Clipper On Line • Ver Tópico - Atualizar é preciso.

Atualizar é preciso.

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Atualizar é preciso.

Mensagempor MSDN » 07 Jul 2020 16:21

O que eu enxergo disso tudo, fora a opinião dada acima, que é a realidade não tem jeito, é que o Harbour como ferramenta nunca vai ser aquilo que nós todos esperamos dele, infelizmente essa é a realidade, o mundo é movido por $$$ e tempo, antes que alguém fale que o Harbour faz tudo (quase), dá para concordar em partes, porém tem coisas que é mais dificil que tirar leite de formiga, dai perde-se tempo, tem muita gente ainda usando DBF, que deveria no máximo ser usado como arquivo temporário local para coisas bem básicas, escrever um sistema que use API gráfica (não gambiarras), não é tarefa das mais simples, e o que dizer do acesso à bases de dados SQL, eu uso a classe nativa TMySQL que á muito rápida e dá pra usar no Linux, Mac e FreeBSD, mas fico preso no MySQL, e se quiser usar outro banco ? ai aparece a ideia de usar ADO, no qual vc só muda a string e o driver ODBC, maravilha, mas fica preso no Windows (o programa) e é uma tecnologia que não tem investimento da Microsoft, é software legado, existe pra compatibilidade e outras coisas menores, e além do mais, não temos um componente nativo para gerenciar tanto o acesso como as transações com os SGBDs, usar um banco NoSQL nem pensar, tirar o máximo de uma API ou usar 3 camadas tbem passa longe, web e mobile nem pensar, então para quem tem ambições como programador/empresário, guarde as boas lembranças do Harbour e procure outras alternativas, até pq outras tribos de programadores já passaram por isso e não morreram, o pessoal do VB foi abandonado, quem quiser que vá pro C#, o pessoal do Cobol, quem quiser vá pro Java EE, e assim por diante.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor JoséQuintas » 07 Jul 2020 20:15

MSDN escreveu: ai aparece a ideia de usar ADO, no qual vc só muda a string e o driver ODBC, maravilha, mas fica preso no Window
Sempre existe um meio termo, ou uma saída

Tudo bem, cada caso é um caso.
O SQLMIX permite usar ODBC, acaba ficando igual o ADO na questão de escolher banco de dados.
No Linux também tem ODBC, mas não sei se o ODBC foi trabalhado pra Linux/Windows ou só Windows, teria que testar.

De repente o SQLMIX pode ser considerado o "driver" nativo do Harbour pra qualquer banco de dados.
Só acaba ficando na sintaxe de DBF, mas.... de qualquer jeito ficamos presos a sintaxes.

Aqui mesmo, no momento é:

- Sintaxe DBF para o que ainda está em DBF
- Sintaxe SQL, pra MySQL
- Sintaxe ADO, para ter recursos no browse
- Sintaxe da minha classe pra ADO

No final, é como se fossem 4 tecnologias diferentes ao mesmo tempo.

Inclusive.... na minha classe acaba podendo usar DBF ou MySQL do mesmo jeito - na inclusão/alteração
Isso porque é um array com nome e conteúdo

:QueryCreate()
:QueryAdd( "campo", valor )
:QueryExecuteInsert() // SQL
:DBFQueryExecuteInsert() // DBF

"Talvez" criar nossas próprias rotinas é o que nos deixe livres.
Seja qual for a linguagem, seria só criar uma classe equivalente e pronto.

Como eu já disse por aqui: comecei a usar MySQL porque eu queria, nenhum problema com nada, e nenhum cliente pedindo isso.
Não estou preocupado com porr. nenhuma, porque tudo está tranquilo, seja DBF ou MySQL.

Depois....
Aí vou começar a reorganizar o aplicativo, redefinir bases de dados, etc. etc. etc.
Afinal, agora qualquer tela pode chamar qualquer tela, não depende de DBF.

Depois....
Sei lá... talvez mexer nas telas....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 07 Jul 2020 20:29

Ola!
que é a realidade não tem jeito, é que o Harbour como ferramenta nunca vai ser aquilo que nós todos esperamos dele, infelizmente essa é a realidade, o mundo é movido por $$$ e tempo, antes que alguém fale que o Harbour faz tudo (quase), dá para concordar em partes,

Eu concordo, mas ainda tem um folegozinho ai.
Mas voltando ao assunto, eu mesmo vejo em outros grupos de programadores o pessoal do Python, falando do código menor, mas ai vem outro pessoal e explica que o Python tem dezenas de libs em C, para diminuir o código.
Então continuo com o pensamento que o C é a grande linguagem. E para negócios estou usando o Harbour + Hwgui. Com uma mão já no Lazarus e MariaDb, terminei de instalar aqui no Kubuntu e recomençando com os estudos, sempre bem devagar mas com o propósito de usar de fato o FPC/Lazarus, pq das outras vezes que testei nem funcionava direito, já tem um bom tempo isso.
O Lazarus está bem cotado agora, e seus pacotes também, zeus para acesso ao qualquer SGBD, baixa pela própria IDE vários pacotes agora.
O problema do Harbour será sempre esse, no meu ponto de vista. Cada um foi para um lado. Não sei se isso será bom ou ruim, mas sem IDE padrão com os pacotes, prontos igual ao Lazarus.
Imagine uma IDE que vc escolhe se vai usar, TMySQL, MariDb, Postgree, etc igual temos no Lazarus. Mas é apenas uma utopia da minha parte.
Pegar um projeto e sem mexer nas telas, compilar no Linux ou Windows, rodar CGI etc.. Tudo isso são os componentes da IDE Lazarus.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6951
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 07 Jul 2020 20:36

Ola!
Só acaba ficando na sintaxe de DBF, mas.... de qualquer jeito ficamos presos a sintaxes.

Não fica, usa SQL para pedir e para salvar. Dai muitos não gostarem pq tem que usar Update...
O DBF é só para mostrar nas telas.
Mas está tudo parado... Vamos indo ou sendo empurrado, para outras opções, quem pode mais vai para Delphi/WinDev etc...
Sem, avexamento(pressa) nessas horas.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6951
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor asimoes » 08 Jul 2020 09:34

Não sei o que está acontecendo, mas o windows está baixando o preço da licença:

https://www.ultrasoftwareinformatica.com.br/microsoft-windows-10-pro-office-2016-professional-nota-fiscal-esd-3264-bits?utm_source=Site&utm_medium=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant&gclid=Cj0KCQjw3ZX4BRDmARIsAFYh7ZIEHnLei3ATK2IrSU1ui2KqtYvUYQTGAOCuMbNPyAMQ1-esi3cw01AaAnHAEALw_wcB

O problema do Linux é que tem que ter um suporte especializado, não é qualquer um que entende. Não me aventuro, porque teria que ir no cliente pra resolver algum problema que remotamente não conseguiria, minha opinião. Quem ainda tem gás pode ir por este caminho. Hoje quero facilidades, aprender algo novo também não me interessa, basta o C# na PCRJ, continuo no harbour 3.4, mesmo sem os recursos novos da 3.2, será que iria precisar tanto assim?, custo zero, minha opinião.
â–ºHarbour 3.x | Minigui xx-x | HwGuiâ—„
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor JoséQuintas » 08 Jul 2020 10:31

asimoes escreveu:O problema do Linux é que tem que ter um suporte especializado, não é qualquer um que entende.


Lembrando que nos tempos do 386 foi quando a Microsoft portou o Unix pra microcomputador e deu o nome de Xenix.
Isso foi há quase 40 anos atrás.
O Linux pode ser recente, mas o Unix não.
Podemos dizer que o sistema operacional compete há 40 anos com o Windows.
Em grande empresa é normal ter servidor Linux, mas sempre com Windows Server acompanhando.

Sobre os preços.... tá esquisito...

Na Microsoft Store

w10-a.png


Nos anúncios do google

w10-b.png
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Jul 2020 10:55

Ola!
continuo no harbour 3.4, mesmo sem os recursos novos da 3.2, será que iria precisar tanto assim?, custo zero, minha opinião.

Eu penso da mesma forma. Vou indo com Harbour + Hwgui até quando puder.
E o bom disso é aprender, devagar outras opções.
Sobre o Linux, eu posso usar ele nas lojas como servidor, deixando as outras maquinas com windows.
Pq, para quem não sabe, uma loja de auto peças por exemplo, tem 3,4,5... catálogos(diversos fornecedores) com milhares de peças, no navegador... Não apurei ainda se eles rodam no Linux, mas é via navegador... parece que todos usam o mesmo aplicativo, só mudando as telas, bem não sei ao certo teria que investigar.
Mas pode ter um lado bom ou ruim vai depender de acordos com os clientes, e se chegar neste patamar.
não é qualquer um que entende.


Sim, mas se for estudar é até mais fácil.
O problema é vc remar contra a maré, pq sempre tem "AQUELE PROGRAMINHA" que eles usam no windows. Principalmente programas de bancos.
Já fiz isso, mas na época do terminais VT100.

A propósito, com poucas linhas de comandos, consegui instalar o MariaDb, PhpMyAdmin(esse era osso duro) para instalar, sempre tinha aquela lib fora do padrão. Agora foi de boa. Então acho que é a 8 vez que instalo esses programas no Linux, ai vamos fixando sintaxes, comandos, palavras... desmistificando a coisa.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6951
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor asimoes » 08 Jul 2020 11:41

Meu cliente tem o aplicativo desktop do bradesco, não tenho problemas com ele.
São 4 computadores Windows 10 pro 64 inclusive o servidor, Não trava, não tenho mais dbf´na aplicação, só pego o cheque no final do mês.
â–ºHarbour 3.x | Minigui xx-x | HwGuiâ—„
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor asimoes » 08 Jul 2020 11:47

JoséQuintas escreveu:Sobre os preços.... tá esquisito...


Eu arrisquei, comprei uma licença desse site, mandaram o serial, o serial é válido, isso tem 2 meses, até agora tenho todas as atualizações do windows.
â–ºHarbour 3.x | Minigui xx-x | HwGuiâ—„
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor JoséQuintas » 08 Jul 2020 12:34

Esquecemos de falar algo importante:

é importantíssimo manter ferramenta de trabalho atualizada.

Só que ... A MAIOR FERRAMENTA DE TRABALHO É.... O CÉREBRO.

Organizar fontes, simplificar fontes, compilar usando -w3 -es2, etc.
Essas coisas são como levar o cérebro pra uma academia de ginástica, podem fazer milagres.

Perto disso, ficar procurando linguagem de programação ou lib é perda de tempo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18153
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Jul 2020 12:40

Ola!
, o serial é válido, isso te

Sem a NFe da Micro$oft, essa licença não vale nada. Não importa se a NFe é de fulano ou sicrano, tem que ser da Micro$oft. A não ser que compre na caixa(física) mesmo. Que é um produto, com algum pequeno manual e um DVD etc.. Nem sei como isso está sendo vendido nas lojas como uma caixa/pacote/produto físico.
Entendam o que é a licença OEM que esse povo anda vendendo...aparentemente está tudo certo mas... Número de licenças tem aos montes na internet.

Meu cliente tem o aplicativo desktop do bradesco, não tenho problemas com ele.
São 4 computadores Windows 10 pro 64 inclusive o servidor, Não trava, não tenho mais dbf´na aplicação, só pego o cheque no final do mês.

Tenho com Bradesco, Brasil, BBcobrança, ITAU etc... Foi exatamente o que disse, remar contra a maré...
Tá tudo beleza, mas o título do post ? Foi chamar a atenção para essa constante atualização.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6951
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor MSDN » 08 Jul 2020 13:46

Só que ... A MAIOR FERRAMENTA DE TRABALHO É.... O CÉREBRO.

Isso é o óbvio, a questão é "evoluir", alcançar outros patamares, que com Harbour não é possível, ele fez o que prometeu lá em 1999, compilar todo legado do Clipper, OK, mas estabilizou e parou, a única saída que vejo no momento seria achar um grupo (tipo do javascript, react, flutter, etc) realmente interessado em seguir com o Harbour, pq até os 2 principais programadores já perceberam que a comunidade não vai participar com código e muito menos com $$$, então fizeram o certo, foram cuidar da própria vida !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Jul 2020 14:13

Ola!
106985446_3236616963027628_7871244022504994948_o.jpg

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6951
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Claudio Soto » 08 Jul 2020 18:09

Desde el punto de vista de la necesidad de migrar a otros SO debido a la creciente demanda de los clientes, sobre todo migrar a dispositivos móviles, no lo veo tanto como un problema de sólo lenguaje de programación, el problema me parece que esta más en encontrar aquel lenguaje/herramienta de programación que facilite la integración con la API GUI del nuevo SO. Si eliminamos la parte GUI el problema está resuelto, basta elegir cualquier lenguaje portable tipo C, Java, Pascal o el propio Hb y facilmente las aplicaciones correrian en cualquier SO sin muchas modificaciones.

El gran problema son las API GUI de los SO, que presentan una logica y una estructura de funcionamiento totalmente diferentes entre ellas. Por más que se programe en C un programa que cree un sencillo botón va a ser totalmente diferente si es en Win,Linux,Android o iOS porque para crear los controles por más que sea en C, se tiene que usar funciones de biblioteca que son específicas de cada SO.

Por ahora los únicos 100% portables que corre en todos los SO es html/javascript pero tiene el inconveniente que por seguridad no permite el acceso al disco y en consecuencia es necesario enlazarlo con Java por ejemplo para acceder a los archivos y a las bases de datos.
Esto es lo que hacen los framework tipo cordova/phonegap que permite desarrollar aplicaciones híbridas para todas las plataformas.

Tal vez los phonegap,windev,etc. sean hoy lo que fue clipper en los 90 para el desarrollo de programas empresariales y tendremos que ir adaptandonos a está nueva tendencia.

Si por el contrario el enfoque es sólo desktop para Win, con Hb y las GUI para Hb que existen hoy en dia da para seguir por mucho tiempo porque Windows no va a cambiar y cualquier mejora en su API se puede acompañar.

Las aplicaciones con interface GUI son muy lindas y vistosas pero son el dolor de cabeza de todos los programadores, por eso el mundo antes de las GUI era más fácil, sólo había que preocuparse por unos pocos caracteres ASCII para diseñar una pantalla y se veía igual en todos los SO. Pero hay que modernizarse, se imaginan como seria Facebook, Twitter o este foro con pantallas tipo consola....
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
http://srvet.blogspot.com
Avatar de usuário

Claudio Soto
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 555
Data de registro: 27 Ago 2012 12:31
Cidade/Estado: Uruguay
Curtiu: 35 vezes
Mens.Curtidas: 166 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Jul 2020 23:47

Ola!
Lembrei do HDroidGUI, que o Kresin começou a fazer depois parou. Ele disse que não tinha mais necessidade (para ele).

https://github.com/alkresin/HDroidGUI
http://www.kresin.ru/en/android.html#andr2

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6951
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 11 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro