Clipper On Line • Ver Tópico - Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Discussão sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

 

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Mensagempor Marcio_Carneiro » 12 Jan 2018 18:19

Olá, amigos.

Estou com um problema num cliente, que teve seus computadores contaminados com um ransonware.

O técnico formatou as máquinas, mas tinha uma, que rodava windows server 2000,

que tinha instalado um aplicativo que pelas minhas pesquisas, foi gerado em autoprogram (eu com mais de 30 anos no setor nunca tinha ouvido falar).

e utiliza os dados deste famigerado btrieve.

Pelas minhas pesquisas, aqui e no google, somente encontrei material muito antigo. Então está tudo muito defasado.

O problema é que o cliente precisa utilizar este programa, e por isso apelo aos companheiros, como faço para rodar esta bagaceira?

O programa até roda, mas fala que não encontra um arquivo. Pergunto: onde baixo esse btrieve? Como configuro isto?

Não quero migrar os dados neste momento. Quero apenas fazer funcionar. No windows 7.

Alguém tem estes arquivos para donwload? Como funciona este Autoprogram?

Já procurei em todo lugar e nada.
Marcio_Carneiro
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 70
Data de registro: 07 Abr 2008 15:37
Cidade/Estado: Santo Antônio de Pádua - RJ
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 15 Jan 2018 19:34

Ola!
"Os arquivos Btrieve não possuem informações sobre a estrutura dos campos dentro dos mesmos. Isto significa que não existe forma simples de se acessar os dados de fora do programa original se você tiver somente os arquivos .btr.

Entretanto, existem arquivos de dicionário com extensão .DFF (file.ddf, index.ddf, etc) que servem exatamente para descrever a estrutura de arquivos Btrieve. Só existe um problema: eles não são obrigatórios e nem todos os programas que usam btrieve enviam também os arquivos .DDF.

Se existirem os arquivos .DDF, então você está com sorte. Com eles você poderá acessar os arquivos via ODBC (existem 2 ou 3 disponíveis, inclusive um da própria Pervasive) ou através de um provider OLEDB para Btrieve (também existem alguns no mercado)." --Achei no google a não sei quem escreveu, não tem o autor :(


Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Mensagempor Marcio_Carneiro » 17 Jan 2018 11:27

Obrigado pela atenção.

Já evolui um pouco no caso do btrieve, pois instalei um trial para windows, e consegui através de um utilitário visualizar arquivos.

O que tá pegando é este porcaria de Autoprogram, que não consigo instalar de jeito nenhum. Começa a instalar e fecha a janela.

E o programa é AUTOPROGRAM.

O pior é que tem muito pouco informação sobre o assunto, isto é muito mais que um nicho. Nunca tinha ouvido falar neste Autoprogram.

A esperança agora é instalar uma VM com Windows Server 2000 e ver o bicho que vai dar.

A minha esperança é aqui que tem clippeiros da velha guarda tivessem algum material ou passado o dissabor de mexer com isto.
Marcio_Carneiro
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 70
Data de registro: 07 Abr 2008 15:37
Cidade/Estado: Santo Antônio de Pádua - RJ
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Mensagempor JoséQuintas » 18 Jan 2018 11:14

A minha esperança é aqui que tem clippeiros da velha guarda tivessem algum material ou passado o dissabor de mexer com isto.


btrieve nunca foi do Clipper, e sim do COBOL.

Mas se já consegue abrir os arquivos, está resolvido, é comprar o programa... rs
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Mensagempor JoséQuintas » 18 Jan 2018 11:26

Pelo que dá pra ver pelo autoprogram, é um gerador de relatórios.

http://theautoprogram.com/

Opções: comprar btrieve e autoprogram.
Comprar btrieve e criar os relatórios.
Se o demo do btrieve permitir exportar completo, exportar tudo pra outra base de dados, e criar algo pra fazer o mesmo do autoprogram.

O que leva a outra coisa:
Se a informação está em btrieve, de algum jeito essa informação é atualizada, então existe algum aplicativo pra isso.
O que torna tudo muito confuso sobre o que realmente está querendo....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Mensagempor Marcio_Carneiro » 18 Jan 2018 16:08

Obrigado novamente pela atenção.

Eu sei que o Btrieve nunca foi do mundo clipper, apenas fiz referência aos amigos clippeiros, que lidam há muito tempo com estes arquivos que vem da era DOS, poderiam em algum momento
da suas vidas deparados com isto.
Quando solicitei ajuda com relação ao btrieve, é porque percebi que para ele rodar, precisa do gerenciador nativo dele(btrieve) no computador para funcionar.
E nas minhas pesquisas, não consegui achar nada para instalar essa versão antiga.
Consegui agora um trial para rodar isto, mas é uma versão nova.
Tem muito pouca documentação sobre o assunto.

Btrieve é da Novell, é um banco de dados como você mesmo diz. Nunca mexi com rede novell.

Fazer a leitura de um arquivo btr, já fiz com um utilitário que achei na internet.

Mas o executável foi desenvolvido, pelo que me parece neste emulador AUTOPROGRAM. Então tem o programa que trabalha os dados mas é muito confuso para rodar.
Se executo ele, ele fala que um arquivo não foi encontrado.

Não tem nenhuma informação. Somente uma pasta com vários arquivos que já fucei em tudo.

Existe uma pasta com um instal deste autoprogram, mas não roda. Abre a tela para instalar e fecha.

Para melhor explicar o que estou querendo de ajuda dos colegas:

1 - O Btrieve roda sem executável atuando como serviço. Isto já descobri que não. Tem que ter instalado.

2 - Como executa este programa desenvolvido em autoprogram, precisa ele(autoprogram) estar instalado ? Ou roda sem autoprogram.
Desconfio que este autoprogram fica executando como serviço, interpretando os comandos do executável.

A primeira página que fui neste link http://theautoprogram.com/, mas não tem nada para baixar, nem um trial.

Desconfio que este autoprogram relatado por mim seja outro, pois pela minhas pesquisas descobri um manual de uma empresa do Rio, AMERINVEST, que pelo jeito era a desenvolvedora ou representante.
Mas o site saiu do ar.

Então basicamente, ele roda em duas pastas, uma com o executável e outra onde ficam os dados, mas não tem nenhum config para informar os caminhos, onde encontrar os arquivos.
Marcio_Carneiro
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 70
Data de registro: 07 Abr 2008 15:37
Cidade/Estado: Santo Antônio de Pádua - RJ
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Mensagempor Marcio_Carneiro » 23 Jan 2018 13:10

Resolvido!

Depois de muito quebrar a cabeça, resolvi o problema.

Primeiro: Btrieve, não precisa instalar nada. Com ou sem gerenciador o dados são exibidos.

Segundo: Autoprogram. Não precisa ser instalado. O Inst que aparece na pasta, não faz nada.

Como desconfiava, o programa é executado passando um arquivo.sis na chamada do programa:

C:\EXE\apr.exe Y:\MDQ\MASTER\MASTER.SIS

Esse arquivo .SIS é que informa o nome das telas, o nome dos arquivos, enfim faz toda a bagaceira.

Para informação geral, segue o arquivo.sis:
[SYSTEM]
VERSION=W16V2.0
NAME=Gerenciador Principal
COMPANY=MDQ Serviços Ltda                                                                                                                                                                                                               
WORKPLACE=WPLACE_DEF
MAX_USERS=999
SERIAL_NUMBER=41.1003
MENU_MODE=0
MENU=0
EXEC_ONCE=1
[_F00000001]
CLASS=FILE
DEFINITION=Y:\MDQ\MASTER\VERDADO
NAME=VERIFICA DATA SISTEMA
[_P00000001]
CLASS=PROCESS
NAME=.
FILE=VERDADO
OPERATION=C01
RELATIONSHIP=I01
VAR_GROUP=V00
INTERATIV=0


O atalho faz a execucao do programa que executa tudo.Todo programa tem 3 tipos de arquivos: *.SIS, *.RWS, *.RC
Estes arquivos fazem a definição da tela, os campos e tudo.
São dezenas de arquivos com estas terminações. Todos em formato texto.

O problema foi gerado pelo usuário que sempre escondeu tudo de nós que fazemos a manutenção da rede. Então nunca tivemos acesso a forma como trabalha.
Somente matei a charada, quando cansado de procurar resposta, comecei a analisar estes arquivos SIS e deparei com um nome: SCE.
Assim fiz uma busca no hd defeituoso e encontrei o bat, onde tudo esclareceu.
Agradeço a ajuda de todos, mas diante do desconhecido qualquer informação é válida.
Ainda mais quando a tecnologia é velha, e quase não se acha material na internet.

Não sei como colocar RESOLVIDO no assunto acima do tópico.

Um grande a todos.
Marcio_Carneiro
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 70
Data de registro: 07 Abr 2008 15:37
Cidade/Estado: Santo Antônio de Pádua - RJ
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Mensagempor anderson.santana » 20 Jul 2018 14:40

Marcio,

Sei que o post é antigo, mas você conseguiu resolver ?

Trabalhei muito tempo com AutoProgram, talvez eu possa ajudar.

Você inda precisa de ajuda ou a questão já foi resolvida ?
anderson.santana
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 1
Data de registro: 20 Jul 2018 14:35
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Btrieve e AutoProgram - Desafio para os Escovadores de Bits

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 20 Jul 2018 16:12

Ola!
Leu tudo ?

Não sei como colocar RESOLVIDO no assunto acima do tópico.

Um grande a todos.

Marcio_Carneiro


Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes




Retornar para Banco de Dados

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 10 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro