Clipper On Line • Ver Tópico - Recursos de editor de texto

Recursos de editor de texto

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

 

Recursos de editor de texto

Mensagempor microvolution » 03 Jul 2016 18:39

bom, mas, alguém sabe como configurar o NOTEPAD++ para reconhecer as funções, comandos, etc, do "harbour" e da "HMG"?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Recursos de editor de texto

Mensagempor Jairo Maia » 06 Jul 2016 10:28

Olá microvolution,

Há alguns anos o Notepad++ deixou de ter esse recurso para o Harbour, pois é um plugin enviado aos desenvolvedores do Notepad++. Particularmente não tenho a menor ideia de como fazer essa configuração, mas tente pesquisar na internet se alguém não disponibilizou esse plugin.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Recursos de editor de texto

Mensagempor lwinter » 01 Nov 2018 22:13

Grande Jose Quintas!
Parabens pelo trabalho de voces aqui no forum e obrigado por servir a comunidade.
Me chamo Leonardo e fui socio/fundador de uma empresa que atuava no varejo, mais especificamente para Postos de Combustiveis. Por muitos anos fiquei trabalhando em clipper e depois com a ajuda de nosso amigo Toledo migrei nosso PDV para harbour. Esta migracao me ajudou muito ate que nosso legado fosse migrado para C#.net (PDV) e Delphi (Retaguarda).
Pois bem, estou interessando em contribuir para a comunidade disponibilizando o PDV feito em clipper e depois migrado algumas partes para harbour.
Estou pensando em coloca-lo no GitHub como open source com todos os fontes (só retirando partes de criptografia de senhas e certificados PAF).
Por esta razao, estava atras de um editor de texto atualizado para harbour. Antes eu estava utilizando o PSPAD mas ele ficou devazado e apresenta alguns bugs. Baixei e instalei a sua recomendacao do programmer notepad e achei muito legal pois ele esta mais atualizado que o PSPAD e tem a funcao de code folding.
No curso de Git e GitHub que fiz recentemente, utilizamos o editor Visual Studio Code (VSCode), editor gratuito open source e multiplataforma da Microsoft. O que achei bastante interessante neste editor da microsoft é que alem das funcionalidades do programmer notepad ele aborda pontos importantes como o versionamento com o Git. Fiz o teste e o pnotepad nao é compativel com o Git, podendo perder dados em sua utilização.
Nativamente o Visual Studio Code nao é compativel com o Harbour mas o nosso colega Antônio Perricone fez a gentileza de criar um plugin para o Harbour que o transforma em uma verdadeira IDE para Harbour. Após instalar o VSCode o plugin pode ser instalado no link: https://marketplace.visualstudio.com/it ... ne.harbour

Vou deixar um link para quem quiser conhecer melhor este editor: https://www.devmedia.com.br/introducao- ... code/34418

Outra coisa, em algum outro post neste forum voce havia perguntado como fazer para chamar mais de 9 parametros pelo arquivo de lote BAT. Pelo que pesquisei realmente só existem os parametros de %0 a %9, sendo %0 o nome do programa que fez a chamada. Entretanto, existe o parametro %* que traz todos os parametros em um unico parametro. Exemplo:
test 1 2 3 4 5 6 7 8 9 a b c
No exemplo acima test %9 ira fazer o parametro "9" mas test %* ira trazer a string "1 2 3 4 5 6 7 8 9 a b c" empacotada em um unico parametro. Nao sei se isso te ajuda.

Abracos a todos desta comunidade e principalmente ao meu querido colega Toledo que me ajudou muito e sou muito grato a ele.
lwinter
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 123
Data de registro: 07 Mar 2011 12:08
Cidade/Estado: Campinas - SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

Recursos de editor de texto

Mensagempor JoséQuintas » 02 Nov 2018 12:35

lwinter escreveu:Entretanto, existe o parametro %* que traz todos os parametros em um unico parametro


Sim, depois do post já havia descoberto esse.
%* representa todos os parâmetros, e com isso não tem limite.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Recursos de editor de texto

Mensagempor microvolution » 04 Nov 2018 10:59

lwinter escreveu:Pois bem, estou interessando em contribuir para a comunidade disponibilizando o PDV feito em clipper e depois migrado algumas partes para harbour.
Estou pensando em coloca-lo no GitHub como open source com todos os fontes (só retirando partes de criptografia de senhas e certificados PAF).
Prezado IWinter, tenho interesse sim.
o que preciso fazer pra receber os códigos-fonte pra eu estudar e aprender um pouco mais?

outra coisa, o seu codnome é "IWINTER", tem alguma coisa a ver com o IW - Intra Web do Delphi embarcadero?

um cliente - que estou a conquistar, me pediu que eu fizesse um sistema DESKTOP, NÚVEM e SMPARTPHONE...
aí vi que no clipper/harbour está a quem de isso acontecer... no JAVA não consegui entender a lógica de programação.
Como o delphi sei o básico, descobri há uma semana a ferramenta nativa INTRAWEB que permite fazer sistemas totalmente WEB (sem necessidade de se conhecer PHP, JAVASCRIPT, HTML, etc).

Você tem algo a nos contribuir?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Recursos de editor de texto

Mensagempor microvolution » 04 Nov 2018 11:03

JoséQuintas escreveu:Sim, depois do post já havia descoberto esse.
prezado Jquintas, em face de suas explicações no post específico do PROGRAMMMERS NOTEPAD, deixei de lado todos os outros editores e passei a usá-lo.
O nobre professor, pra mim é um grande referencial. Gostaria de saber se o nobre também está migrando para este VISUAL STUDIO CODE da MICROSOFT?

se assim o fizer, também o farei, pois de ti só saem coisas boas!
rs
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Recursos de editor de texto

Mensagempor JoséQuintas » 04 Nov 2018 13:30

microvolution escreveu:Gostaria de saber se o nobre também está migrando para este VISUAL STUDIO CODE da MICROSOFT?se assim o fizer, também o farei, pois de ti só saem coisas boas!


As ferramentas são de gosto pessoal, cada um escolhe o que acha mais interessante.
Pode variar também, conforme o conjunto das outras ferramentas complementares.
Quem desenvolve em ambiente Windows e Linux, pode preferir o mesmo editor de texto para os dois.

O pnotepad me atende.
Aprender outro editor de textos vai levar um certo tempo de aprendizagem.
Um novo editor teria que ter vantagens até mesmo pra compensar essa aprendizagem.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Anterior



Retornar para Contribuições, Dicas e Tutoriais

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 21 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro