Clipper On Line • Ver Tópico - WAPI v1.05 - Funções da API do Windows

WAPI v1.05 - Funções da API do Windows

Discussão sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

 

Mensagempor Dudu_XBase » 29 Jun 2007 15:48

Maligno Boa Tarde.
Os tópicos que forem movidos agora serão deixados um post fantasma na seção anterior ou onde ele se originou.


________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle




Dudu_XBase
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 1036
Data de registro: 25 Ago 2003 16:55
Curtiu: 24 vezes
Mens.Curtidas: 9 vezes

Mensagempor Pablo César » 29 Jun 2007 18:23

Desculpem Dudu e Maligno, por me intrometer... mas isso de criar duplicidade de mensagem, você não acha Sr. Moderador que isto iria causar alguns transtornos ?. Pois pelo que me parece, se alterar, incluir o deletar algo de um dos tópicos o outro fica sem modificações...

Sei que não é da minha conta, mas esse procedimento de "copiar" o tópico" pra lá e pra cá... não estaria inchando cada vez mais a base de dados do FORUM ?

Sinceramente, não gostei. Essa é a minha opinião. Em vez de enxugar estamos duplicando. Pois disseram que iriam re-classificar mensagens e ver o que os amigos do Forum tem pra dizer... mas isto !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Mensagempor Maligno » 30 Jun 2007 01:01

Dudu_XBase escreveu:Os tópicos que forem movidos agora serão deixados um post fantasma na seção anterior ou onde ele se originou.

Sinceramente, não entendi. Não percebi qualquer mudança, a não ser uma mensagem de solicitação de emprego no grupo de Clipper. Aquilo acho que "incha" o grupo desnecessariamente. Se isso for o tal de post "fantasma", acho ficou pior do que estava. Bastaria mover o tópico.

Veja, eu disse que não reclamaria mais sobre isso. E não vou reclamar. Vou apenas fazer uma simples pergunta: porque simplesmente não movem as mensagens aos seus devidos lugares? Não seria mais fácil? O tópico sobre o WAPI, para citar um exemplo, não é "código fonte". É LIB para Clipper, cujos fontes, apesar de liberados, não foram publicados aqui. Logo, no meu entendimento, deveria estar no grupo de Clipper, não de códigos fontes de Clipper. É simples.

Inclusive, quando tiver que dar continuidade a este tópico, com mensagens de cunho técnico, se ele ainda estiver no "código fonte", vou abrir novo tópico no grupo de Clipper, pois é lá que eu acho que ele deve ficar.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Mensagempor Maligno » 06 Jul 2007 18:49

Dudu_XBase escreveu:Os tópicos que forem movidos agora serão deixados um post fantasma na seção anterior ou onde ele se originou.

Isso de nada adianta, Dudu. Acabei de postar na seção de Clipper, mas o tópico não subiu. Ficou no mesmo lugar. O tópico fantasma não fez diferença alguma.
Sinceramente, não seria mais simples apenas voltar o tópico à seção de Clipper? Poderia me fazer esse favor? Não é necessário "fixá-lo".
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Mensagempor Maligno » 06 Jul 2007 18:51

Estou quase podendo voltar a desenvolver a biblioteca. Por isso, apenas para lembrar os ítens que ainda estão pendentes, (+/-) na ordem de prioridade:
  1. Inclusão do modo residente, a fim de executar simultâneamente diversas tarefas;
  2. Cancelamento de jobs de impressão do spooler;
  3. Fechamento de uma aplicação pelo seu handle;
  4. Funções de FTP: list, delete, upload, download, etc.

Alguma coisa a mais?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Mensagempor Pablo César » 06 Jul 2007 23:31

Maligno escreveu:Acabei de postar na seção de Clipper, mas o tópico não subiu. Ficou no mesmo lugar. O tópico fantasma não fez diferença alguma.
Pois foi justamente por causa disso, que eu alertei na minha mensagem:
Pois pelo que me parece, se alterar, incluir o deletar algo de um dos tópicos o outro fica sem modificações...
Fora também quando é procurado algo sobre o WAPI não é encontrado nada (pelo "Busca" do menú do forum)na seção "CA-Clipper". Tudo isto, está trazendo mais confusão ainda. Srs. moderadores/Sr. administrador, teria como reverter esta situação o mais breve possível ?. De voltar ao que estava, na seção Clipper ?.

Maligno escreveu:... apenas para lembrar os ítens que ainda estão pendentes, (+/-) na ordem de prioridade:

1. Inclusão do modo residente, a fim de executar simultâneamente diversas tarefas;
2. Cancelamento de jobs de impressão do spooler;
3. Fechamento de uma aplicação pelo seu handle;
4. Funções de FTP: list, delete, upload, download, etc.


Estive recompilando as pendências (ora confirmadas pelo Maligno) e ficaram a seguintes a serem mencionadas:

5. Procedimento para ler status da sessão. (modo Janelado/Tela-cheia)
6. Possibilidade de deletar arquivos e enviar para lixeira do Windows.
7. Mostra a versão do WAPI, executando sem parâmetro algum.
8. Bloqueio total ou parcial do teclado.
9. Deixar de utilizar o PLAYWAVE em modo sincrono, para que os sons pudessem ser interrompidos.
10. Testar teoria: Leitura da tela na linha 00 coluna 00 (ou em pixels) para obter o modo em que a sessão pudesse estar. Se texto, é TELA-CHEIA se é gráfico, é JANELADO. Você falou que iria fazer testes quando tiver algum tempinho...

Não ví outra pendência que precise ser mencionada. Isto sem falar que o WIN2TOP em WIN98 não funciona adequadamente.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Mensagempor Maligno » 07 Jul 2007 04:15

Pablo César escreveu:5. Procedimento para ler status da sessão. (modo Janelado/Tela-cheia)

Isso, sinceramente, já nem penso mais. Embora não tenha oficialmente desistido, vai ficar por último, pois ainda vai consumir muito tempo. Fica como adendo, pro fim.

7. Mostra a versão do WAPI, executando sem parâmetro algum.

Essa opção já existe desde a última liberação. :)

8. Bloqueio total ou parcial do teclado.

Essa realmente eu esqueci. Vai ser uma das minhas favoritas. :)

9. Deixar de utilizar o PLAYWAVE em modo sincrono, para que os sons pudessem ser interrompidos.

Não lembro disse ter sido comentado antes. Mas o bloqueio de sons é algo bem útil. Mas foi bom tocar nesse assunto, pois eu esqueci de comentar a idéia que tive: implementar a execução de lotes de sons. Só vou levar isso adiante porque é algo muito simples. Tive essa idéia após ver o programa "São Tomé" do colega Toya. Se aquilo tivesse de ser feito em Clipper, não seria possível. Com o WAPI atual até poderia ser, mas ainda não ficaria bom. Seria necessária uma execução em seqüência contínua. Baixe o programa demo e veja como a "fala" ficou bem feita. Mas isso, apesar de muito simples de fazer, ficará com prioridade baixa.

Remontando a lista então:
  1. Inclusão do modo residente, a fim de executar simultâneamente diversas tarefas;
  2. Bloqueio do teclado em nível global
  3. Cancelamento de jobs de impressão do spooler;
  4. Fechamento de uma aplicação pelo seu handle;
  5. Cancelamento de execução de WAVEs;
  6. Execução de sons em lote, no modo síncrono;
  7. Funções de FTP: list, delete, upload, download, etc. Deixei este ítem por último por ser mais trabalhoso.


E o adendo: tentar fazer a porcaria do Windows98 confessar qual é o estado atual da janela DOS. Mesmo que seja sob tortura. :)))
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Mensagempor Pablo César » 07 Jul 2007 08:44

Caro Maligno,

Eu não estou seguro se você concordou com a incrementação de mais este recurso quando:
Maligno escreveu:
Veja Maligno, que eu não te estou pedido para satisfazer a minha necessidade apenas. Acho que apagar um arquivo da forma que o WINDOWS o faz, isto é colocando-o na lixeira. Isto é um conceito, diferente para nós que trabalhamos em DOS.
Ah, sim. Não discordo disso. Seria um recurso a mais.
Mas tinha me parecido que você faria algo pra isso.

Maligno escreveu:
7. Mostra a versão do WAPI, executando sem parâmetro algum.
Essa opção já existe desde a última liberação.
Lembro você ter mencionado isso, mas o engraçado foi que eu baixei do seu post e comparando as datas do executáveis é a mesma, mas agora baixei novamente pela 15º e realmente vejo que tem diferença. Agora tem a versão sim.

Maligno escreveu:
9. Deixar de utilizar o PLAYWAVE em modo sincrono, para que os sons pudessem ser interrompidos.

Não lembro disse ter sido comentado antes. Mas o bloqueio de sons é algo bem útil.
Lembro que você mencionou que não estava conseguindo funcionar em background porque utiliza-se do modo SINCRONO o que não permitiria interromper os sons. E se você conseguir, ótimo !.

Maligno escreveu:Tive essa idéia após ver o programa "São Tomé" do colega Toya.
Eu ví seu post mencionando o "Terminal de consulta com voz" que alias está muito bem feito e inclusive é possível interromper o som. E fico animado saber que irias incorporar mais esse recurso ao WAPI.

Maligno escreveu:foi bom tocar nesse assunto, pois eu esqueci de comentar a idéia que tive: implementar a execução de lotes de sons.
Então podemos considerar esta opção juntamente com a opção 5 que você menciona na sua ultima mensagem ?

Maligno escreveu:E o adendo: tentar fazer a porcaria do Windows98 confessar qual é o estado atual da janela DOS. Mesmo que seja sob tortura. :)))
kakaka Imagem Sei este WIN98 é o nosso KARMA. Pois eu tenho muitos clientes ainda com WIN98 e até mesmo lembro que ja teve colegas perguntando se você poderia fazer algo para acionar a tecla WINKEY e/ou ALT_ENTER. Mas claro esta ultima opção, seria para alternar o modo, mas sem saber o STATUS fica inviável. Sorry my friend !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Mensagempor Maligno » 07 Jul 2007 11:56

Antes de tudo, quero agradecer o Dudu por mover o tópico para seu lugar de origem.

Pablo César escreveu:apagar um arquivo da forma que o WINDOWS o faz, isto é colocando-o na lixeira.

Não discordo. Coloco na lista. :)

Lembro que você mencionou que não estava conseguindo funcionar em background porque utiliza-se do modo SINCRONO o que não permitiria interromper os sons. E se você conseguir, ótimo !

Na verdade, o problema todo está no modo transiente do WAPI. Enquanto ele não morrer, ele não volta. Para tarefas que exigem mais tempo, acaba causando um desconforto no programa Clipper. Daí nasceu a idéia do WAPI residente.

Então podemos considerar esta opção juntamente com a opção 5 que você menciona na sua ultima mensagem ?

Já está lá. É o ítem 6.

lembro que ja teve colegas perguntando se você poderia fazer algo para acionar a tecla WINKEY e/ou ALT_ENTER. Mas claro esta ultima opção, seria para alternar o modo, mas sem saber o STATUS fica inviável. Sorry my friend !

Pois é. No caso das demais teclas, não vejo muita necessidade.

A lista que tenho agora:
  1. Execução do WAPI no modo residente;
  2. Bloqueio do teclado em nível global;
  3. Cancelamento de jobs de impressão do spooler;
  4. Fechamento de uma aplicação pelo seu handle;
  5. Cancelamento de execução de WAVs;
  6. Execução de sons em lote;
  7. Remoção de arquivo pra lixeira do Windows;
  8. Funções de FTP: list, delete, upload, download, etc;
  9. Acompanhamento do progresso de downloads e uploads.

O último ítem ainda depende de alguns testes pra confirmar se a idéia é exeqüível ou não. Se for, será implementada.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Mensagempor Maligno » 07 Jul 2007 19:12

Detectei um erro no WAPI.EXE que bloqueava a execução das tarefas. Já subi uma correção.
Aproveito pra relembrar o link: http://buzinello.com/download/wapi.zip
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Mensagempor Pablo César » 07 Jul 2007 19:49

Eu também agradeço muito por terem reconsiderado. Gosto muito deste pessoal que valorizam a nossa opinião e põem ordem na casa. Valeu DUDU !.

Maligno escreveu:
apagar um arquivo da forma que o WINDOWS o faz, isto é colocando-o na lixeira.
Não discordo. Coloco na lista. :)
Jóia !

Maligno escreveu:
lembro que ja teve colegas perguntando se você poderia fazer algo para acionar a tecla WINKEY e/ou ALT_ENTER.
Pois é. No caso das demais teclas, não vejo muita necessidade.
Eu particularmente iria utilizar (caso tivesse esse recurso no WAPI) para ativar as teclas combinadas ALT_ENTER. Eu iria utilizar mesmo assim, não sabendo o status da sessão mas para tão somente nos casos de WIN98. Que tenho certeza que 99% dos meus clientes ((em WIN98) utilizam meu sistema em sessão em modo TELA-CHEIA. Mas este seria um risco meu, mesmo. Aposto a utilidade na grande massa. Então se puder incluir esta opção (sem encargos de consciência, hehe), eu agradeço.

Maligno escreveu:O último ítem ainda depende de alguns testes pra confirmar se a idéia é exeqüível ou não. Se for, será implementada.
Maligno, baixei esta ultima correção ao WAPI, mas percebí que a versão continua a mesma. Só para diferenciar, não daria para mudar ao menos o número do release ou digamos que fique a versão 1.16 (porque na minha contagem esta é a 16ª versão). Sei que você só corrigiu, mas é bom diferenciar o número, pois então iremos tomar conhecimento se a versão está com BUG ou não. Alias, eu ainda não percebí qual era mesmo o BUG.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Mensagempor Maligno » 07 Jul 2007 20:05

Pablo César escreveu:Aposto a utilidade na grande massa. Então se puder incluir esta opção (sem encargos de consciência, hehe), eu agradeço.

Ok. Coloco, mas no fim da lista. :)

digamos que fique a versão 1.16 (porque na minha contagem esta é a 16ª versão). Sei que você só corrigiu, mas é bom diferenciar o número

Pois eu me esqueci disso. Tudo bem. Mas se ninguém reclamou ainda ou é porque usam uma versão mais antiga que aquela ou nem usam. Portanto, não fará muita diferença. De qualquer forma, vou passar a incrementar o release a partir da próxima atualização. Por enquanto fica como está.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Mensagempor Maligno » 12 Jul 2007 19:31

Vou modificar um pouco a ordem da lista que eu editei. Não quero "trabalhar" neste sábado. Então vou "trabalhar" em alguma coisa (leve) da WAPI.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Mensagempor Pablo César » 13 Jul 2007 08:58

Maligno escreveu:Vou modificar um pouco a ordem da lista ... "trabalhar" em alguma coisa (leve) da WAPI.
Ótima decisão !. Aliás, eu estive várias vezes pensando em mencionar isso pra você, mas como você uma vez disse: "o timoneiro é o autor do programa". Então colega, pra mim não precisa pôr número nos itens pendentes. O importante que sejam realizados, pois a ordem dos tratores não alteram o viaduto...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Mensagempor Maligno » 14 Jul 2007 05:27

pra mim não precisa pôr número nos itens pendentes. O importante que sejam realizados, pois a ordem dos tratores não alteram o viaduto...

Pra falar a verdade, aquela era a única forma que eu conhecia de usar o comando LIST do BBCode. Encontrei um help dele e agora já aprendi os demais comandos. :)))
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Ferramentas de Apoio

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro