Clipper On Line • Ver Tópico - Área personalizada num site

Área personalizada num site

Discussão sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

 

Área personalizada num site

Mensagempor cjp » 14 Jul 2013 22:58

Pessoal, estou precisando criar no meu site uma área personalizada para cada aluno, uma "área do aluno", que cada um acessaria com a sua senha, para ter acesso a suas informações pessoais. Alguém poderia me ajudar com isto?

Se fosse via Harbour, eu saberia fazer. Mas para o site, não sei muito bem a linguagem, não sei como fazer isto. Comecei a fazer o meu site usando o NVU, por orientação de um colega do grupo, mas não aprendi muito. Por isso preciso de ajuda.

A ideia é simples:

1) uma página inicial em que cada aluno se cadastra, recebendo um nome de usuário e senha;

2) uma página pessoal para cada aluno, em que ele consultaria apenas os seus dados (notas, presenças etc), retirados de uma tabela comum.

Alguém poderia me ajudar?
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Área personalizada num site

Mensagempor fladimir » 14 Jul 2013 23:42

Exitem alguns frameworks q te permitem facilitar o uso e montagem de sistemas web, se o colega pesquisar no Google por frameworks PHP irá achar vários, citei eles pois facilita caso não manje de PHP, pois a idéia diante do exposto poderia ser criar 1 banco de dados com tabelas como usuário, q conteria os alunos e senhas de acesso e outra tabela por exemplo DetalhesAluno q poderia ter um campo IDAluno q seria correspondente ao do login por exemplo onde nesta tabela ao logar filtra as informações (detalhes do aluno) mostrando num grid q vc poderia fazer em PHP puro ou com auxilio desses frameworks q eu citei...

Bom talvez isso te de uma direção de como prosseguir...

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Área personalizada num site

Mensagempor cjp » 16 Jul 2013 00:37

Eu até tenho uma página em PHP no meu site, que pede uma senha para uma "área protegida" do site. Mas ela foi construída com ajuda de um colega do grupo (na verdade ele fez praticamente tudo). De fato, eu não manjo PHP, embora até gostaria de aprender.

Tentei pesquisar as frameworks que vc citou, mas aparece tanta coisa, eu não sei qual delas me seria útil para começar. Se vc puder me ajudar com isso, agradeço muito, pois realmente sou muito verde nisso.

Pensei em fazer uma única base de dados, com os seguintes campos: nome_do_aluno, senha, notas, faltas. Daí o aluno acessa a área do aluno, digita seu nome e senha, ele pesquisa na base e, achando, mostra os seus dados pessoais. Algo bem simples. Será que daria pra construir isso em PHP direto, sem as frameworks?
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Área personalizada num site

Mensagempor fladimir » 21 Jul 2013 13:15

Sei q dá pra construir isso em PHP sem usar frameworks como citado acima, porém tem q entender bem de PHP o q não é o meu caso, talvez algum outro colega q entenda possa ajudar ou dar a direção.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Área personalizada num site

Mensagempor cjp » 22 Jul 2013 02:18

Entendo, meu caro.

Aguardo a ajuda de algum colega do grupo.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Área personalizada num site

Mensagempor rochinha » 22 Jul 2013 17:44

Amiguinho,

Se o seu site suportar PHP e possuir o módulo dBase(Apache) ativado voce poderá usar as dicas neste tópico para tentar manusear tabelas dBase online.

No tópico DICA: Controle de sessão am ASP apresento uma forma de controle de sessão, forçando o usuário a estar logado para prosseguir.

Sugiro que neste inicio voce gere uma página única, simples e estática com dados do aluno e quando voce pegar firme no negócio gere as páginas dinamicamente.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Área personalizada num site

Mensagempor cjp » 28 Jul 2013 23:30

Excelente, Rochinha, acho que é exatamente o que estou procurando.

Vou estudar os tópicos mencionados e tentar fazer.

Qualquer dúvida, postarei novamente. Obrigado.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Área personalizada num site

Mensagempor cjp » 29 Jul 2013 16:18

Fiz um primeiro teste, bem básico, usando apenas a dbase_open, e está retornando o seguinte erro:

Fatal error: Call to undefined function dbase_open() in /dados/www/dominios/htdocs/promotor/www.inaciocarvalho.com.br/teste.php on line 3


Imagino que isso se deva ao que vc citou, que o site tem que possuir o módulo dBase(Apache). Eu não sei o que seria isso. Se for esse o problema, como faço para acrescer esse módulo?

Minha função ficou assim:

<?php

$db = dbase_open("agenda.dbf", 2);
$registro = dbase_get_record($db, 1);

print "data : $registro[0]
";
print "valor : $registro[1]
";
print "campo : $registro[2]
";
print "historico : $registro[3]
";

// agora verificamos se o registro está marcado
if ($registro['deleted']) {
  print '__DELETADO__';
}
dbase_close($db);

?>
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes




Retornar para Outras linguagens de programação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 13 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro