Clipper On Line • Ver Tópico - Qual linguagem/Compilador usar ?

Qual linguagem/Compilador usar ?

Discussão sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

 

Re: Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor Stanis Luksys » 03 Nov 2010 02:59

momente escreveu:não consigo desenvolver uma solução completa de NF-e, consigo gerar xml, fazer os tratamentos de retornos, etc, mas não consigo consumir o Web Service do SEFAZ, poxa então, como posso dizer que o (X )Harbour não perde nada para outras linguagens?

Mas isso é relativamente simples, basta usar a hbtip pegando a resposta do servidor no formato JSON. Se não me engano há também classes para manipulação de XML lá nas pastas do contrib, o que facilita ainda mais. Não é necessário nenhum tipo de aplicativo externo para consumir webservice, dá pra fazer no xHarbour purinho sim.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Re: Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor Stanis Luksys » 03 Nov 2010 13:57

A propósito,

Da uma olhada neste exemplo que eu fiz consumindo webservice, e usando o efeito de maximizar na gtwvw, sem usar MSSOAP nem nada externo.

O processo com a NFE é o mesmo, a única diferença é assinatura, que serve como uma espécie de login. Mas isso também não é nenhum bicho de sete cabeças, da pra fazer tranquilo.

http://uploaddearquivos.com.br/download/cep.zip

Renomeie o arquivo para cep.exe e faça o teste.

Abraços
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Re: Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor momente » 11 Nov 2010 07:58

Stanis,

Faz algum tempo que venho desafiando nossos colegas mais experiêntes a mostrar-nos o caminho das pedras para consumir o webservice da SEFAZ, sobre os outros tipos de webservices (CEP, ENDEREÇO, CNPJ, etc) já conheço e tenho implantado em nossos sistemas, sobre o tratamento dos xmls,. tranquilo também (tem tudo no harbour)) não é o problema, vc citou alguma coisa de "JSON", você teria como nos ajudar, tenho certeza que mais pessoas estão precisando desta ajuda.

Valeu amigo, :)Pos
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
Avatar de usuário

momente
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 496
Data de registro: 03 Mar 2005 11:53
Cidade/Estado: São Carlos-SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor Stanis Luksys » 11 Nov 2010 13:46

Olá,

Cada webservice tem seu retorno e sua forma de trabalhar com os dados enviados de forma diferente. Eu já li alguma coisa sobre o SEFAZ la no portal da NFe, mas para que eu possa ao menos testar o serviço eu precisaria da chave de acesso, e eu não tenho, nem tenho intenção de adquirir. Pura sacanagem.

Tem três exemplos de webservice no site que to começando a fazer pra juntar minhas funções e exemplos, vê se te ajuda em alguma coisa:

http://sites.google.com/site/hblibs/

Tem um outro exemplo aqui quase pronto com JSON, e logo vou fazer upload lá.

Agora se você diz que já domina a forma de trabalhar com webservices do correio e outros, é só meter a mão na massa, porque o conceito é o mesmo.

Abraços
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Re: Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor Stanis Luksys » 13 Nov 2010 17:47

Olá Rogéro,

Conforme prometido, aí vai um exemplo de uso de webservice no formato JSON. Neste exemplo utilizei também a HBQT.

http://sites.google.com/site/hblibs/exemplos-com-fontes/visualizador-do-youtube-com-hbqt

Lembrando que se você não tem nada da Qt já instalado, no WIndows você vai precisar das DLLs que também estão para download na mesma página. São bem grandes...

Dá uma lida aqui também, e se tiver interesse podemos combinar algo:
http://pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=11401

Abraços!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Re: Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor momente » 16 Nov 2010 10:39

Valeu grande Stanis,

Sempre enriquecendo nosso fórum.

vou dar uma olhada no seu material e nos falamos...

forte abraço!
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
Avatar de usuário

momente
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 496
Data de registro: 03 Mar 2005 11:53
Cidade/Estado: São Carlos-SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor mhackervix » 27 Ago 2011 17:11

momente escreveu:Amigos,

Eu utilizo (X )Harbour/Console e MiniGUI/Harbour, atualmente não me falta "quase" nada, a não ser como o nosso colega Stanis (tá sumido em amigo) disse a respeito de uma IDE mais produtiva, mas um ponto eu gostaria de tocar, atualmente, como em outro tópico citei, tenho sistema gerador de Nota Fiscal Eletrônica tanto em console como em Windows, e estou frustrado em uma situação, não consigo desenvolver uma solução completa de NF-e, consigo gerar xml, fazer os tratamentos de retornos, etc, mas não consigo consumir o Web Service do SEFAZ, poxa então, como posso dizer que o (X )Harbour não perde nada para outras linguagens? Temos componentes para Delphi, VB.net, C#, etc para tal execução e nada para (X )Harbour, então acho complicado isto. Atualmente utilizo o UNINFE/UNIDANFE para esta operação de consumo do WebService. Mas gostaria imensamente de ser independente neste sentido.

do mais...estou bem satisfeito!

abraço aos amigos deste.

PS. Estou atualmente estudando JAVA sem saber se vou usalo realmente. Mas é no mínimo bem interessante.


A Solução que encontramos para a questão citada e para o post inicial foi utilizara o XAILER . É uma IDE para o xHarbour, muito parecida em funcionalidade com o Delphi (acho mais produtivo o Xailer), porem podemos utilizar o conhecimento legado de CLIPPER, fontes de rotinas de Clipper/Harbour e tem um suporte bastante interessante a Banco de Dados, POO e Internet, via Componentes.

Nossa Solução para NFE foi feita com XAILER sem nenhuma dificuldade.

att.
Mhackervix, Msc.
Avatar de usuário

mhackervix
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 105
Data de registro: 11 Fev 2008 01:06
Cidade/Estado: ES
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor sygecom » 29 Ago 2011 23:20

Olá Meu amigo,
Acho o XAILER sensacional, como está a evolução do Xailer, já tem algo como o SQLRDD para postgresql ?
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7005
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor mhackervix » 01 Set 2011 14:33

sygecom escreveu:Olá Meu amigo,
Acho o XAILER sensacional, como está a evolução do Xailer, já tem algo como o SQLRDD para postgresql ?


Tem saido novas versões constantemente, com bom grau de melhorias. Uma das coisas que acho fenomenal no Xailer é o acesso a banco de dados via conjuno de Objetos/DataSet/DataSource, onde de forma simples migramos de USE/APPEND/REPLACE para este esquema de acesso via Objeto mantendo os DBFs e posteriormente, se desejar, de forma fácil, trocar alguns componentes e acessos bases SQL. Sobre o PostgreSql, pose ser acessado via ODBC, pois na versão atual do Xailer esta disponivel o acesso de forma nativa apenas para MYSQL e SQLITE, prometivo para a proxima versão FIREBIRD, acredito que acesso nativo ao PostgreSQL é so questão de tempo.
Mhackervix, Msc.
Avatar de usuário

mhackervix
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 105
Data de registro: 11 Fev 2008 01:06
Cidade/Estado: ES
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor JoséQuintas » 01 Set 2011 17:35

A questão não é qual linguagem/compilador usar, e sim o que o programador está disposto a fazer.
Tudo tem um preço, seja dinheiro ou mão de obra. Pode precisar gastar, ou pesquisar, ou testar, ou fazer novos fontes.
Fora isso tem o trabalho do dia a dia, que precisa ser feito, e não pode esperar uma nova linguagem.

Os criadores de linguagens estão preocupados com os usuários, mas esquecem do programador.
Deveriam facilitar para o programador, mas complicam cada vez mais.
O VB da Microsoft deixa de ser compatível a cada versão, empurrando o que acha ser melhor, mas prejudicando a todos.

Eu não sou de preparar algo pra algum dia instalar. É fazer e instalar e usar e pronto.

Testei Harbour há muito tempo, e só dava erro, eu não estava disposto a esperar correções, ou ficarem falando que era erro meu, ou deixar um sistema cheio de bugs, preso a uma linguagem com bugs, então continuei com Clipper, sempre mantendo compatível com Harbour.

Aprendi VB, tudo que fiz funcionou, mas.... mensagem de erro não mostra número de linha, e a Microsoft continua atualizando componentes mas sem se preocupar em deixar compatível. (vários componentes fazem parte do Windows, ou de outros aplicativos Microsoft, e alguns já começaram a deixar de ser compatíveis com 32 bits). Tudo bem, tudo contornável, pelo menos por enquanto.

Então decidi: misturar tudo

Fiz o preview de relatórios em VB, foi a primeira parte, está rodando até hoje, inclusive com geração de PDF, email, etc.
Depois a atualização on-line, o sistema já atualiza as partes Clipper e VB num clique.

Fiz diversas telas de cadastros, inclusive uma preparada pra atender diversas tabelas num único fonte.
Tudo funcionando e ninguém se interessava, por achar mais prático no Clipper.
Como ninguém se preocupava.... nem eu.... rs... foi ficando tudo desatualizado, faltando campos, etc.

Com a nota eletrônica, o VB passou a cuidar dessa parrte, incluindo atualização de uma base MySql.
Tenho uma base na internet, e outra em um servidor interno, com HD de 1TB, só com nota eletrônica.
Coloquei até pro sistema clipper mostrar o PDF da nota eletrônica com o clique do usuário.
A maioria dos clientes nem sabe que tem isso, ou como funciona, mas faço uso do Clipper, um script VB, ASP na internet, e meu servidor interno.
Funciona redondo, apesar da mistura.

Agora, no último teste, o Harbour funcionou redondo.
Já troquei o Clipper por ele, e está rodando tranquilo.

Meu aprendizado VB valeu a pena.
Alguns devem lembrar de quando testei da outra vez, que falei do ADO funcionar bem.
Posso trabalhar no Harbour da mesma forma que no VB, usando ADO, e isso vai facilitar o "retorno".

E o que vém agora?

Parte gráfica?
Nenhum cliente se interessou, porque eu vou ter pressa disso.
Tudo que estava pronto em VB ficou desatualizado por falta de uso.

Meus próximos passos são:

- Eliminar o LHA ou LHA32, usando a hbzip - em andamento
- Atualizar a base MySql sem precisar do VB - testado, falta fazer
- Conversar com a Fazenda sem precisar do VB - testado, falta fazer
- Eliminar mais informações dos DBFs, transportando para o MySql (talvez um dia esteja totalmente no MySql) - a fazer
E por último, parte visual.

Essa foi a forma que adotei, serviu pra ir acostumando com MySql, APIs do Windows, e visual Windows.
Nesse tempo o Harbour ficou maduro, e meu conhecimento pra tirar vantagens dele também aumentou.

Acredito que na parte gráfica vá acontecer a mesma coisa.
A GTWVW, que servia apenas pra deixar a tela texto como Windows, agora permite usar recursos Windows.
Já se fala de adotar a QT, que vai permitir deixar parte gráfica compatível com Windows/Linux/Celulares/Etc.

Tenho bastante trabalho pra ser feito, além dos serviços normais de cliente, tem agora a parte de eliminar o VB.
Me preocupar com parte gráfica agora, seria perder tempo precioso, começando por tentar escolher qual GUI usar.

Nota Fiscal eletrônica, Sped Fiscal, Sped Contábil, Sped Pis/Cofins, isso tudo tá no começo.
Já estão vendo que esse negócio de enviar/receber XML por email dá trabalho, baixar de site dá trabalho, e já começaram a adotar webservices pra isso também.
É mais uma coisa a pesquisar e ser feita, com ou sem tela gráfica.

É assim que gosto de programar: vou fazendo e pondo em prática. Deu certo vai, deu errado retiro.

Qual a melhor linguagem?
TODAS. Cada uma sempre fez sua parte e completou a outra, seja Clipper, VB, ASP, Script, e agora Harbour.
Se o Harbour continuar redondo ótimo, senão, vamos misturar novamente.... rs
Estou começando a ficar otimista com o Harbour, talvez até esqueça dos muitos problemas do passado.
Mas só acredito vendo, e comecei a ver... rs

Isso tudo foi o que valeu pra mim, e com certeza cada um tem suas prioridades a considerar, de acordo com o que usa atualmente, tempo disponível, paciência, etc.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18008
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Qual linguagem/Compilador usar ?

Mensagempor sygecom » 05 Set 2011 00:17

Olá Mhackervix,

Legal essas evoluções do Xailer, se poder nos manter atualizado seria legal, até mesmo para trazer mas interesse de desenvolvedores nesse Projeto sério que é o Xailer. vlw
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7005
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Anterior



Retornar para Outras linguagens de programação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 15 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro