Clipper On Line • Ver Tópico - HBQT em produção

HBQT em produção

Projeto Harbour QT - HbQt, HbXBP e HbIDE

Moderador: Moderadores

 

HBQT em produção

Mensagempor jelias » 11 Nov 2012 21:06

Amigos,

Nos últimos dias tenho dedicado encontrar algumas respostas que me propus a responder antes de começar um novo ERP. Dentro desta lista, preciso decidir qual GUI usar neste novo ERP.
Estudei várias, muitas já conhecidas e fortemente defendidas por vários colegas aqui do fórum. Entretanto, uma chamou muita a minha atencão, HBQT.
Antes de continuar, quero dizer que minha intenção não é defender nenhuma ferramenta, e sim simplesmente obter opniões dos colegas, tentando criar uma direção, pois todos temos que nos preocupar com o futuro do nosso negócio, e com certeza não devemos continuar fazendo as mesmas coisas e esperando resultados diferentes. Me sinto em casa, pois confio muito na família xBase e este fórum é com certeza nossa casa.
Voltando a HBQT, vasculhando na internet pude perceber que parece ser uma tendência que várias das GUI já existentes estão portando para QT, tais como: FIVEWIN, MiniGUI, HWGUI.
Creio que o grande diferêncial é a portabilidade, entretanto, acredito que o uso do QT Designer soma como grande diferêncial. Teria mais algum diferêncial dentro da visão dos colegas?
Acompanhei a saída da HBQT do Harbour e entendo que isso não irá impedir o crescimento, todavia não tenho certeza se HBQT está pronto para produção no estágio atual.
Segundo o mestre Viktor e outros existem alguns erros de GPF's para serem resolvidos, o que o mestre Pritpal Bedi nos relata que já foram resolvidas, conforme pode-se confirmar neste tópico
https://groups.google.com/forum/?fromgroups=#!topic/harbour-users/v9boKOsBbW8

Fico muito feliz com a dedicação do pessoal do Harbour e em especial do Priptal Bedi em fazer o HBQT crescer a cada dia, conforme o mesmo afirma isso aqui
https://groups.google.com/forum/?fromgroups=#!topic/qtcontribs/wrt63tx090k

Dentro deste universo surgem as seguinte perguntas:
- HBQT é um projeto pronto para ser usado neste momento?
- Existe algum sistema em produção desenvolvido com HBQT?
- Alguns usuários relatam problemas com lentidão, é verdade?
- Já encontrei alguns desenvolvedores dizendo que o browser em HBQT ainda não está completo, isso procede?
- Podemos usar o Qt Designer para nos auxiliar no desenho das telas "confesso que já passei da fase de desenhar tudo na unha"?
- Qual o futuro da HBQT e da QT?

Me sinto como se estivesse mudando para uma novo território, onde muitos dizem que é lindo, cheio de flores e com muita água. O que pega é que não conheço ninguém de lá, e não conheço o caminho para se chegar lá.

Sds,

Júlio.
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
jelias
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 249
Data de registro: 27 Ago 2008 11:32
Cidade/Estado: Minas Gerais
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 16 vezes

HBQT em produção

Mensagempor jelias » 13 Nov 2012 17:36

Amigos,

Ainda não encontrei nenhum projeto em produção usando HBQT.

Sds,

Júlio
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
jelias
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 249
Data de registro: 27 Ago 2008 11:32
Cidade/Estado: Minas Gerais
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 16 vezes

HBQT em produção

Mensagempor clrod » 18 Abr 2013 16:41

Um pouco atrasado mas vamos lá:

A HBQt não está 100% pronta mas está quase lá, mesmo não estando 100% é mais poderosa, flexível e diria até mais fácil de usar quando se aprender o jeito dela de fazer as coisas. Como você disse, tem gente que prefere ficar batendo a cabeça na mesma coisa a vida toda e não consegue ver as vantagens do que ele não conhece e ficam com a lenga lenga de que não tem vantagem nenhuma. Em geral essas pessoas são amadores que por acaso estão desenvolvendo software e como o mercado é mais complacente do que deveria, eles conseguem ganhar seu dinheirinho.

Eu uso e conheço algumas pessoas que usam a HbQt há anos em produção sem grandes problemas. Ou seja, os problemas que aparecem são solúveis e cada vez é menos necessário contornar situações específicas. É difícil achar algo publico usando. Mas se você analisar bem e pesquisar na internet parece que meia dúzia de pessoas usam xBase quando na verdade são muitos milhares, muitos mesmo, só que não são pessoas que fazem muito barulho quanto a isso.

Nunca tive problema de lentidão c/ a HBQt, mas eu sei como fazer as coisas corretamente. Tem gente que faz as coisas ficarem sendo executadas sem necessidade e nem sabe que isso está acontecendo. De novo, essas pessoas não apender programar corretamente. Não é nem o caso de experiência com a ferramenta, é problema de programação mesmo. Quem aprende intuitivamente sem critério nenhum, em geral não entende onde estão os problemas, eles conseguem resolver problemas simples, mas quando exige conhecimento real de programação, eles abrem o bico e preferem culpar a ferramenta. Eu aprendi basicamente tudo o que eu sei de forma autodidata, mas fui pelo caminho certo, procurei aprender de verdade e não achar soluções para o problema do momento, criei uma fundação que é inestimável.

Particularmente não uso designer algum, eu faço mais ou menos na unha. Na verdade meu software gera as telas on-the-fly, portanto não tenho que fazer cada tela na unha. Considero o trabalho feito pelo designer aceitável mas inferior. Se te atende, ok, o pessoal fala bem mas não posso dar opinião própria. Como já vi boas referências de programadores muito bons, acho que é algo bem produtivo.

A Qt está cada vez mais forte e não consigo imaginar solução melhor (nem perto) quando se precisa de algo multiplataforma. A HBQt começou um pouco mal, o programador principal do projeto é um pouco fraco, mas depois de tanto tentar, conseguiu algum resultado. Isso tem lá seu mérito. Eu estou aguardando o Prezmek fazer a versão dele da HBQt p/ ter um produto nota 10. Ele já disse que precisa de uma GUI, está trabalhando nisso e será baseada na Qt. Se o Pritpal tivesse escolhido seguir os passos de projetos de bindings da Qt que deram certo, certamente, ela já estaria nota 10.

Pra fazer telinha básica padrão sem diferencial, qualquer coisa serve, mas se quiser obter resultado superior, só a HBQt vai te proporcionar.

O Viktor tem um pouco de razão nas críticas dele, mas ele exagera. O fato é que ele nunca quis a HBQt lá. O Pritpal também tem sua parcela de culpa porque é muito teimoso.

Existe uma Qth que é muito melhor implementada, mas o autor não está com tempo p/ terminá-la, então fica complicado usar em produção.

Não recomendo para aqueles que se assustam com qualquer mensagem diferente do compilador, ou com um make um pouco diferente do que estão acostumados. É uma ferramenta que deve ser aprendida do zero e deve ser utilizada por quem quer evoluir.

Você escolhe o seu caminho, eu escolhi o meu e não me arrependo nem por 1 segundo. Se mais ou menos já é uma ferramenta sensacional, imagine quando estiver melhor implementada.
clrod
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 79
Data de registro: 17 Nov 2009 12:42
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez




Retornar para QtContribs - HBQT

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro