Clipper On Line • Ver Tópico - se nao acessar a rede dar mensagem no delphi 6

se nao acessar a rede dar mensagem no delphi 6

Discussão sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

 

se nao acessar a rede dar mensagem no delphi 6

Mensagempor porter » 30 Mai 2010 11:56

bom dia pessoal, tenho um sistema em delphi 6 com firebird, esta funcionando perfeitamente em rede, agora gostaria de saber como faco para quando na maquina cliente, se o servidor nao for localizado, ou se a rede estiver com problema dar mensagem que o servidor nao foi localizado ou que a rede esta com problema. Eu quero que o sistema de a mensagem e encerre o sistema, so isso.
porter
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1024
Data de registro: 10 Dez 2009 15:44
Cidade/Estado: OLIMPIA-SP
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 23 vezes

Re: se nao acessar a rede dar mensagem no delphi 6

Mensagempor Maligno » 30 Mai 2010 13:34

Não entendo muito de Delphi, mas acredito que resolveria se, no início da execução, você tentasse conectar por um componente, dentro de um bloco try. Se falhar, encerre. Caso contrário, prossiga normalmente. Detalhe: eu uso o Builder e nunca deixo componente de conexão ligado. Prefiro ligar apenas no uso. Se deixar ligado, ele tentará a conexão assim que o formulário for instanciado. Falhando, já sabe o que acontece.

Claro que você também deve se preocupar com a perda da conexão durante a execução do programa. São várias formas de tratar isso. Uma delas acho bem simples: uma thread que monitora a situação da conexão o tempo todo. Na falha (evento onError ou onConnectionLost do componente de conexão), a thread fecha um semáforo que deve ser testado antes de cada interação com o servidor. Mas é só uma idéia. Apenas não se esqueça, nesse caso, de que a execução de uma SQL, em caso de "fetch all", traz todas as linhas para a memória. Assim, a perda da conexão só será sentida quando uma nova SQL precisar ser executada. Ou no "fetch" parcial (ou refresh), porque aí o conector precisará do servidor novamente, para nova carga.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes




Retornar para Outras linguagens de programação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 10 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro