Clipper On Line • Ver Tópico - Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Vlademiro » 02 Set 2020 03:10

1. Os aplicativos com um executável com tudo embutido estão sendo substituídos por aplicativos dividos em camadas. A comunicação entre eles se dá por meio de APIs. As aplicações desenvolvidas em uma só linguagem vão ceder espaço para aplicações divididas em várias camadas (com linguagens diferentes ou não) e que se comunicam através de uma linguagem comum (XML, por exemplo). Ponto negativo : em vez de termos apenas um ponto de falha, teremos vários. Mais ou menos como uma corrente com seus elos. Se um deles falhar o sistema cai. Palavras-chaves: XML, Json e Restful.

2. As aplicações desktop vão migrar para a nuvem. Os custos com infra-estrutura vão migrar para os custos mensais com o aluguel de um servidor na nuvem. Pontos negativos: antigamente uma empresa tinha todo o controle do software, depois o software passou a ser alugado mas ela tinha os dados, agora ela não terá nem os dados. Palavras-chaves: Cloud Computing, Amazon AWS, Google Cloud e MS Azure.

3. O uso de containers será adotado como forma de distribuição de software. Em vez de um instalador com o executável, o software será empacotado em um container, e dentro desse container o seu aplicativo com todo o ambiente configurado. Você não fará o upload da sua aplicação para o servidor. Você vai "subir" uma imagem para a nuvem. Palavras-chaves: Docker e Kubernetes.

4. O Javascript vai aumentar mais o seu domínio e sua influência. Antigamente Javascript era só no Navegador. Agora é também no servidor (NodeJs), no aplicativo desktop (Electron), em dispositivos embarcados, na comunicação entre aplicativos (JSON/JavaScript Object Notation) e integrando aplicativos multiplataformas para celulares (Frameworks tipo PhoneGap , Ionic, etc). Palavras-chaves: Frameworks JS, ECMAScript e Typescript

5. Crescimento das WebApps. WebApps são menos custosas para desenvolver, podem acessar os dispositivos do celular (como câmera e geolocalização), podem funcionar sem internet, são mais fáceis de instalar e não dependem de plataforma.

6. O Open-source vai se consolidar como principal modelo de produção de software. Pontos negativos: não vejo pontos negativos. Palavras-chaves: github, bitbucket, padrões de projeto e clean code.

7. Fim do desenvolvedor solitário. Cada vez mais você irá depender de componentes de terceiros e do trabalho de outras pessoas. A maioria dos desenvolvedores deverá, além de saber a linguagem, se adaptar a alguma ferramenta ou framework. Ponto-negativo: não sei bem se é um ponto negativo, mas o processo criativo no desenvolvimento de um software diminui bastante. Não me entendam mal, eu não quero reinventar a roda. Vou tentar explicar com um fato que aconteceu comigo: Certa vez, fui participar do treinamento de Android Studio aqui no meu trabalho. Não era obrigado, mas eu me inscrevi.
No final das contas achei o processo criativo meio frustrante. Já estava tudo lá, tinha umas combinações de teclas (que não me lembro mais) e, como num passe de mágica um nome gigantesco de um objeto com o método aparecia na tela da IDE. Os código estão gigantescos e a questão não é mais como fazer, mas onde encontrar o componente para a operação.

Todos esses cenários já são reais e vão se tornar cada vez mais comuns.

Mas são apenas tendências...

Exemplo de "profecias" que falharam :

1. O Java vai "matar" as demais linguagens. Hoje Java é uma das linguagens mais usadas. Contudo ela não acabou com as outras linguagens. Pelo contrário, o número de linguagens fez foi aumentar.
2. O Thin-PC vai dominar o mercado corporativo: a volta dos Terminais burros. A Oracle investiu muito nisso, mas não deu certo. A ideia é sedutora. Na década de 2000 ela voltou com os Net-Pcs e agora com os ChromeBooks. Mas ainda é uma fatia pequena do mercado.
3. O Flash vai ser a linguagem padrão da Internet. A profecia falhou, mas a tendência se confirmou com o HTML5, CSS3, etc.
4. O Kylix (Delphi para Linux) vai gerar uma onda de migração em massa para o Linux.
5. O Linux vai se tornar o sistema mais usado em Desktops (alguém se lembra da Conectiva e do Kurumin ? Eu usei essas distros). Eu também era leitor da Revista do Linux. Sempre tinha uma reportagem sobre um software alternativo, tipo StarOffice, Gimp, etc.

Em 1995 um colega meu profetizou : "os sistemas em Clipper só vão durar até o ano 2000, no máximo". A profecia, obviamente não se cumpriu, mas hoje em dia é difícil encontrar um desenvolvedor XBase.

Tendências não são profecias, mas é bom ficar de olho.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Poka » 02 Set 2020 08:10

Bom dia

Vários problemas em sistema em nuvens

-Perda de dados
veja na internet o que é gente pedindo os dados e não entregam, se danifica tem que digitar tudo de novo

-vazamentos de dados

-Dados da empresa vão ficar vulneráveis
se eu fosse empresário não queria meus dados longe da da minha empresa é nunca.
fazer um backup nas nuvens sim , tipo dropbox

-dados da empresa vulneráveis, pois está em poder de terceiros
-controle de acesso aos dados de usuários maliciosos

O empresário tem que pensar muito.

Lá pelos anos de 1970 falaram que em 2020 os carros estariam voando. Voltamos no patinete.

Poka
Avatar de usuário

Poka
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 509
Data de registro: 25 Out 2004 21:26
Cidade/Estado: Leme/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 23 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 02 Set 2020 08:46

Ola!
Meu pitaco!

Ponto negativo : em vez de termos apenas um ponto de falha, teremos vários.

Neste caso acredito que estamos aumentando o uso dos navegadores como parte do nossos aplicativos.

software será empacotado em um container, e dentro desse container o seu aplicativo com todo o ambiente configurado.

Super natural isso no LINUX.

As aplicações desktop vão migrar para a nuvem.

Apenas estamos dependendo do custo benefício(IMHO), a migração em massa ainda é utopia, nem rede, infraestrutura para isso temos.
Não temos sinais de celulares em boa parte do Brasil. Tenho fibra aqui em casa mas não tenho sinal de telefonia.
Isso também irá depender da mobilidade das pessoas, quanto mais caro ficar a presença física do programador ou técnico em um cliente, maior a probabilidade de usar a nuvem.

4. O Kylix (Delphi para Linux) vai gerar uma onda de migração em massa para o Linux.

O Lazarus será ou já é o maior projeto de código aberto e multi plataforma para desktop. E vai crescer muito, já esta acontecendo.
5. O Linux vai se tornar o sistema mais usado em Desktops (alguém se lembra da Conectiva e do Kurumin ? Eu usei essas distros).

Será um único sistema operacional. Isso já está ocorrendo. Agora, lógico que serão centenas de distros, como já é, com um grupo especialista no kernel.

StarOffice, Gimp, etc.

Continua, GIMP e LibreOffice crescendo o uso. Estamos agora na fase: E agora ? Pago mensalidade do office ou uso LibreOffice ?
Vejo isso no cotidiano. Por outro lado a Microsoft sem alternativa e perdendo receita. Vc instala MySql, MariaDb, PosgreSQL ou paga MSSQL ?
Vai instalar Windows Server(NTFS) como servidor de BD ou Linux(Ext4/ZFS/Btree/ETC) ?

PS. Simplesmente não tem como, por mais que as grandes empresas fiquem de olho nos gênios das faculdades, contratando essa ou aquela CABEÇA. É impossível fazer frente a quantidade de programadores "open source" no mundo todo. Mais cedo ou mais tarde irá acontecer a conversão para outro modelo de negócio, onde mais pessoas irão se beneficiar. Só um grupinho ganhado muito, esse modelo já era.
Custa muito caro manter um sistema operacional e ainda fazer frente a um exército cheio de ideias e oferecendo alternativas viáveis o tempo todo, e isso com muitos programas visivelmente melhores.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Vlademiro » 02 Set 2020 08:54

Bom dia.

Um colega meu, na época desenvolvedor Clipper, disse que no futuro vai todo mundo voltar para o desktop por conta disso que você disse. Hoje ele não desenvolve mais, está atuando na área de segurança da informação.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Claudio Soto » 02 Set 2020 11:24

Vlademiro escreveu:No final das contas achei o processo criativo meio frustrante. Já estava tudo lá, tinha umas combinações de teclas (que não me lembro mais) e, como num passe de mágica um nome gigantesco de um objeto com o método aparecia na tela da IDE. Os código estão gigantescos e a questão não é mais como fazer, mas onde encontrar o componente para a operação.

Todos esses cenários já são reais e vão se tornar cada vez mais comuns.


Ese es el problema que veo hoy en dia, es tal cual como dice Vlademiro, y ya lo decia el libro que subí los otros dias: "En el principio era la linea de comandos".
Hoy hay que saber mas donde encontrar y donde pegar el trocito de codigo que ya viene pronto (solo hay que cambiar el nombre de la funcion y de algunos parametros), que saber mucho de logica y de algoritmos de programación. Es todo como una caja negra que uno no sabe exactamente bien que es lo que hace a nivel del sistema pero funciona, eso si no se les ocurra querer cambiar un milimetro su comportamiento porque hay que escribir tanto codigo caja negra que al final es mejor dejar así y ser parte de la manada donde todos hacemos exactamente lo mismo.

Hoy vuelve a ser como aquella vieja historia de los 90, donde podías ser un genio programando, pero si te llamaba tu tia para preguntarte como se ponia un texto subrayado en WordStar y vos no sabías, entoces automaticamente para todo el barrio no sabias nada de computación.

Hoy para no ser un burro, tenes que saber instalar y configurar sistemas/herramientas, y enviar y recibir datos,
no importa si sos incapaz de hacer un simple for de 1 a 10 en javascript o en cualquier otro lenguaje. O sos incapaz de hacer un script para procesar los datos, total eso no importa porque debe haber una aplicación en la web que lo hace, pero el problema es que a veces da mas trabajo introducir los datos en la aplicación y resumir los resultados que procesarlos uno mismo en algún lenguaje. Pero claro dar un click es mas fácil y además el empresario se ahorra asi al programador, aunque pierdan horas de trabajo todos los dias peleando con la información.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
http://srvet.blogspot.com
Avatar de usuário

Claudio Soto
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 555
Data de registro: 27 Ago 2012 12:31
Cidade/Estado: Uruguay
Curtiu: 35 vezes
Mens.Curtidas: 166 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 02 Set 2020 13:14

Ola!
-Perda de dados
veja na internet o que é gente pedindo os dados e não entregam, se danifica tem que digitar tudo de novo

Coloca na Nuvem e faz backup LOCAL ?

https://portal.msrc.microsoft.com/en-US/security-guidance/advisory/CVE-2020-1464

https://olhardigital.com.br/noticia/atualizacao-do-windows-10-causa-problemas-em-notebooks-lenovo/106227
Segundo a Microsoft esta falha está sendo ativamente explorada, e afeta múltiplas versões do Windows, incluindo o Windows Server 2008, 2008 R2, 2012, 2012 R2, 2016 e 2019, entre outras, além de várias versões do Windows 7, 8.1 e 10.


Diz que é da falha de hardware da Lenovo, mas isso não tem nada a ver com a Lenovo.

https://canaltech.com.br/computacao-na-nuvem/Brasil-e-o-segundo-pais-no-ranking-de-perda-de-dados-e-falhas-na-nuvem/#:~:text=No%20Brasil%2C%20o%20%C3%ADndice%20de,e%20servi%C3%A7os%20de%20cloud%20computing.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor JoséQuintas » 02 Set 2020 14:52

Sinceramente....

Depender de outros programadores não dá certo.
E de certa forma, open-source também não dá certo.

Na prática, os programadores estão virando grandes egoístas, escondendo conhecimento.

O máximo que pode acontecer, é virar igual eletrônica e mecânica, onde só existem trocadores de peça.
Vão existir trocadores de partes de software, adicionando ou removendo componentes.

Exemplo prático:

Aqui no fórum, todo mundo tá fazendo a mesma coisa. Cadê um trabalho em equipe?
Um simples relatório de clientes, com certeza cada um tem o seu, sendo que na prática, poderia existir um único relatório pra todo mundo.
Ao mesmo tempo, entra o que comentei: se um relatório atende todo mundo, trata-se de "trocar peça" e não de desenvolvimento.
Talvez parte das peças possam ser regras de negócio... que também se tornam comuns, e poderiam ser trocadas....

Se supermercado é tudo igual, porque precisam programas diferentes?
E o que seria evolução? Todos os mercados usarem o mesmo programa open-source? E aí? vai precisar programador pra que?

Parece que vai chegar num ponto, em que só vai precisar de super-programadores, porque vai precisar de cada vez menos opções "diferentes".
E na falta de programadores, é onde entram os programas que tentam substituir os programadores... feitos por programadores.

Confuso isso....
Se chegar num dia e só existir trocador de parte de software... não vai existir programador fazendo nada novo....
Pode se resumir a grandes empresas, querendo fornecer melhor, e com super-programadores treinando os próximos programadores.

E aí? o que seria evolução? todo mundo usando a mesma coisa?
E pra que programador num caso desses? ou quantos seriam necessários pra manter isso funcionando?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Claudio Soto » 02 Set 2020 18:36

Más que "trocar peça", va ser copiar y pegar código. Los otros días escribí mi primer programa en python en un par de horas, les juro que no tenia ni idea ni de los fundamentos de python, pero como precisaba intercambiando unos algoritmos con otra persona muy joven que maneja python muy bien, no le iba a mandar mi código en HMG. Entonces agarre el Google y busque como grabar texto en un archivo en python, entonces cambié el memoread/memowrit de mi codigo HMG por la función en python, y así seguí con el for, if, paso de parámetros, rango,matrices,etcétera y otros detalles propios de python como la identación obligatoria del código, etc.
Quedó un código muy limpio y fácil de entender, pero eso no me convierte en un verdadero programador de python, fui sólo un "trocador de peças". Esto sucede porque hoy en dia hay muchos lenguajes y herramientas de desarrollo "enlatados" (leasé herramientas alto y muy alto nivel), fácil de usar y por lo tanto fácil de engañar al común de la gente haciendose pasar por programador experto en tal o cual cosa.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
http://srvet.blogspot.com
Avatar de usuário

Claudio Soto
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 555
Data de registro: 27 Ago 2012 12:31
Cidade/Estado: Uruguay
Curtiu: 35 vezes
Mens.Curtidas: 166 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Vlademiro » 02 Set 2020 22:38

Hoje em dia, começar um programa com um arquivo vazio sem copiar nada de outro lugar é algo impensável para os programadores atuais. Tem que ter um "esqueleto" com a estrutura pré pronta ou algum assistente. Antes bastava um editor de textos , mas hoje tem muitas ferramentas "indispensáveis". Se a internet parar por um dia tem gente que não consegue desenvolver um programa. Sem exagero.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor JoséQuintas » 02 Set 2020 23:15

Vlademiro escreveu:Hoje em dia, começar um programa com um arquivo vazio sem copiar nada de outro lugar é algo impensável para os programadores atuais


Na hora me veio na cabeça uma coisa, quando comentou isso de "sem copiar nada de outro lugar é algo impensável".

Justamente aí entra CLASSE, e HERANÇA.
O que antigamente era copiado... se faz com classe/herança.

Tudo bem que a API do Windows não é fácil, mas... dá pra considerar que faz tempo a Microsoft vém entregando coisa pronta para os programadores. é Menu, button, textbox, flexgrid, treeview, etc.
De um modo geral, os programadores apenas trocam o "enfeite" disso - não que seja simples.
O próprio ADO também: um esquema pra trabalhar com qualquer base de dados com a mesma programação, grátis pra todos

Se a evolução natural das coisas é vir pronto.... então o ponto máximo vai ser.... vir tudo pronto.

Já foi falado aqui neste ano: o supermercado totalmente automatizado por máquinas. Então.... se é totalmente automatizado por máquinas.... só quem fabrica as máquinas é que vai precisar de programador.

Difícil imaginar exatamente o que vai mudar para o futuro.

Nem precisa ir tão longe, voltemos à atualidade:

Empresas de software grandes fazem tudo, mas só se interessam por empresas grandes, empresas pequenas não valem a pena.
E pra atendermos empresas pequenas.... está cada vez valendo menos a pena, porque está custando muito caro, muita legislação, muita tranqueira pra aprender, etc.
Talvez aí entre o open-source, mas não tanto como forma de ganhar dinheiro, mas alguém com tempo sobrando fazendo as coisas.
E quando se diz alguém, seria um grupo de pessoas colaborando... e de graça, ou por interesse no resultado final.

Isso já é normal no exterior.
No Brasil, pelas mudanças na educação que vém ocorrendo, nem sei o que vai sair disso tudo.
Talvez até sejamos os últimos programadores fazem-tudo....
Alguém aí em contato com programadores jovens? pra ter idéia do interesse deles?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Vlademiro » 03 Set 2020 00:14

Quintas, foi bom vc tocar nesse assunto porque quem está vendo a nossa conversa vai achar que a gente quer fazer tudo "na unha" e não é bem isso o que eu quis dizer. Eu mesmo gosto de construir as telas na HMG usando a IDE fornecida. E o pessoal do Clipper que migrou para o Delphi adorou a facilidade da IDE (na verdade um RAD). Usar componentes não é bem um problema. O Clipper ficou famoso, em parte, por suas libs (alguém se lembra da lib gráfica CLBC ? https://www.estantevirtual.com.br/livros/carlos-prado-e-outros/programacao-multimidia-com-clipper-e-clbc/878900297).

Não é ficar reinventando a roda. A experiência que eu tive com o Android Studio me marcou mais porque os componentes estavam lá, milhares de componentes, a IDE deles tem teclas de atalho para completar os nomes gigantescos que eles inventaram para as classes e os métodos. E no fim das contas o resultado é uma tela com botões no rodapé. É muito código, o que torna o programador (o desenvolvedor) muito dependente de ferramentas e também do copiar e colar. Tem até meme pra isso...

h9ucyt7prxk31.jpg


O problema não é a facilidade, o problema é a banalidade que tomou conta de parte dos desenvolvedores. Não todos.
Não há problema trabalhar com construtor de telas (é gosto pessoal), trabalhar com componentes é produtivo. Talvez os componentes salvem o Harbour em um cenário de abandono prolongado, onde os acessos nativos aos SGBDs forem parando de funcionar... É melhor correr para o ADO do que ficar a mercê de uma hbfbird da vida, que não retorna as mensagens de erro do banco.

Claudio bem citou a forma como a sociedade generaliza esse comportamento. As empresas acabam achando que tudo é muito fácil, e os leigos acabam dando status de gênio a alguém que não consegue criar um simples algoritmo sem copiar coisas prontas.

Estava procurando aqui um caso que ocorreu no começo dessa década que parou o desenvolvimento de software para web por um dia. Sabe por que ? Porque ocorreu um erro ocorreu nos repositórios de pacotes automáticos (se não me engano foi no de javascript). Ou seja, nem instalar um componente e organizar as libs o pessoal quer mais fazer. Aí ficam confiando em automação via WEB e no fim das contas quando ocorre um bug para tudo. Mais uma vez: eu não sou contra tais sistemas. Eu sou contra a dependência que gera uma espécie de preguiça mental de pesquisar, de testar, de copiar. Isso em parte não é culpa dos novos desenvolvedores. Eles são pressionados pelo tempo escasso, só que o que era para ser um caso isolado acaba virando regra geral.

ERmbZ9iUEAUCwRY.jpg
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Vlademiro » 03 Set 2020 00:28

Achei o que estava procurando.

Olha a tradução :

Um homem em Oakland, Califórnia, interrompeu o desenvolvimento da web em todo o mundo na semana passada, excluindo 11 linhas de código.

A história de como Azer Koçulu, de 28 anos, quebrou brevemente a internet mostra como escrever software para a web tornou-se dependente de uma colcha de retalhos de código que depende da benevolência de outros programadores. Quando esse sistema falha, como aconteceu na semana passada, as consequências podem ser vastas e imprevisíveis.

“Acho que tenho o direito de excluir todas as minhas coisas”, escreveu Koçulu em 20 de março em um e-mail que mais tarde foi tornado público.

O link : https://qz.com/646467/how-one-programmer-broke-the-internet-by-deleting-a-tiny-piece-of-code/

Tem uns quatro anos isso...
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Vlademiro » 03 Set 2020 00:37

Olha a que nível de dependência nós chegamos :

Trecho :

Esse código pode ser usado para adicionar caracteres ao início de uma sequência de texto, talvez um zero ao início de um código postal. É uma função de propósito único, simples o suficiente para a maioria dos programadores escreverem por conta própria. Muitos pacotes npm, no entanto, dependiam left-pad para fazer isso por eles, e é assim que esse pequeno trecho de código se tornou tão importante.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor JoséQuintas » 03 Set 2020 01:40

Aproveitando que estou revisando o aplicativo:

- tabela de CNAE
- tabela de enquadramento de IPI
- tabela de modelo de documentos fiscais
- tabela de origem de mercadoria
- tabela de CST de PIS
- tabela de enquadramento de PIS
- tabela CST de Cofins
- Tabela de enquadramento de Cofins
- Tabela de unidade de medida
- Tabela de UFs e código IBGE
- Tabela de CFOP
- Tabela do IBPT
- Tabela do CST do ICMS
- Tabela do CST do IPI
- Tabela do enquadramento de IPI
- Tabela de Cidades e código IBGE
- Tabela de países do IBGE/SISCOMEX
- Tabela de agentes ANP
- Tabela de atividades ANP
- Tabela de instalações ANP
- Tabela de localidades ANP
- Tabela de Operações ANP
- Tabela de Produtos ANP
- Tabela de código de beneficiamento de cada UF

Por enquanto encontrei essas.
O que pensar do futuro do programador com tanta coisa assim?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Tendências para o futuro (meus dois centavos)

Mensagempor Vlademiro » 12 Dez 2020 15:37

Sobre o item 5 da postagem inicial:

Google recomenda PWAs sobre aplicativos nativos: a empresa se uniu à Modern Computing Alliance (Aliança para Computação Moderna), grupo formado por Slack, Intel, Dell, Zoom, entre outras, para encorajar o desenvolvimento de PWAs (Progressive Web Apps) em ambiente corporativos ao invés de aplicações nativas. Segundo a aliança, PWAs possibilitam uma experiência mais segura e em qualquer dispositivo, além de a criação ser mais fácil aos desenvolvedores. As informações são do site 9to5Mac.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro