Clipper On Line • Ver Tópico - VISUAL XHARBOUR

VISUAL XHARBOUR

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Mensagempor Sandro R R Freire » 14 Set 2005 09:56

Marcelo vamos ser mais democráticos.
Cada gui é muito melhor, no ponto de vista individual de cada um, ja foi o tempo em que ficamos debatendo.
Eu recomendo a HwGUI para o usuario que quizer ter uma GUI em duas plataformas, ou até 3 (Windows, Linux e Unix por exemplo), a HwGUI nunca será a pior pois a equipe de desenvolvimento dela contem com pelo menos 90% de desenvolvedores do próprio xHarbour envolvidos.
Mas discusões a parte, estou preparando um sistema em HwGUI Windows, e com um makefile em Linux, para provar que a migração é muito fácil, alias não se faz nada, apenas se compila, é claro que 20% ainda de código restam para a compatilidade chegar a 100%, coisa que o Alexander esta empenhado em concluir.
Portanto, basta dar uma olhadinha no CVS e se surpreender com o resultado.
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 52
Data de registro: 23 Set 2004 08:06
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor software_facil » 14 Set 2005 10:14

Prezado Marcelo,

Não quero com essa postagem criar inimizade com o colega, mas veja algumas ponderações em cima do que vc escreveu :

"Porém a versão que está lá não está compilada, sendo assim para quem está aprendendo sugiro usar a versão 2.13, para que não haja maiores complicações, no caso de usuários experientes então pode-se usar a 2.14. "
= é totalmente incoerente afirmar isso, pois se vc tem uma versão atual, pq usar uma antiga ? a HwGUI está na versão 2.14 faz tempo, mas o que temos que assimilar, é que não é o incremento de número de versão que vai ajudar alguma coisa, e sim as melhorias que são feitas na mesma versão constantemente. Se vc é um usuário novo ou inexperiente em HwGUI, o melhor é arregaçar a manga e ir a luta mesmo, e não ficar usando o que já está mastigado, pois assim nunca vai aprender a usar a ferramenta. Quando o pessoal fala para pegar a última versão do CVS, creio que muita gente não entende do que se trata, então, vou repassar abaixo como fazer para baixar/instalar o aplicativo CVS e baixar a última HwGUI, dica essa que o Culik me passou.
- baixe o CVS em http://www.tortoisecvs.org/
- depois de instalado, ele pedirá para rebootar a máquina, faça isso
- depois de iniciado o Windows, abra o Windows Explorer
- clique com o botão direito em C:\ e escolha "CVS Obter Módulo..."
- abrirá uma janela pedindo informações, abaixo segue o que deve ser preenchido :
** protocol : pserver
** server : cvs.sf.net
** repository folder : /cvsroot/hwgui
** user name : anonymous
** module : hwgui
** senha : tecle enter
em uma janela, será mostrado o progresso da instalação dos arquivos da HwGUI no C:\ da sua máquina na pasta HwGUI, quando terminar, basta clicar no OK

Para compilar a lib HwGUI :
- abra uma janela do DOS
- vá para a pasta HwGUI
- digite "set HB_PATH=c:\xharbour" (sem as aspas)
- digite "make_b32 clean"
- digite make_b32

Para que essa compilação funcione, presume-se que vc tenha o xharbour 0.99.50 instalado e configurado em sua máquina, bem como o Borland C++ 5.5.1, caso não tenha, vá em www.xharbour.org e baixe os arquivos, sempre prestando atenção para a plataforma e compilador escolhidos, que devem ser na ordem Windows e Borland, neste mesmo site, tem as dicas de como configurar o xHarbour.

"Embora eu recomende muito mais o uso da Minigui por ser muitooooo melhor."
= eu uso tanto Harbour com MiniGUI, como xHarbour com HwGUI, e tudo o que uma faz, a outra também faz, o que existe, é uma divulgação maior da MiniGUI, ela se popularizou mais, tanto que eu aprendi primeiro ela, e gosto muito, mas não podemos ser parciais e dizer "É assim e pronto", não podemos esquecer que muitas pessoas acessam esse fórum, e podemos influenciar de forma positiva ou negativa uma decisão alheia. Espero que com essa postagem, mais pessoas passem a usar a HwGUI, e a testar suas funcionalidades. Na parte de exemplos, a HwGUI não tem muitos, tem o básico, mas na sua documentação, tem tudo o que é necessário para aprender o seu uso, basta empenho e muita força de vontade, eu por exemplo, demorei 1 ano para chegar num ponto que acho ideal, vc que está lendo essa postagem, pode demorar 6 meses ou 1 ano e meio, mas tente pensar da seguinte forma, se eu não fizer nada durante 1 ano, 1 ano vai se passar e eu continuarei na mesma, agora, se eu fizer algo, 1 ano se passará e eu serei melhor que antes !

Abraços
Avatar de usuário

software_facil
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 211
Data de registro: 23 Fev 2005 12:19
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

HwGUI

Mensagempor gransoft » 14 Set 2005 14:53

ARAGUARI-MG, 14 de setembro de 2005.

Prezados Srs.,

software_facil:

Obrigado pelo HowTo for CVS Client ...

Sandro:

Ao compilar HwGUI recebida hoje do CULIK, com xHarbour 0.99.50 sob Win98:

set HB_PATH=c:\xharbour
make_b32 clean
make_b32

Surge mensagem:
MAKE Version 5.2  Copyright (c) 1987, 2000 Borland
   C:\XHARBOUR\bin\harbour.exe source\hipedit.prg -n -w -iinclude;C:\XHARBOUR\include  -oobj\hipedit.c
xHarbour Compiler build 0.99.50 (SimpLex)
Copyright 1999-2005, http://www.xharbour.org http://www.harbour-project.org/
Compiling 'source\hipedit.prg'...

100
Lines 170, Functions/Procedures 11
Generating C source output to 'obj\hipedit.c'...
Done.
   bcc32 -c  -O2 -tW -tWM -d -a8 -OS -5 -6 -Iinclude;C:\XHARBOUR\include -oobj\hipedit.obj obj\hipedit.c
Borland C++ 5.5.1 for Win32 Copyright (c) 1993, 2000 Borland
obj\hipedit.c:
   tlib lib\hwgui.lib -+obj\hipedit.obj,,
TLIB 4.5 Copyright (c) 1987, 1999 Inprise Corporation

Warning: 'hipedit' not found in library
   bcc32 -c  -O2 -tW -tWM -d -a8 -OS -5 -6 -Iinclude;C:\XHARBOUR\include -oobj\commond.obj source\commond.c
Borland C++ 5.5.1 for Win32 Copyright (c) 1993, 2000 Borland
source\commond.c:
   tlib lib\hwgui.lib -+obj\commond.obj,,
TLIB 4.5 Copyright (c) 1987, 1999 Inprise Corporation

Warning: 'commond' not found in library
   bcc32 -c  -O2 -tW -tWM -d -a8 -OS -5 -6 -Iinclude;C:\XHARBOUR\include -oobj\control.obj source\control.c
Borland C++ 5.5.1 for Win32 Copyright (c) 1993, 2000 Borland
source\control.c:
Warning W8075 source\control.c 456: Suspicious pointer conversion in function HB_FUN_SETDATEPICKER
Warning W8075 source\control.c 456: Suspicious pointer conversion in function HB_FUN_SETDATEPICKER
Warning W8075 source\control.c 456: Suspicious pointer conversion in function HB_FUN_SETDATEPICKER
Error E2451 source\control.c 579: Undefined symbol 'uiHolders' in function HB_FUN_TREEADDNODE
Error E2451 source\control.c 650: Undefined symbol 'uiHolders' in function HB_FUN_TREEGETSELECTED
Error E2451 source\control.c 741: Undefined symbol 'uiHolders' in function HB_FUN_TREE_GETNOTIFY
Error E2451 source\control.c 797: Undefined symbol 'uiHolders' in function HB_FUN_TREE_HITTEST
Warning W8065 source\control.c 907: Call to function 'hb_stackReturn' with no prototype in function SplitterProc
Warning W8065 source\control.c 951: Call to function 'hb_stackReturn' with no prototype in function PanelProc
Warning W8065 source\control.c 993: Call to function 'hb_stackReturn' with no prototype in function OwnBtnProc
Warning W8065 source\control.c 1074: Call to function 'hb_stackReturn' with no prototype in function WinCtrlProc
*** 4 errors in Compile ***

** error 1 ** deleting obj\control.obj


Por favor, como contornar este erro?

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Avatar de usuário

gransoft
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 301
Data de registro: 06 Jul 2004 17:48
Cidade/Estado: UBERLÂNDIA-MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Sandro R R Freire » 14 Set 2005 15:19

Veja por favor se esta definido HARBOUR_CVS_VERSION
Uma diferença entre HwGUI e Minigui, é o uso de Formularios MDI, para ser bem didatico, diria que o MDI é o dialogo usado pelo Excel, ou seja aquele monte de janelinhas filho, dentro de uma Janela Mãe.
Você poderia desta forma construir, um MDI com lançamentos e outro MDI ao lado com consulta de saldos, com a Minigui é possivel com dialogos NOMODAL, mas não seria as janelas filho.
Reiterando, cada gui é melhor para cada utilidade, eu prefiro a estrutura OOP da HwGUI do que a Semi OOp da Minigui.
É questão de gosto.
A HwGUI for Linux por exemplo, utiliza a GTK, e vc escrevendo para Windows, já tem seu código em Linux.
É muito legal, aos amantes do Pinguim é claro, e prestem atenção, que o futuro, muitos estão exigindo Linux, por n motivos.
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 52
Data de registro: 23 Set 2004 08:06
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

HwGUI, CVS

Mensagempor gransoft » 14 Set 2005 15:45

Sandro R R Freire escreveu:Veja por favor se esta definido HARBOUR_CVS_VERSION

ARAGUARI-MG, 14 de setembro de 2005.

Prezado Sandro,

Consegui baixar agora a HwGUI pelo CVS, conforme dicas acima, e a mesma compilou e rodou os exemplos sem erro.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Avatar de usuário

gransoft
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 301
Data de registro: 06 Jul 2004 17:48
Cidade/Estado: UBERLÂNDIA-MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Antonio » 14 Set 2005 18:58

"SoftWareFacil". Grande Marcelo.

Obrigado pela postagem do roteiro e utilização do CVS atraves do cliente tortoise, estava desde ontem querendo escrever isso para os amigos e não tive tempo.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Avatar de usuário

Antonio
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 344
Data de registro: 14 Ago 2003 17:33
Cidade/Estado: Sao Paulo - SP
Curtiu: 2 vezes
Mens.Curtidas: 11 vezes

Mensagempor software_facil » 15 Set 2005 08:45

Prezados,

Obrigado Antonio, a iniciativa de escrever como instalar o CVS e puxar a HwGUI foi minha, mas quem me ensinou tudo foi o Culik, que aliás, nunca deixou de me ajudar, bem como a muitas outras pessoas.

Abraços
Avatar de usuário

software_facil
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 211
Data de registro: 23 Fev 2005 12:19
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Antonio » 15 Set 2005 08:56

software_facil escreveu:Prezados,

Obrigado Antonio, a iniciativa de escrever como instalar o CVS e puxar a HwGUI foi minha, mas quem me ensinou tudo foi o Culik, que aliás, nunca deixou de me ajudar, bem como a muitas outras pessoas.

Abraços


Com certeza! Ele tambem me ensinou a fazer o procedimento, e com a maior paciencia sempre me auxilia.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Avatar de usuário

Antonio
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 344
Data de registro: 14 Ago 2003 17:33
Cidade/Estado: Sao Paulo - SP
Curtiu: 2 vezes
Mens.Curtidas: 11 vezes

Mensagempor Clipper » 16 Set 2005 09:23

Prezados Colegas

Como não uso Hwgui peguei a informação de um fórum que dizem que o supra-sumo da Hwgui, neste fórum logo na capa tem a seguinte mensagem :

"Hwgui Gui para xHarbour e Harbour

Feita pelo Russo Alexander Kressin, já esta em sua versão 2.13 e conta inclusive com gráficos, GET com picture, utilitario para geração de formularios, relatórios, etc, etc, etc
Hoje a HwGUI conta com diversos programadores que ajudar na sua evolução"

Foi um erro...

Prezado SF quanto ao uso de versões atuais ou não atuais, não concordo que a última versão deva ser exatamente a melhor, vejamos alguns exemplos :

Clipper - Melhor é a 5.2e embora exista a 5.3b
Windows - Todos eles são muitos ruins, mas os mais novos são os piores.
Linux - Vai do gosto de cada um
Corel Draw - A versão 11 é um Lixo, a 10 é Boa, a 12 ainda não testei.
RDD SIX2 / SIX3 - A SIX3 tem bugs
E por aí vai...

Quanto ao mastigado. Então é bobagem também participar e tirar dúvidas em um fórum, se você pode quebrar a cabeça sozinho e aprender muito mais com a experiência da tentativa e erro, então pra que postar mensagens do tipo "Alguém tem ou conhece uma função para tal coisa ?", deveriamos responder então ? "Eu tenho mas não vou lhe passar não, senão você nunca vai aprender, vai tentando sozinho que você vai conseguir", minha intenção foi facilitar a iniciação do colega, pois tenho certeza que se ele conhecer e gostar da ferramenta ele automaticamente irá buscar um aprendizado mais profundo. Senão quando ele vier perguntar sobre Linux, vamos dizer para ele não instalar ua distro diretamente não, que é para ele começar logo baixando os source´s e recompilando todo o kernel porque ele vai aprender muito mais.

Não quero criar polêmica, mas não entendo porque então não responderam logo objetivamente a pergunta do colega e já ensinaram os procedimentos ? Porque ficam respondendo coisas em pedacinhos ? Porque ficam com respostas do tipo "para aprender tudo manda um email para casadokct@seilaonde.com.br" ? Ora bolas ! Isso aqui é um fórum, se todo mundo responder desta forma ele não vai servir para nada.

Fui...

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Avatar de usuário

Clipper
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1320
Data de registro: 23 Ago 2004 00:04
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 3 vezes

Mensagempor Sandro R R Freire » 16 Set 2005 09:45

Ola Marcelo
Primeiro, eu peço para usar o grupo do yahoo, por que sou moderador de lá, e tb sou um dos colaboradores da HwGUI, segundo, por que lá recebo e-mails diretamente e respondo na hora na medida do possível, é claro que estive ausente alguns dias, por motivos maiores.
E aqui eu acesso raras vezes, tipo de 3 em 3 dias, não vou deixar de auxiliar os colegas, mas acho legal, como disse acima, todos saberem baixar um CVS e compilar a GUI assim ninguem ficaria eternamente dependente de outro, não seria maravilhoso o conhecimento que todos ganhariam, do que ter a lib compilada e pronto.
Seguinte tem que usar a versão do CVS mesmo que é a mais atual, não tive tempo de mudar a do grupo, este ano, graças a deus estou com muito trabalho.
E se você quizer ajudar seja muito bem vindo, estarei preparando um Workshop para Novembro, ensinando a trabalhar com a HwGUI em Windows e Linux bem como migrar seus aplicativos, usando as plataformas de xHarbour.
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 52
Data de registro: 23 Set 2004 08:06
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor software_facil » 16 Set 2005 10:02

Prezado Marcelo,

Apesar dessa postagem sair totalmente fora do foco, e dos moderadores daqui a pouco darem uma bronca na gente, e com razão, tinha que falar com vc Marcelo, sobre a sua postagem, pois aqui sendo um fórum (lugar onde se discute sobre um assunto), vou opinar sobre o seguinte :

Nas afirmações...

"Clipper - Melhor é a 5.2e embora exista a 5.3b"
"Windows - Todos eles são muitos ruins, mas os mais novos são os piores."
"Linux - Vai do gosto de cada um"
"Corel Draw - A versão 11 é um Lixo, a 10 é Boa, a 12 ainda não testei."
"RDD SIX2 / SIX3 - A SIX3 tem bugs"

vc não acha que foi "PARCIAL" em tudo ?
para afirmar que um software é pior do que outro, tem que ter muito embasamento técnico, não acho correto afirmar isso ou aquilo por gosto pessoal, ou por achar melhor, ou por usar a mais tempo !

Quanto a questão da HwGUI, quanto mais o programador souber, melhor, e claro que o fórum é para ajudar os programadores, mas venhamos e convenhamos, tem muita gente que tem preguiça de testar código fonte, e que não gosta de ver mensagem de erro pela frente, então, ao meu ver, essa pessoa não tem o espírito do programador, visto que, se todos os programadores que fizeram e fazem tudo o que funciona até hoje nos computadores em todo mundo (inclusive a "porcaria" do Windows, que foi o que iniciou a máquina e oportunizou chegar até o fórum e postar mensagem), ficassem parados achando que estava bom, imagine onde estaríamos ainda !

Abraços
Avatar de usuário

software_facil
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 211
Data de registro: 23 Fev 2005 12:19
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

HwGui, MiniGui, IDE

Mensagempor gransoft » 16 Set 2005 11:22

software_facil escreveu:(...)
"Clipper - Melhor é a 5.2e embora exista a 5.3b"
"Windows - Todos eles são muitos ruins, mas os mais novos são os piores."
"Linux - Vai do gosto de cada um"
"Corel Draw - A versão 11 é um Lixo, a 10 é Boa, a 12 ainda não testei."
(...)

ARAGUARI-MG, 16 de setembro de 2005.

Prezados Srs,

Quanto ao citado acima, concordo plenamente.

Quanto ao phpBB em detrimento de POST's tipo email, são óbvios e visíveis os motivos.

Quanto à libs gráficas, quanto mais recursos, melhor. E o fundamental é a IDE.

A IDE da MiniGUI HARBOUR é simples de usar, mas peca em não ter ainda ajustes finos para posicionar os objetos, gera arquivos *.FMG editáveis, e o Programador deverá AMARRAR este arquivo a um *.PRG com as funções necessárias.

Ocorre que são poucos que utilizam da sintaxe da IDE.

A IDE da HwGUI xHARBOUR, a DESIGNER, parece-me mais simples e objetiva ainda, possue excelente "ajuste fino", mas gera arquivos *.XML

Quem ou quantos realmente trabalham desta forma, associando arquivos de LAYOUT aos respectivos *.PRG ??

Poderemos migrar Aplicativos Fiscais imensos SEM CORRER RISCOS de mudanças drásticas durante o desenvolvimento da DESIGNER ?

Existem pormenores que SOMENTE COM EXEMPLOS ou BOA DOCUMENTAÇÃO... Tentativa e erro não dá...

Uma dúvida:

Já passei um link com um exemplo de projeto, utilizando a IDE MiniGUI. Em breve, informarei outro, similar, com a HwGUI/DESIGNER.

Ocorre que:

Quando temos em um Formulário de Cadastro por exemplo, uma série de TextBox (MiniGUI) ou EditBox (HwGUI), e muitos tem que ser validados, observo que se forem informados os dados numa seqüência, os mesmos são validados. Se um usuário CRETINO usar o TAB, e apagar ou digitar uma informação inválida, saindo do objeto com TAB, a tal rotina de validação não é invocada... e um registro inadequado é adicionado nos arquivos.

Na MiniGUI, se eu tento utilizar ONLOSTFOCUS, para resolver isso, tudo trava... E aí?

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Avatar de usuário

gransoft
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 301
Data de registro: 06 Jul 2004 17:48
Cidade/Estado: UBERLÂNDIA-MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Clipper » 16 Set 2005 11:40

Parcial...hum...

Não sou eu apenas que afirmo que o Clipper 5.2 é melhor que o 5.3, o mesmo se aplica ao Corel Draw e a SIX, o Windows talvez eu tenha sido um pouco (porque ele me irrita com seus bugs) mas você há de convir que a cada nova versão o windows vem com mais bugs, o que eu acho interessante é que a maioria dos programadores não tem nenhum receio de criticar um Sistema Aplicativo de um colega, porém ficam cheios de escrúpulos e não se sentem a vontade de meter o pau no Windows, na minha opnião pela estrutura que a Micr$oft tem o Windows deveria ser um sistema operacional mais bem desenvolvido, entretanto não é, existem erros grosseiros de estrutura e é muito suscetível a falhas além de oferecer recursos de recuperação fracos, sem esquecer dos graves problemas de segurança, então não é parcialidade, é constatação, e meu embasamento é também técnico, os 17 anos de prática e os 5 de faculdade me deram.

O que você não deve ter lembrado é que muitos aqui são iniantes, e as vezes não fazem perguntas por preguiça e sim porque realmente não tem um conhecimento tão profundo, quantas e quantas vezes eu não fui fazer uma nova rotina, testar uma função pura e simplesmente para ajudar a um colega e muitas destas vezes acabei utilizando o próprio recurso em meu benefício.

Me responda uma coisa, quando você instalou o linux, você utilizou um instalador ou baixou todos os fontes, recompilou o kernel e instalou ?

Se você já instalou tenho certeza que vai dizer que utilizou o instalador,
e aí ? Foi preguiça ou porque era mais prático ?

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Avatar de usuário

Clipper
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1320
Data de registro: 23 Ago 2004 00:04
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 3 vezes

Mensagempor software_facil » 16 Set 2005 13:33

Mesmo achando que não devia, lá vai mais um post...

"Não sou eu apenas que afirmo que o Clipper 5.2 é melhor que o 5.3, o mesmo se aplica ao Corel Draw e a SIX..."
= tem quem não troque o Summer, o 5.01, o 5.2, o 5.3, pois tem o que precisa com cada versão, e assim está bom, mas o que deve-se dizer para todos, é que o 5.3 faz tudo o que as versões anteriores fazem, e incorpora mais funcionalidades, basta buscar pela internet informações com relação ao Clipper 5.3 (informações técnicas), e ver que não tem nada que o desabone, a questão do 5.2 ser melhor, é puramente por ser mais usado, somente isso !

"...o Windows talvez eu tenha sido um pouco (porque ele me irrita com seus bugs) mas você há de convir que a cada nova versão o windows vem com mais bugs..."
= bugs, todos os softwares tem, seja de execução ou concepção, mas analise da seguinte forma, quantas e quantas vezes vc liga a sua máquina, loga na rede (se for o caso), conecta com a internet, manda e-mail, assiste filmes, ouve música, programa, etc, e tudo funciona ! entendo o que vc quis dizer, mas sempre que falamos algo assim, temos que escrever junto o pq, para dar crédito ao que falamos !

"...o que eu acho interessante é que a maioria dos programadores não tem nenhum receio de criticar um Sistema Aplicativo de um colega, porém ficam cheios de escrúpulos e não se sentem a vontade de meter o pau no Windows, na minha opnião pela estrutura que a Micr$oft tem o Windows deveria ser um sistema operacional mais bem desenvolvido, entretanto não é, existem erros grosseiros de estrutura e é muito suscetível a falhas além de oferecer recursos de recuperação fracos, sem esquecer dos graves problemas de segurança, então não é parcialidade, é constatação, e meu embasamento é também técnico, os 17 anos de prática e os 5 de faculdade me deram."
= eu não falo mal do trabalho dos outros, e pelo que me lembre, aqui no fórum nunca vi ninguém ser grosseiro e anti profissional com os colegas, no que tange ao trabalho de cada um. quanto a Microsoft, é claro que eles poderiam melhorar, aliás, quem não pode !!! nesse caso, o mais certo seria enviar um e-mail para o pessoal que desenvolve o Windows, relatando item por item os erros, e outro para o Bill Gates enviando o currículo, quem sabe tem vaga ! falar da Microsoft é folclore entre o pessoal de informática, mas quem não gostaria de ser sócio da empresa ?
ah, e quanto ao "$" no meio do nome, espero que o nome da sua empresa não tenha a letra "S" também, pq se tiver, pode usar "$" junto, pq vc desenvolve e cobra por isso, o que é normal, precisamos viver !

"...O que você não deve ter lembrado é que muitos aqui são iniantes, e as vezes não fazem perguntas por preguiça e sim porque realmente não tem um conhecimento tão profundo, quantas e quantas vezes eu não fui fazer uma nova rotina, testar uma função pura e simplesmente para ajudar a um colega e muitas destas vezes acabei utilizando o próprio recurso em meu benefício."
= não critiquei quem não sabe, ninguém nasce sabendo, mas sim quem vc nota que tem preguiça mesmo, e não venha me dizer que não existe pq existe !

"Me responda uma coisa, quando você instalou o linux, você utilizou um instalador ou baixou todos os fontes, recompilou o kernel e instalou ?"
= prezado, nós somos programadores de aplicativos comerciais, não de sistemas operacionais, a turma que é dessa praia, com certeza faz isso, mas nós, temos que ser "os caras" no nosso nicho, dentro da programação, não podemos generalizar, a programação, como a medicina, é muito vasta, e tem vários segmentos. já que vc como eu, parece ser meio antigo, lembra de uma frase de antigamente que dizia "programador unix, se não tem uma ferramenta, desenvolve !", se vc não lembra, isso é aplicável hoje ao Harbour/xHarbour e MiniGUI/HwGUI/xHGTK, neles, nós podemos e devemos mexer, tanto para conhecimento, como para ajudar a outros programadores, nós por exemplo !

"Se você já instalou tenho certeza que vai dizer que utilizou o instalador,
e aí ? Foi preguiça ou porque era mais prático ?"
= se vc leu a resposta logo acima, vai ver que não foi preguiça, mas inteligência !

"Até logo."
= com certeza !

Abraços
Avatar de usuário

software_facil
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 211
Data de registro: 23 Fev 2005 12:19
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Clipper » 16 Set 2005 14:20

Realmente não vamos chegar a lugar algum, mas só vou postar sobre uma questão que acho que devo.

O $ da Mico$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$oft apenas representa minha indignação pela forma absurda como ela trata seus clientes, não se importando a mínima com ele, eu mesmo sou um deles, tenho o XP orininal e paguei caro por ele, mas foi a primeira e última vez, porque pagar por um soft que tem centenas de problemas e um suporte sofrível ? Porém ela vai continuar assim por muito tempo, pois como eu já sabia e mais uma vez pude constatar a maioria dos usuários acham todas estas deficiências perfeitamente normais e aceitaveis. Sim eu recebo muito bem pelos meus serviços, em compensação eu tenho um suporte eficiente que funciona 24 horas por dia 7 dias por semana, todos os bugs que eventualmente aparecem são corrigidos no prazo máximo de 72 horas, não é a toa que apesar de trabalhar sozinho tenho clientes em todo o Brasil (exceto Tocantins, Sergipe e Amapá) com mais de 300 cópias instaladas, não cobro por atualizações e nem pelo suporte.

Até logo.

:*

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Avatar de usuário

Clipper
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1320
Data de registro: 23 Ago 2004 00:04
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 3 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro