Clipper On Line • Ver Tópico - Migração de dados entre Arrays e BDs

Migração de dados entre Arrays e BDs

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Francisco Diniz » 16 Abr 2012 20:57

Tenho por vezes trabalhado com estatísticas, e quando vou colocar os dados em um DBF é a maior trabalheira. Até que consigo, porém o programa fica demais grande.
É mais ou menos assim o meu problema: Tenho de 1 a 10 grupos para estudar. Eu escolho quantos grupos eu vou estudar, após eu informo o local de cada faixa deste grupo ( vai de 1 a 879), então fica por exemplo assim:
número de grupo escolhido : 5
local da faixa de cada grupo: gr 1>> 875, gr 2 >> 645, gr3 >> 315 ... gr 5 >> 157
Após isto, são formadas 5 arrays compostas de 25 campos ( private soma[25] ,soma2[25], soma3[25] ...soma5[25]).
Pois bem, ai esta o problema. Eu sempre tento usar o argumento FOR NEXT para a montagem do BD com estas arrays e não consigo. Tento assim:

\\   qtd é o no. de grupo
sele bde
dbappend()
local j:=i:=0            \\ definido no inicio do prg
for i:= 1 to qtd
     if i=1
         for j:= 1 to 25
             bp->n J := soma[j]      \\  << Aqui está meu problema. Esta rotina não roda. Não é aceito o indice j
         next
next

repete a rotina ...
Já estudei várias formas e ainda não vi nada que me esclarecece uma forma de montar o BD a partir de um for next com arrays.
Agradeço a ajuda.
Francisco Diniz
Nota de Moderação:
Pablo César: Mensagem editada para colocar a tag [ code ]
Veja como utilizar esta tag: Clique aqui
Francisco Diniz
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 13 Fev 2012 22:05
Cidade/Estado: Marília/ SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Pablo César » 16 Abr 2012 21:32

Bem vindo ao fórum Francisco !

Eu não entendi direito a sua explicação. Você tem uma array com informações e quer passar para o dbf ?(1) Ou você tem os dados no dbf e quer compor uma array ?(2) A array é multidimensional ou unidimensional ?(3)

eu informo o local de cada faixa deste grupo ( vai de 1 a 879), então fica por exemplo assim:
número de grupo escolhido : 5
Você escolhe a quantidade de grupos e isso como você faz ? Posiciona-se nos 5 registros ou como estão localizados ?(4)

Você poderia listar a estrutura do seu bd ?(5) -> quiser utilizar este aplicativo: para listar estrutura seria melhor
Não entendi, por quê você usa dbappend() e por quê utiliza if i=1 (na linha 6 do seu código) ?(6)
Na linha 4 você diz: j:=i:=0 igual a zero ?(7) Pois todo inicio de array começa com 1 ao menos em Clipper (na linguagem C começa com zero)

Após isto, são formadas 5 arrays compostas de 25 campos ( private soma[25] ,soma2[25], soma3[25] ...soma5[25])
Estou vendo que você utiliza 5 arrays unidimensionais. Isto responderia minha pergunta numero 2,, certo ?(8) Na minha opinião, você facilitaria se fosse multidimensional (apenas um nome, formando 5 linhas por 25 colunas), daí não precisaria repetir 5 vezes o código. Apenas mudar o ponteiro de cada array.

Se você responder as minhas 8 interrogações, terei como compor o código que precisa, mas preciso entender o seu caso.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Francisco Diniz » 17 Abr 2012 21:49

Boa noite Pablo. De antemão agradeço à sua atenção.
Eu desejo passar os valores da arrays soma[] para o banco de dados (bde) alias bp.
Este banco de dados possui os campos n1, n2,n3 ....n25 com tres dígitos numéricos
São dez (número máximo) de arrays unidimensional compostas de 25 campos: soma1[],soma2[],soma3[] . . . soma10[]. Digamos que é escolhida a quantidade 5 faixas para estudo, então o programa monta 5 arrays soma1[], soma2[]...soma5[] contendo 25 campos com resultados de cálculos.
De posse destas 5 arrays que preenchidas nos seus 25 campos, passo agora para a montagem do BDE alias bp, esta ai o problema, através de um for next eu não consigo colocar os dados das arrays no mesmo.

Para entender melhor, Imagine que vc tem 879 objetos semelhantes saidos de uma linha deprodução (porcas de parafusos por exemplo), sabidamente, cada porca mesmo saindo do mesmo torno é diferente da anterior gerada.
Então por amostragem aleatória eu escolho até de 1 até no max. 10 peças deste total de 879 peças. No caso do meu exemplo: gr1>> 875, gr 2 >> 645, gr3 >> 315 ... gr 5 >> 157. O que é feito ? Uma análise contendo 25 resultados e que são as minhas arrays denominadas soma 1 a n {1,2, 3 ,...., 25] (n = amostragem), pois bem, agora é a minha treta, por um simples for next, seria resultado mil se eu conseguisse colocar os resultados das arrays no bd, porém ele não aceita a variável de FOR até qtd ( qtd é a amostragem) como referência na inclusão no bd. Ou seja
for i:= 1 to qtd // valor de n
06 if i=1 // aqui eu vario "i" para limitar a qtd de arrays, uma arrays com valor zero dana meus cálculos
07 for j:= 1 to 25 // é a qtd de campos existente na array
08 bp->n J:= soma[j] \\ << Aqui está meu problema. Tento atribuir nos campos do BDE (bp) os valores de soma[j] para n1,n2 ,n3,n4...n25 que compoem o BDE. Então veja, o índice j em " nj " o programa não entende que j assume a cada looping outro valor :- j:=1, j:=2,...,j:=25. Isto ocorre também com a array soma[]

09 endif
10 next
Espero que tenha sido claro.
A questão básica é isto, porém coloquei de forma resumida de uma mega operação. A dificuldade é: " Como colocar valores de arrays através de um for next a um banco de dados .dbf". Claro que for next é uma alternativa, podendo ser também com do while, ou uma função () já existente e que desconheço.
Abraços colega.

Já li uma paulada de literaturas sobre montagens de BDs e nada sobre isto.
Francisco Diniz
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 13 Fev 2012 22:05
Cidade/Estado: Marília/ SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Francisco Diniz » 17 Abr 2012 22:16

Um detalhe a mais:
a) " For i " ao atingir o valor da amostragem escolhida, as demais arrays postereriores a "i" serão descartadas, evitando -se assim que elas entrem no cálculo final
b) eu atribuo valores zeros no inicio do prg as arrays através de afill (soma1,0) . . .
c) quando vou colocar os dados nos DBFs eu sempre abro a cada select o bd, pois como manipulo muitos dbfs, a cada abertura de um deles, o outro é fechado automaticamente, assim eu confio no dbappend() a cada chamada para inclusão de dados ao invés de append.
d)Não posso utilizar array mutidimencional pois a formação de cada uma delas é feito através de manipulação de cálculo. Sendo elas independentes, fica mais fácil de se entender uma depuração do prg. Coisa que não aconteceria se ela fosse uma matriz i,j.
Francisco Diniz
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 13 Fev 2012 22:05
Cidade/Estado: Marília/ SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor JoséQuintas » 17 Abr 2012 23:41

o mais difícil é entender o que precisa.

No bd pode gravar usando macro.
for nCont = 1 to 25
   cCont = ltrim(str(nCont))
   replace banco->n&cCont with array[nCont]
next


ou gravar cada elemento do array no bd:
analise, N, 10
array1, N, 10
array2, n, 10
valor, n, 10
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18008
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Francisco Diniz » 20 Abr 2012 21:17

Vou tentar usar sua sugestão de uso de macros, coisa que não havia pensado. A gente foca em um caso e acaba esquecendo de outro. Assim que obtiver o resultado, comunico a vcx. Abraços
Francisco Diniz
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 13 Fev 2012 22:05
Cidade/Estado: Marília/ SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor rochinha » 20 Abr 2012 21:33

Amiguinho,

Baseado no trecho de codigo que voce apresentou:

cDBFVetor := "vetores"
if !file( cDBFVetor+".dbf" )
   aStru := {}
   for i = 1 to 25 // é a qtd de campos existente na array
       aadd( aStru, { "GR"+strZero(i,2), "N", 10, 0 } ) // Cria o nome do campo como sequencia GR01, GR02, ..., GR25
   next
   DBCREATE( cDBFVetor, aStru )
endif
USE ( cDBFVetor ) NEW SHARED
for i:= 1 to qtd // valor de n
    if i=1 // aqui eu vario "i" para limitar a qtd de arrays, uma arrays com valor zero dana meus cálculos
       dbAppend() // Produzira os appends de campos novos baseados em "qtd"
       for j := 1 to 25 // é a qtd de campos existente na array
           field_name := LOWER("GR"+strZero(j,2)) // Pega a nome do campo GR01, GR02, ..., GR25
           _FIELD->&field_name := soma[j] // Repassa o campo com o conteudo de soma[j]
       next
    endif
next


O trecho de repasse ficaria parecido com este com o uso de vetor bidimensional:
...
for i:= 1 to qtd // valor de n
    //if i=1 // aqui eu vario "i" para limitar a qtd de arrays, uma arrays com valor zero dana meus cálculos
       dbAppend() // Produzira os appends de campos novos baseados em "qtd"
       for j := 1 to 25 // é a qtd de campos existente na array
           field_name := LOWER("GR"+strZero(j,2)) // Pega a nome do campo GR01, GR02, ..., GR25
           _FIELD->&field_name := soma[i,j] // Repassa o campo com o conteudo de soma[i,j]
       next
    //endif
next


Visto que o problema não esteja na criação do vetor e sim na manipulação para se imputar na tabela.

Eu talvez nem usasse tabela, a não ser que quizesse salvar por mais tempo o resultado, continuaria trabalhando somente sobre os vetores.

Mas no caso da tabela depois de criada, possibilitaria outras manipulações ou visões como filtragem dos ranges das amostragens ou escolhas de sequencias para comparações e os vetores resultantes podendo ser visualizados em gráficos.

Tive um desafio assim quando precisei montar um gráfico em meu sistema que apresentava simultaneamente a relação de valores do momento comercial de ponto de equilibrio.

Levando-se em consideração que a lógica acima foi didáticamente digitada e não testada pelo ISO ou IMMETRO.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Francisco Diniz » 22 Abr 2012 10:35

Tá ai, vc matou a charada, fiz uso da macro, funcionou, e diminuiu bem o meu prg. O uso de vetor bidimensional, foi providencial. Ficou um programa mais limpo e eficaz na redução de tempo de processamento.
Valeu, as dicas forma ótima.
Agradeço pela ajuda.
Francisco Diniz
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 13 Fev 2012 22:05
Cidade/Estado: Marília/ SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor alxsts » 22 Abr 2012 11:42

Olá!

O executável ficaria menor e mais rápido se eliminar o uso do operador macro (&):
...
for i:= 1 to qtd // valor de n
    //if i=1 // aqui eu vario "i" para limitar a qtd de arrays, uma arrays com valor zero dana meus cálculos
       dbAppend() // Produzira os appends de campos novos baseados em "qtd"
       for j := 1 to 25 // é a qtd de campos existente na array
           //field_name := LOWER("GR"+strZero(j,2)) // Pega a nome do campo GR01, GR02, ..., GR25
           //_FIELD->&field_name := soma[i,j] // Repassa o campo com o conteudo de soma[i,j]
           FieldPut( j, soma[i,j] ) // Repassa o campo com o conteudo de soma[i,j]   
       next
    //endif
next
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2943
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor rochinha » 23 Abr 2012 17:17

Amiguinhos,

Estas pequenas porções me fazem lembrar os velhos "Two Lines" em Basic.

Era uma série de pequenos aplicativos ou joguinhos feitos em duas linhas. Base esta que permitiu a muitos programadores aprender a enchertar comandos dentros de outros. Hoje isto é possivel usando-se xBase com o separador ";"

Neste caso o trecho acima(sem anotações) ficaria assim:
for i:= 1 to qtd ; dbAppend() ; for j := 1 to 25 ; FieldPut( j, soma[i,j] ) ; next ; next


Super simples. Mas a depuração...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Francisco Diniz » 08 Mai 2012 22:41

Boa noite Gente.

Legal este papo, faz a gente aprender ou lembrar algumas rotinas de antigamente, mas vejam vcs, hoje estou desenvolvendo um programa que tem uma rotina semelhante a deste tópico, o que muda é a passagem de uma variavel de um FOR NEXT como referência aos campos do BD, Vejam como ficou o trecho do programa PRG :
if fx1<>0           
   k:=fx1-9                               // caso fx1 = 100 , então k assume 91
   for j:=k to fx1                        // FOR NEXT  variará de 91 a 100 (10 unidades)
       for r:= 1 to 15                    // Verifico o resultado de 15 análises
           vLr:="F" + trim(str(r))        // f1,f2,...,f15  nome dos campos do meu BP Banco principal
           select bp                      // seleciono o Bco Principal de dados BP
                                          // ( possui o valor numérico de 1 a 25 )
           go j                           // inicio a varredura pela primeira amostra ( 91 )
           for m:= 1 to 25                // 1 a 25 - Varro para localizar uma igualdade de resultados possíveis
               if bp->&vLr = trim(str(m)) // No caso de ter achado a igualdade BP->(macro)f1, f2, ... f15
                  bdN:="N" + trim(str(m)) // bdN assume  N1,N2,...,N25
                  select bde              // Seleciona o Banco depositário dos resultados
                  dbappend()

                  bde->&bdN:=1            // bde->(macro)bdN :=1     
                                          // se verdade :bde->n1:=1, bde-n2:=1, .... ,bde-n25:=1     
                                          // >>>  Esta é a linha que o erro é apontado  (linha xxxxx)
               endif
           next
       next
   next
endif

Esta rotina o clipper aceita e a lik edição é feita, porém no processamento gera o erro: Error Base/1449 Syntax error: & (macro)
linha XXXXX
Nota de Moderação:
Pablo César: Mensagem editada para colocar a tag [ code ]
Veja como utilizar esta tag: Clique aqui
Francisco Diniz
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 13 Fev 2012 22:05
Cidade/Estado: Marília/ SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Francisco Diniz » 08 Mai 2012 22:58

Vejam a minha dúvida resumidamente. Desejo alocar 15 resultados obtidos na faixa de resultados 91 a 100, e posicionálos na coluna respectiva a cada campo do BDE sinalizando com o numeral 1 se verdadeiro.
BDE >> N1, N2, N3, ..., N25
BP >> F1, F2, F3, .....F25.

EXEMPLO PRÁTICO para o caso do inicio da faixa a ser varrida 91 (10 elementos):
BDE - N1 - N2 - N3 - N4 - N5 - N6- N7 - N8 - ....... N 21 - N22 - N23 - N24 - N25
BP - 1 - 0 - 1 1 1 - 0 - 1 - 1 1 0 0 1 1
BP é a amostragem dos resultados obtido na faixa 91, após será a faixa 92 e ate 100.
Espero ter sido claro.
Agradeço uma clareada neta questão.
Francisco Diniz
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 13 Fev 2012 22:05
Cidade/Estado: Marília/ SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor rochinha » 09 Mai 2012 05:52

Amiguinho,

Voce precisa ter certeza que o nome do campo esta sendo criado corretamente.
...
                          bdN:="N" + trim(str(m)) // bdN assume  N1,N2,...,N25
                     select bde              // Seleciona o Banco depositário dos resultados
                     dbappend()
   
                     bde->&bdN:=1            // bde->(macro)bdN :=1     
                                             // se verdade :bde->n1:=1, bde-n2:=1, .... ,bde-n25:=1     
                                             // >>>  Esta é a linha que o erro é apontado  (linha xxxxx)
...


Quando voce não define a largura em uma função str() ela pode assumir outra largura e o retorno não será o que voce deseja. Neste momento pode ser criado um nome de campo que não exista, exemplo N0003, N025, etc.

Portanto faça assim:

...
                          bdN:="N" + trim(str(m)) // bdN assume  N1,N2,...,N25
                     select bde              // Seleciona o Banco depositário dos resultados
                     dbappend()
? bdN // ******* PROVA DOS NOVE ******* //
                     bde->&bdN:=1            // bde->(macro)bdN :=1     
                                             // se verdade :bde->n1:=1, bde-n2:=1, .... ,bde-n25:=1     
                                             // >>>  Esta é a linha que o erro é apontado  (linha xxxxx)
...


Portanto apesar do alxsts ter proposto o uso de FieldPut(), esta função se sairia bem se realmente os campos forem criados na sequencia.

O uso de macro permite que o campo seja repassado mesmo que receba uma sequencia fora de ordem, exemplo: N1, N2, N15, N3, N18, N4, etc.

O uso de FieldPut() é certeiro, mas exige que a tabela esteja estruturada na sequencia. O uso de macro é demorado e sua precisão não depende da ordem dos campos. Mas exige verificação se o mesmo realmente esta sendo bem montado.

Dica: a função trim() é uma enganação. Use AllTrim() quando for fazer montagens, ou um rTrim() e lTrim().
                          bdN:="N" + alltrim(str(m)) // bdN assume  N1,N2,...,N25


Se voce padronizar os campos com um tamanho padrão ao invés de N1,N2,...,N11,N12 que visualmente mudam de tamanho, voce pode criá-los como N01,N02,...,N11,N12, onde todos os campos terão o mesmo tamanho no nome.

Neste caso voce passa a usar strZero() que preenche com zeros à esquerda conforme o tamanho que voce quizer:

                          bdN:="N" + alltrim(strZero( m, 2 )) // bdN assume  N1,N2,...,N25


Desta forma os numero de 1 a 9 aparecerão como 01, 02, ..., 09.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Francisco Diniz » 09 Mai 2012 21:52

Boa noite.
Bastante sensata sua colocação, vou retificar minhas entradas e nomes de campos, passo a passo e verificarei as suas sugestões e informo o resultado. De pronto, agradeço sua gentileza.
Francisco Diniz
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 13 Fev 2012 22:05
Cidade/Estado: Marília/ SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Migração de dados entre Arrays e BDs

Mensagempor Francisco Diniz » 20 Mai 2012 07:55

Bom dia.
Pois então, seguindo sua sugestão consegui compor meu BD quase que satisfatotiamente. Digo quase , por um motivo que ainda não entendi.
if fx1<>0                    // esta rotina será executada se fx1 # 0 
   k:=fx1-9               // k assume 9 valores anterioress a fx1
   for j:=k to fx1     
        for r:= 1 to 15  // 15 valores possíveis existentes em BP
             vLr:="F" + alltrim(str(r))  // vLr assume bde >> f1 f2 ... f15
             select bp
             go j
             for m:= 1 to 25  // esta rotina localiza os correspondentes F1 com N1 F2 com N2 etc.
                  if bp->&vLr = m  // macro assume bp >> bp->f1,bp->f2 ...bp->f15
                     bdN:="N" + alltrim(str(m))  //bdN assume os campos de bde >> N1, N2, ...,N25
                     replace bde->&bdN with 1   // na existência do correspondente o campo N assume valor 1
                  endif
             next
        next
        select bde
        dbappend()
        select bp
   next
endif

Esta rotina executa satisfatóriamente com um unico agravante, "j" é um looping composto de 10 ciclos, porém quando verifico o BDE (BD que foi composto), existem 11 registros sendo que este 11 é totalmente zerado (???). Deveria ter apenas 10 e não 11. Não entendi.

Editada por Rochinha. Para conter o código dentro das tags CODE
Francisco Diniz
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 13 Fev 2012 22:05
Cidade/Estado: Marília/ SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Próximo



Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 12 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro