta e executá-lo por lá?

Ok, vamos esperar pra ver se o Rochinha me informa como acessar a estrutura do DBF. Obrigado.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

combobox no PHP

Mensagempor cjp » 26 Out 2013 17:42

Toledo, o Rochinha me respondeu, passou a função que retorna os campos da base. Veja como ficou:

<?
    $dsn = "DRIVER={Microsoft dBase Driver (*.dbf)};DBQ=".dirname($_SERVER['SCRIPT_FILENAME']).";";
    $conn= odbc_connect($dsn,"","");
    if(!$conn)
        { exit("conexao falhou: ".odbc_errormsg()); }
   
        $sql="SELECT * FROM agcom WHERE compr LIKE '%".$txtFiltro."%'";
        $rs=odbc_exec($conn,$sql);
   
        if (!$rs)
            {exit("Error in SQL");}
   
            $i = 0;
            $fieldCount = odbc_num_fields($rs);
            echo " <table$css_table>\n";
            echo " <tr$css_tr>\n";

            while ($i < $fieldCount)
            {
                $i++;
                $fieldName = odbc_field_name($rs, $i);
                echo "  <th$css_th>$fieldName</th>\n";
            }
            echo " </tr>\n";
        odbc_close($conn);
?>


Agora eu preciso da tua ajuda para fazer o combobox para o usuário escolher os campos da base.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

combobox no PHP

Mensagempor Toledo » 27 Out 2013 00:45

Inácio, como no meu servidor eu não consigo abrir arquivos DBF no meu PHP, então o código que segue em anexo não foi testado, mas acho que vai dar certo. Faz o teste ai e depois me dê um retorno.

Em anexo segue vários arquivos (PHP e JS) que você deve enviar para o seu servidor e depois chamar o arquivo agcom.php para testes.

Bom, se não der certo estes arquivos, e se for possível, você poderia criar um usuário/senha temporária no seu servidor de FTP para que eu possa fazer alguns teste. Se for possível, é só enviar o usuário e senha por MP.

Abraços
Anexos
agcom.zip
(38.56 KiB) Baixado 163 vezes
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

combobox no PHP

Mensagempor cjp » 27 Out 2013 23:48

De fato não funcionou. Te mandei em MP o meu usuário e senha.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

combobox no PHP

Mensagempor Toledo » 28 Out 2013 09:39

Inácio, você não tinha enviado para o seu servidor o arquivo jquery.js e sem ele o preenchimento do Combobox não ia funcionar.

Bom, como os seus arquivos DBF estão em uma pasta diferente onde os arquivos PHP estão sendo executados, tive que fazer algumas alterações nos arquivos agcom.php, campos.php e filtrar.php, onde estava DBQ=".dirname($_SERVER['SCRIPT_FILENAME']).";" troque por:

DBQ=".dirname($_SERVER['SCRIPT_FILENAME'])."/meusarq/agenda/;"

Atenção: estas alterações eu já fiz, você não precisa editar os arquivos.

Também tive que refazer completamente o arquivo filtrar.php, para que pudesse criar a tabela com os nomes dos campos e conteúdo de cada campo do arquivo DBF selecionado.

Eu atualizei o arquivo que está em anexo na minha mensagem anterior, então seria bom você copiar o arquivo novamente, caso futuramente tenha que fazer alguma modificação.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

combobox no PHP

Mensagempor cjp » 29 Out 2013 23:43

Caro Toledo,

Muitíssimo obrigado por sua ajuda.

Funcionou perfeitamente. Já salvei os arquivos que vc alterou.

Só percebi dois pequenos probleminhas:

1) quando faço a consulta em uma determinada base, ao retornar depois à tela de consulta com a tecla Backspace (não há outra forma de voltar), se tento consultar novamente na mesma base, ela não abre o segundo combobox (onde se escolhe o campo); é necessário abrir primeiro outra base e depois voltar à base anterior; não é grande problema, posso deixar assim; mas, por preciosismo, se for possível consertar isso, seria bom;

2) na base AGTEL.DBF, ele não está localizando o nome Luiz, que existe na base; tanto procurando por Luiz, como por luiz, por LUIZ ou por uiz, em nenhuma hipótese ele acha; mas se procuro por L, ele acha todos com a letra L, inclusive Luiz; este é só um exemplo; parece que o mesmo se aplica a todos os nomes desta base que estão com iniciais maiúsculas (mas não integralmente com maiúsculas).

Também gostaria de saber se existe como fazer consulta semelhante para campos que não são caracteres. Já verifiquei que a consulta funciona com caracteres, mas meio defeituosa. Exemplo: se procuro por 1000 num campo numérico, ele vai achar 1000, mas também vai achar 10000, 5100 etc. Idem para campos data. Se for possível fazer uma consulta específica, seria ótimo.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

combobox no PHP

Mensagempor Toledo » 30 Out 2013 09:58

Olá Inácio, fiz mais algumas alterações nos arquivos agcom.php e filtrar.php para tentar resolver estes problemas, mas consegui corrigir apenas o problema com o combobox quando se usa o BackSpace para retornar a página anterior.

cjp escreveu:2) na base AGTEL.DBF, ele não está localizando o nome Luiz, que existe na base; tanto procurando por Luiz, como por luiz, por LUIZ ou por uiz, em nenhuma hipótese ele acha;

A busca feita pela função SELECT do MySQL é "case sensitive", ela faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas, então no arquivo filtrar.php eu converti o conteúdo do campo de busca (filtro3) para MAIÚSCULA antes de fazer a busca no arquivo DBF, então é por isto que se no campo do arquivo DBF contém textos com letras em maiúsculas e minúsculas a busca não retorna nada.
Tentei usar no SELECT a função UPPER(), para converter o conteúdo do campo escolhido para maiúsculas, mas não deu certo.
$sql="SELECT * FROM ".$txtArquivo." WHERE UPPER(".$txtCampo.") LIKE '%".$txtPesquisa."%'";

Ocorre algum erro que nem é apresentada uma mensagem de erro, então fiquei sem saber qual o motivo do erro, acho que a função UPPER() não é aceitável em SELECT em arquivos DBFs. Volto a lembrar que não tenho experiência nenhuma com uso de arquivos DBF com PHP.
Bom, neste caso não posso lhe ajudar muito, então se não for apresentada uma outra solução, acho que você vai ter que converter todos os textos em letras maiúsculas nos campos dos seus arquivos DBF.

cjp escreveu:Também gostaria de saber se existe como fazer consulta semelhante para campos que não são caracteres. Já verifiquei que a consulta funciona com caracteres, mas meio defeituosa. Exemplo: se procuro por 1000 num campo numérico, ele vai achar 1000, mas também vai achar 10000, 5100 etc. Idem para campos data. Se for possível fazer uma consulta específica, seria ótimo.

No arquivo filtrar.php na busca (SELECT) é usado o comando LIKE que é igual ao operador $ (contém) do Clipper, então o valor 100 está contido em 10000, 5100, etc.
Fiz uma alteração no arquivo filtrar.php para verificar se a busca é um valor numérico, mas não consegui testar para ver se ia dar certo, pois são tantos arquivos DBF existentes no seu site, que eu fiquei perdido sem saber qual deles tem algum campo numérico para que eu possa escolher para teste.
Agora sobre as datas, nem tentei nada, pois não sei como é o tratamento de campos DATA de arquivos DBF no PHP, que formato é: DD/MM/AAAA, AAAA/MM/DD, AAAA-MM-DD, etc.

Inácio, sem saber estes detalhes acima, fica complicado tentar resolver, mas estou a sua disposição caso encontre alguma saída, alguma luz para estes problemas.

Outra coisa, seria bom você estudar os códigos que estão nos arquivos PHP, para tentar entender o que eu fiz, só assim você poderá aprender alguma coisa e não ficar dependendo completamente de ajuda. O Rochinha passou o endereço www.php.net que tem todas as funções utilizadas no exemplo dele para tratamento de arquivos DBF com PHP, segue abaixo também alguns outros sites que podem ajudar no seu aprendizado:
- Manual PHP
- Manual MySQL
- Funções HTML
E use e abuse do www.google.com.br, que é uma fonte inesgotável de informação.

Obs.: os arquivos atualizados estão em anexo na minha mensagem anterior.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Próximo



Retornar para Outras linguagens de programação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro