Clipper On Line • Ver Tópico - Cotação via Banco Central

Cotação via Banco Central

Discussão sobre a Xailer

Moderador: Moderadores

 

Cotação via Banco Central

Mensagempor André Corrêa » 06 Nov 2015 15:37

Boa tarde,

Estou começando a estudar Clipper, Harbour, xHarbour, Xailer e afins.
Claramente o Clipper é uma linguagem bastante poderosa. A maior diferença
que encontrei em relação ao Object Pascal, que já conhecia, foi o fato de
ser dinamicamente tipada. Quanto ao Xailer, como conhecia um pouco de Delphi,
estou me adaptando com certa facilidade.

Segue anexo um arquivo contendo duas funções que desenvolvi para acessar e extrair
o valor da cotação de moedas a partir do site do Banco Central.
Obs: Ainda estou engatinhando com a linguagem, então tenho optado pelos caminhos
menos complexos.
Qualquer dica ou crítica será bem-vinda.

Obrigado,

André Corrêa
Anexos
CotacaoViaBancoCentral.PRG
Busca cotações de moedas no site do Banco Central
(1.27 KiB) Baixado 186 vezes
-- André Corrêa

"Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar, apesar de todas as consequências". - Osho
Avatar de usuário

André Corrêa
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 81
Data de registro: 03 Nov 2015 06:46
Cidade/Estado: Caraguatatuba/SP
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Cotação via Banco Central

Mensagempor alxsts » 07 Nov 2015 12:57

Olá!

Seja bem-vindo ao fórum André!

Agradecemos sua contribuição e desejamos a você sucesso em seus estudos relacionados a xBase.

Se precisar, conte com os amigos daqui.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2943
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

Cotação via Banco Central

Mensagempor fladimir » 07 Nov 2015 22:33

Legal, seja bem vindo....

O q puder ajudarmos estamos a disposição...

O q eu teria de sugestão seria passar um exemplo de como utilizar e cria um valor default pra caso não informado a data... exemplo...

default cData to DToS(Date()) // '20151106' além de informar q a data tem q ser passada no formado aaaammdd

depois no final da função para obter o fechamento chamar a função para buscar o valor mostrando o mesmo no LOGDEBUG do Xailer q mostra o resultado na IDE, qdo o modo DEBUG esta ativado.

Exemplo:

LogDebug( 'Valor', BuscaValor(hArq, ';540;') ) // Resultado obtido: Valor 5,73190000

Parabéns pela função não conhecia e achei interessante.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Cotação via Banco Central

Mensagempor André Corrêa » 09 Nov 2015 16:22

Obrigado alxsts e fladimir pelos retornos.

fladimir, incluí suas sugestões para o valor default de cData, o resultado do LogDebug.
Também comentei o código com o site para obter a lista completa de séries e a informação sobre o formato da data.
Estou enviando o projeto completo. Utilizei um TDatePicker e um TRadioMenu para o usuário selecionar a data e a série.
Esse arquivo CSV obtido pela URL do Banco Central contém todas as séries disponíveis. Seria possível utilizar um TCombobox
para acessar qualquer uma delas, mas preferi adicionar apenas algumas no TRadioMenu.
Anexos
CotacaoCSV.zip
(45.03 KiB) Baixado 172 vezes
-- André Corrêa

"Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar, apesar de todas as consequências". - Osho
Avatar de usuário

André Corrêa
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 81
Data de registro: 03 Nov 2015 06:46
Cidade/Estado: Caraguatatuba/SP
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Cotação via Banco Central

Mensagempor rubens » 09 Nov 2015 22:25

A título de curiosidade Fladimir...

default cData to DToS(Date()) // '20151106' além de informar q a data tem q ser passada no formado aaaammdd


Esse comando default eu não consigo assimilar ele muito bem.
Não seria a mesma coisa de
cData := DToS(Date())

Qual a diferença de declara de uma forma ou de outra ?

Obg

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Cotação via Banco Central

Mensagempor fladimir » 10 Nov 2015 00:10

Rubens não tem muita diferença, seria mais a nível de clareza... explico

Antes eu fazi assim

function CalcJuros(nValor, nDias)

.... ai colocava...

   if nDias == NIL
     nDias := 30
   endif

... ao invés de fazer isso uso o "default" tipo uma tradução

   default nDias to 30

... signifca a mesma coisa do meu if antigo, tipo se nDias for NIL atribui o valor 30


Não sei se ficou claro, qualquer coisa vai postando ai q vamos vendo.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Cotação via Banco Central

Mensagempor André Corrêa » 10 Nov 2015 12:18

Boa tarde,

Ainda sobre a opção de se fazer a cotação diretamente do Banco Central, que é um canal oficial,
existe um webservice em https://www3.bcb.gov.br/sgspub/JSP/sgsgeral/FachadaWSSGS.wsdl.

Esse webservice possui os seguintes métodos:

getUltimoValorVO - Recupera o último valor de uma determinada série e retorna um objeto do tipo WSSerieVO.

Parâmetros: long codigoSerie – Código da série. Retorno: WSSerieVO – Objeto série.

GetUltimoValorXML - Recupera o último valor de uma determinada série e retorna o resultado em formato XML.

Parâmetros: long codigoSerie – Código da série. Retorno: String – String contendo o resultado da consulta em formato XML.

getValor - Recupera o valor de uma série em uma determinada data (dd/MM/aaaa).

Parâmetros: long codigoSerie – Código da série. String data – String contendo a data (dd/MM/aaaa) do valor a ser pesquisado. Retorno: BigDecimal – Objeto contendo o valor.

getValorEspecial - Recupera o valor de uma série especial em um período.

Parâmetros: long codigoSerie – Código da série. String data – String contendo a data (dd/MM/aaaa) inicial. String dataFim – String contendo a data (dd/MM/aaaa) final. Retorno: BigDecimal – Objeto contendo o valor.

getValoresSeriesXML - Recupera os valores de uma ou mais séries dentro de um determinado período.O resultado da consulta é devolvido ao cliente em formato XML.

Parâmetros: long[] codigosSeries – Lista(array) dos códigos das séries. String dataInicio – String contendo a data (dd/MM/aaaa) inicial. String dataFim – String contendo a data (dd/MM/aaaa) final. Retorno: String – String contendo o resultado da consulta em formato XML.

getValoresSeriesVO - Recupera os valores de uma ou mais séries dentro de um determinado período e retorna o resultado em forma de Array de objetos do tipo WSSerieVO.

Parâmetros: long[] codigosSeries – Lista(array) dos códigos das séries. String dataInicio – String contendo a data (dd/MM/aaaa) inicial. String dataFim – String contendo a data (dd/MM/aaaa) final. Retorno: WSSerieVO – Lista(array) de objeto série.
-- André Corrêa

"Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar, apesar de todas as consequências". - Osho
Avatar de usuário

André Corrêa
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 81
Data de registro: 03 Nov 2015 06:46
Cidade/Estado: Caraguatatuba/SP
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Cotação via Banco Central

Mensagempor fladimir » 10 Nov 2015 21:08

Legal André... eu peguei teu exemplo e no OnChange do RadioButton coloquei pra chamar o Click do Botão assim: Button1Click()

Parabéns ficou legal teu exemplo.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes




Retornar para Xailer

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro