Clipper On Line • Ver Tópico - Letodbf - o Inicio

Letodbf - o Inicio

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

Letodbf - o Inicio

Mensagempor rubens » 16 Nov 2018 17:50

Itamar...
Veja só..

Minha estrutura de pastas:
PDVLITE \Tabelas
\Relatorios

Setei o DataPath para d:\PDVLITE\

a conexão ficou: //LOCALHOST:2832/

Daí para abrir o arquivo: USE //LOCALHOST:2832/TABELAS\CAIXA.DBF. Beleza, abre cria indices e tudo o mais.

Daí preciso carregar um arquivo tipo para Fastreport (não importa a ferramenta, é só o exemplo)
FrPrn:LoadFromFile('Relatorios\Compras.Fr3') (forma normal de carregar sem o LetoDBf)

Daí não sei como fazer.
Criei uma variável: cFileFR3 := //LOCALHOST:2832/RELATORIOS\Compras.Fr3
File( cFileFR3 ) -> Retorna .f.
Leto_File( cFileFR3) -> Retorna .t.
mas como vou carregar isso?
Tentei FrPrn:LoadFromFile(cFileFR3)
mas nao funciona...

Obrigado
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"

rubens
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 69 vezes
Mens.Curtidas: 93 vezes

Letodbf - o Inicio

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Nov 2018 19:32

Ola!
Use leto_memoread() para carregar para uma variável. Não uso o Fastreport mais vi agora quem tem :LoadFromStream(), para ler de uma variável ou campo BLOB. Vc pode Salvar seus formulários em CAMPOS BLOB no Harbour e LER eles também.
cFrm:=leto_memoread("seu.frm")

Ou copiar o FRM quando for usar na ESTAÇÃO.
Leto_FCopyFromSrv( cLocalFileName, sServerFileName[, nStepSize ] ) ==> lSuccess

Copiar do servidor para a estação o arquivo, depois pode usar LoadFromFile()

E pode usar leto_memoread, leto_memowrit() para ler e salvar do servidor para a estação também.

Ou deixar a pasta compartilhada só como leitura se for o caso.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 127 vezes
Mens.Curtidas: 192 vezes

Letodbf - o Inicio

Mensagempor rubens » 17 Nov 2018 07:50

Bom dia..

Certo..

Nos meus testes aqui esses arquivos externos eu tava copiando junto com o executável para a estação. Acho que vou continuar assim. São poucos e já estão direcionados no programa. Daí quando fizer a instalação no terminal copia junto os arquivos externos tipo imagens, ini e etc... Já que a intenção é minimizar o uso da rede e não ficar compartilhando o server.

Obrigado
Rubens

rubens
Colaborador

Colaborador

Letodbf - o Inicio

Mensagempor rubens » 21 Nov 2018 11:06

Bom dia...

Hoje é o dia da prova de fogo... vamos por em produção em um cliente...

As tabelas ficaram com o leto.
Não criei condição para leto ou cdx.. tudo pelo leto mesmo..
cada terminal vai ter um ini de configuração que vai ter o path do leto, se terminal o nome do servidor ou ip, se servidor localhost
no ini vai ter tb informação se é terminal ou server. Se terminal mapeia e define o caminho dos arquivos não tabelas que vão ser usados.
Tudo no basicão sem refinamento algum.
Por enquanto o que eu percebi de melhoria foi em relação ao ganho de velocidade... realmente tá evidente...
fiz testes com o server num atlhlon x2 com 2gb de memória. é o ambiente do cliente que vou instalar hoje..
E os terminais com celeron e rede 10/100. Tabela de produtos com uns 10000, 4000 clientes e tal.. nos testes não percebi nenhum delay...
Notei que a velocidade é um pouco inferior ao TS. Mas bem superior a mapeamento.
Para mim foi satisfatório e pouco trabalhoso até aqui.
Tem que lembrar de conceitos. Pelo manual dá para trabalhar com o leto para outros tipos de arquivos, mas achei meio trabalhoso, já que a intenção no momento era resolver a questão rapidamente. O compartilhamento foi necessário e mais prático para o uso de arquivos de configuração, xmls e etc.. mas não está mexendo com isso toda hora.
Vamos ver no uso em produção o que vai rolar.
Se tiver na dúvida vale a pena.. Acho que muda seu sistema para outro nível sem uma curva de aprendizado muito grande..
Rubens

rubens
Colaborador

Colaborador

Letodbf - o Inicio

Mensagempor Jairo Maia » 22 Nov 2018 07:43

Olá Rubens,

rubens escreveu:Não criei condição para leto ou cdx.. tudo pelo leto mesmo..
O que você quis dizer com isso? Não entendi...

rubens escreveu: Se terminal mapeia e define o caminho dos arquivos não tabelas que vão ser usados.
Porque mapear? Se a rede está conectada, basta colocar o IPv4 do servidor nas estações que o Leto acha o servidor na rede. Alguma razão especifica para mapear?
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 293 vezes
Mens.Curtidas: 264 vezes

Letodbf - o Inicio

Mensagempor rubens » 22 Nov 2018 08:19

Bom dia..

O que você quis dizer com isso? Não entendi...

Tô vendo alguns exemplos, onde se não conectar usa dbfcdx normal... eu testei conectando no leto normal aqui local no localhost então vou deixar tudo conectando mesmo o servidor... Ou isso pode me trazer problemas?

Porque mapear? Se a rede está conectada, basta colocar o IPv4 do servidor nas estações que o Leto acha o servidor na rede. Alguma razão especifica para mapear?

Eu tenho relatórios que usam arquivos fr3 (fastreport), baixo arquivos xml e salvo em subpastas do sistema etc... nõ dá para ficar copindo isso para os terminais porque o programa vai ser executado no terminal. Daí vou ter que mapear e indicar onde é para salvar.

Obrigado
Rubens

rubens
Colaborador

Colaborador

Letodbf - o Inicio

Mensagempor Jairo Maia » 22 Nov 2018 09:00

rubens escreveu:Eu tenho relatórios que usam arquivos fr3 (fastreport)
Ok, entendi.

rubens escreveu:Tô vendo alguns exemplos, onde se não conectar usa dbfcdx normal... eu testei conectando no leto normal aqui local no localhost então vou deixar tudo conectando mesmo o servidor... Ou isso pode me trazer problemas?
Pelo contrário, só vejo vantagens. Hoje meu sistema abre localmente as tabelas com informações do Cest e a tabela IBPTax. Estou mudando para que sejam lidas diretamente do servidor, e não mais localmente.

Isso porque no inicio do mês cada máquina verifica no site se existe nova versão dessas tabelas, e se sim atualizam. Não vejo necessidade, já que o trafego na rede que é ler essas tabelas é insignificante, não justifica fazer essa segregação.

Apenas a verificação se o executável do terminal é o mesmo do servidor é feita diariamente, através da verificação da data e hora de criação dos arquivos (DateTime). Se houver diferença, os terminais renomeiam o executável local, copiam o executável do servidor, avisa o usuário que a versão foi atualizada, e solicita para fechar a janela e reabrir o sistema.

Assim, todas atualizações necessárias, serão feitas apenas no servidor, isso polpa trabalho...

Boa sorte, sucesso. Acho que você vai notar muitas vantagens com esse RDD.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador

Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 293 vezes
Mens.Curtidas: 264 vezes

Letodbf - o Inicio

Mensagempor rossine » 23 Nov 2018 09:05

Bom dia,

Estou desenvolvendo um novo módulo em meu sistema e eu gostaria de usar o LetoDBF neste novo módulo, mas continuar usando o RDDCDX no resto do sistema.

É possível usar em concomitância ambos RDD´s sem ter problemas de perca de dados ou índice corrompido ?

Alguém já usa desta forma ?

Obrigado,
Rossine.

Harbour 3.4, MingW / Msvc, QT, Qt5xhb, GtQtc, DbfCdx, MySql/MariaDB, SynWrite.
rossine
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Data de registro: 06 Ago 2007 09:57
Cidade/Estado: Divinópolis-MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 17 vezes

Letodbf - o Inicio

Mensagempor rubens » 23 Nov 2018 09:50

Bom dia..

Rossine quem entende mais vai te responder melhor..
Mas pelo que eu entendi continua usando padrão CDX tanto é que isto é setado no ini do letodb server.
O Leto nesse caso tá fazendo somente o trabalho de rede mas a manipulação continua sendo CDX.
Se você quer local sem usar o leto é só na conectar no leto.. daí vai continuar trabalhando CDX.
Acho que é isso.

Rubens

rubens
Colaborador

Colaborador

Anterior

Retornar para Banco de Dados