Clipper On Line • Ver Tópico - Busca de Ícones e imagens

Busca de Ícones e imagens

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Busca de Ícones (dica de conversão)

Mensagempor Maya Fiuza » 17 Out 2010 11:50

Oi Fórum.
Toledo escreveu:uso os arquivos PNG para montar o BMP ou ICO para usar nos botões. Utilizo o PhotoShop para montar os BMP/ICO, e os arquivos PNG são perfeitos para isto.

Jair Rangel escreveu:A imagem BMP montada no Photoshop mantém a mesma qualidade da imagem do arquivo PNG

Puxa, esgotada no limite, não dá certo para mim aqui pq os *.PNGs convertidos ficam sempre c/ fundo em contraste.
As imagens são usadas em telas de abertura, menus, botões, paineis, ícones, etc.
Como faz? Podia dar os passos do PhotoShop (não manjo muito, guiada apenas por tutoriais).
Tenho +- 300 *.PNG para espalhar pelo programa que estou migrando (ja tenho as imagens). Abaixo segue algumas de suas "irmãs"...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Obrigada.
Harbour III, Qt Framework, HMG's, OOHG
2xExplorer, cxIDE, xEdit, EditPad
SQLite, MySQL, DBF
Avatar de usuário

Maya Fiuza
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 50
Data de registro: 11 Out 2010 19:38
Cidade/Estado: Foz do Iguaçu-PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Maligno » 17 Out 2010 13:09

Você quer dizer aquela borda branca ao lado do ícone?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Maya Fiuza » 17 Out 2010 15:09

Sim, esses *.PNG tem fundo transparente (veja as grandes), mas quando sob os forms do programa (HMG), as bordas brancas sempre aparecem, o que é um problema pq a cor padrão dos forms onde tenho que colocá-los é Pantone (um tipo de azul-índigo).
Harbour III, Qt Framework, HMG's, OOHG
2xExplorer, cxIDE, xEdit, EditPad
SQLite, MySQL, DBF
Avatar de usuário

Maya Fiuza
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 50
Data de registro: 11 Out 2010 19:38
Cidade/Estado: Foz do Iguaçu-PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Maligno » 17 Out 2010 17:06

Ah, sim. Entendi. Eu não sei como deve ser feito no [x]Harbour (não uso), mas sei explicar o que está errado. Você precisa configurar o seu programa para que ele entenda que a borda ao redor do ícone é transparente. No seu caso, a cor de transparência é, digamos, branco, como parece ser nessas suas imagens. Então, quando o programa encontrar essa cor, ela será substituída pelo valor do pixel naquela posição, dando a impressão real de transparência. Como informar isso no seu programa eu não sei dizer, mas algum outro colega poderá ajudá-la. Talvez alguém já tenha tido esse problema, e a busca de fórum a ajude a encontrar alguma mensagem antiga que trate do assunto.

Mas fica uma advertência: sendo branca a cor de fundo, qualquer outro pixel da imagem com a mesma cor também será substituído pelo pixel do fundo. Fácil perceber que sua imagem poderá ficar estragada. Por isso, é costume usar nesses casos uma cor berrante (normalmente verde-limão ou rosa-choque) para a cor de transparência, já que uma cor desse tipo dificilmente é utilizada nas imagens.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Toledo » 17 Out 2010 22:10

Maya, na MiniGui não tem como usar transparência, então você terá que mudar a cor do fundo da imagem para a mesma cor de fundo do form. No caso de botões, use arquivos ICO no lugar de BMP.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Stanis Luksys » 17 Out 2010 23:39

Maligno escreveu:Você precisa configurar o seu programa para que ele entenda que a borda ao redor do ícone é transparente.


Pois é... Conforme eu havia dito lá no outro tópico, provavelmente só conseguirá este efeito usando a hbgd, de forma a alterar o fundo da imagem em tempo de execução, talvez jogando ela pra uma pasta temporária ou algo assim. Parece loucura, mas a biblioteca GD padrão tem recursos incriveis de manipulação de imagem. O que precisa ser analisado é se compensa tanto trabalho. O que não dá e fazer o fundo da figura com a cor da janela, tendo em vista que cada um usa a cor que quiser nas suas janelas, através de temas etc etc. Além disso as cores das janelas variam de acordo com a versão do WIndows.

O truque das cores berrantes me parece que funciona inclusive na MiniGUI (com bitmap mesmo), pois me lembro de ver isso nos primeiros exemplos anos atrás, só que só funciona em imagens com paleta de 256 cores.

Isso vai variar de caso para caso e até pode-se tentar trabalhar a imagem em algum bom editor, mas em geral a perda de qualidade é muito grande. Nessa imagem publicada, até que ficaria bom, reduzindo a qualidade apenas no degradê, e como a imagem será também reduzida, ficará quase imperceptível as faixas de cinza. Resumindo, 255 cores entre preto e branco para compor a imagem e uma "verde limão" ao redor, como disse o Maligno.

E precisa dar uma olhada no arquivo manifest também, pois acho que é ele quem diz ao Windows a cor que deve ser tratada com transparente. Truque válido apenas do Win XP SP2 pra cima, anterior a isso esqueça, somente ícones mesmo.

PS: Instalei o Windows 7 aqui, e embora os ícones sejam bem mais definidos, ouvi dizer que ainda são no formato ico e não png. Não sei se é verdade, mas se for é um atraso e tanto. Dá uma olhada nos links que coloquei no meu post na página anterior deste mesmo tópico (ou aqui)... É uma pena que o WIndows ainda não suporte uma mudança de tema de ícones simplificada.

Abraços.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Maligno » 18 Out 2010 00:03

O tipo de arquivo de ícone no Windows depende mais do software do que do SO. Mesmo no Windows XP já se pode usar esse tipo de ícone, de alta resolução e true color.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Stanis Luksys » 18 Out 2010 01:19

Maligno escreveu:O tipo de arquivo de ícone no Windows depende mais do software do que do SO. Mesmo no Windows XP já se pode usar esse tipo de ícone, de alta resolução e true color.

Sim, isso eu sei, eu me referia aos ícones integrados do próprio Windows, aqueles da shell32.dll, entre outros.

Eu particularmente gosto de usar os padrões, se por exemplo meu programa vai ter o menu "abrir", gosto de usar o ícone "abrir" do tema padrão. Era sobre este ícone que eu falava. No XP, todos sem excessão são .ICO, minha dúvida é se no Windows 7 já estão usando PNG...

A propósito, acho que no Win XP, se você não tiver o Internet Explorer 7, você não consegue usar PNG com transparência real em programa nenhum, a menos que se empregue uma biblioteca específica do compilador utilizado.

Mesmo em páginas html, que é onde transparência é mais utilizada, o IE 6 não reconhece... E sabemos que "metade" do Windows é o IE.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Stanis Luksys » 18 Out 2010 01:47

Maya Fiuza escreveu:... a cor padrão dos forms onde tenho que colocá-los é Pantone (um tipo de azul-índigo).


Na minha leitura 'dinâmica' desapercebia, não atentei a este fato. Se você está pintando o form de azul, simplesmente basta colorir o fundo do PNG com azul. Isso da pra fazer até no MS Paint.

Na minha opinião pessoal, não acho legal programas coloridos, a menos que sejam aqueles que mudam todo o contexto de tema da janela, barra de títulos, botões etc... Janela normal com cor diferente acho estranho.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Maya Fiuza » 18 Out 2010 08:00

Oi Fórum!
Toledo escreveu:...na MiniGui não tem como usar transparência, então você terá que mudar a cor do fundo da imagem para a mesma cor de fundo do form

- É possível usar .PNG (ignorando a transparência) em alguma versão da HmG?
- Putz, o Google me retorna "n" tutoriais de como deixar transparente o fundo de uma imagem, mas o contrário... NADA CONSTA. Alguma dica de tutorial?

Maligno escreveu:...sendo branca a cor de fundo, qualquer outro pixel da imagem com a mesma cor também será substituído pelo pixel do fundo...

A idéia é essa mesmo, ilusão de vazado.

Stanis Luksys escreveu:...provavelmente só conseguirá este efeito usando a hbgd...

Puxa, não conheço nadica sobre hbgd. Pela seu outro post, fui atrás e achei referências a uma tal de HBFimage e FreeImage.
Ops, software_facil postou antes... Puxa, vou tentar...

PS: não programo em C/C++. Fui tentanto consertar o post devido a repetição... Perdoe-me as alterações.
Editado pela última vez por Maya Fiuza em 18 Out 2010 08:50, no total de 3 vez
Harbour III, Qt Framework, HMG's, OOHG
2xExplorer, cxIDE, xEdit, EditPad
SQLite, MySQL, DBF
Avatar de usuário

Maya Fiuza
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 50
Data de registro: 11 Out 2010 19:38
Cidade/Estado: Foz do Iguaçu-PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Busca de Ícones

Mensagempor software_facil » 18 Out 2010 08:17

Para consegui utilizar as imagens PNG da forma que deseja, precisa seguir os seguintes passos :

1- abrir a imagem PNG no Photoshop ;
2- apagar o fundo da imagem utilizando a "varinha mágica" (acho que é esse o nome) ;
3- salvar a imagem para a web no padrão GIF ;
4- abrir o GIF no Paint ;
5- salvar como BMP

Qualquer dúvida, por favor entre em contato.

msn : software_facil@hotmail.com
e-mail : marcelo.souza.das.neves@gmail.com

Abraços
Avatar de usuário

software_facil
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 211
Data de registro: 23 Fev 2005 12:19
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Maya Fiuza » 18 Out 2010 09:17

Colega, não funcionou comigo sua dica, e tentei de várias formas, salvando normal/entrelaçado, etc. Sempre aparece a borda... Tente aí com estas imagens para ver se consegue, por favor... A diferença máxima aqui é que ficou preta a borda. Tenho o PhotoShop 6.0.
Em termos de edição parece-me que pintar o fundo poderia ser uma, mas não sei como.
Obrigada.
Harbour III, Qt Framework, HMG's, OOHG
2xExplorer, cxIDE, xEdit, EditPad
SQLite, MySQL, DBF
Avatar de usuário

Maya Fiuza
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 50
Data de registro: 11 Out 2010 19:38
Cidade/Estado: Foz do Iguaçu-PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Maligno » 18 Out 2010 10:24

Stanis Luksys escreveu:A propósito, acho que no Win XP, se você não tiver o Internet Explorer 7, você não consegue usar PNG com transparência real em programa nenhum, a menos que se empregue uma biblioteca específica do compilador utilizado.

Ach que isso é um exagero. Nunca ouvi falar disso. Sinceramente, acho que não é verídico. Mas não teria como testar. Essa transparência com PNG eu obtenho em função da biblioteca que uso.

Stanis Luksys escreveu:E sabemos que "metade" do Windows é o IE.

Isso sim é um exagero. :)))))
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Maligno » 18 Out 2010 10:28

Maya Fiuza escreveu:Colega, não funcionou comigo sua dica, e tentei de várias formas, salvando normal/entrelaçado, etc. Sempre aparece a borda...

É o normal. Ao apagar o fundo ele apenas ficou preto (0x000000), como você mesma viu. Não tenho muita experiência com imagens do tipo, mas que eu saiba, a transparência só pode ser feita por troca de pixels, da forma como eu havia dito antes, dependendo do software que você usa, claro. Se você usa MINIGUI, não conseguirá a transparência, conforme o Toledo mencionou.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Re: Busca de Ícones

Mensagempor Stanis Luksys » 18 Out 2010 14:50

Maligno escreveu:Ach que isso é um exagero.

Não é exagero... Claro que vários programas fazem essa artimanha... Senão nem o Photoshop existiria... eu quis dizer diretamente. Por exemplo, coloca o Windows Explorer em modo de exibição por miniatura, ele nunca vai conseguir exibir imagem png com transparência se o IE ainda não for versão 7 pra cima. Assim como o "visualizador de imagens e fax" também não.

Maligno escreveu:Isso sim é um exagero. :)))))

Isso sim... rs... Seria mais correto dizer muitos recursos são compartilhados, tantos que não se pode desinstalar o IE sem rachar o Windows.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro