Clipper On Line • Ver Tópico - Xailer: vai trocar o BCC

Xailer: vai trocar o BCC

Discussão sobre a Xailer

Moderador: Moderadores

 

Xailer: vai trocar o BCC

Mensagempor MARINI » 08 Abr 2009 09:05

Bom dia,
Conforme pesquisa no suporte Xailer, estão estudando a troca do compilador BCC,
por falta de continuidade por outro.
Está em estudo o MiniGW, Pelle C ou até o MSVC.
Isto mostra a preocupação em manter uma ferramenta atualizada, o que não
ocorreu com outras ferramentas que nos abandonaram no meio do caminho e nos
deixaram perdidos no tempo. E não dá pra ficar trocando tudo o que levamos anos
aprendendo.
Em vista disto, testamos tudo o que existe disponível no mercado. Mas, o
que mais agradou e atendeu foi o Xailer.
Estamos usando o Xailer, ainda em fase de estudo, e adaptando nossas funções.
Todas as funções estão sendo aproveitadas pois é muito compatível com Clipper/Harbour/xHarbour, bastando
trocar apenas os SAY, INKEY(), etc... pelas opções gráficas. E o conceito de
programação também. Depois de entender a interface gráfica
fica fácil a programação das rotinas devido a compatibilidade.
Estamos usando o Xailer 2, ainda em fase beta, somente disponível para assinantes.
Nesta pode se criar as próprias DLLs e ler DLLs de terceiros (ainda não testamos).
Já testamos o MySql e funciona muito bem. Mas continuamos com DBF/CDX e
a versão em Clipper e Xailer funcionam simultaneamente sem conflitos.
Então, parece que é a única ferramenta disponível e atualizada para prosseguirmos
nosso trabalho, sem perder nossos conhecimentos.
Sds
Marini
MARINI
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 282
Data de registro: 06 Jul 2004 08:06
Cidade/Estado: Pindamonhangaba SP
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Re: Xailer: vai trocar o BCC

Mensagempor esbasso » 08 Abr 2009 14:33

Ta, mas de quanto foi o cache mesmo?
Luis Fernando Basso
Desenvolvedor VFP + XHARBOUR + HWGUI
lfbasso@gmail.com
http://www.engersoft.com.br
esbasso
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 325
Data de registro: 24 Jan 2007 16:49
Cidade/Estado: CHAPECO/SC
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

Re: Xailer: vai trocar o BCC

Mensagempor MARINI » 08 Abr 2009 16:33

Boa tarde,
A minha única intenção foi de orientar os colegas que não sabem qual rumo seguir.
Passei por isto e usei muito as idéias aqui do forum e através delas cheguei a esta nova ferramenta.
Como aqui, de uma forma ou de outra, somos concorrentes entre si, poderia eu ficar muito
bem quietinho fazendo o meu trabalho, sem divulgar nada e deixando os concorrentes se danar.
Mas, se aqui encontrei soluções para continuidade de meu trabalho, nada custa eu divulgar
aqui os progressos disto para auxiliar outros colegas que ainda não definiram a sua posição.
Se você não tem o que fazer ou não está interessado poderia simplesmente não ter respondido nada,
pois sua opinião foi simplesmente fora de contexto e deveria ser excluída pelos moderadores.
Sds
Marini
MARINI
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 282
Data de registro: 06 Jul 2004 08:06
Cidade/Estado: Pindamonhangaba SP
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Re: Xailer: vai trocar o BCC

Mensagempor alaminojunior » 08 Abr 2009 21:16

parece que é a única ferramenta disponível e atualizada para prosseguirmos
nosso trabalho, sem perder nossos conhecimentos.


Com certeza é uma excelente ferramenta, porém cara.
Mas aí depende de cada um querer, poder e julgar conveniente investir nela ou não.
Mas não é a única não, pode-se perfeitamente usar um editor qualquer de textos e o compilador xHarbour e alguma lib gráfica mais simples, e converte-se um programa feito em Clipper, em questão de dias. Inclusive com banco de dados MySql e outros bichos mais.
Agora.....para quem faz questão de embonecar o programa, aí não existe limites para a imaginação. Resta saber onde se quer ir com isso.
Eu continuo com a seguinte opinião: Em vez de usar estas IDE´s e lib´s gráficas cheias de nós pelas costas, prefiro (e é o que ando fazendo para médio prazo) migrar de vez para algo mais experimentado e aclamado como o Delphi.
Os meus sistemas em Clipper/LLIBG/DBFCDX que possuía, convertí todos para xHarbour com GTWVT, e em um deles já enfiei as caras com MySql.
Sinceramente detesto esse termo "concorrentes" seja lá de que modo for, onde fica parecendo que somos mortos de fome, e quando alguém neste fórum precisa de algum auxílio, algumas respostas são as mais subjetivas possíveis. Coisa de pobre mesmo. Por quê, não auxiliar direito ? Para mim é pura insegurança. Além do fato de alguns (desculpem o desabafo, mas me sentí provocado) só aparecerem para tirar proveito e raríssimas vezes para auxiliar de forma concreta.
Quero continuar acreditando que o termo correto não precisa ser esse "concorrentes". Do contrário, porquê o fórum ???
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Avatar de usuário

alaminojunior
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1689
Data de registro: 16 Dez 2005 20:26
Cidade/Estado: Ubatuba - SP
Curtiu: 27 vezes
Mens.Curtidas: 11 vezes

Re: Xailer: vai trocar o BCC

Mensagempor software_facil » 09 Abr 2009 09:27

Basso, não quero ser polêmico, e muito menos faltar com respeito a vc, que é um grande profissional, mas tem uma pessoa que vive fazendo de forma escancarada propaganda de um produto, e por muitas vezes, ao invés de responder e tirar a dúvida de quem pergunta, só diz "use ferramenta tal que funciona...ou resolve...ou isso...ou aquilo", e quando não faz isso, limita-se a responder assim : "funciona." ou "sim."

Abraços

Marcelo Neves
Avatar de usuário

software_facil
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 211
Data de registro: 23 Fev 2005 12:19
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Xailer: vai trocar o BCC

Mensagempor mhackervix » 09 Abr 2009 18:13

Não é de meu feitio fazer defesa de ninguém, até mesmo porque muitas vezes nem necessário seja. Porem o colega (termo melhor para os usuário do fórum) Marini foi feliz em levantar o tópico. Analisando pelo lado absolutamente técnico/profissional o Xailer realmente se apresenta como um Oásis em meio ao Deserto. Minhas considerações:
a) Tenho Centenas de Milhares de linhas de Código legadas em xbase (Clipper), já pronta, já testadas e sem bugs. Tenho convicção de uma duvida que me surgiu na década de 80 quando entrei na área de TI: "Porque com tantas ferramentas melhores as instituições financeiras insistiam em COBOL ?". Perder os sistemas legados é jogar fora toda a segurança e o investimento em debuguing e ajustes.
b) As Plataformas Operacionais evoluíram e temos que nos adequar as mesmas. Com a supremacia das Plataformas W32/W64 e Linux no mercado, o PC-DOS se mostra pouco eficaz (problema com hardware e a não incorporação de novas tecnologias).

Desde 98 venho estudado a Troca de Ferramenta de Programação. Por ser oriundo do meio acadêmico, o Pascal, e conseqüentemente o Delphi, se tornaram a primeira opção a ser analisada.Cheguei a comprar licença do mesmo, porém na época os executáveis ficavam muito lentos e grandes para atualização ( maquinas utilizadas em automação comercial a anos atrás careciam de pouca memoria, processadores de pequeno desempenho e até mesmo falta de leitores de CD [leitores de disquete éram o padrão]),tivemos muito problemas com o Banco de dados Interbase (padrão à época) e não concomitância de trabalho com os módulos em DOS/Clipper. Venho acompanhando de perto a história do Delphi (por não ter nunca o descartado como opção), desde as mudanças de versões as evoluções até as recentes mudanças de mão (Borland/CodeGear/Embarcadero), que muito lembra o fim da historia do Clipper.

Testamos o C, porém em aplicação voltada a Banco de Dados (automação comercial e ERP) o tempo desprendido em desenvolvimento fica muito dispendioso. A alguns anos chegamos ao xBase++ da Alaska Software, (o Harbour ainda não tinha a estabilidade que procurávamos), a Ferramenta se apresentava excelente: herdava toda os fontes legados, incorporava novos paradigma (Orientação a objeto, Thread, mundo Web, etc...), gerando executáveis pequenos, parrudos e rápidos. O que lhe faltava erá uma IDE RAID (desenvolvimento rápido), suporte nativo ao Linux (embora nem o Kylix da Borland funcionou a contento) e uma garantia de permanência no Mercado (não adianta você migrar para uma ferramenta que vai morrer logo).

Procurando outros usuário de xBase++ (até então a opção mais vantajosa para nós) aqui neste fórum, chegamos ao Xailer, que é basicamente, apenas uma Ferramenta (IDE) RAID para o xHarbour (que neste momento já se encontrava estável), em relação ao xBase++, tivemos a perda do sistema de Thread que no Xailer o suporte não esta ainda de forma direta, o executável também cresceu, uma vez que não utiliza Run-Time (como o Xbase++), porém é de longe muito menor que o Delphi a o VB.

O Xailer nos atraiu devido ao citado acima e além disto por utilizar compilar livre (xHarbour/Harbour) nos dá longevidade e segurança de atualização da plataforma ( o Xailer embora comercial, disponibiliza os fontes de suas LIBs). O suporte a Harbour, Linux e Thread está prometido e como a ferramenta vem apresentado evolução rápida por seus criadores (além desta característica técnica não ser de dificil solução, apenas adequação da ferramenta [Xailer] ao já disponível no Harbour) é de se crer em estar disponível breve..

A adoção de novo compilador C é uma tendencia positiva neste sentido, uma vez que a Embarcadero não esta disponibilizando o BCC gratuitamente, além do fato deste não estar recebendo atualizações a anos (como suporte as plataformas 64 bits). Pelo que acompanhei no fórum do Xailer (muito interessante o fato do fabricante da Ferramenta discutir com os usuários o destino desta) a tendencia é a adoção do MiniGW (gcc) ( O Pelle C é também um forte candidato, pois é o compilador oficial do xHarbour) , que já possui uma boa base de usuários (garantia de estabilidade) e é Software Livre (garantia de longevidade), é um reforço também ao suporte do Harbour e a questão de multiplataforma (Linux e W64).

A Ferramenta, como dito anteriormente, vem crescendo muito e a nova versão fica devendo pouca as IDEs RAIDs lideres de mercado como as da Borland e MicroSoft, o custo é bastante razoável (a mais barata das opções por nós levantadas, não que este fator pesasse na escolha) a versão Personal é aproximadamente 175 euros (acompanha licenças para duas maquinas) e atende maioria dos usuários que queiram migrar, tendo como diferença: a Professional, suporte prioritário e liberação das fontes das LIBs; e a Enterprise (suporte nativo a SQL).

Espero ter contribuído para os colegas que estão passando pelo que já passei a alguns anos.

A disposição do fórum,

Atenciosamente,

.
Mhackervix, Msc.
Avatar de usuário

mhackervix
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 105
Data de registro: 11 Fev 2008 01:06
Cidade/Estado: ES
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes




Retornar para Xailer

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro