Clipper On Line • Ver Tópico - Atualização da HBIDE
Mudar para estilo Clássico
Projeto Harbour QT - HbQt, HbXBP e HbIDE
Postar uma resposta

Atualização da HBIDE

03 Mai 2017 09:42

Ola!
Hi Everybody

Latest version of HbIDE is there on the sourceforge.
It contains a couple of bug fixes and a feature request pertaining to debugger.

Direct download link: https://sourceforge.net/projects/qtcontribs/files/HbIDE/HbIDE_r454_Qt580_Mingw530_Static.zip/download

Pritpal Bedi
a student of software analysis & concepts


Continuo com a opinião que essa é a melhor IDE para quem usa o Harbour. Vários recursos bons e não está estagnada no tempo. Desenvolvida por um programador que usa o Harbour, usando QT e seu código está a disposição para quem sabe e quer ajudar. O Debug dela, é uma das principais ferramentas, para que tem o hábito de usar. O HbDBU permiti abrir o DBF e junto com intellisense mostrar os nomes dos campos do DBF no editor.
hbidehbdbu.png


Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Atualização da HBIDE

03 Mai 2017 14:06

Ola Itamar,

Como e que eu configuro o HBIDESETUP, para poder compilar um sistema, no meu caso, baseado nestes path:

C:\HB34
C:\HWGUI
C:\COMPILADOR\MINGW

Ja tentei configurar, mais não consigo compilar um exemplo.

Se possivel, inclua a imagem de como deve ficar...

Grato
:% :%

Atualização da HBIDE

04 Mai 2017 11:05

Bom dia...

Itamar estou fazendo uns testes com a HBIDE...
Me parece interessante...
Uso o xDev do Vailton.
No xDev tem duas coisas que me ajudam muito:
Posso salvar meus blocos de texto e quando preciso posso buscá-los... tipo quando preciso de uma nova função tá salvo, e uso CTRL+SHIFT+T para inserir a nova função inclusive informo o nome da função parâmetros e retorno.. tem como fazer isso no HBIDE?
Outra coisa é a busca automática de funções do harbour e minhas próprias, pressionando CTRL+N aparece a lista de funções e procedures... Tem como fazer isso na HBIDE?

Obrigado
Rubens

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 10:13

Ola!
... baseado nestes path:


Se vc usa o hbmk2 é só abrir o projeto seuprojeto.hbp por ela. Não precisa mexer em nada.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 10:29

Ola!
Posso salvar meus blocos de texto e quando preciso posso buscá-los... tipo quando preciso de uma nova função tá salvo, e uso CTRL+SHIFT+T para inserir a nova função inclusive informo o nome da função parâmetros e retorno.. tem como fazer isso no HBIDE?

Não entendi isso ai em cima.

Outra coisa é a busca automática de funções do harbour e minhas próprias, pressionando CTRL+N aparece a lista de funções e procedures... Tem como fazer isso na HBIDE?

Isso tem, veja a parte na setup -> hbide setup -> intelli-sense.
A documentação veja onde está o icone com um "H" Verde.
Dá uma olhada em, View ->Docking Windgets->Functions List.
Para cada uma dessas opções tem um icone, no caso da funções é um icone vermelho...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 13:40

Boa tarde...

Itamar,
Eu posso criar modelos e quando precisar é só buscar. Assim pressiono CTRL+SHIFT+T aparece a tela abaixo...
InserirFuncoes.png

Escolho o modelo: Cabeçalho de funções
E a própria xdev cria o trecho abaixo.
TextoNovaFuncao.png
TextoNovaFuncao.png (7.24 KiB) Visualizado 7584 vezes

Isso facilita e padroniza demais.

Quanto a lista de funções, começo a digitar (no caso digitei get) e pressione CTRL+N e aparece a lista de funções, minhas ou do harbour (conforme arquivo com esta listagem).
BuscaFuncoes.png

Tem como fazer isso no HBIDE? O interessante do HBIDE é ser nativo do harbour né...
Obrigado
Rubens

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 15:58

Ola!
Está usando/testando a HBIDE ?
Ou só perguntando sem fazer o que eu escrevi mais acima ?
digitar (no caso digitei get) e pressione CTRL+N e aparece a lista de funções,

Isso na HBIDE é automático não precisa de CTRL+N, chama-se intelli-sense, quando digitamos "g" já aparece todas as funções com g do harbour "g+e" ele já filtra para "ge" e assim por diante não precisa de CTRL+N, aparece até o nome das variáveis que usamos, não só as funções...inclusive para quem usa DBF o nome dos campos do DBF.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 16:04

Como sempre, só aqui que não vai bem.... rs

Está indicado aonde buscar o CH, mas não encontra.
Já fiz o teste alterando pra caminho completo, mas também não foi.
Apesar que, lembrei agora, tinha clicado nesse salvar do HBP, e ao abrir fora da hbide ele estava sem alteração, vai ver precisa recarregar o projeto, ou alterar por fora, ou sei lá o que....

hbide.png


Ainda não achei interessante.

Quanto aos recursos que o Rubens apresentou, o Programmers Notepad tem, mas a lista de funções fica limitada ao que está no fonte.
E o intellisense ou sei lá o nome idem. Esta parte seria muuuito interessante, igual do VB6 de 10 anos atrás, uma espécie de help on line reduzido.

syntax.png


Ë até bom que muitos usem editores diferentes, pra saber que recursos existem, e poder sugerir para serem acrescentados na hbide.
E tem o Visual Code da Microsoft, pra Windows e Linux, já com o adicional pra Harbour.

Sinceramente, não é de editor de textos que sinto falta, e sim de recursos pra programação Windows.
Se a hbide ajudar nisso será bom, senão será apenas reinventar a roda.

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 16:30

Ola!
Está indicado aonde buscar o CH, mas não encontra.
Já fiz o teste alterando pra caminho completo, mas também não foi.

Compila normal via linha de comando hbmk2 meuprojeto.hbp ?
Porque aqui eu já usava o hbmk2 via linha de comando e depois que comecei a usar a hbide só abrir o projeto por ela e compila normal.
Não sei porque está apresentado esse erro ai. Não sou usuário que tem tempo para estudar tudo que a HBIDE oferece, ainda mais que o Pritpal Bedi as vezes não entende a forma como explico um erro.
Tem que colocar esse problema lá na lista internacional da QtContribs e esperar a resposta.
Ele não usa hb3.4, e tudo tem que ser estritamente para hb3.2, como eu uso o hb3.4, já fico com o pé a traz de perguntar alguma coisa lá no forum.
hbide_intellisense.png

A HBide já pega automaticamente os docs atualizadados do Harbour(quando compilo), basta indicar a pasta c:\hb34 em HBIDE Setup->Paths->Harbour Root.
Aqui eu só indico na HBIDE onde está o Harbour, no caso c:\hb34, HBIDE Setup->Paths->Harbour Root.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 17:06

Fui tentar de novo, e achei o problema, se é que pode ser chamado assim.
Chamei COMPILE com o HBP aberto, e deu isto..

hbide2.png


A opção correta é build project.

A opção COMPILE deve ser só pra checar sintaxe, ou pra testes rápidos.
Talvez devesse estar mais pra baixo, e não em primeiro lugar, já que deve ser mais eventual.
E não obedece o arquivo de projeto, que seria pra tudo, e não pra arquivo isolado.

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 17:07

Ola!
Sobre a documentação sempre atualizada. E mais, com as nossas funções junto.
hbide_doc.png

Veja: Harbour Instalation Root!!! é só isso ai.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 17:37

Ola!
Pois é Quintas, a opção compile, compila só a aba aberta só aquele PRG sem levar em consideração o arquivo HBP.
É só ver a linha de comando quando o HBMK2 é invocado, esse erro é do hbmk2 (que não é erro em si), ás vezes queremos compilar só aquele PRG puro mesmo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 19:45

Não achei a opção de acionar esses manuais, talvez o download que indicou seja apenas hbide.exe e precisa de algo mais, ou talvez tenha que indicar o Harbour completo e não o gerado.

Voltando aos recursos:

O recurso que o Rubens comentou, de trechos de código tem no Programmers Notepad, mas sinceramente achei que ninguém usaria um recurso assim.
Por isso e outras coisas, cheguei a criar um tópico sobre recursos de editores de texto, pra gente saber que recursos existem disponíveis nos editores.
Talvez seja interessante "rechear" o tópico, inclusive imagens, pra comparar com hbide e até mesmo os próprios editores.
Pode servir até pra solicitar alterações ao Pritpal, mostrando imagens.

Por exemplo, achei ruim o find in files da hbide, porque toma muita tela.
No Programmers Notepad, a informação de pesquisa é em separado
Talvez apenas não tenham pensado nisso.
Repare na facilidade de identificar o fonte na pesquisa do Programmers Notepad., e a pesquisa transparente, porque cliquei pra mexer no fonte sem fechar a janela de pesquisa (poderia ser pesquisar a mesma palavra em várias partes do fonte e já ir alterando em cada parada)
Ela desaparece ao executar find in files, aqui acionei novamente só pra mostrar o transparente.

findpn.png


infhbide.png

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 20:36

Ola!
Quintas, sobre o Find in Files, pode colocar a janela na posição e tamanho que desejar, sobre ficar só a telinha em transparente ai é só ver se o Pritpal Bedi pode gostar, ainda tem isso! vai depender dele gostar ou não dessa feature, pois ele usa a HBIDE, de maneira profissional nos projetos dele.
Sobre usar dois blocos abrir o PRG duas vezes, é só clicar com o botão direito do mouse, -> split e escolher horizontal ou vertical.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Atualização da HBIDE

05 Mai 2017 20:48

Ola!
A HbIde tem debug! pode ser CUI(gtwvg/gtwin/etc) ou GUI(Hwgui/Minigui/etc)...
hbide_debug.png

Eu nem uso isso ai... tem que parar um pouco para estudar isso tudo ai...
Programers Notepad e outros não tem isso.
Para quem usa pode ser essencial.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Postar uma resposta