Clipper On Line • Ver Tópico - MySQL duvidas?

MySQL duvidas?

Discussão sobre SQL

Moderador: Moderadores

 

MySQL duvidas?

Mensagempor JoséQuintas » 24 Abr 2017 16:05

Só um complemento: não existe erro de compartilhamento no MySQL, e nem a obrigatoriedade de bloquear registro.
De qualquer forma, mesmo que os usuários teclem ENTER ao mesmo tempo, no MySQL isso vai ter uma ordem, um de cada vez.

No DBF acostumamos que dois usuários não podem, por exemplo, alterar um cliente ao mesmo tempo.

Mas pense bem:

Se um usuário alterar o cliente num segundo pode, e dois segundos depois outro usuário alterar pode.
Então qual a diferença de dois ao mesmo tempo? o último que chegar é que fica gravado.

Baixar estoque, etc. ocorre normalmente, isso não seria problema.
você vai dizer ao servidor: troque saldo com saldo -1.
Mesmo que dois usuários teclem ENTER ao mesmo tempo, no MySQL tem uma fila, e um de cada vez vai tirar 1 do saldo, então não tem problema nenhum nisso e não precisa bloqueio.

Isto só não pode ser aplicado a pedidos/notas fiscais, porque poderia emitir uma nota de um jeito e ficar gravada outra.
Então a preocupação com MySQL não é exatamente a mesma do que com DBFs, e o bloqueio de registro não é obrigatório.
Mas em certas situações, é necessário algum controle extra.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18011
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

MySQL duvidas?

Mensagempor Amparo » 25 Abr 2017 07:37

ola amigos

vi um post do rochinha comentando +/- isso, pelo jeito teremos que impor algumas regras, só que no caso comentado pelo rochinha temos o problema e se acabar a energia elétrica um campo criado ou uma tabela criada para fazer o controle ficara gravado que o registro esta em uso ai ninguém poderá alterar.

só uma pegunta se alguém souber responder, em um BD seja mysql, mariaDB, oracle, sql server , fica gravado em algum lugar quando vc liga o micro e os db é startado, por exemplo o serviço do mysql parou, gravou a dia e hora que parou, o serviço voltou a funcionar grava data e hora.

se tiver talvez de para fazer um controle tipo pegar o primeiro usuario que entrou no sistema e ver se ficou algum registro gravado em uso, ai é so comprar data e hora que o mysql entrou em ativa com a data e hora que determinado usuario estava usando o registro.

abraços
Avatar de usuário

Amparo
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 337
Data de registro: 20 Ago 2010 10:38
Cidade/Estado: caieiras / sao paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

MySQL duvidas?

Mensagempor Amparo » 08 Mai 2017 11:47

ola amigos

me deparei com uma duvida:

estou migrando de harbour para Harbour MiniGUI Extended Edition 2.4.8 - 2015.06.24

tenho um sistema que abro a tabela de clientes em um TBROWSE
56627 registro é aberto em 00:00.92 menos de 1 segundo

a mesma tabela feita em SQL usando MYSQL ( SELECAO := "SELECT " + SELCOLUNA + " FROM " + ALIAS_FICHA + " USE INDEX (" + NOME_DO_INDICE + ") WHERE " + COLUNA_FIELDS[1] + " LIKE " + "'" + ALLTRIM( CRIATABFORM.TXTPESQUISA.VALUE ) + "%' ORDER BY " + CAMPO_INDEXADO ) abre 8541 registros em 00:04.35 segundo
ou seja o quadruplo de velocidade para quase 1 quíntuplo de registro

sei que vão falar mais pra que quer abrir tanto registro? a questão em si não é pra que, e sim a performance entre DBF e MYSQL, eu acreditava que: usando um BD MYSQL, ORACLE, SQL SERVER, MARIADB, ... a performance seria melhor.

?????????
abraços
Avatar de usuário

Amparo
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 337
Data de registro: 20 Ago 2010 10:38
Cidade/Estado: caieiras / sao paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Anterior



Retornar para SQL

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 9 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro