Clipper On Line • Ver Tópico - Conexão ao PostgreSQL

Conexão ao PostgreSQL

Discussão sobre SQL

Moderador: Moderadores

 

Conexão ao PostgreSQL

Mensagempor FFreire » 19 Mai 2013 16:53

Primeiramente, gostaria de agradecer aos membros desse fórum, por postar vários esclarecimentos, que me ajudaram a migrar para o Harbour !

Ja consigo compilar e executar meu sistema em harbour (hmg 3.1.13/harbour 3.2.0dev (r1305080957)), sem problemas, ou seja, ja estou usando/gerando EXEs, mesmo que em modo console, em 32 bits, isso ja foi um grande passo para evolução de meu sistema (que tenho a mais de 20 anos) em inúmeros clientes. Funcionando em rede, até pouco tempo em novell e mais recentemente estou migrando para servidores com Windows Server com terminais remotos e tudo mais. Tudo bem mais rápido, pois não usa mais 100% do processador.

Nunca tive problemas com indíces, utilizo o SIXCDX, nunca nenhum cliente perdeu dados e considero que a forma que trabalho com eles, seja a correta, pois depois de tantos anos de uso, não posso de forma alguma reclamar dos indices dos arquivos DBF´s.

Acredito que o próximo passo, seria começar a usar o banco de dados relacional, pois ainda não me importa/incomoda a questão das telas visuais !

Fiz a opção, pelo PostegreSQL, pois ja o conheço e sei da robustez do mesmo.

Depois dessa carta, começo com minhas dúvidas:

No HMG, tem um exemplo em \hmg\SAMPLES\POSTGRESQL.1, não consigo compilar, para testar, da erro, diz que esta faltando algumas funções, ja coloquei na pasta o que esta em \hmg\hmgsql e tambem algumas DLL do postgre, que é necessário, mas nada, dai baixei uma versão mais antiga a 3.0.35, compilou e executou, mas dai quando fui compilar o meu sistema, dava erro em funções que na 3.1.3 não dava.

Lendo bastante nos manuais e internet, vi, que se eu usar a HMGSQL, eu poderia usar o banco postgre e os dbfs ao mesmo tempo e assim ir migrando aos poucos para o postgre, pois com a HMGSQL, eu posso no postgre fazer a manutenção (inclui, alterar, excluir) e usar o SELECT para retornar em matriz os dados consultados e dai trabalhar com a matriz nas consultas, browse, relatórios, etc e os dbfs que ainda não migrei ficaria do mesmo jeito.

O que proponho ! Que o pessoal que esta usando o HMGSQL, deixe mais informação, sobre a HMGSQL e possamos montar um manual passo a passo, para que todos possam, num futuro bem próximo, migrar para o banco de dados relacional, seja, postgre, mysql e outras que o HMGSQL, venha dar suporte

Acredito que posso colaborar muito com o fórum, pois estamos aqui com o mesmo propósito !
Harbour 3.2.0+MiniGui Extended 16.02+BCC5 / HWGdebug / SIXCDX / PostgreSQL 9.5 / LetoDB 2.15 / Java8
fabiano@ffsoft.com.br
Avatar de usuário

FFreire
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 113
Data de registro: 19 Mai 2013 16:16
Cidade/Estado: Andirá-PR / Itaporanga-SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 5 vezes

Conexão ao PostgreSQL

Mensagempor rlira » 29 Mai 2014 09:14

Olá Bom dia.

Prezado igualmente a você eu consegui instalar e compilar um aplicativo em Clipper, eu como muitos aqui ( ou por ai ) tiveram que migrar para outras ferramentas ( eu passei a utilizar o MS-VFP que utiliza o mesmo dialeto X-base mais, que agora foi descontinuado e hoje aqui na empresa a utilizar Java para Web ).

Descobri o Habour assim por um acaso e lendo o tópico "Como instalar o Harbour versão 2014 usando os fontes" http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=43&t=14980&p=87926#p87926 do Sr. Itamar M. Lins instalei, e rapidamente fiz as alterações necessárias chegando a compilar e executar no Windows 7 , o que me deixou bem animado porque avaliando como desenvolvedor não vejo desvantagens no emprego do aplicativo com o que desenvolvo hoje, a não ser por conta da base de dados.

O Postgre é velho conhecido e sempre gostei muito dele, porém não consegui ainda botar para funcionar, na pasta contrib temos um exemplo só que me enrolei com as lib´s , não sei se deveria já ter gerado os fontes do Habour com as lib´s ( vi que tem umas variáveis de ambiente que precisam estar configuradas ) mais entendo que podem ser geradas posteriormente, e existe ainda a lib do próprio banco, pela forma como instalei o Habour estou utilizando o compilador gcc (tdm-2) 4.8.1 e gostaria de obter uma ajuda dos senhores que já conseguiram colocar um aplicativo utilizando um banco de dados relacional.

Agradeço e estou disponivel para ajudar nesta etapa.

Robson
rlira
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 21
Data de registro: 19 Mai 2014 16:47
Cidade/Estado: Olinda
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Conexão ao PostgreSQL

Mensagempor FFreire » 15 Jul 2014 20:14

Nobres...

Eu ja achei o caminho das pedras para tal....em breve postarei um passo a passo de como conectar, pesquisar, executar comandos e tudo mais...

F.Freire
Harbour 3.2.0+MiniGui Extended 16.02+BCC5 / HWGdebug / SIXCDX / PostgreSQL 9.5 / LetoDB 2.15 / Java8
fabiano@ffsoft.com.br
Avatar de usuário

FFreire
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 113
Data de registro: 19 Mai 2013 16:16
Cidade/Estado: Andirá-PR / Itaporanga-SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 5 vezes

Conexão ao PostgreSQL

Mensagempor rlira » 05 Set 2014 08:44

Olá F.Freire bom dia!

Que ótima noticia meu caro!, eu andei vasculhando sobre sqllib, baixei alguns arquivos, estou vendo agora se o ADO seria mais fácil a implementação dos sistemas mais ainda naquela fase de aprender.
rlira
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 21
Data de registro: 19 Mai 2014 16:47
Cidade/Estado: Olinda
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Conexão ao PostgreSQL

Mensagempor hervedo » 02 Mai 2017 10:09

Ola F.Freire.

E o caminho das pedras, tem como colocá-los?

Obrigado
hervedo
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 35
Data de registro: 23 Mar 2010 17:48
Cidade/Estado: Santa Catarina
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Conexão ao PostgreSQL

Mensagempor JAIR RANGEL » 02 Mai 2017 18:05

Olá, Pessoal!

Essa matéria acredito ser de grande interesse para muitos aqui.
Pois como eu, outros desenvolvedores também anseiam por este tutorial.
MINIGUI + HARBOUR + BRMAKE + CDX
CLIPPER 5.2E + VISUALLIB 2 + BLINKER
Avatar de usuário

JAIR RANGEL
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 177
Data de registro: 19 Jul 2005 16:01
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Conexão ao PostgreSQL

Mensagempor Geraldo_SQS » 28 Jun 2017 18:31

Olá Pessoal,

Olha + um novato chegando no Forum kkkk...

Acreditem se quiser... Estou começando minha andança dos pântanos do nosso saudoso Clipper até os bosques Ensolarados do Harbour kkk...

Fiz um primeiro programinha no HMG Lights 3.4.3, usando comunicação por Sockets TCP-IP e multithreading... funcionando muito bem mesmo...

Agora preciso iniciar um projeto com PostgreSQL... não consigo me achar para fazer a conexão... qual o caminho adequado... usando LIB ? qual ? usando DLL ? como ??

Vi que nesse post anunciaram que teriam um tutorial água com açúcar kkk

Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido aos amigos de Jornada !
Geraldo_SQS
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 3
Data de registro: 28 Jun 2017 18:00
Cidade/Estado: Tubarao - SC
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Conexão ao PostgreSQL

Mensagempor andrelucass » 29 Jun 2017 17:04

Eu utilizo um classe do Rodrigo Moreno para conectar ao postgresql
andrelucass
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 145
Data de registro: 25 Fev 2005 10:40
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 6 vezes




Retornar para SQL

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 9 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro