Clipper On Line • Ver Tópico - hbqt+sqlite+windows

hbqt+sqlite+windows

Projeto Harbour QT - HbQt, HbXBP e HbIDE

Moderador: Moderadores

 

hbqt+sqlite+windows

Mensagempor MARCELOG » 16 Ago 2011 09:27

Olá pessoal,
tava indo até bem o projeto utilizando a hbqtgui, hbsqlite e windows.
Tudo funcionando direitinho.
Então...
Ao criar uma dialog para entrada de dados, contendo lineedit´s, textedit´s e combobox´s, ao fechar a janela, ocorre erro de runtime (o programa xxx executou uma operação ilegal) ou erro inesperado.
O debug do windows faz referência a qtgui4.dll.
Alguém já teve esse problema? Conseguiu solucionar? Como?
Estou usando o harbour night 3.1 e compilando/ executando a aplicação em um xp sem qualquer modificação adicional desde os primeiros testes.
Desde já obrigado.

MarceloG
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!
Avatar de usuário

MARCELOG
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 546
Data de registro: 15 Mar 2005 16:54
Cidade/Estado: Divinópolis/MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 6 vezes

hbqt+sqlite+windows

Mensagempor MARCELOG » 17 Ago 2011 11:42

Olá pessoal, eu de novo...
Resolvi o problema alterando a ordem de definição das propriedades de alguns objetos.
Ao que parece, tal qual ocorria com a minigui, algumas propriedades devem ser definidas antes de outras propriedades ou situações envolvendo a criação/ exibição dos objetos qt.
Atenciosamente.

MarceloG

Exemplo:
A propriedade de tamanho mínimo (setminimumwidth) da visão (view) de um combobox (qcombobox) só terá efeito se definida após o carregamento dos dados no objeto.

-->qcombobox():view():setminimumwidth(n)

Acho que é por causa da ausência da função :clearcontents() nesse objeto.

A função :clear() existente apaga os dados e as propriedades definidas também.

Para superior consideração dos colegas...
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!
Avatar de usuário

MARCELOG
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 546
Data de registro: 15 Mar 2005 16:54
Cidade/Estado: Divinópolis/MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 6 vezes

hbqt+sqlite+windows

Mensagempor leandrolinauer » 14 Set 2020 11:16

Bom dia Marcelo.
Estou iniciando em HBQT e estou bem perdido na questão de fazer entrada de dados, inserir informações e pegar resultados para gravar no banco de dados.
Como anda o seu projeto em HBQT, esta bem avançado?, vale a pena investir tempo neste projeto HBQT?, não encontrei tutoriais de como trabalhar com ela, se você puder me passar algum caminho das pedras para eu saber como funciona, porque venho da GTWVW que é totalmente diferente.

Até o momento, já fiz as telas da janela agora estou partindo exatamente para interação com o usuário.

Grato
Harbour 3.2 + GtWVW + QT + SQLite3 + DBF + SQL (Firebird)
leandrolinauer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 373
Data de registro: 16 Out 2006 10:59
Cidade/Estado: Paranaíba-MS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

hbqt+sqlite+windows

Mensagempor alxsts » 14 Set 2020 23:26

Olá!

leandrolinauer escreveu:Como anda o seu projeto em HBQT, esta bem avançado?

Depois de nove anos, talvez esteja tudo bem ou ele tenha descontinuado o projeto... em todo caso, se deseja prosseguir com o teu projeto Qt, leia este tópico: HBQT, iniciado pelo colega Itamar Lins. É antigo também mas contem diversas informações e impressões dos colegas. Contém também o link para o HBQT-Tutorial excelente material, de autoria de Giovanni Di Maria.

Bons estudos!
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2943
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

hbqt+sqlite+windows

Mensagempor leandrolinauer » 15 Set 2020 08:21

Bom dia.
Já li estes tutoriais, mas não entendi ainda como fazer algumas coisas:
Exemplo:
Edição de dados: Tipo código de cliente, nome do cliente devido as mascaras etc.

As telas já montei, agora me falta a edição de dados esta simplesmente não entendi nada, necessito de algum exemplo mais didático neste quesito, algum cadastro simples, com código, nome, e com códigos de busca internos a outros arquivos, tipo cidade, como chamar uma função no qlineedit.

Se tiver algo neste sentido e puder me passar, fico grato, assim saberei como fazer e o jeito de programar em qt.

Não sei se fiz certo, as tela eu montei com DIALOG e com funções de desenho para facilitar alterações.
Na Qlineedit() vi que ela faz a moldura e habilita a digitação, diferente do harbour no qual desenhamos as telas e depois editamos com gets, ta dificil retirar esta forma da cabeça, são 27 anos com esta forma de entrada de dados.

Vi tambem que HBQT tem a digitação através de @ get, mas não gostei, não deu certo, já que tem que mudar para algo mais eficiente, vou logo de uma vez, só tenho que virar a chave, mas para isto necessito de algo concreto para estudar.

Grato.
Harbour 3.2 + GtWVW + QT + SQLite3 + DBF + SQL (Firebird)
leandrolinauer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 373
Data de registro: 16 Out 2006 10:59
Cidade/Estado: Paranaíba-MS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes




Retornar para QtContribs - HBQT

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro