Clipper On Line • Ver Tópico - Conversão de PRG para HEX, é possível?

Conversão de PRG para HEX, é possível?

Discussão sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

 

Conversão de PRG para HEX, é possível?

Mensagempor MauricioPF » 22 Abr 2013 10:41

Vocês foram fantásticos. Recebi todas as informações necessárias ao meu objetivo. Agradeço a todos pela colaboração.

Acho que vou criar outro problema: O José Quintas, mais acima, sugere criar um programa em Clipper que gere um programa em “C”. Lá vai a encrenca: alguém teria algo parecido com isso? Ou posso esquecer?...

A minha insistência neste assunto deve-se ao fato de eu gostar muito do Clipper, e, como até hoje ele não me decepcionou seria lógico que lhe fosse fiel até que se lhe esgotasse todos os recursos disponíveis.
Obrigado.
MauricioPF
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 5
Data de registro: 16 Abr 2013 15:33
Cidade/Estado: Araguaina
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Conversão de PRG para HEX, é possível?

Mensagempor rochinha » 22 Abr 2013 15:36

Amiguinho,

O fator determinante nem seria a linguagem, mas talvez o tamanho. Os controladores podem possuir espaço para upload de código, mas são pequenos.

Um aplicativozinho simples de "Hello Word" feito em Summer 87, poderia facilmente tem mais de 200k de tamanho. Imagine um em Clipper 5.x ou Harbour. Nestes casos além do código em si, a compilação agrega o runtime.

O fato de voce fazer o upload de código em formato HEX é porque o próprio controlador irá executá-lo.

Se voce precisa(tentar) usar uma sintaxe parecida com Clipper(pelo afinidade), voce pode tentar usar o C3 Compiler(De Pago). Ele tem um compilador diferenciado e provávelmente crie código menor.

Mas é só uma tentativa, pois eu desconheço tanto o hardware que voce está usando quanto ao C3(C-Cube).

Se eu ainda tivesse meu hd intacto ou se pudesse baixar novamente o x2c poderiámos saber no que ele iria te ajudar.

Mas veja nos links postados, se alguma IDE pode lhe facilitar a vida, ou teste os exemplos e por prova e erro, obtenha conhecimento do que precisa e com o tempo voce irá ganhando intimidade com a linguagem usada. C no caso.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Conversão de PRG para HEX, é possível?

Mensagempor Maligno » 22 Abr 2013 16:48

Amiguinho Rochinha,

O OP não está querendo usar o código Clipper compilado (opCodes). Ele quer escrever em XBase, que ele domina, para depois compilar e ter na saída um código C equivalente. Esse conversor que mencionou, o tal X2C, desconheço. O que já vi que fazia isso era o tal de CodeBase (ou nome semelhante).

Mas o melhor caminho, a meu ver e como disse antes, é aprender C, já que praticamente nenhuma função Clipper poderá ser utilizada, porque provavelmente não haverá equivalente na biblioteca padrão do Arduino. Melhor usar o que tem e manter o foco nisso. Difícil no começo, mas com tempo e dedicação, qualquer um pode se tornar fluente em C. Eu próprio migrei de Clipper para C++. Lembro das dificuldades que enfrentei, mas faria tudo de novo. Vale a pena.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Conversão de PRG para HEX, é possível?

Mensagempor rochinha » 23 Abr 2013 12:46

Amiguinho,

X2c is an Xbase compiler that creates executable programs from Xbase source on any Unix or C platform. This is accomplished by creating C source from the Xbase source, compiling, and linking with included Xbase function libraries. Whilst the C source is considered an intermediate stage for X2c, it can be used and developed as any other C source. The X2c dialect of Xbase accepts virtually all statements from Borland (was Ashton-Tate), dBASE III PLUS, Computer Associates (was Nantucket), Clipper (Summer '87), and Microsoft (was Fox Software) FoxBASE (2.1). Selected Foxpro statements are also supported.


Voce deve ter visto algo sobre isto sim, mas talvez não se lembre, já que a ferramenta, site, desenvolvedor nem se encontram mais.

Assim como para mim pode ter passado batido que o CodeBase faça algo igual, já que eu só conhecia o mesmo por ser mais um motor de dados como Six, Apollo, Fortress, etc. Inclusive que o site da Hallogram é o unico que anuncia vender estas pérolas.

Eu não cheguei a usá-la na prática, mas tenho o instalador e está travado num HD de 1Tb por causa de uma maldita traça.

Com certeza esta seria, não uma solução, mas um paleativo, já que o caminho real é programar na lingua mais apropriada para o periférico.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Conversão de PRG para HEX, é possível?

Mensagempor MauricioPF » 25 Abr 2013 10:01

Muito bons os Links enviados. Visitei-os para obter subsídios ao meu escopo.
Depois desta discussão sobre o tema por mim proposto dou-me por satisfeito e agradeço a todos pelo empenho e dedicação à causa.
São ações dessa natureza que nos dão a certeza de que o Brasil vai bem!!!!
Obrigado a um abração a todos os colaboradores.
MauricioPF
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 5
Data de registro: 16 Abr 2013 15:33
Cidade/Estado: Araguaina
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Conversão de PRG para HEX, é possível?

Mensagempor Pablo César » 25 Mai 2013 10:25

Encontrei o que eu estava falando...
Há tempos atrás eu tinha visto outra forma de programação, mas não lembro direito para buscar e apresentar pra vocês.
Neste tópico (em inglês) demostra um desenvolvimento que diz fazer em PWCT - Programming Without Coding Technology (Programação sem Tecnologia de códigos):

http://hmgforum.com/viewtopic.php?p=918#p918
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Conversão de PRG para HEX, é possível?

Mensagempor bencz » 14 Jun 2013 09:29

Bom, para você fazer essa conversão para .hex, seria necessario um compilador de clipper/harbour que nao fosse um front-end do gcc, e então, gerase um código assembly do PIC que você está usando, o mais puro possivel, ou mesmo, gerar um código C e então compilar o código C com o sdcc ou qualquer outro compilador ai...
Imagem
Avatar de usuário

bencz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 517
Data de registro: 28 Abr 2012 17:36
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Conversão de PRG para HEX, é possível?

Mensagempor bencz » 14 Jun 2013 09:37

Caso esteja disposto, com um tanto de modificação, você se torna capaz de transformar este meu compilador:

https://gist.github.com/bencz/5174756

Em um simples compilador de Clipper/harbour que gera um C puro :)
Imagem
Avatar de usuário

bencz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 517
Data de registro: 28 Abr 2012 17:36
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Anterior



Retornar para Outras linguagens de programação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 11 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro