Clipper On Line • Ver Tópico - net use lptx: \\computador\impressora

net use lptx: \\computador\impressora

Discussão sobre a biblioteca Fivewin - O Clipper para Windows.

Moderador: Moderadores

 

net use lptx: \\computador\impressora

Mensagempor Mário Isa » 28 Set 2005 22:50

eu utilizava este comando para setar uma porta de impressora como sendo outra impressora em outro computador.
Aí na hora de imprimir fazia set printer to lpt2 por ex e imprimia normalmente.
No five eu vou poder fazer isso?
Ou terei que imprimir pelas impressoras do Windows?
Mário
Avatar de usuário

Mário Isa
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 902
Data de registro: 07 Jul 2004 13:54
Cidade/Estado: Ilha Solteira-sp
Curtiu: 5 vezes
Mens.Curtidas: 8 vezes

Mensagempor gvc » 29 Set 2005 09:12

Vc pode usar abrir um arquivo com o nome LPT2 e gravar os dados nele. Tudo o que for mandado para o arquivo sairá na impressora mapeada.

É assim que funciona a classe tdosprn.

Se vc for usar a classe tdosprn coloque como parâmetro o nome do arquivo LPT2.

Veja como foi montada a classe e vc entenderá como funciona essa impressão.

Se não me engano, existe outras classes já modificadas que fazem mais coisas. Verifique neste site ou no site da fivewin brasil.
Boa sorte.
Avatar de usuário

gvc
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1269
Data de registro: 23 Ago 2005 10:57
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor rochinha » 02 Out 2005 01:08

Amiguinho

Veja este exemplo:

LOCAL oPrn

oPrn := TDosPrn():New("lpt1")

oPrn:StartPage() // optional
oPrn:Say(10,20, "This goes in line 10, column 20")
oPrn:EndPage() // optional

oPrn:End()

Isto quer dizer que vc pode colocar LPT2, TESTE.TXT, etc e funciona que é uma beleza.

Só não imprime imagens, pois ela foi preparada para dados apenas.

@braços :?)
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

net use lptx: \\computador\impressora

Mensagempor Pablo César » 21 Nov 2012 19:15

Desculpem ressuscitar o tópico.
Atendendo ao colega kleber que solicitou ajuda por MP. Seja bem vindo ao fórum !

kleber escreveu:Gero um arquivo texto pelo TDosPrn.Prg e gostaria de enviar para uma impressora LX 300 em rede
como faço isso ?
Eu não nunca usei o TDosPrn, mas pelo pouco que agora vi, parece pertencer ao FiveWin. Teríamos que analisar se o arquivo gerado já possui o comandos de impressão do padrão Epson, provavelmente já deve possuir. Se você editar o arquivo ou anexar na sua próxima mensagem, teremos certeza disso. Vendo a mensagem anterior do colega Rochinha, você pode notar que você pode direcionar a impressão para LPT2 ou até mesmo para qualquer impressora de rede. Você teria várias formas de fazer isso:

1. A mais utilizada, seria, você capturar a impressora de rede, pode ser na LPT1 ou na LPT2. Se na estação que irá imprimir, já utilizam a LPT1 para impressão em OUTRA impressora, aconselho então que instale a Epson LX-300 em LPT2. E ai você muda a saída de LPT1 para LPT2 no seu código fonte (como o Rochinha indicou). Se você quer garantir de usar e capturar sempre aquela Epson LX-300 para LPT2, então faça um arquivo batch que capture a impressora com NET USE LPT2:\\nome_computador\nome_impressora.

2. Outra forma seria, você colocar o caminho completo (entre aspas) onde está a impressora no lugar de LPT1.

3. Outra opção, seria você copiar o arquivo texto já gerado pela classe TDosPrn. Sabendo o nome do arquivo, bastaria você inserir uma linha de código após a geração do arquivo (digamos aqui como exemplo arquivo ARQUIVO.PRN). A linha de comando é:

COPY FILE("ARQUIVO.PRN") TO FILE("\\nome_computador\nome_impressora")
ou
COPY FILE("ARQUIVO.PRN") TO FILE("LPT2") // faça assim se você capturou a impressora

O arquivo texto tem que sair no formato quando no tempo do clipper usava letra normal se nao falha da memoria CHR(18) OU CHR(27) so sei que era o oposto de CHR(15) Ou seja, o texto normal sem fonte.
Como eu disse, sem ver o arquivo não sei com quais comandos de impressão estpá gerando o arquivo. Mas se você quer que imprima numa impressora matricial padrão Epson, o comando é Chr(18) antes de qualquer string que começar a impressão. E se quiser condensar aa fonte é Chr(15).

Espero ter ajudado Kleber. Qualquer outra dúvida, poste aqui no fórum sem acanhamento. Pois aqui todos estamos para aprender, portanto ajudamos e somos ajudados ao mesmo tempo. Só que peço gentilmente que não faça mais questionamentos técnicos por MP. Você fazendo-o no fórum postando no tópico, muito poderão ser beneficiados com a mesma informação que você chegou a precisar um dia. Beleza ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes




Retornar para FiveWin

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google [Bot] e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro