Clipper On Line • Ver Tópico - Compilar só as alterações

Compilar só as alterações

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

Compilar só as alterações

Mensagempor rcb2002 » 26 Abr 2012 16:34

Boa tarde.
No Clipper, salvo engano, tinha um parâmetro que a gente incluía no BAT pra ele só linkar e compilar os PRG que sofreram modificação, não era isso? Não tem uma forma de fazer isso agora, usando a Minigui? Tipo, meu programa tem uns 10 ou 15 PRG, eu mudo uma vírgula ele demora uma eternidade pra compilar de novo... tá complicado!

obrigado a todos!
rcb2002
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 57
Data de registro: 19 Jan 2010 22:16
Cidade/Estado: Salvador
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Compilar só as alterações

Mensagempor Pablo César » 26 Abr 2012 17:14

Na IDE da MiniGUI, no menu "Project", tem opções para compilar:

Incremental
Non incremental
HbMk2

Já em HMG para zerar o incremental tem uma opção no item de menu "Project" a opção de "Iniciar dados incrementais do projeto" que seria o mesmo que deletar o arquivo .hbk. Também tem como setar inc=yes no tab "Configuração", creio que inc é de incremental. Ou até mesmo editar o arquivo .hbc. Creio que sempre assume como non incremental na IDE d HMG.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Compilar só as alterações

Mensagempor rcb2002 » 03 Set 2013 10:19

Oi Pablo... pessoal, bom dia.

Retomando um assunto incompleto pra mim, não uso o menu Project na IDE pra compilar porque faço uma confusão danada nas escolhas dos programas; embora utilize a xMinigui, gosto da IDE do Roberto Lopez ( que vem -ou vinha- em uma pasta Harbour dentro da MINIGUI). O 'fmg' tem algumas incompatibilidades mas com o tempo foi possível identificá-las e uso uma macro no meu editor de textos para removê-las antes da compilação. A questão é que, por usar outra IDE, sempre retorna o erro c:\hmg.3.0.34\BUILD.BAT Not Found!. Então eu compilo usando o BAT COMPILE.BAT que vem dentro das pastas SAMPLES. Há alguma forma de compilar INCREMENTAL usando parâmetros no BAT (ou então uma recomendação pra eu mudar as configurações da IDE e passar a compilar usando o menu PROJECT)? Acredito q isso seja comum pq, eu sou um entusiasta, hobbista e meu programa tem uns 10 PRG inclusos, imagina um profissional? Não é possível que compilem sempre tudo, todas as vezes...

Obrigado!
rcb2002
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 57
Data de registro: 19 Jan 2010 22:16
Cidade/Estado: Salvador
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Compilar só as alterações

Mensagempor Toledo » 03 Set 2013 11:33

Ricardo, informe qual é a versão (ou versões) da MiniGui você está usando e o nome da pasta onde ela está instalada.

Qual é o conteúdo do arquivo COMPILE.BAT.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Compilar só as alterações

Mensagempor rcb2002 » 03 Set 2013 11:54

Olá Toledo! Seguem as informações solicitadas:

Harbour MiniGUI Extended Edition 2.2.4 - 2013.07.16

@ECHO OFF
call ..\..\..\batch\compile.bat main /l hbhpdf /l libhpdf /l png /l hbzlib /l hbzebra %1 %2 %3 %4 %5 %6 %7 %8 %9
Anexos
tela.jpg
Estrutura do diretório
rcb2002
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 57
Data de registro: 19 Jan 2010 22:16
Cidade/Estado: Salvador
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Compilar só as alterações

Mensagempor Toledo » 03 Set 2013 15:30

Ricardo, se você tem todo o projeto criado na MiniGui Extended, você pode compilar pela própria IDE, basta configurar corretamente os paths e informar as LIBs que você está usando (Tools / Preferences).

Imagem

Depois, com o projeto aberto na IDE, escolha Project / Build (Incremental).

Você pode usar também o arquivo hbmk2.bat para compilar o seu programa, mas neste caso você tem que criar um arquivo HBP com os PRGs do seu programa:

Arquivo.HBP
# modo Incremental
-inc
# nome do arquivo EXE
-onomedoarquivo.exe
# LIBs
-lhbhpdf
-llibhpdf
-lpng
-lhbzlib
-lhbzebra
# PRGs
main.prg
rotinas.prg
# arquivo RC se tiver
main.rc


Para compilar, digite: \MiniGui\Batch\hbmk2.bat arquivo.hbp

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Compilar só as alterações

Mensagempor rcb2002 » 09 Set 2013 16:30

Toledo... não funcionou!

Os dados foram preenchidos conforme vc orientou mas recebo um erro durante a compilação:

Error: Unresolved external '_HPDF_New' referenced from C:\MINIGUI\HARBOUR\LIB\HBHPDF.LIB|core


uma coisa interessante é que todo o caminho que eu preencho para as BIBLIOTECAS ADICIONAIS se perde depois da compilação... quando volto a compilar novamente não são mais as LIBS que eu preenchi que estão lá.

Como expliquei antes, eu uso a xMinigui pra tudo, menos a IDE - que acho mais interessante a do Harbour (executo por C:\MiniGUI\Harbour\IDE\ide.exe). A IDE que vc instruiu a configurar e executar 'incremental' é a que está em C:\MiniGUI\IDE\ide.exe.

será que tem algum problema com a forma que eu trabalho?
rcb2002
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 57
Data de registro: 19 Jan 2010 22:16
Cidade/Estado: Salvador
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Compilar só as alterações

Mensagempor Toledo » 10 Set 2013 08:28

Olá Ricardo, se você informou as libs corretamente na IDE (Extended) este erro com a _HPDF_New não deveria ocorrer.

rcb2002 escreveu:uma coisa interessante é que todo o caminho que eu preencho para as BIBLIOTECAS ADICIONAIS se perde depois da compilação...

Estranho isto! Mas faça um teste, entre na IDE (sem abrir qualquer projeto) e informe novamente as LIBS e salve a configuração clicando no botão OK. Depois entre na pasta C:\MINIGUI\IDE e procure pelo arquivo ide.ini, faça uma cópia deste arquivo para uma outra pasta (só por medida de segurança, para não editar o arquivo original) e editar o arquivo usando o Bloco de Notas, procure a linha que tem wAddLibMinBccHb e veja se as LIBs estão informadas corretamente.

rcb2002 escreveu:Como expliquei antes, eu uso a xMinigui pra tudo, menos a IDE - que acho mais interessante a do Harbour (executo por C:\MiniGUI\Harbour\IDE\ide.exe).

Agora que notei que você fez uma cópia da pasta IDE da MiniGui Oficial (HMG) e gravou dentro da pasta Harbour da MiniGui Extended. Bom, neste não tem como compilar através desta IDE, pois ela vai procurar o arquivo BUILD.BAT e não vai encontrar. Outra coisa é que as LIBs da MiniGui Extended é diferente das LIBs da HMG Oficial.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Compilar só as alterações

Mensagempor rcb2002 » 10 Set 2013 14:10

Poxa, então encontramos uma limitação? Se eu usar a xMinigui e sua IDE não existe uma forma de compilar incremental. Eu teria que "RE-fazer" o projeto todo no "Oficial (HMG)" se quisesse usar sua IDE (!). Isso seria inviável pq eu utilizo funcionalidades aqui que provavelmente não existem lá, né (tipo HPDF...)???
rcb2002
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 57
Data de registro: 19 Jan 2010 22:16
Cidade/Estado: Salvador
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Compilar só as alterações

Mensagempor Toledo » 10 Set 2013 16:35

rcb2002 escreveu:Se eu usar a xMinigui e sua IDE não existe uma forma de compilar incremental.


Ricardo, o que eu quis dizer é que com a IDE Oficial não tem como, pois você fez uma cópia dela na pasta Harbour da MiniGui Extended, mas na IDE Extended é possível sim.
Faça a configuração novamente das LIBs (Tools / Preferences) e tente usar a opção Project / Build (With HBMK2), que também faz compilação incremental.

rcb2002 escreveu:eu utilizo funcionalidades aqui que provavelmente não existem lá, né (tipo HPDF...)???

Bom, no caso da HPDF, que é um biblioteca do Harbour, então pode ser usada tanto na MiniGui Extended como na HMG Oficial.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro