Clipper On Line • Ver Tópico - Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

Re: Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor SandroBelarmino » 23 Set 2008 07:44

Bom dia galera !!!!
Toda parte de indexação dos arquivos já está pronto e funcionando legal, já estou finalizando e testando as rotinas de cadastros, pois como eu usava NTX eu abria vários indices no set index, e as vezes, na ordem que ficasse mais comodo dentro da rotina que iria usar, por exemplo, no cadastro de clientes, eu tinha ind1,ind2,ind3,ind4 e dependendo da rotina que ia usar, no set index eu nao abria obrigatóriamente nessa ordem, e até as vezes abria somente o indice que eu iria usar, por isso estou tendo que fazer esses ajustes, tanto na abertura do indice, pois agora estou abrindo somente um CDX com várias TAGs e tambem estou tendo que ajustar os set order nas rotinas, por isso está levando um bom tempo.
Mas como eu disse a parte do cadastro já está pronto e estou finalizando os testes, agora já vou partir pra parte de movimentação no módulo de Pedido/Faturamento e depois fazer os módulos restantes.
Estou postando essa mensagem para dar uma posição de como está o andamento, pois afinal de contas, esse trabalho está andando graças a ajuda de todos voces !!! :{

Grato a todos pela atenção, e podem ter certeza, que assim que o sistema todo estiver rodando no cliente, posto outra mensagem dizendo como foi o resultado de tudo isso.

Forte abraço e sucesso a todos. :)Pos
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
SandroBelarmino
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 464
Data de registro: 04 Set 2007 16:11
Cidade/Estado: Pedreira-SP
Curtiu: 18 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor SandroBelarmino » 23 Set 2008 10:35

Em tempo,

Uma coisa que percebi na indexação do arquivos é que, se eu primeiro abrir o dbf e verificar se nao ocorreu nenhum erro (neterr()) pra depois apagar o cdx, eu não consigo apagar o cdx, pois quando eu abro o dbf, automaticamente o cdx já é aberto pois tem o mesmo nome do dbf, entao ao fazer o index to meu cdx vai aumentando de tamanho. O que eu fiz foi na rotina de indexação, primeiro tentar apagar o cdx e se obtver êxito, ai sim eu abro o dbf e faço a indexação. :-´

Até mais.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
SandroBelarmino
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 464
Data de registro: 04 Set 2007 16:11
Cidade/Estado: Pedreira-SP
Curtiu: 18 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

Arquivos de Indices

Mensagempor Pablo César » 23 Set 2008 10:51

Sandro,

Alegro-me que seu sistema esteja tomando outro rumo, motivado pelo CDX. Só gostaria de esclarecer um ponto muito importante que você mencionou:
até as vezes abria somente o indice que eu iria usar
A nível de esclarecimento, espero que ja seja conhecimento de todos. Quando temos vários arquivos de índices, é fundamental para sua atualização que vocês abra TODOS os índices do DBF que irás usar em modo ESCRITO. Modo escrito, me refiro sempre que seu sistema venha a fazer qualquer atualização no DBF. Seja inserir novo registro, alterar registro ou atés mesmo deletar. Pois se você não for abrir todos os índices de tal DBF, estes irão ficar DESATUALIZADOS. Desculpem fazer ênfase das palavras, mas é um assunto relevante que precisa ser considerado.

Se você em determinado módulo (não que eu esteja afirmando que você faz, Sandro) você abrir um DBF com alguns (não TODOS) indices e fizeres um replace no DBF, os outros índices desse DBF irão ficar desatualizados e você terá que forçar uma re-indexação, o que esta prática causa um certo trastorno, principalmente se o sistema estiver em rede.

Este conceito, serve tanto para NTXs como para CDXs. Não cometa esse erro.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Re: Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor SandroBelarmino » 23 Set 2008 11:41

Pablo,
Agradeço a ajuda, e tenha certeza que a preocupação é muito válida, pois eu quando comecei no clipper cometi muito esse erro, de abrir somente os ntx que iria usar em pesquisa e fazer atualização de dbf, deixando assim outros indices desatualizados. Porém, em nossos programas hoje, qdo eu disse que as vezes abria somente alguns ntx, isso é somente quando nao vou fazer atualização no dbf, ou seja, somente em consultas, relatorios, etc...

Abraço.

Sandro
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
SandroBelarmino
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 464
Data de registro: 04 Set 2007 16:11
Cidade/Estado: Pedreira-SP
Curtiu: 18 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor sygecom » 23 Set 2008 12:33

Olá Pablo,
Esse tipo de preocupação que vc citou em CDX passa ser desnecessario, sendo que quando vc abre um DBF e tiver usar o SET AUTOPEN ON ele abre o CDX automatico junto com o DBF não prescisando esquentar a cabeça se esta abrindo ou não o indice, e se tiver usando o SEU AUTOOPEN OFF , assim mesmo vc vai abrir um unico INDICE que onde se encontra todas as TAG ou seja, é um unico indice com varios indice dentro, sendo assim todos sempre vão esta Atualizados, trabalhar com CDX é tudo de bom.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor Pablo César » 23 Set 2008 15:12

Obrigado Leonardo pelo seu esclarecimento. Então o CDX cuida automaticamente que sejam aberto todos os indices correspondente ao DBF. Sendo assim o conceito é o mesmo, cuidar que os indices todos sejam atualizados. Legal o esclarecimento.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Re: Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor lugab » 30 Nov 2009 01:18

Pessoal, eu Converti meus DBFs pelo Xharbour, para migrar de NTX para CDX.

Agora eu preciso substituir meu DBASE3 (que não serve mais) , por um DBASE(n) que abra e manipule esses DBFs convertidos.

Alguém disponibiliza uma cópia para mim ?

Grato,

Gabriel
lugab
lugab
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 843
Data de registro: 19 Mai 2009 15:58
Curtiu: 126 vezes
Mens.Curtidas: 38 vezes

Re: Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor alaminojunior » 30 Nov 2009 07:37

Pablo César escreveu:Então o CDX cuida automaticamente que sejam aberto todos os indices correspondente ao DBF

Lembrando....desde que o arquivo de índice tenha o mesmo nome do arquivo de dados.

Gabriel, procure na net sobre OurXdbu. É muito interessante.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Avatar de usuário

alaminojunior
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1689
Data de registro: 16 Dez 2005 20:26
Cidade/Estado: Ubatuba - SP
Curtiu: 27 vezes
Mens.Curtidas: 11 vezes

Re: Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor Dr.Microso » 30 Nov 2009 08:35

Gabriel, salve!

Creio que os utilitários abaixo irão lhe atender com sobra no contexto de sua necessidade...
Os 2 primeiros são versões diferentes que correspondem a indicação do Alamino...

ourXdbu-1.5.2.0 http://www.4shared.com/file/149006629/b8400632/ourXdbu-1520.html?s=1
ourXdbu-1.1.0.0 http://www.4shared.com/file/149005655/ec027330/ourXdbu-1100.html
WinDBU.exe http://www.4shared.com/file/148701843/22f46615/WinDBU.html
Prometheus 2000 http://www.4shared.com/file/148703167/b277338a/Prometheus_2000__dbwIde__DBU_e.html

Um abraço!
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
Avatar de usuário

Dr.Microso
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 173
Data de registro: 12 Jan 2009 20:26
Cidade/Estado: Belo Horizonte, MG
Curtiu: 119 vezes
Mens.Curtidas: 5 vezes

Re: Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor lugab » 30 Nov 2009 18:13

Grato, Alamino e Dr.Microsol..

gabriel
lugab
lugab
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 843
Data de registro: 19 Mai 2009 15:58
Curtiu: 126 vezes
Mens.Curtidas: 38 vezes

Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor Netavin » 11 Nov 2011 11:25

Caro Pablo.
Estou usando os mesmos DBF´s. Porém, os índices "CDX" não estão sendo criados e sim os "NTX".

Netavin
TK90 / TK95 / APPLE IIe / 286 / 386 / 486 / 586 / AMD Atlhon
" Sem saber que era impossível, foi lá e fez !! "
Avatar de usuário

Netavin
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 305
Data de registro: 28 Fev 2007 08:37
Cidade/Estado: Cacoal-RO
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor SandroBelarmino » 11 Nov 2011 12:56

Netavin escreveu:Caro Pablo.
Estou usando os mesmos DBF´s. Porém, os índices "CDX" não estão sendo criados e sim os "NTX".

Netavin


Como está sua rotina de Indexação? Coloque ao menos uma linha de como você está criando os índices.

E veja nessa resposta desse mesmo tópico que você precisa acrescentar 2 comandos no início do programa informando o RDD que vai usar.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
SandroBelarmino
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 464
Data de registro: 04 Set 2007 16:11
Cidade/Estado: Pedreira-SP
Curtiu: 18 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor billy1943 » 21 Nov 2011 14:38

Para quem quiser acrescer mais algum conhecimento sobre o assunto, outro tópico postado foi:

http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=42&t=11848
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Avatar de usuário

billy1943
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 570
Data de registro: 12 Mai 2009 17:33
Cidade/Estado: Bauru-SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 21 vezes

Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor Clash » 27 Fev 2014 16:34

Amigos e Prof. Toledo, é muito bom ver essa comunidade tão viva. Passo tempo sem acessar, mas quando me deparo com certos obstáculos aqui é a salvação.
Migrei há muito tempo meu sistema principal para índices .CDX - sucesso total: memoria, agilidade, velocidade e principalmente recursos de filtragem pelos índices.
Bom... me ajudem com o seguinte cenário: --Uma Rotina de Contas a Receber--
-Em um modulo de Baixa(Quitação de Documentos), solicito o Código do Cliente (ou através de busca por nome, encontra o código).
-Criei uma cópia do arquivo do ct.receber (receber.dbf => ctrecsep.dbf) onde abro em modo exclusivo e executo Zap.
-Através do filtro .CDX executo Do While !Eof() e vou Adicionando (Append Blank) os registros no arquivo ctrecsep.dbf.
-Beleza até aí então. O operador de caixa executa a baixa informando valor e data pagos. Tranquilo.
-Na saída da rotina leio do inicio ao fim o arquivo ctrecsep.dbf e faço busca através do número do documento no arquivo principal (receber.dbf) executando REPLACE dos dados de registros que foram alterados, com o devido travamento de registros RLOCK(). Até aí tudo bem também.
-Acontece que após isso tudo executo: DBCOMMITALL(), DBCLOSEALL().
-Não é toda vez, mas as vezes na após isso apresenta um erro: DBFCDX 1210, as vezes no DBCOMMITALL, as vezes no DBCLOSEALL. Pesquisei sobre o erro no NortonGuide e informa que os Arquivos de índices e os arquivos de banco de dados estão fora de sincronia.
Já rodei meus .prg e nada que possa estar pela rede "desincronizando" isso.
Help.... Ajuda aí! Obrigado a todos.
Avatar de usuário

Clash
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 79
Data de registro: 11 Set 2004 11:14
Cidade/Estado: Divinópolis (MG)
Curtiu: 46 vezes
Mens.Curtidas: 2 vezes

Migrar de NTX para CDX. Como proceder ????

Mensagempor rochinha » 27 Fev 2014 18:46

Amiguinho,

Cada programador tem uma mentalidade em relação a formação de seu banco de dados e das rotinas de manutenção. Pelo que vejo voce criou esta metodologia de forma a suprir os problemas causados pelo mau uso dos registros pelos usuários.

Em meu sistema tenho vários campos para a data do registro(data, areceber, recebido,previsao), campo de valor principal, valor pago, juros, descontos, extras e campo flag para quitado ou não.

Minha sugestão é voce não usar outra tabela e sim permitir a manutenção direta no arquivo principal e se tiver de fazer retificação ficará mais facil limpar alguns campos e o registro volta ao normal.

A opção para restaurar este registro quitado erroneamente seria extorno e ela se encarregaria de limpar os campos que são usados no preenchimento da quitação.

Agora em relação ao problema relatado o que pode ocorrer é:

No momento que sua rotina esta executando a leitura, ao passar por um certo registro, que esteja travado em outra maquina, ao travar o registro, na verdade destrava o mesmo na outra maquina e sua rotina falha neste momento.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro