Clipper On Line • Ver Tópico - Harbour "xBase" - Clamor pela sobrevida

Harbour "xBase" - Clamor pela sobrevida

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Harbour "xBase" - Clamor pela sobrevida

Mensagempor jelias » 11 Dez 2020 19:48

Excelentíssimos amigos,

Com a chegada de mais um final de ano, começo a refletir e vislumbrar alguns horizontes para o próximo ano, e programação é sem dúvidas um assunto muito relevante pra mim, portanto compõe alvos futuros.
Hoje tenho 44 anos, costumo brincar que programar me faz feliz, e explico o por que. Trabalho em uma empresa do ramo alimentício, sou administrador da empresa. O sistema que utilizamos aqui foi desenvolvido por mim e as atualizações e melhorias são um refrigério, no meio de tantas reuniões, metas, novos lançamentos, planejamento tributário, etc.
Também tenho um sistema rodando em uma empresa de um amigo, que insiste em não trocar por outro software. Nesta empresa temos aproximadamente uns 30 usuários. ERP completo.

Sou muito grato a esta casa. Assim como um filho nutre um sentimento especial pelas suas origens, estar aqui é um conforto em meio a truculenta luta pela sobrevivência no mercado, portanto, agradeço a todos pela generosidade, pela acolhida e a nutrição que nos mantém fortes para o futuro vindouro. Parabéns a todos e em especial ao nosso Toledo.

Comecei a programar usando Basic em um CP-500, quando iniciei um curso no "Centro Educacional de Informática", escola situada próxima a praça da república, quando ainda morava em São Paulo. Logo quando terminei, fui um dos melhores alunos da classe e ganhei um curso de "SGDB programável - DBASE III Plus". Terminado o curso, não conseguia dormir, todos aqueles códigos passando pela minha memória, recheados de IF´s e Do Whiles, imagino que me sentia como explorador conhecendo um novo mundo. Logo passei para "foxplus", depois "mfoxplus", "clipper summer 87", "clipper 5.0" até chegar no clipper 5.2e, pra mim, a melhor versão de todas, usando "SIX 3.0". Conheci o Clipper´s Club e foi um período muito bom e de grande aprendizado.

Cheguei a esta casa pela necessidade de evoluir, impressoras USB, PDF´s, etc. Quando cheguei aqui, o xHarbour estava em alta e logo consegui compilar minha aplicação e as modificações foram incorporadas com sucesso, NF-e, USB, PDF´s e integrações com banco de dados "MySql nas núvens".

Hoje, olhando para o futuro, continuo um entusiasta do xBase, porém sinto muito em dizer-lhes a verdade, não posso contribuir muito para o avanço da linguagem, visto que meus conhecimentos são rasos, e limitam-se a aplicar os comandos e funções como arquiteto da aplicação em questão.

Todavia, entretanto, tenho alguns sonhos para não sair deste universo xBase e que a nossa casa continue a documentar a história e façanhas dos membros deste corpo.

- Que o Harbour "projeto mais atualizado" possa ter acesso nativo a todos os banco de dados, de maneira simples e descomplicada, independente do sistema operacional. Que este acesso possa evoluir com a ferramenta, sem daqui alguns dias alguém vir com algo novo e tudo que foi feito cair por terra novamente. Talvez exista muita coisa pronta, exemplo SQLMIX.

- Que possamos ter GUI nativa, talvez algo evoluído com QT5. Uma IDE para desenvolvimento de telas seria ótimo, entretanto, para mim o mais importante é poder contar que tem muita gente usando e que há interesse do grupo em evoluir, pois vejo nascer muitos projetos e a desnutrição toma conta e definha com o tempo. Temos muitos projetos bons, Hwgui, Qt5xHb, HBQT.

- Que possamos desenvolver aplicações para Android e iOS, etc.

Talvez, nossa comunidade possa contribuir mais, nos unir e fortalecer para assegurar um futuro promissor.

https://github.com/harbour/core/discussions/220?fbclid=IwAR3hks5c19B32EF8cunhWDSq8-1b3ShPD9vFbO6tZEbZl-52ETuqUkpgMP8#discussioncomment-181418

Peço desculpas pelo texto longo, mais algo me diz, que amigos aqui podem se levantar, contactar os líderes deste projeto e novamente acender a centelha que existe em todos nós.

Agradeço a todos mais uma vez.

Saudações,

Júlio.
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
jelias
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 249
Data de registro: 27 Ago 2008 11:32
Cidade/Estado: Minas Gerais
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 16 vezes

Harbour "xBase" - Clamor pela sobrevida

Mensagempor fladimir » 15 Dez 2020 14:01

seu sonho ja eh realidade
WINDEV eh tipo a evolução da linguagem xBase com tudo q vc precisa, só não é grátis, mas vale o investimento.
Se quiser saber mais a respeito aqui no próprio fórum vc acha tópicos de colegas, assim como eu, mudaram.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2436
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Harbour "xBase" - Clamor pela sobrevida

Mensagempor Will Chal » 18 Dez 2020 08:09

Boa tarde, prezados.

Informo que disponho de uma licença Windev Mobile (WM) 22 com direito a 23 que não estou mais utilizando e acredito que possa ser muito útil para algum DEV que esteja desejoso em trabalhar com a ferramenta.

Se alguém estiver precisando o produto é original, a caixa está nova vem com os manuais, chaveiro Token e tem Nota Fiscal também Original direto da fabrica da França.

Interessados, por favor, entrar em contato pelo email prometheusaircraft @ gmail.com

espero que esta mensagem possa chegar a alguem que precise da ferramenta para trabalhar.

Will Chal
Will Chal
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 4
Data de registro: 18 Dez 2020 08:08
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez




Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro