Clipper On Line • Ver Tópico - LISTBOX COM CHECKBOX

LISTBOX COM CHECKBOX

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

 

LISTBOX COM CHECKBOX

Mensagempor JAIR RANGEL » 17 Abr 2013 11:07

Olá, a todos!

Estou com uma dúvida e gostaria de compartilhar, e pedir opinião dos colegas:
No módulo Configurador do meu Sistema tenho uma janela onde existem inúmeros parâmetros a serem configurados pelo operador. Estes parâmetros são Combobox ( CheckBox ).
Hoje utilizo uma janela configurada como Virtual, e dimensiono seu tamanho. Isto foi feito, porque a quantidade de parâmetros ultrapassa a altura da janela.

Gostaria de saber se existe uma outra alternativa para trabalhar com estes parâmetros. Pensei em colocá-los dentro de um componente Listbox. Porém, meus parâmetros são Combobox ( CheckBox ). Posso utilizar Combobox ( CheckBox ) como um ítem do Listbox?

Não sei se me fiz entender corretamente. É que a maneira que faço hoje, funciona, mas não está elegante, profissional.
Se conseguir que os parâmetros sejam elementos de um Listbox, seria mais interessante. Ficaria mais dinâmico. Pois, assim, poderia dividir os parâmetros correspondentes, dentro de dois ou três Listbox.

Se alguém tiver uma ideia e puder compartilhar, agradeço.

Jair Rangel
Nota de Moderação:
Pablo César: Mensagem re-editada para corrigir onde dizia Combobox por CheckBox. Título re-editado por sequência.
MINIGUI + HARBOUR + BRMAKE + CDX
CLIPPER 5.2E + VISUALLIB 2 + BLINKER
Avatar de usuário

JAIR RANGEL
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 177
Data de registro: 19 Jul 2005 16:01
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

LISTBOX COM COMBOBOX

Mensagempor Pablo César » 17 Abr 2013 11:20

Acho que entendi. E a sua ideia de utilizar ListBox em lugar de um ComboBox muito grande, seria uma boa solução e o tratamento é praticamente igual. Outra idéia, não sei se você já viu é o ComboSearchBox da HMG, procure o exemplo C:\hmg.3.1.2\hfcl\Samples\ComboSearchBox.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

LISTBOX COM COMBOBOX

Mensagempor Pablo César » 17 Abr 2013 11:44

Ahhh esqueci de dizer que o ComboSearBox, ainda irá ser corrigido algumas coisas (questão do padrão UNICODE e uma linha que falta, estética apenas). Talvez seja melhor aguardar o próximo release da HMG.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

LISTBOX COM COMBOBOX

Mensagempor JAIR RANGEL » 17 Abr 2013 16:33

Olá, Pablo!

Obrigado por responder. Mas agora que percebi: cometi uma falha ao postar o tópico. Não é combobox, o correto seria checkbox. Pois utilizo para configurar os parâmetros .T./.F. (Verdadeiro/Falso)=(Sim/Não). Me desculpe a falha.

É meio estranho, ainda não testei, mas acho que não vai funcionar: Inserir checkbox como itens de um Listbox. O operador teria que marcar/desmarcar os checkboxes e ainda teria a rolagem da tela que é intrinsica do Listbox.

Vlw...
MINIGUI + HARBOUR + BRMAKE + CDX
CLIPPER 5.2E + VISUALLIB 2 + BLINKER
Avatar de usuário

JAIR RANGEL
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 177
Data de registro: 19 Jul 2005 16:01
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

LISTBOX COM COMBOBOX

Mensagempor Pablo César » 17 Abr 2013 23:38

No módulo Configurador, você poderia utilizar uma Grid com as seguintes colunas:

- Coluna (opcional, se quiser exibir na tela o efeito de selecionado) com o quadradinho em forma de bmp vazio ou clicado
- Coluna com descrição
- Coluna (mas não visível, tamanho zero de largura) que guarde o flag .T. ou .F.

E não colocaria linhas no grid e mudava o flag através de função no double click do mouse.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

LISTBOX COM COMBOBOX

Mensagempor Pablo César » 25 Abr 2013 09:05

Creio que também daria colocar os CheckBoxes dentro dos itens no Grid. Se isso for certo, você eliminaria a três coluna propostas anteriormente.

Se você quiser, posta a tela capturada desse seu módulo Configurador que faço pra você um exemplo. Ele tem várias coluna de CheckBox ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

LISTBOX COM CHECKBOX

Mensagempor JAIR RANGEL » 03 Mai 2013 17:44

Olá, Pablo!

Colocar checkbox dentro do Grid, como se fossem itens do Grid, não dá para fazer isto.
Mas a sua primeira sugestão, para trabalhar com imagens bmp: "quadrado marcado/desmarcado" como itens do grid, ficaria bom. Seria ótimo.
O chato seria utilizar double click para marcar/desmarcar os itens.
Sendo assim, poderia utilizar um botão na janela, fora do grid, para fazer esta função: marcar/desmarcar, o ítem selecionado no Grid.
Assim fica 10!

Um abraço,

Vlw...
MINIGUI + HARBOUR + BRMAKE + CDX
CLIPPER 5.2E + VISUALLIB 2 + BLINKER
Avatar de usuário

JAIR RANGEL
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 177
Data de registro: 19 Jul 2005 16:01
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes




Retornar para MiniGui

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro