Clipper On Line • Ver Tópico - Iniciante em Java

Iniciante em Java

Discussão sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

 

Iniciante em Java

Mensagempor Toledo » 13 Nov 2012 01:06

Inácio, para poder fazer isto o melhor é usar PHP, então segue em anexo um exemplo do que dá para fazer!

Atenção: como será usado PHP, o arquivo que vai ter a área restrita obrigatoriamente terá que ter a extensão php, então depois que você criar o arquivo HTML desta página, você terá que renomear o arquivo e trocar a extensão HTML por PHP.

Depois no início deste arquivo PHP você deve colocar os seguintes comandos:

<?php
session_start();
require 'protege.php';
if (!isset($_SESSION['s_login'])) {
   return;
}
?>


Em anexo está os arquivos protege.php e login.png que você deve enviar para o seu site junto com o arquivo PHP da sua área restrita.

No arquivo protege.php tem duas variáveis chamadas $log e $pas que correspondem ao nome do usuário e senha para entrar na área restrita, altere ao seu gosto.

$log = "login";
$pas = "senha";


Para encerrar a seção e sair da área restrita você terá que colocar no seu arquivo PHP uma opção para sair da página com um link chamando o próprio arquivo PHP e passando o parâmetro logout=1. Veja um exemplo no arquivo pagina_protegida.php que segue em anexo.

Segue abaixo um link com o exemplo da página de login, os dados para entrar são:

Usuário: login
Senha: senha

http://www.pctoledo.com.br/temp/pagina_protegida.php

Abraços,
Anexos
arearestrita.zip
Exemplo de login com PHP
(17.59 KiB) Baixado 148 vezes
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor cjp » 17 Nov 2012 00:19

Toledo, não sei se não entendi bem o que vc disse, mas não deu certo.

Salvei os 3 arquivos que vc me mandou no meu ftp.

Alterei o usuário e a senha no protege.php como vc disse.

Também incluí no meu html o texto que vc mandou, e renomeei ele para .php.

Até aí acho que fiz tudo certo.

Entretanto, na página anterior, onde chamo a área restrita, aí é que eu não sei se estou fazendo algo errado:

1) quando coloco a chamada do link para o arquivo protege.php, que acho que seria o correto, ele abre uma página em branco (não entendi por que);

2) quando coloco a chamada do link para o arquivo pagina_protegida.php, ele abre a informação "Pagina protegida Acesso restrito! Sair", igual ao link de exemplo que vc postou;

3) quando coloco a chamada do link para o arquivo restrita.php (meu anterior html), ele abre a página sem pedir a senha.

Daí é que eu não estou entendendo como fazer. Me ajuda?
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor Toledo » 17 Nov 2012 09:18

cjp escreveu:Salvei os 3 arquivos que vc me mandou no meu ftp.

Como lhe disse apenas os arquivos protege.php e login.png que você deve enviar para o seu site junto com o arquivo PHP da sua área restrita. O arquivo pagina_protegida.php era apenas para lhe servir de exemplo para montar o seu arquivo de área restrita.

cjp escreveu:Também incluí no meu html o texto que vc mandou, e renomeei ele para .php.

Acho que aqui você fez alguma coisa errada! Não sei que editor você usou para copiar o código e salvar o arquivo PHP, mas tente fazer isto com o Bloco de Notas ou algum editor que trabalha com texto puro.
Na minha mensagem anterior eu disse para renomear o arquivo HTML para PHP, desculpe, mas o melhor seria fazer uma cópia do arquivo HTML e depois renomear esta cópia do arquivo para PHP e incluir o código que passei na mensagem anterior. Assim, você sempre vai manter o arquivo HTML original para futuras modificações.

cjp escreveu:Entretanto, na página anterior, onde chamo a área restrita, aí é que eu não sei se estou fazendo algo errado:

O correto é você chamar o arquivo da sua área restrita (restrita.php)

cjp escreveu:1) quando coloco a chamada do link para o arquivo protege.php, que acho que seria o correto, ele abre uma página em branco (não entendi por que);

Como disse acima, o correto é chamar o arquivo restrita.php!
O arquivo protege.php serve apenas para verificar se já existe uma seção criada para a página restrita e se não existir, será solicitado o nome de usuário e senha. Ai se a senha estiver correta, será então criado a seção protegida que só será encerrada quando clicar na opção Sair, passando o parâmetro logout=1.

cjp escreveu:2) quando coloco a chamada do link para o arquivo pagina_protegida.php, ele abre a informação "Pagina protegida Acesso restrito! Sair", igual ao link de exemplo que vc postou;

No link que postei (http://www.pctoledo.com.br/temp/pagina_protegida.php) quando você clica, pela primeira vez, é solicitado o nome de usuário e senha. Se a senha estiver correta, então é mostrado o conteúdo da página, que tem apenas a frase "Pagina protegida Acesso restrito!" e uma opção Sair.
No seu site é a mesma coisa (http://www.inaciocarvalho.com.br/pagina_protegida.php), só que no seu servidor teve um comando no arquivo protege.php que teve um retorno diferente em relação aos testes que fiz no meu servidor. Então no arquivo protege.php você deve alterar a seguinte linha de comando:

Procure por:
$url = $_SERVER['PHP_SELF'];

Altere para:
$url = 'http://'.$_SERVER['SERVER_NAME'].$_SERVER['PHP_SELF'];


cjp escreveu:3) quando coloco a chamada do link para o arquivo restrita.php (meu anterior html), ele abre a página sem pedir a senha.

Este é o arquivo correto a ser chamado, mas ele deve estar com algum problema, provavelmente você não deve ter copiado o código que vai no início do arquivo corretamente.
Na opção "Sair da área restrita" você deve colocar o seguinte link: http://www.inaciocarvalho.com.br/restrita.php?logout=1

Tente fazer novamente os passos que lhe passei, observando as orientações acima e caso ainda tenha algum problema, favor compactar o seu arquivo restrita.php e anexar aqui neste tópico.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor cjp » 19 Nov 2012 01:34

Fiz estes acertos, mas agora, ao colocar usuário e senha, e clicar em Entrar, ele não entra, e nem dá nenhuma mensagem de erro.

Será que ainda estou fazendo algo errado?
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor Toledo » 19 Nov 2012 07:02

Toledo escreveu:Tente fazer novamente os passos que lhe passei, observando as orientações acima e caso ainda tenha algum problema, favor compactar o seu arquivo restrita.php e anexar aqui neste tópico.
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor cjp » 19 Nov 2012 22:04

Ah, desculpe, esqueci de anexar os arquivos. Aí vão eles. O jurid.html é de onde chamo o restrita.php.

Também esqueci de te responder que eu estava usando o NVU para editar o HTML, como vc havia me ensinado.
Anexos
protege.rar
(2.22 KiB) Baixado 119 vezes
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor Toledo » 20 Nov 2012 10:09

Inácio, faça o seguinte:

No arquivo protege.php procure por:
$usuario = $HTTP_POST_VARS['usuario'];
$senha = $HTTP_POST_VARS['senha'];


e troque por:
$usuario = ( isset($HTTP_POST_VARS['usuario']) ) ? $HTTP_POST_VARS['usuario'] : $HTTP_GET_VARS['usuario'];
$senha = ( isset($HTTP_POST_VARS['senha']) ) ? $HTTP_POST_VARS['senha'] : $HTTP_GET_VARS['senha'];

Atenção: os comandos acima são apenas duas linhas... cada linha termina no ;

procure por:
$encerra = $HTTP_GET_VARS['logout'];


e troque por:
$encerra = ( isset($HTTP_POST_VARS['logout']) ) ? $HTTP_POST_VARS['logout'] : $HTTP_GET_VARS['logout'];

Atenção: o comando acima é apenas uma linha... termina no ;

Depois envie o arquivo protege.php novamente para o seu site e faça um outro teste para ver se deu certo.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor cjp » 21 Nov 2012 01:09

Fiz isto, mas continua travado na página restrita.php. Depois de clicar em Entrar, não sai.

Estou anexando o protege.php pra vc ver se eu fiz certo.
Anexos
protege.rar
(997 Bytes) Baixado 145 vezes
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor Toledo » 21 Nov 2012 06:00

Inácio, encontrei um erro que não estava no arquivo original que lhe enviei, acho que você deve ter alterado o arquivo protege.php sem a minha orientação.

No arquivo protege.php, procure por:
name="usuário:"


e troque por:
name="usuario"


Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor cjp » 22 Nov 2012 01:52

Realmente estava com acento. Devo ter alterado por erro.

Corrigi e coloquei de novo o arquivo protege.php no ftp, mas infelizmente continua não saindo da tela da senha.

Será que ainda estou fazendo algo errado?
Anexos
protege.rar
(992 Bytes) Baixado 141 vezes
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor Toledo » 22 Nov 2012 06:39

Inácio, presta sempre bastante atenção nas minhas mensagens! Se você seguir corretamente a orientação da minha mensagem anterior, tenho certeza que o problema será resolvido.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor cjp » 23 Nov 2012 00:51

Puxa, Toledo, desculpe meu vacilo. Não tinha reparado nos :

Realmente agora funcionou. Muito obrigado.

Só ficou ainda um probleminha: quando saio da área restrita, ele volta pra tela que pede a senha, e daí não consigo sair dessa tela por vias normais (é claro que é possível redigitar o endereço no browser, mas o ideal é que o próprio site forneça um meio de voltar, certo?).

Tentei fazer um botão para Voltar, mas meus conhecimentos dessa linguagem são ínfimos. Até consegui colocar o botão, mas não sei como atribuir uma ação a ele.

Na verdade, o ideal, se for possível, que, ao clicar em Sair da área restrita, ele já voltasse diretamente à Área jurídica, onde estava quando entrou. Mas, se não for possível, se tem mesmo que voltar à tela que pede a senha, então precisaria atribuir a esse botão que eu criei de Voltar a ação de voltar pra Área jurídica.

Outra coisa que não consegui foi colocar a tabela da senha no centro da tela, se bem que isso é menos importante.

E ainda, também pouco importante: alinhar os dois botões na mesma linha.

Segue o arquivo protege.php com as alterações que eu tentei fazer.

Muito obrigado.
Anexos
protege.rar
(1 KiB) Baixado 149 vezes
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor Toledo » 23 Nov 2012 09:18

Inácio, o arquivo protege.php foi desenvolvido para que você possa utilizar em vários arquivos de área restrita, então o seu site pode ter várias páginas, com conteúdos diferentes, utilizando uma mesma proteção.

cjp escreveu:então precisaria atribuir a esse botão que eu criei de Voltar a ação de voltar pra Área jurídica.

Como o protege.php pode ser usado em várias páginas, será um pouco complicado retornar para a página anterior. O mais fácil seria retornar para a página principal do seu site.

Para colocar o botão Voltar e demais solicitações que você fez, siga os passos abaixo:

1 - Retire as linhas de comandos do botão "Voltar" que você colocou no arquivo protege.php
exclua estas linhas do arquivo protege.php:
<div style="text-align: right;"><input name="Submit"
value="Voltar" type="submit">


2 - Retire as linhas em branco que você colocou para tentar centralizar o formulário.
exclua estas linhas que estão depois de <body>:
<br>
<br>
<br>


3 - No arquivo protege.php faça as seguintes alterações:

Procure por:
<div style="text-align: left;">

Troque por:
<div style="text-align: center;">


Procure por:
type="submit">

Posicione o cursor no final desta linha e acrescente o comando abaixo:
&nbsp;&nbsp;&nbsp;<input type="button" value="Voltar" onClick="location.href='../';">


Procure por:
</head>

Abra uma linha nova ANTES da linha acima e acrescente os comandos:
  <style>
    #Centralizar {
      position: absolute;
      width: auto;
      height: auto;
      left: 50%;
      top:50%;
      margin-left: -250px;
      margin-top: -68px;
    }
  </style>


Procure por:
<body>

Abra uma linha nova DEPOIS da linha acima e acrescente o comando:
<div id="Centralizar">


Procure por:
</table>

Abra uma linha nova DEPOIS da linha acima e acrescente o comando:
</div>


Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor cjp » 23 Nov 2012 23:06

Funcionou perfeitamente. Muitíssimo obrigado.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Iniciante em Java

Mensagempor cjp » 15 Ago 2013 22:41

Caro Toledo e demais colegas,

Vou novamente precisar da ajuda de vocês nesta questão, por favor.

Eu devo ter feito alguma alteração indevida neste arquivo, que estava funcionando perfeitamente até pouco tempo atrás, mas agora não funciona mais.

O problema está no ponto após a colocação da senha, quando se clica no botão Entrar. Era pra chamar a página restrita.html, mas está voltando à página de pedido da senha.

Alguém poderia me ajudar?

Os arquivos seguem em anexo.
Anexos
arquivos.zip
(3.19 KiB) Baixado 102 vezes
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Outras linguagens de programação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro