Clipper On Line • Ver Tópico - Os contribs do Harbour

Os contribs do Harbour

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Os contribs do Harbour

Mensagempor Vlademiro » 09 Ago 2020 20:25

Hoje passei por um pequeno problema com a HARUPDF.

Enquanto resolvia, fui tentar compilar o Harbour com a versão mais recente do harupdf, que está no site oficial mas não consegui. Só compila com o código da lib que já vem com o harbour. Mesmo seguindo as instruções no README e criando a variável para o include da lib.

Não sei se vale a pena reportar isso já que é no contrib e não no núcleo o harbour. Se for para reportar tem que reportar mysql/mariadb , firebird e alegro (que também não estão funcionando com as versões mais recentes das libs. O Firebird até gera mas não recupera as mensagens de erro.)

Não considero um problema grave. O alegro é para joguinhos (no meu caso é só para matar a curiosidade), e a libHaru que vem com o Harbour funciona bem, embora seja antiga.

Os drivers de banco de dados é que estão desatualizados. Menos o PostgreSQL (O Oracle não testei). MySQL e Firebird estão defasados. O MySQL não é tão grave, mas o Firebird tá com problemas na exibição das mensagens e é para versões antigas. Se continuar assim os acessos nativos vão ficar todos desatualizados e vamos ficar somente com o ADO (restrito ao windows) e ao ODBC.

Só uma curiosidade: enquanto vasculhava a causa do problema fui no site da libharu e eles estão com o projeto parado por falta de desenvolvedores:

Uma tradução do que tem na página inicial deles:
O projeto parece estar mais ou menos em boa forma (como em `ele ainda compila e funciona`), mas não foi mantido e / ou desenvolvido ativamente por alguns anos e precisa urgentemente de um novo mantenedor. Se você acha que pode fazer isso e tem algum tempo livre para gastar (não muito), não hesite em se apresentar na lista de e-mail: libharu@googlegroups.com (você pode querer se inscrever primeiro).


Do jeito que está dá para usar o harbour por muitos anos ainda, mas é olhar bem onde está pisando para não correr o risco de desenvolver uma solução baseada em algo que não sofrerá manutenções futuras. Sou traumatizado com o Clipper ainda kkkkkk
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Os contribs do Harbour

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 09 Ago 2020 20:34

Ola!
Se continuar assim, o Harbour só vai mais 3 anos, sendo generoso, caso ninguém assuma.
Mas é difícil isso se concretizar, tem muita gente(empresa) caladinha que se comunica diretamente com o desenvolvedor do Harbour.
Linguagem sem Addons(contrib) ninguém quer.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Os contribs do Harbour

Mensagempor Vlademiro » 09 Ago 2020 20:54

É por aí. Andei pesquisando outras alternativas no mundo xbase mas não gostei de nenhuma. Já programei em outras linguagens também mas, na minha humilde opinião, o Harbour é um produto maduro, que não deve em nada a essas outras soluções. O problema são as atualizações. Se desatualizado ele já atende bem, imagina se fosse atualizado. Com suporte a Android, uma lib gráfica única, tipo QT, integração com dot Net, acesso nativo a vários bancos, etc.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Os contribs do Harbour

Mensagempor JoséQuintas » 09 Ago 2020 21:27

Vlademiro escreveu:fui tentar compilar o Harbour com a versão mais recente do harupdf, que está no site oficial mas não consegui.


Sempre olhe a pasta da contrib antes de mexer.
No HBP:

# NOTE: On *nix systems, download libharu sources -> `./configure` -> `make install`

Para uso em sistema operacional conhecido, os fontes já fazem parte do Harbour.

Agora está bem visível:
Quem mantinha tudo atualizado era o Viktor do Harbour 3.4, os outros só copiavam o que ele fazia.
E copiavam errado pro Harbour 3.2, causando bugs, e atribuindo a culpa ao Viktor.

Alterações no núcleo, só o Prmezek do 3.2 pra atualizar.
Mas tem muito mais coisas além do núcleo, justamente as contribuições, que deveriam ser atualizadas por contribuição dos programadores.
Ao invés disso, sempre ficou a cargo do Viktor, que ficava sobrecarregado pra manter tudo "em dia".

Sei lá... de repente essas contribuições vieram de produto comercial, e o objetivo era manter o produto comercial atualizado sem custo....
Como o Viktor não atualizou, os produtos comerciais "talvez" tenham se atualizado de outra forma, mas sem contribuir para o Harbour.

O futuro:
Alguém contribuir.

Vai saber... existe de tudo por aí....

Mas só pra lembrar: se o CLIPPER sem atualizações vive até hoje.... se o Harbour durar os mesmos 30/40 anos.... no pior dos casos, vamos estar mortos até lá.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Os contribs do Harbour

Mensagempor Vlademiro » 09 Ago 2020 21:43

O argumento de que o software livre é bom porque se alguém não atualizar o software, sempre vai ter alguém para "tocar" o projeto continua verdadeiro. Mas não é fácil uma pessoa com conhecimento para isso.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Os contribs do Harbour

Mensagempor Vlademiro » 09 Ago 2020 21:48

Aqui no nordeste tem uma expressão que o pessoal mais antigo usava muito pra dizer que não entendia nada: "parece um jumento olhando pra Igreja". É que no interior tinha muito jumento (agora é moto) e as vezes um parava na praça da Igreja matriz e ficava contemplando .

Assim sou eu olhando o código fonte do Harbour. Kkkkk
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Os contribs do Harbour

Mensagempor JoséQuintas » 09 Ago 2020 22:12

Vlademiro escreveu:Assim sou eu olhando o código fonte do Harbour. Kkkkk


Idem.
Não sei nem como incorporar as atualizações do 3.2 no 3.4 com segurança.
O git mostra as diferenças... e não sei se pode alterar ou não.

A coisa é simples e complicada....
Tá diferente? ok. Mas esse diferente é porque precisa alterar, ou porque já foi alterado?
Então, não sei se vou estar indo pra frente, ou voltando pra trás.

E quanto mais o tempo passa, pior, porque as diferenças vão aumentando cada vez mais.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes




Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro