Clipper On Line • Ver Tópico - Um Banco de Dados fácil de usar e de migrar

Um Banco de Dados fácil de usar e de migrar

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

Um Banco de Dados fácil de usar e de migrar

Mensagempor lugab » 31 Jan 2012 15:41

Alxsts escreveu:Um ótimo banco de dados para estudar e aprender é o MS Access. E quase toda máquina onde tem o MS Office tem Access instalado.


Será q o Alxsts ou mais algum outro membro poderia esclarecer se realmente o Access é é uma opção profissional para migrar do DBF/CDX ?

1) Da pra fazer tudo o que se faz num DBF com o Access ?

2)A versatilidade e integridade de banco de dados e índices no access são superiores ao DBF/CDX ?

3) Existe rdd para acessar os bancos de dados do Access , via clipper/harbour ?

Me interessei, pq aqui do lado do prédio tem um curso de Access básico/avançado, bem baratinho

Obrigado
lugab
lugab
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 843
Data de registro: 19 Mai 2009 15:58
Curtiu: 126 vezes
Mens.Curtidas: 38 vezes

Um Banco de Dados fácil de usar e de migrar

Mensagempor Pablo César » 31 Jan 2012 16:47

Na minha opinião e dos colegas que cursaram faculdade comigo, não consideramos um banco de dados decente, alias nem consideramos como banco de dados aquilo. Aquilo pra mim não passa de uma tralha ! Trocar DBF por isso eu acho que não aportaria em nada. Eu continuo utilizando DBFs, ora porque os meus clientes não precisam de um BD que requira maior performance ao ponto de mudar. Acho que o uso dos DBFs sintetiza muita a minha vida, é fácil e rápido a manutenção e o acesso. Se eu tiver que mudar seria para SQL. Mas JAMAIS Access...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Um Banco de Dados fácil de usar e de migrar

Mensagempor alxsts » 31 Jan 2012 17:13

Olá!

Como eu disse, é bom para aprendizado. Mas pode-se dizer que foi pois naquela época não haviam versões free do Oracle ou SQL Server.

Algumas pessoas realmente não consideram o Access um banco de dados relacional de verdade. Até ironizam, chamando-o de "tamborete de dados".

Para quem desconhece, o "coitado" tem dentro de si algo do xBase. A Microsoft comprou a Fox Software para incorporar a tecnologia de indexação do Fox, conhecida como Rushmore, no Access. E, de quebra, lançou seu produto xBase, o Visual Fox Pro, a quem nunca deu atenção, e que foi descontinuado recentemente, apesar da quantidade de usuários e da base instalada.

Continuo com as mesmas indicações que fiz anteriormente. SQL Server Express 2008 R2 ou Oracle XE (creio que esteja na versão 11g). Não descarto Postgre e MySql (que pertence à Oracle) mas, em termos de mercado, os dois são muito utilizados. E pelas maiores empresas do mundo.

Escolha um, baixe, instale e estude. Com isso, você estará atualizado com o mercado, no que se refere a banco de dados e SQL. Não se esqueça do material de estudo que pode baixar so site Apostilando ou no site da Microsoft ou Oracle.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2943
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

Anterior



Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro