Clipper On Line • Ver Tópico - Compensa investir em qual linguagem?

Compensa investir em qual linguagem?

Discussão sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

 

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor wagnervidal » 06 Set 2018 15:25

Galera blz?
Parece que o xharbour e harbour foi abandonado, sendo assim a nivel comercial compensa investir em qual linguagem de programação ?
Estava olhando o python ou o delphi, o problema é começar do zero denovo, mais vamos la.
Vlw galera
wagnervidal
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 21 Out 2010 10:35
Cidade/Estado: Araguari/MG
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor JoséQuintas » 06 Set 2018 17:08

wagnervidal escreveu:Parece que o xharbour e harbour foi abandonado


Pra ver como são as coisas....

O XHarbour está parado há muitos anos, e ninguém fala nada.

Agora congelou o Harbour 3.4, já se fala que parou tudo.
Será porque não tem mais de onde copiar as coisas?

Bom....
Comecei trabalho em cliente com Linux e Flagship.
Tive que remover recursos de minhas bibliotecas.
Se tive que andar pra trás.... me preocupar com o que?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor wagnervidal » 06 Set 2018 19:19

Complicado isso , mais vou comecar do zero, estou em duvidas entre delphi e python
wagnervidal
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 21 Out 2010 10:35
Cidade/Estado: Araguari/MG
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor rochinha » 06 Set 2018 22:31

Amiguinhos,

O que que tá havendo?
O Harbour tem bugs que impossibilitam o uso dele no momento?

Se pensarmos que o básico do Harbour esteja no CRUD principal e este está funcionando então o restante é interface, ou perfume.

Creio que o pessoal faz atualizações temporárias, sei lá diárias, quinzenais ou mensais.

Se o "parado" for de novidades, poderemos esperar mais... mas se for algo crítico aí será preciso meter a mão na massa auqele que necessitar.

Não nos apavoremos. Eu creio que algo está por vir.

Mas em suma, não falta opções de linguagens co-irmãs, Visual Basic, LUA, Recital.

Apareceram muitas ferramentas com Visual Basic como linguagem base. Uma dela é o B4X, que tem IDE simples e permite programar para Desktop, Arduino, Android, etc.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor JoséQuintas » 07 Set 2018 11:08

Tava pensando melhor....

Os programadores vão morrer. Compensa investir em qual programador ? kkkkkkk

Mesmo aqui, tudo depende dos fontes.
Se os fontes são ruins, vão ser ruins em qualquer linguagem de programação.
Compensa investir no programador, no cérebro.

Voltando a empresa do Linux que venho atendendo....
Os caras pensavam em trocar pra Windows, não por causa do visual, mas porque achavam que tudo de ruim tinha a ver com isso.
Eles querem retirar os problemas do aplicativo, mas o programador anterior não enxergava isso, talvez também esperasse pra resolver quando trocasse de linguagem de programação...

Acho que a questão é diferente.
Tem área pra Harbour, sim, tem e vai ter por muito tempo.
Se o aplicativo for bom, vai durar pra sempre.

Mas com certeza, tem áreas aonde é mais prático com outras linguagens de programação.
Aí já é outra coisa: não tem a ver com Harbour parado ou não, tem a ver com uma necessidade que o Harbour não atende.

Resumindo:
Vai fazer as mesmas coisas? o que usa atende o que vai fazer? então continue usando o que já usa.

Faça como eu:
Comecei a mexer nos fontes pensando em trocar de linguagem de programação.
Deixando tudo fácil, pra converter pra qualquer outra linguagem.
Resultado: Além de fontes melhorados, melhorei também o programador.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor janio » 11 Set 2018 13:15

Boa tarde!

Eu e alguns colegas fomos para o WINDEV à cerca de 1 ano. Arrependimento? sim, claro, pq não fui antes? kkkkkk

Imagina recomeçar tudo do zero: era o que eu mais temia! Mas no windev encontrei uma linguagem fácil, clara e muuuuito semelhante a xbase. Pra ter uma idéia fiz em UM MÊS um Força de Venda inteiro para Android e um WebService recebendo os pedidos do mobile. Do zero. Sem conhecer nada.

Chegando la encontrei muita gente do fivewin, e alguns do xailer. Uma carrada de gente do cobol, clarion e visual fox pro. Outros do delphi, inclusive.

Já falamos algumas vezes sobre windev aqui no Forum:

viewtopic.php?f=5&t=19386&p=125063&hilit=windev#p125063

viewtopic.php?f=4&t=18934&p=121366&hilit=windev#p121366

viewtopic.php?f=5&t=18922&p=122528&hilit=windev#p122528

viewtopic.php?f=4&t=15079&p=121727&hilit=windev#p121727

viewtopic.php?f=5&t=18699&p=121472&hilit=windev#p121472
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor susviela@bol.com.br » 11 Set 2018 17:33

Buenas povo .. !!!

Pois então .. eu gosto de Harbour e to produzindo com ele sim, por enquanto é tudo que eu preciso;

Tenho sistema desenvolvido em PHP - Postgresql ( https://poweradmc.wordpress.com/ )

Também estou estudando QT com C++ e olha, vou dizer que muda um pouco, mas depois de pegar a mão só v ai, a IDE é muito boa, e ser multiplataforma é animador..

Enfim opções tem para todos os gostos.
.
.
"E quando você perder o controle, colherá o que plantou."
=========================================
Carlos Alberto Nunes #Susviela
Site: https://www.PowerInformatica.com.br
=========================================
Blog xBase: https://programandoxbase.wordpress.com/
Blog TI: https://susviela.wordpress.com

( #ProgramandoxBase #AllxBase )
Avatar de usuário

susviela@bol.com.br
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 236
Data de registro: 30 Jun 2017 11:17
Cidade/Estado: São José / SC
Curtiu: 153 vezes
Mens.Curtidas: 24 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor Ranier » 27 Out 2019 23:22

Esse WINDEV têm é muita propaganda...
https://www.windev.com/nativeconnectors/clientserver.htm
"WINDEV and WEBDEV are equally opened to other market databases via ODBC, OLEDB and above all by the fast, powerful and efficient "Native Connectors" (i.e. without ODBC or OLEDB)."
Nessa página oferece conectores nativos, sem ODBC ou OLEDB, mas vejam na página do MySQL.

https://www.windev.com/nativeconnectors/ANMySQL.htm
"WINDEV is linked to MySQL by ODBC, by OLEDB, but also and above all via «Native Access» which is fast, powerful, highly efficient and free. All the functions of the environment are available. Installation is extremely simple."
MySQL é linkado por ODBC e OLEDB, ou seja, nada de acesso nativo. O truque é usar as palavras "Native Access", que não quer dizer nada.

Propaganda enganosa!
Que truques a mais, eles estão escondendo?
Ranier
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 80
Data de registro: 02 Abr 2019 09:01
Cidade/Estado: Goiania/Goias
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 9 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor Nascimento » 27 Out 2019 23:45

faço minhas as palavras do amigo quintas, enquanto o harbour estiver suprindo minhas necessidades pra que esse alvoroço todo
programo em C para micro-controladores , e uso harbour para desktop, estou analisando a possibilidade de estudar phyton

mais por curiosidade mesmo , aprender sempre é bom... anteriormente eu programava só em microcontroladores PIC bateu a curiosidade fui estudar arduino atualmente uso o que me convem no projeto

porto de pic para arduino ou de arduino para pic, o que compensar mais eu faço fico observando uma coisa, quando o harbour não surgiu, muitos daqui estava se arrastando com aplicativos em clipper puro clipper
no qual não tinha possibilidade quase alguma de atualizar

depois do harbour porque congelou um pouco, que não atrapalhou em nada ao menos ainda ficam em um desespero só, vai entender

quer aprender outra linguagem Ótimo isso é bom, mais acho que a desculpa que é porque o harbour esta parado no meu ponto de vista não é muito valida
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor rochinha » 28 Out 2019 14:29

Amiguinhos,

Tempos atrás fiquei fascinado pelos controles DHTMLX para web e pensei no meu sistema usando estes controles na web.

Não cheguei a implementar mas com o tempo fui verificando que tudo não passava de uma reles desinteria, que tão rápida como vem, vai.

Os controles eram lindos mas remetia a aplicação a uma era Windows 7 para uma aplicação rodando na web.

Eu precisava disto agora? não. Meus clientes precisavam disto agora? não. Ele estão contente com o desktop? sim.

Então, não comportei meu sistema pois a minha demanda ainda é local e também porque não adianta mostrar algo tão tecnológico se a clientela não precisa disto. Você vira e mostra para o cliente e ele mesmo diz. Tem cliente que a anos uso somente a parte comercial venda e estoque e nunca movimenta o financeiro.

A nossa necessidade nunca é a do cliente. Os clientes nos vêem como um canivete suíço, com várias ferramentas que eles podem usar no momento oportuno.

Beleza estética do software pode ser um atrativo para a venda, coloque um motor de fusca numa carroceria porche e coloque para venda ao lado de um fusca normal. O porche será vendido para aquele que prefere a beleza, mesmo que não supra sua necessidade, mas o fusca terá fila de ofertas para obtê-lo.

Investir um uma linguagem pelo dinheiro que ela retorna é somente para aqueles que não se importam com programação( nada contra ). Pois o que se importa irá investir em um mínimo de cada linguagem para interpor as peculiaridades e ser um programador mais completo.

Qualquer programador xBase, quando se aventura em outra linguagem começa pela parte avançada, que é acesso a base de dados e pronto, já obteve o know-how necessário às suas integrações. A parte estética, sintaxe, comandos e funções são assimiladas por osmose. Nada de "...isto é um prompt...", "...o PHP foi criado em 1800, por um monge tibetano e blábláblá...".

Em resumo: Compensa investir em: conhecimento
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor JoséQuintas » 28 Out 2019 15:54

Talvez melhor dividir isso em partes
De acordo com uma mensagem recente, faz diferença usar CDX ao invés de NTX.
A partir disso, diria que o caminho natural das coisas é o seguinte:

OBRIGATÓRIO, SEM EXCEÇÃO:

Tá usando Clipper?
Não tem como fugir, é ir pra Harbour.

Tá usando NTX?
Então melhor ir pra CDX, já foi mostrado que é mais rápido em rede, então é provável que NTX tenha mais problemas em rede, além de velocidade.

Relatórios em matricial?
Impressoras matriciais custam muito mais caro do que impressora Laser.
A tendência é que elas desapareçam, então melhor que o aplicativo forneça alternativa além de matricial, provavelmente PDF.

Mouse?
Com certeza precisa ter isso no aplicativo, já poderia ter sido feito há 30 anos, desde os tempos do Clipper.

OPCIONAIS:

Tá usando DBF?
Tá usando DBF normal do Harbour, talvez seja interessante pensar em usar LetoDB ou MySQL ou outro
Cliente/Servidor pode ser mais interessante que DBF

Parte gráfica?
Tem as opções do Harbour, radicais e parciais.
Há muito que pode ser feito, sem precisar trocar a linguagem de programação

OUTRA LINGUAGEM:

Se o programador não fez o que foi mostrado antes....
Tá pensando em outra linguagem de programação pra que? nem vai saber usar e vai só perder tempo.

No meu caso, eu estou nessa parte dos opcionais: ainda não faço uso de 100% de MySQL
Se eu ainda não precisei nem usar 100% de MySQL, estou fazendo porque EU QUERO, outra linguagem de programação não vai me dar nenhum recurso a mais do que eu já esteja usando ou que tenha conhecimento.

O Rochinha acabou dizendo isso, mas com outras palavras.
Nós é que precisamos evoluir, precisamos aumentar cada vez mais nosso conhecimento, e usar mais recursos.
Se chegarmos num ponto que o Harbour não atende mais... então sim, é hora de trocar de linguagem de programação.

E uma coisa é não trocar de linguagem de programação, e outra coisa é não evoluir junto com o aplicativo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor MSDN » 29 Out 2019 09:28

O que precisamos hoje é dominar outras tecnologias, evoluir no que já temos e sabemos, como foi dito pelos colegas, mas aprender e desenvolver novas habilidades.
1-para desktop : continua com Harbour, modo console ou gráfico, fica a critério da necessidade, mesma coisa para DBF ou SGBD.
2-para web : tem opção que não acaba mais, mas eu ainda fico com o PHP.
3-para mobile : não tem tanta opção, existem APPs nativos e híbridos, por tudo o que já estudei, fuja dos híbridos, e para fazer algo nativo, seja para Android ou IOs, vc tem ReactNative e Flutter, que tem por trás Facebook e Google, seriam as escolhas mais acertadas.
Claro que, se vc não quer ou não precisa programar para web ou mobile, fica onde está, só mencionei para os casos de programadores que desejam ter um futuro, seja como empregado ou empresário.
Outro ponto muito importante, e que nunca é discutido aqui no Fórum, é com relação ao acesso à dados, o grupo Fivewin europeu que realiza encontros anuais está debatendo sobre isso, inclusive o Itamar já postou notícia relacionada aqui, e o ponto é REST, uma tecnologia tanto antiga como nova, mas altamente necessária para soluções corporativas e de grande usabilidade, seja somente desktop ou desktoop + mobile + web.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor Roberto321 » 19 Jul 2023 12:08

No mundo da web, a variedade de opções é realmente impressionante. Embora existam muitas alternativas disponíveis, é compreensível que você prefira o PHP, dada sua longa história e ampla adoção.

Quanto ao desenvolvimento para dispositivos móveis, a observação sobre aplicativos nativos versus híbridos é pertinente. A sugestão do ReactNative e Flutter como escolhas sólidas, respaldadas por Facebook e Google, mostra o quão importante é selecionar as ferramentas certas para garantir um futuro promissor como programador, seja como colaborador de uma empresa ou empreendedor.

O tópico sobre acesso a dados é crucial e é encorajador ver o debate em torno da tecnologia REST. Ela se tornou essencial para soluções corporativas e aprimora a usabilidade em várias plataformas.
Roberto321
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 2
Data de registro: 19 Jul 2023 12:00
Cidade/Estado: Brazil
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor JoséQuintas » 19 Jul 2023 12:22

A tendência é tudo virar descartável.
Vão morrer as linguagens de programação ditas novas, as linguagens de programação do passado, e até mesmo os programadores.
Tudo vai ser sempre refeito.

Só vão sobrar os velhinhos gagás, discutindo sobre o que é melhor, e pedindo comprovação sobre tudo que é dito.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Compensa investir em qual linguagem?

Mensagempor rochinha » 20 Jul 2023 06:32

Amiguinhos,

Iniciei no mundo da programação com sistema operacional CPM-80 e Basic rodando em um Apple II. Fui buscando conhecer outras linguagens como Módula, Fortram, C, Cobol e dBase II. Apesar de dBase II não ser linguagem mas foi meu primeiro contato com codigo e tabelas e logo eu estava usando Clipper Summer em dois famigerados disquetes 1/4.

A maioria das linguagens que manipulam dados me passaram pela frente, pelo menos 10% ou 20% já que muitas hoje não sejam tão bem difundidas o que importa não é a linguagem mas o que o programador pode fazer com cada uma.

Para ser um bom marceneiro você vai precisar ter habilidade com ua centena de ferramentas diferentes e por mais que com todas você possa fincar um prego em uma madeira somente uma fará o processo com maestria mas ela não poderá ser a única, sempre será necessário um leque delas para um suporte minimo de execução de uma tarefa.

O que vai definir em qual linguagem investir vai ser até onde se quer chegar. De tempos em tempos opções melhoradas vão surgir e será necessário novos investimentos.

O programador Raiz se sentirá confortável abrindo um prompt e codificando diretamente em um editor de texto estilo edit ou notepad.

Num futuro não distante bastará virar para uma Alexa e ditar o que queremos e ela produzirá a ação nos dando o resultado e poderemos tranquilamente usar conchinhas num tranquilo numero 2 enquanto o processo é executado.

Programadores serão peças de museu e poderão ser admirados em redomas de vidro.

O importante não é investir em linguagem, mas em conhecimento
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Próximo



Retornar para Outras linguagens de programação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 15 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro