Clipper On Line • Ver Tópico - Começando com a HBQT

Começando com a HBQT

Projeto Harbour QT - HbQt, HbXBP e HbIDE

Moderador: Moderadores

 

Começando com a HBQT

Mensagempor Fernando queiroz » 23 Dez 2014 08:17

Tive muito problemas e perrengues para começar a usar a HBQT, mas vários amigos deram ajuda nesse trajeto, entre eles o ITAMAR , bom mas achei uma documentação que vai ajudar um pouco.

ftp://mail.eruj.si/install/Harbour/hbqt-tutorial.pdf

E quando encontrando mais coisas vou colocando neste post para complementar
HARBOUR 3.2, HWGUI 2.23 B3, SEFAZCLASS, PDFClass, ADO + MariaDB/MySQL, RMChart
Fernando queiroz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 737
Data de registro: 12 Nov 2014 23:41
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Curtiu: 12 vezes
Mens.Curtidas: 58 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor alxsts » 29 Dez 2014 23:30

Olá!

Melhor usar a versão do site do autor (Giovanni Di Maria - calimero22@yahoo.it) por estar mais atualizada: HBQT-Tutorial
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2943
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 01 Jan 2015 12:23

Ola!
Parece que o pessoal tem o costume de pular as mensagens não ler.
Veja o quinto post desta thread...
http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=56&t=15361&start=0

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor alaminojunior » 14 Nov 2015 19:06

Consegui baixar e instalar esse ambiente HBIDE, Harbour e QTcontribs.

Funcionaram os primeiros exemplos mais simples conforme este tutorial.

O que gostaria agora é de configurar esta ide para compilar os executáveis. Onde encontro explicação de como configurar ?

Também, é possível montar visualmente os form´s com os objetos desta QTContrib, ou esta ide serve apenas para edição de código ?
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Avatar de usuário

alaminojunior
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1689
Data de registro: 16 Dez 2005 20:26
Cidade/Estado: Ubatuba - SP
Curtiu: 27 vezes
Mens.Curtidas: 11 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor microvolution » 21 Jan 2016 09:23

olá pessoal bom dia/tarde/noite!
baixei a HBIDE(r419) abri meu projeto através do arquivo .hbp e tudo está aparentemente normal e fácil, só que na hora da compilação aparece erros de acordo com o que clico num dos sub-menus BUILD:
(BUILD PROJECT ou BUILD AND LAUNCH) ou (PROJECT ou REBUILD AND LAUNCH):

windres.exe --target=pe-i386 -Ic:/sistema/hb34/include -Ic:/sistema/hb34/contrib/gtwvg -Ic:/sistema/hb34/contrib/hbwin -Ic:/sistema/hb34/contrib/gtwvw -Ic:/sistema/hb34/contrib/HBWIN -Ic:/sistema/hb34/contrib/HBCT -Ic:/sistema/hb34/contrib/hbnf C:/sistema/hb34/MIGRAR/SOFT.RC -O coff -o C:/Users/adm/AppData/Local/Temp/hbmk_xr37ro.dir/SOFT.reso
[36603.122]
[36607.425] cc1.exe: error: too many filenames given. Type cc1.exe --help for usage
[36607.427]
[36607.449] cc1.exe: fatal error: c:/sistema/hb34/include: No such file or directory
[36607.451] compilation terminated.

Não entendo muito ainda de harbour e com HBIDE muito muito menos, mas, parece pelo erro acima que ou o tamanho do caminho está longo, ou o conteúdo do arquivo SOFT.RC que chama o arquivo SOFT.EXE.MANIFEST não está aceitando... sei lá... só os prezados professores podem ajudar-me a entender o motivo do erro.
Agora, ao final de tudo a última mensagem de erro é:
Exit Code [ 6 ] Exit Status [ 0 ] Finished at [ 10:22:17 ] Done in [ 29.97 Secs ]

Como interpretar o código (code) de erro 6?
É isso aí pessoal, um forte abraço!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor microvolution » 03 Mar 2016 17:33

gente... boa tarde!
mais uma vez... venho aqui para entender o funcionamento da HBIDE...
quando migrei (pela primeira vez) para o harbour foi usando a HMG no início de 2015.
No final do ano, larguei a HMG (temporariamente) e estou usando a GTWVG.
Agora no início de 2016, estou testando a GTWVW.
Mas, estou muito curioso para entender o que se trata essa tal QT e a HBIDE...
Já instalei, como já disse, mas, ainda não consegui compilar o meu projeto que está usando a LIB GTWVG e/ou GTWVW.
Alguém pode me auxiliar para entender melhor essa tal HBIDE ou QT?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor Vlademiro » 03 Ago 2016 15:43

Também não consegui compilar com a HBIDE. Mas para aprender hbqt vc não precisa dela. Vc tem que partir de exemplos simples. Eu estou seguindo esse caminho :

1 ) Use essa página como referência, lá tem muitos exemplos. http://www.elektrosoft.it/tutorials/hbqt/hbqt.asp

2 ) Baixe a Qtcontribs e instale ela. Vc já deve ter feito isso

3 ) Use o seu editor preferido para compilar e o prompt de comando para gerar.

3.1 ) Para gerar usando o prompt de comando você abre a janela cmd e sobrepõe o seu PATH pelo seguinte set PATH=c:\QtContribs\harbour\bin;c:\QtContribs\harbour\comp\mingw\bin

(Eu não estou na máquina que o QT está instalado, por isso não tenho certeza se esses são exatamente os PATHS, tem que ver lá)

É simples. A QtContrib já vem com o seu próprio Harbour e seu Gcc, e são esses que vc deve usar. Por isso que em 3.1 eu sugeri a criação de um novo PATH sobrepondo os antigos, para não ter perigo de vc chamar a gcc errada ou o harbour errado caso vc tenha mais de um instalado na máquina.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor Vlademiro » 03 Ago 2016 15:45

:)) Ops, agora foi que vi a data das postagens. :D
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor microvolution » 03 Ago 2016 16:24

obrigado Vlademiro por me responder... mas, ainda algumas dúvidas me restam e a principal delas. O que realmente é essa tal HBQT ou simplesmente QT do Giovanni Di Maria?
Grato!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor Vlademiro » 03 Ago 2016 21:24

QT é uma biblioteca gráfica escrita em C++. Alguns sistemas conhecidos baseiam-se nela. O KDE do Linux é um exemplo.

HBQT é um biblioteca do Harbour (Tipo Minigui, HWGui, etc) que usa a QT. Ela fazia parte do Harbour, agora vc baixa de https://sourceforge.net/projects/qtcontribs/

Giovanni é um programador harbour que escreveu um tutorial do zero ensinando a usar a HBQT.

Vantagens da HBQT

1 ) Funciona em Linux e WIndows

2 ) Relativamente fácil de usar

3 ) Tem QT para várias plataformas : Mac OS, Android, etc. Mas, que eu saiba, o harbour (via QtContribs) só tem windows e linux.

Desvantagens da HBQT (minha opinião)

1 ) Ela fazia parte do contrib do Harbour mas aconteceu algo entre os desenvolvedores que ela agora é um projeto a parte (Tipo HwGui, Minigui, etc). Antes ela vinha sendo cotada para ser a biblioteca gráfica oficial do Harbour (pelo menos ela vinha sendo distribuida com o Harbour).

2 ) Ela é um produto pago https://www.qt.io/ mas se você se comprometer a distribuir a sua aplicação como opensource ela pode ser usada sem restrições, caso contrário tem que comprar a licença.

Tem também um site de um produto que é opensource cujo nome é Marinas GUI. É um ambiente que usa a HBQT e simula a Minigui. O instalador dela é grande , mas nunca deu problema para instalar. O link é http://www.marinas-gui.org/. Ele também usa HBQT. Tem download pra windows e para linux. Instala bem nos dois, sem erros mesmo e não precisa instalar mais nada. Mas tem que ter tempo para testar.

Qualquer dúvida posta aí. :D
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor microvolution » 09 Ago 2016 22:55

hummmm....
vi o link q vc postou na sua postagem anterior, e pra se programar tem que alterar tudo (não tem como ser como o modo do clipper antigo).
Ou seja, é como se fosse uma nova linguagem. Não tem nada a ver mais com o clipper; pelo menos nos "exemplos" que vi, parece que precisamos alterar uns 80% e não como é feita na migração original que é alterar no máximo 20% de nosso código original.
Mas, é bem interessante... quem sabe num futuro, posso me arriscar a fazer uns testes com meu sistema!

Vlw!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor Vlademiro » 10 Ago 2016 10:45

Realmente, tem que mudar muita coisa.

O que eu tenho observado é que nós antes tínhamos apenas o clipper e o MSDos com a programação procedural. Depois do windows a programação mudou, de modo que fica difícil portar um sistema para windows sem mudar a forma de pensamento. A mesma coisa aconteceu quando surgiu a programação web. E agora (creio) deve estar acontecendo a mesma coisa com as apps para Androd e IOS.

Acho que as GUIs tipo HMG ainda simulam muito do pensamento procedural do clipper e, se não surgir algo novo (e o filho do dono da empresa assumir e quiser portar tudo para windows), é melhor vc pensar em uma lib desse tipo : HMG, HmgExtend , Marinas GUI, e similares. Aqui no fórum tem muita gente que já portou com sucesso para essas libs. Tem tb o xailer que é muito bom.

Mas eu entendo perfeitamente a sua situação. Quanto menos mudar no código melhor.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor microvolution » 25 Jul 2022 19:39

Vlademiro escreveu: é melhor vc pensar em uma lib
opa...
eu já encerrei desde ano passado minha passagem pelo clipper q durou dos meus 14 anos até aos 49...
agora já estou em react, react native, firemonkey, rdw, nodejs, nextjs, horse, backend e frontend.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor lucimauro » 25 Mai 2023 21:03

Ola,
React e react native são difíceis de aprender, poderia falar sobre esse processo?
lucimauro
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 448
Data de registro: 21 Set 2004 21:02
Cidade/Estado: Sobral-CE
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 19 vezes

Começando com a HBQT

Mensagempor microvolution » 09 Jul 2023 18:06

lucimauro escreveu:Ola,
React e react native são difíceis de aprender, poderia falar sobre esse processo?

tem vídeos e cursos grátis à vontade. o que eu recomendo é do 99coders que tem um curso básico e completo de um CRM com react/react native + node.js.

O mais fácil mesmo é delphi 11.3 CE, que é 100% grátis.
#EuRecomendo
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes




Retornar para QtContribs - HBQT

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro