Clipper On Line • Ver Tópico - Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Discussão sobre SQL

Moderador: Moderadores

 

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor thekey » 26 Set 2014 15:41

Pessoal,

Acesso bases FDB atraves do harbour utilizando a Firebird.lib (Fbconnect, Fbexecute, etc).

Todos os meus sistemas de consulta ou update funcionam bem.

O que esta pegando eh que , no windows 2003, soh funciona em uma uma coneccao por vez; ou seja, para fazer a coneccao com o banco funcionar no usuario2 da coneccao remota, tenho que fazer log off do usuario1.

Ja alterei, os usuarios para Administradores e nao deu certo. ja desliguei firewall, ja rodei como Adm.

Nao seria o local da base ou do aplicativo pois funciona em todos os usuarios, desde que soh esteja um online.

E aih ? chupa essa manga !
thekey
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 17 Abr 2008 16:37
Cidade/Estado: Governador Valadares MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor rochinha » 27 Set 2014 05:39

Amiguinho,

Basicamente isto vai depender da forma como você esta ligando o Firebird em sua aplicação, ou seja, se estiver usando a fbembed.dll terá este problema pois, ao executar qualquer programa com o Firebird embarcado são criados arquivos de lock (.lck) na pasta do servidor. O Windows 2003 Server é mais rigido nestes casos.

Isto pressupõe que este arquivo, por estar travado na primeira aplicação não deixar abrir uma segunda.

Se o travamento ocorre na pasta do executável você poderia ter uma pasta com executável para cada usuário(insano mas plausível) e os programa funcionaria a contento.
Se o travamento ocorre na pasta do database, ai não tem jeito mesmo.

Se não estiver usando fbembed.dll então deveria verificar as bibliotecas envolvidas para atualizá-las ou resolver a questão.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor thekey » 27 Set 2014 10:19

É rochinha, sempre voce salvando quando ninguem da noticias.

Meu problema é um pouco mais estranho.

Na verdade, a aplicacao nao precisa estar rodando para o outro usuario nao conseguir abrir.

Basta, que 01 usuario do Windows 2003 esteja logado para o outro nao conseguir abrir O BD do outro lado.

Quando eu faco LOG OFF no win 2003 na primeira estacao o BD ja abre normalmente do outro lado.

Detalhe; Pelo ibexpert, o BD abre normalmente nas duas estacoes logadas no win2003.

Ou seja , eu nem preciso que a aplicacao funcione ao mesmo tempo em dois lugares.

Preciso que ela rode, mas sem "Deslogar" as outras estacoes win2003.

Me passou pela cabeca aqui agora, que eu poderia estar esquecendo de fechar o DB quando rodasse a primeira vez.

Nao faco a minima ideia do que tentar.
thekey
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 17 Abr 2008 16:37
Cidade/Estado: Governador Valadares MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor thekey » 27 Set 2014 13:13

PESSOAL,

Não entendi o problema,mas atirando no escuro resolvi.
E caso alguém se interesse segue o que fiz.

Como parecia que cada usuarioWin2003 usava o firebird parecendo de forma exclusiva (ate por que nao sei explicar que nao consegui instala-lo como Servico)

Resolvi instala-lo como Aplicacao em cada usuario (Meus usuarios sao administradores)

E em cada instalacao defini uma pasta diferente para o Firebird, de modo que cada um usasse seu proprio firebird.

Sim. eh horrivel. Mas de forma emergencial resolvi meu problema.

Ainda procuro uma solucao menos estapafurdia, acreditando que tem algo errado com as config. do firebird ou no meu win2003..

Abraco.s
thekey
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 17 Abr 2008 16:37
Cidade/Estado: Governador Valadares MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor Jairo Maia » 27 Set 2014 17:26

Olá Pessoal,

Apenas um "pitaco": Não sei nada prático de FireBird, mas você poderia informar ao fórum qual versão seu cliente tem instalado? Por leitura sei que somente as versões acima da 2.5 permite Múltiplos acessos aos Bancos de Dados. Mas reitero, apenas "pitaco".
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor thekey » 28 Set 2014 11:31

Rapaz !
Eh a versao basiquinha mesmo. 1.5.4
Mas nao entendi sua colocacao, o acesso simultaneo existe em qualquer banco ou versao.
thekey
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 17 Abr 2008 16:37
Cidade/Estado: Governador Valadares MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor thekey » 28 Set 2014 17:24

AINDA NAO RESOLVI.

ROCHINHA, MALIGNO, FORCAS DO UNIVERSO ME AJUDEM.

A suposta solucao que falei de instalar dois firebirds em pastas diferentes no win 2003. nao funcionou.

O Firebird, fucniona normalmente, no win2003, mas para rodar meus sistemas utilizando harbour/firebird.lib nao funciona.

Para dar certo tenho que colocar o firebird como aplicacao e mesmo assim, um usuario do win2003 usando por vez.

Aguem por favor.
thekey
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 17 Abr 2008 16:37
Cidade/Estado: Governador Valadares MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor rochinha » 28 Set 2014 23:52

Amiguinhos,

Mas nao entendi sua colocacao, o acesso simultaneo existe em qualquer banco ou versao.


Existem 2 aspectos básicos de limitações, numero de usuários simultâneos e tamanho do banco de dados.

Todo servidor de database tem suas especificações e limitações o problema que não encontramos com facilidades estas informações e depois de desenvolver em cima da ferramenta começamos a ter problemas. Como somos teimosos insistimos em usar, mesmo porque, atualizar o motor pode nos trazer novos problemas.

Alguns gerenciadores de banco de dados possuem um bom tamanho de base mas pífio numero de usuarios, tipo, passou do limite, ao invés de barrar simplesmente trava o resto ou abre derrubando outro.

Se você tentou instalar como serviço e o mesmo não subiu, instale a versão 2.5 ou 2.5. Após a desinstalação sugiro rodar um programa(estilo cCleaner) para limpar o registro.

O Firebird possui uma configuração através de um arquivo .conf, a variável LockSemCount precisa de um valor de contagem de locks de semaforo. Coloque um numero legal, tipo 50.

Caso a linha esteja comentada( com caracter # na frente) basta eliminar o caracter # do inicio da linha.

Reinicie e computador.

Dica final, verifique o Service Pack do Windows 2003 Server e instale o SP2. Lembrando que o suporte a este S.O. termina em Julho de 2015.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor Jairo Maia » 29 Set 2014 08:47

Olá Pessoal,
Jairo Maia escreveu:somente as versões acima da 2.5 permite Múltiplos acessos aos Bancos de Dados
Errei. Como disse antes, o que conheço de FireBird é por leituras que fiz numa ocasião para tentar ajudar um cliente. Assim, quando escrevi que somente a versão 2.5 permitia múltiplos acessos, foi uma confusão que fiz com Múltiplas Instâncias, ou seja, instalar mais de um FireBird na mesma máquina.

Outrossim, revendo alguns links que guardei encontrei este que acho que vale a pena ver, pois trata-se inclusive de um problema relacionado ao Windows 2003. Tem em Inglês, e abaixo em Português. Na minha opinião reforça a sugestão do Rochinha: Problemas com o servidor Interbase/Firebird
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Firebird x Xhb x Win 2003 (2 coneccoes Remotas nao abre BD)

Mensagempor rochinha » 29 Set 2014 13:30

Amiguinho,

Outra coisa que me veio a mente foi o fato de voce dizer que esta acessando remotamente. Isto implica também o modo de acesso remoto.

Quando se acessa o equipamento via Acesso Remoto ou Terminal Service, nestes dois formatos este acesso tem diferenças de atuação sobre a maquina hospedeira.

O Acesso Remoto é indicado para uso estilo TeamViewer, a máquina torna-se escrava.

Por Terminal service cada acesso cria uma sessão, mas o grande problema é: O firebird reconhece que está sendo acesso via TS?

Como as sessões TS ocorrem numa mesma máquina, o Firebird pode entender que sejam acessos duplicados.

O Windows 2003 Server é na minha opinião o melhor da velha casta, tendo sido produzido de uma vertente diferente das sequências que temos hoje.

Eu partiularmente gosto de usá-lo no ambiente de desenvolvimento e instalação de máquinas de clientes, pois as ferramentas que possui para controle de usuários, domínios e muito mais são excepcionais.

Bom, sem puxar tanto o saco, revise o que falei anteriormente.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes




Retornar para SQL

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro