Clipper On Line • Ver Tópico - Tabela DBF apaga os registros

Tabela DBF apaga os registros

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 01 Out 2018 13:19

Ola!
É tão fácil resolver isso, é só parar de mapear a rede.
Usar NetIO ou LetoDbf.
Enquanto a pasta estiver compartilhada na rede, pode botar arquivo oculto, etc... Só se tiver usando WTS tambem é uma boa opção.
Windows Terminal Server.
Mas se dar acesso a pasta via compartilhamento, é pedir para ter problemas... quando tudo é novo etc... blz, mas quando os arquivos crescem, ou o fluxo aumenta, começam os problemas.
Inclusive já comecei a trocar os servidores por Linux/Ubuntu, é muito rápido. Arquivos enormes, fluxo de NFE etc... tudo voando baixo...
Tem até umas conversas minhas com o Elch(criador do LetoDbf) sobre DNS nas estações Windows para o servidor Linux. Nem pisca as aberturas dos DBF's, porque eu abro e fecho vários por setores. Não abro todos os DBF's de vez no inicio.
No inicio da conversar ele afirma que o letodb ficou com "lentidão absurda", nunca vi, inclusive tenho clientes usando via TCP+ADSL de 5Mib baixando até XML e jogando(gravando) em DBF's de outras lojas.
Inclusive desligando na "TORA" abruptamente os servidores, não corrompeu "ainda" os dados.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor asimoes » 01 Out 2018 19:14

Estamos aqui para tentar ajudar, mas se não ver o código tudo ficará no mundo do achismo.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor JoséQuintas » 01 Out 2018 19:47

E o que sugere? que ele poste os fontes do aplicativo inteiro?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor JoséQuintas » 01 Out 2018 19:49

Mais outra suposição, pode estar faltando após a gravação:

REPLACE ...
SKIP 0
UNLOCK

Já vi outras alternativas, e muitas fora de ordem, que atrapalhariam tudo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 03 Out 2018 16:33

Ola!
Com rede mapeada "tudo" pode acontecer. A má fama do DBF vem desse uso.
Mas vai comprar o ADS que usa DBF+SQL só o preço assusta. Temos isso gratuitamente. Não com todos os recursos, garantias,... porem o LetoDb/Netio resolve nossos problemas.
Esta usando RDD(DBF/CDX/NTX) do Harbour, porque não usar o NetIO ? foram feitos pela mesma pessoa.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor Dudu_XBase » 09 Out 2018 17:56

Boa tarde Nobres Colegas.

Leandro vi que comentou sobre lojas....mês passado implantei uma solução da TOTVS para o PDV aqui... que opera mesma forma que nos softwares que dava manutenção e suporte na decada de 90 rs....tempo sofrido...usando pcanywhere para conectar na Loja Marisa lá no Acre e pedindo "para preparar o modem" kkkk....hj temos banda larga...VPN...Teamviewer....Anydesk kkkk

Os Ckeckouts operam offline se necessário e usam uma software que sincroniza informações com o servidor...essa tabela que grava as informações não poderia ser alimentada por outra app que pega as vendas dos caixas e juntava tudo....tipo um select com insert ....a gravação a essa base ficaria isolada por um unico app...mas seus caixas teriam que ter uma base de dados on-premise ....como aqui eles instalaram o Oracle Express ....se perder a comunicação com o servidor ele continua vendendo....

Tínhamos isso naquela época pq os servidores "Novella" as vezes davam umas nhaca....e não poderia parar de vender uma loja de shopping pq o servidor resolveu tirar férias abruptamente...pode se pensar nessa solução também....

E como vc faz o sincronismo com a Matriz importação de arquivos com insert (append neh) ou usa alguma aplicação para isso ?

Sei que o esforço para mudança pode ser grande não sei qtas linhas tem seus fontes.... mas vc deve analisar as soluções comentadas pelos colegas...e definir uma estratégia e montar um ambiente para homologar...eu tenho uma frase que meus colaboradores e ex colaboradores até hoje me comentam kkkk "Quando o problema é sério a solução é radical." ...rs...

Mês passado conseguimos migrar meu sistema ...meu filho pródigo ....xharbour/mysql inicialmente foi criado em clipper/dbf para a nova plataforma....tenho ERPS da TOTVS e BENNER rodando nas empresas bem como bancos de dados SQL SERVER (tenho certificações 2008 até 2012 até ficar preguiçoso e contratar uma empresa DBA) e Oracle....na época qdo decidi migrar para o Mysql eu já meti o pé na jaca comecei logo nas maiores tabelas....rs seguindo o principio da solução é radical..e gradativamente fui migrando as outras....essa solução legada ficou quase 20 anos em operação...Desde 2015 tenho me empenhado em exterminar os software legados nas empresas...inclusive os que eu desenvolvi....para manter a empresa em dentro da linha sucessória...um dia eu irei para minha chácara no fds e não voltarei mais para Capital rs....

Quando migrei também para Mysql já estava na época o crescimento de software BI....e aproveitei tb fizemos a integração ao BI e em consultas WEB....melhorou muito nossa gestão....
Mas o tempos mudam esse ano já fiz varios cursos de PowerBI tenho ele até no meu celular onde acompanho os KPis....e tem o QLIK tb que já vi que é bom....não parei de programar...sigo vários canais no Youtube de programação....se tivesse isso na decada de 90....só aqueles livros imensos da Makron books kkkk....

Já aconteceu de eu ter um baita problema e sair para comer uma torta de maçã..... como fez o Agente K (Tommy Lee Jones) no filme MIB 3....vou narrar esse trecho o Agente J (Will Smith) com o C na mão pq a Terra ia ser aniquilada por uns alienígenas enfurecidos ...e pergunta pro mais velho o Agente K "O que faremos agora ?"....ele sabiamente responde "Preciso comer uma torta" ....kkkk......o agente J embravecido com a decisão...depois escuta a explicação do seu superior....“Em certos momentos de caos, eu apenas preciso comer uma torta” ....é claro que ele salvaram o mundo no final kkk....no meu caso eu fui pescar no pesqueiro depois voltei para empresa kkkk....e resolvi a bucha...kkkk....tem situações que devem ser analisadas friamente e em modo offline....mês retrasado viajei e fiquei 3 dias sem usar o celular kkkk....ainda bem que minha namorada não me matou e estou aqui ainda podendo digitar essas asneiras kkk...

Você já deve ter revirado seu sistema de cima abaixo e até ter sonhado com possíveis soluções mas ainda não achou a luz no fim do túnel...pode ser que esse ocorrido venha a estalar a mudança que faltava...pode ser que vc consiga até descobrir a causa desse incidente....mas ainda continuará usando DBFs....

Avalie as soluções apresentadas por todos e qual será de mais fácil aplicação dentro do tempo que você dispõem....


________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle




Dudu_XBase
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 1036
Data de registro: 25 Ago 2003 16:55
Curtiu: 24 vezes
Mens.Curtidas: 9 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor leandrolinauer » 08 Jan 2019 08:39

Bom dia a todos, um feliz 2019 assim espero.
Bom, sim, já analisei muito mas sempre me emperro no "falta de tempo", mas vou me dedicar a mudança para sql mesmo sem dúvida, mas terei que fazer isto de forma menos dolorosa para mim e para os usuários, que não deverão sentir nada.
Quanto a LETODB e NETIO, fiz teste com LETODB primeiro e me deparei com uma absurda lentidão, já com NETIO, foi igual pra igual, velocidade normal, passei a fazer uma xmudança para NETIO, mas como na MATRIZ eu utilizava dois servidores para o sistema, isto implicou na implantação do NETIO, mas já eliminei este problema passando a ser apenas um servidor agora e primeiramente devo implantar NETIO para dar uma amenizada nos problemas, e após isto migrarei para sql, já que o problema do DBF não tem cura mesmo.

Grato a todos pela ajuda.
um abraço a todos.
:)Pos
Harbour 3.2 + GtWVW + QT + SQLite3 + DBF + SQL (Firebird)
leandrolinauer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 373
Data de registro: 16 Out 2006 10:59
Cidade/Estado: Paranaíba-MS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor Eduardo Pinho » 08 Fev 2019 07:59

Uma pergunta: o arquivo perde o tamanho e fica pequeno ou continua do mesmo tamanho? Os registros estao lá deletados, ou nao estao na tabela?
Tive um problema semelhante uma vez, porque os usuarios desligavam o pc no botao antes de fechar o sistema. E os registros recem appendados sumiam, porque por incrivel que pareça, descobri que no summer, o commit escrevia os registros no arquivo mas nao atualizava fisicamente o header do dbf e ai a contagem de registros falhava e no dia seguinte, embora os registros sumidos estivessem escritos, eram sobrescritos. Pra solucionar, a cada gravacao eu fechava as tabelas e abria de novo. Velhos tempos, velhos gatilhos. Quanto ao seu problema, estou aventando a possibilidade de os registros estarem lá e o header foi corrompido pelas quedas do PC. Nesse caso, quando um usuario appenda um registro, todos os posteriores sao eliminados do arquivo. Voce tem que ver o tamanho do arquivo antes de alguem gravar o proximo registro, se estiver grande, mas sem a grande massa de registros, o problema é no header.
Eduardo Pinho
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 71
Data de registro: 13 Jun 2014 19:30
Cidade/Estado: Niteroi
Curtiu: 2 vezes
Mens.Curtidas: 5 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor Eduardo Pinho » 08 Fev 2019 08:22

Outra possibilidade é sobre o servidor de dados. Se nao for um Windows Server voce terá sempre problemas porque XP, 7, 8 ou mesmo 10, nao sei se estão preparados para muitos acessos e gravacoes simultaneas e dão pau. Já tive outros problemas parecidos, e quando botei Windows Server 2012 no servidor, os problemas pararam. Só outra ideia de possivel causa.
Eduardo Pinho
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 71
Data de registro: 13 Jun 2014 19:30
Cidade/Estado: Niteroi
Curtiu: 2 vezes
Mens.Curtidas: 5 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor leandrolinauer » 08 Fev 2019 10:19

Bom dia Eduardo.
Sim, todos ocorreram com windows de servidor WINDOWS 7 somente, já em 3 lojas diferentes.
Quanto ao arquivo em todos os casos, sumiam todos os registros dele, por inteiro, ficando um, dois ou três iniciais de anos atrás, o tamanho do arquivo de mega passava para kbytes, ou seja, alterava o tamanho dele totalmente.
A estrutura do arquivo, tudo certinho nada errado, exceto pela inexistência do conteúdo que deveria estar lá.
Indices, tudo certo, só com o resto dos registros que sobraram.
Não há possibilidade de ser apagado o arquivo, pasta escondida, arquivo em uso não permite exclusão.
Estes arquivos são aleatórios, uma vez um outra vez outro.
Ocorrem sempre quando estão todos usando, durante o movimento do dia, então os arquivos estão em uso e não teria como deletar.
O conteudo dos arquivos, somem tudo, não ficam la como deletados.
Já faz um tempinho que não ocorre mais.
Eu creio que seja algo do windows, que da pau e some com os dados visto que só ocorreu com windows 7, nos servers não ocorreu isto nenhuma vez.
Este software já roda desde 1995, claro com melhoras durantes estes anos, são as mesmas tabela com modificações estruturais.
Alguns destes arquivo que ocorreu o erro eram grandes, mas não maiores do que alguns já existentes, e tbem ocorreu com um pequeno, que não tem tamanho pouco.
Realmente tenho que migrar para SQL urgente, ainda chego lá.

Grato a todos.
:xau :)Pos
Harbour 3.2 + GtWVW + QT + SQLite3 + DBF + SQL (Firebird)
leandrolinauer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 373
Data de registro: 16 Out 2006 10:59
Cidade/Estado: Paranaíba-MS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor asimoes » 08 Fev 2019 15:48

Eu tentaria usar o letodbf, estou usando a mais de 1 anos e não tenho problemas, as tabelas do sistema são grandes.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor Eric.Developer » 09 Fev 2019 17:41

Leandro,

Se desejar, contate-me pelo meu site, poderei fazer uma breve análise.

Mudar para SQL ou seja lá o que for, que seja motivado apenas por querer investir em melhores técnicas, mas nunca por problemas que não conseguiu solucionar, analisar adequadamente. É muito radicalismo essas manias de sugestões, inadequadas. Casos reais:

1-No cliente da empresa que trabalhei, o sistema (DBF) aleatoriamente apresentava erro na abertura das tabelas, reclamava há mais de 14 meses, ameaçava cancelar o contrato. Viajei até o cliente, depois de uns dois dias, consegui sintetizar o problema, então em menos de 30 minutos criei uma solução via código, mesmo sem saber qual a causa. Tempos depois, outro cliente de outra software house (ex-sócio), ocorreu o mesmo problema.

2-Meses depois, viajei para outro cliente, apenas para ajustar o sintegra, tive que parar, pois o sistema estava lento e travava quando usuários externos se conectavam via conexão WTS. Haviam chamado um técnico de rede e hardware, ao qual queria trocar peças ou levar o serviços, argumentei e ele ficou aguardando. Depois de tanto debugar, descobri a causa.
Enfim, casos e mais casos...problemas ou situações inesperadas acontecem em qualquer ferramenta.

Quando quiser mudar, sugiro que migre para qualquer banco de dados, evitar qualquer recurso harbour (dados), motivos:
você esta restrito ao ambiente harbour.
contribuições, não há uma disciplina, suporte, é informal, tem versão separada (típico do universo [x]Harbour)

Migrando para SQL...
você aumenta a possibilidade de integrações com outros sistemas de mercado.
Se no futuro você decida migrar de linguagem de programação, o seu banco de dados já esta pronto (ou quase).
etc etc etc

leandrolinauer escreveu:Bom, sim, já analisei muito mas sempre me emperro no "falta de tempo", mas vou me dedicar a mudança para sql mesmo sem dúvida, mas terei que fazer isto de forma menos dolorosa para mim e para os usuários, que não deverão sentir nada.
Quanto a LETODB e NETIO, fiz teste com LETODB primeiro e me deparei com uma absurda lentidão, já com NETIO, foi igual pra igual, velocidade normal, passei a fazer uma xmudança para NETIO, mas como na MATRIZ eu utilizava dois servidores para o sistema, isto implicou na implantação do NETIO, mas já eliminei este problema passando a ser apenas um servidor agora e primeiramente devo implantar NETIO para dar uma amenizada nos problemas, e após isto migrarei para sql, já que o problema do DBF não tem cura mesmo.


o sr esta enganado, isso não é para ajudar na gravação, mas o oposto. Skip 0 é lento e deve ser usado somente em lógica necessária, é raro alguém precisar, mas já precisei.
JoséQuintas escreveu:Mais outra suposição, pode estar faltando após a gravação:

REPLACE ...
SKIP 0
UNLOCK
Delphi, SQL, FastReport | Xailer VxH Fivewin Minigui Hwgui [x]Harbour
Contate-me: Desenvolvimentos em geral | Treinamentos
Overview/Download: Xailer / Harbour Ferramenta profissional e mais completa.
Avatar de usuário

Eric.Developer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 161
Data de registro: 31 Ago 2010 22:16
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor JoséQuintas » 09 Fev 2019 23:14

Eric.Developer escreveu:o sr esta enganado, isso não é para ajudar na gravação, mas o oposto. Skip 0 é lento e deve ser usado somente em lógica necessária, é raro alguém precisar, mas já precisei.


Se quer pegar trabalho, ganhar dinheiro, tudo bem.

Ou você é incompetente, sem conhecimento, ou é puro golpista, porque falou merd. nesse ponto.

Quer tirar vantagem ok, fod.-se, mas não às minhas custas.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor leandrolinauer » 30 Ago 2019 14:43

Desculpem-me, não acompanhei mais este tópico, mas decidi migrar para SQL, não irei continuar com DBF.
Grato a todos.
:{
Harbour 3.2 + GtWVW + QT + SQLite3 + DBF + SQL (Firebird)
leandrolinauer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 373
Data de registro: 16 Out 2006 10:59
Cidade/Estado: Paranaíba-MS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

Tabela DBF apaga os registros

Mensagempor JoséQuintas » 30 Ago 2019 22:08

log real de um cliente.
Faço quando dá na telha, só porque tenho acesso ao servidor.
Provavelmente alguma atualização de versão que apagava/modificava muita coisa.

reindex.png


As duas últimas: abril do ano passado e abril deste ano.
Não me pergunte porque na última foram 2 vezes seguidas... talvez eu tenha feito antes e depois de atualizar versão, pra comparar o que foi excluído ao trocar versão.

Nos demais clientes... não sei.. nunca reindexei... e não faço idéia se eles reindexaram algum dia...

Minha reindexação NÃO USA PACK.
A última vez que usei o PACK foi na época do computador 386SX, mais de 20 anos atrás.
Justamente foi detectado problema de duplicar e sumir registros ao usar o PACK, então nunca mais usei, nem no Harbour.
Era parecido no tempo do Clipper....

Aliás... descobri um bug na Rede Novell nesse sentido, justamente porque um outro aplicativo usava PACK.
O servidor Novell se perdia com o tamanho do arquivo, se não fosse reiniciado de tempos em tempos.
Como o PACK mantinha o mesmo arquivo.... o problema aparecia... já na reindexação copiando arquivo... nunca.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro