Clipper On Line • Ver Tópico - Atualizar é preciso.

Atualizar é preciso.

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 01 Jul 2020 11:30

Ola!
Venho observando como as diversas opções para os usuários do Harbour vem atrapalhando até a forma de como ensinar a usar as ferramentas.
Tem perguntas aqui neste forum e no grupo internacional, no SVN da Hwgui, o pessoal usando xHarbour + BCC... Infelizmente percebo que até para ajudar, só quem pode são as pessoas que usam ferramentas mais antigas.
E também o tanto de código extra que tem que ser criado para compatibilizar com essas versões cujo um dos objetivos seria de facilitar a adoção, mas que no longo prazo torna a pessoa preso, engessado na opção que escolheu, quanto mais ele usa funções, libs, exclusivas ou obsoletas.
Infelizmente o xHarbour parou desde muitos anos e o Harbour já está parado há 3 anos mais ou menos, apenas com alguns fixes pontuais, não achei ainda, algum sinal que está voltando ou como será seu futuro.
Uma coisa positiva que enxergo é o pessoal migrando para SQL SGBD, saindo do DBF. Colocando queries aqui, os problemas etc... Isso é muito bom pq são comandos opções abertas qualquer pessoas pode usar em qualquer linguagem, qualquer sistema operacional.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor JoséQuintas » 01 Jul 2020 13:01

Sobre esse problema, já falamos bastante.
NEM MESMO o XHarbour usa mais o bcc 5.1, mesmo assim muita gente teima com isso, por exemplo.

O Harbour não está parado há tanto tempo.
Inclusive eu gostaria de alterações recentes do 3.2 no 3.4.

Uia, teve alteração ONTEM do Prmezek no 3.2 !!!!
2020-06-30 18:01 UTC+0200 Przemyslaw Czerpak (druzus/at/poczta.onet.pl)
* contrib/gtqtc/gtqtc.hbc
* added default Qt5 path in Ubuntu64

* contrib/gtqtc/gtqtc1.cpp
+ added support for horizontal wheel events
* do not try to load image when zero length string is used as image name
to refresh screen in HB_GTI_DISPIMAGE


uma que pode ser interessante:


2020-04-19 16:32 UTC+0200 Przemyslaw Czerpak (druzus/at/poczta.onet.pl)
* contrib/hbct/dattime2.c
% minor optimization

* src/rdd/dbsql.c
; added somment with syntax info

* include/inkey.ch
* src/rtl/hbgtcore.c
+ added support for mouse wheel left and right events to base GT code


Uma interessantíssima, ainda não disponível no 3.4

2020-03-24 23:34 UTC+0100 Przemyslaw Czerpak (druzus/at/poczta.onet.pl)
...
+ extended the size of dynamic symbol table from 65535 to 4294967295.


Não que eu vá ter uma máquina com 256GB de memória pra usar isso, mas aumentar de 65 mil pra 4 BILHÕES de variáveis... é phoda.

a propósito... todas essas neste ano, então.... não está parado não.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 01 Jul 2020 13:16

Ola!
apenas com alguns fixes pontuais,

Já tinha visto estas e a de ontem também antes de postar.
E a nossa 3.4 ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor JoséQuintas » 01 Jul 2020 13:21

Infelizmente... não sei fazer os ajustes em C pra puxar as atualizações do 3.2, então... vou indo assim.

Alterações interessantes para o 3.4:

- essa integração de mouse acima
- o aumento de variáveis
- a transferência usando array entre OLE, apesar que não confirmei se no 3.4 tá faltando isso
seria transferir ADO/Excel, por exemplo, direto por array, sem alterar a ordem - a alteração de ordem foi um bug detectado, acho que depois do 3.4 já estar parado.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor fladimir » 05 Jul 2020 13:48

Ola!
Venho observando como as diversas opções para os usuários do Harbour vem atrapalhando até a forma de como ensinar a usar as ferramentas.
Tem perguntas aqui neste forum e no grupo internacional, no SVN da Hwgui, o pessoal usando xHarbour + BCC... Infelizmente percebo que até para ajudar, só quem pode são as pessoas que usam ferramentas mais antigas.
E também o tanto de código extra que tem que ser criado para compatibilizar com essas versões cujo um dos objetivos seria de facilitar a adoção, mas que no longo prazo torna a pessoa preso, engessado na opção que escolheu, quanto mais ele usa funções, libs, exclusivas ou obsoletas.
Infelizmente o xHarbour parou desde muitos anos e o Harbour já está parado há 3 anos mais ou menos, apenas com alguns fixes pontuais, não achei ainda, algum sinal que está voltando ou como será seu futuro.
Uma coisa positiva que enxergo é o pessoal migrando para SQL SGBD, saindo do DBF. Colocando queries aqui, os problemas etc... Isso é muito bom pq são comandos opções abertas qualquer pessoas pode usar em qualquer linguagem, qualquer sistema operacional.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.


Mude para o Windev e seja ainda mais feliz.

(y)
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor alaminojunior » 05 Jul 2020 14:02

Tenho ainda sistemas que são o carro chefe da empresa, feitos com xHarbour + hwgui + Sqlrdd

Devo muito a essa combinação, e mais ainda a quem me esticou o braço na hora do aperto.

Agora, o tempo vai passando e as necessidades e pressas são outras ...

Assim como alguns aqui, aderi ao Windev.
Poder desenvolver um aplicativo mobile em dez dias, que irá me permitir satisfazer os clientes é só um exemplo dos ganhos que obtive, com curva de aprendizado super tranquila.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Avatar de usuário

alaminojunior
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1689
Data de registro: 16 Dez 2005 20:26
Cidade/Estado: Ubatuba - SP
Curtiu: 27 vezes
Mens.Curtidas: 11 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 05 Jul 2020 21:57

Ola!
Mude para o Windev e seja ainda mais feliz.


Felizmente não preciso, alias não uso software proprietário, há mais de 20 anos...
Tem o Lazarus ai... entre outros que faz a principal DLL que vcs usam no Windev, para tirar NFe/NFCe/Boleto...
Enquanto alguns vão de WinDev outros vão de Honey Code da Amazon!

Amazon Honeycode First Impressions - Build Web & Mobile Apps Without Writing Code


Como dizem no comentário a ACCESS da WEB.
Fora outras tantas opções boas que temos para escolher.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor fladimir » 06 Jul 2020 11:17

Sim existem várias alternativas.

Agora aki da comunidade, qtos casos reais e concretos vc conhece q mudaram seja pra A ou B, nos últimos 3 a 5 anos e pra onde foram e quais os resultados da mudança?

Devem ter vários q mudaram pra A, B, C ou D, seria talvez interessante ou nesse tópico ou em outro os colegas compartilharem suas experiências nas mudanças pra ajudar akeles q pretendem mudar.

Exemplo

Fulano:
Mudei pra Delphi em 2015 e tive de prós: ACBr nativo, já consegui fazer X sistemas mobile, web etc, Contras: Curva de aprendizado etc (exemplo)

Ciclano:
Mudei pra CSharp em 2016. Prós: Isso e akilo.... Contras:......

E assim por diante.

Por mais q muitos dos relatos vai tb da identificação q cada um tem diante de uma nova ferramenta/linguagem mas pode ser q contribua com a comunidade aki do fórum.

Eu, o Janio, Alamino, Márcio (Automosistemas) fomos pro Windev como talvez tenham lido em alguns tópicos / posts e já falamos ampla e abertamente dos benefícios q tivemos então, seria bom ver casos concretos de experiências de outros colegas q mudaram falando pra comunidade aki os prós e contras, como disse acredito q possa auxiliar quem pensa em atualizar-se.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor JoséQuintas » 06 Jul 2020 13:55

Só sei que estou na minha migração pra SQL, e devo ficar assim até o final do ano.
Até lá, muita coisa pode acontecer....

Tô mais pra um Linux mesmo, com acesso remoto grátis, mesmo adorando o Windows.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor alaminojunior » 06 Jul 2020 14:49

Pois então meus caros.
Como já citei mais acima, ainda tenho por força do destino rsrsrsrs os sistemas construídos em xHarbour, mas todos em processo de migração com Windev. Estou começando pela demanda mobile. O que ainda existe está sofrendo apenas manutenções pontuais e emergenciais por outro desenvolvedor. Eu estou focado na plataforma Windev.

Todo o universo xHarbour, Harbour, lib´s gráficas, rdd´s, etc ... etc ... atendeu muito bem, porém como os colegas têm relatado as coisas andam meio incertas e difíceis, e isso já há bastante tempo !

É muito difícil trabalhar dependendo de tantas e tantas modificações e versões disso e daquilo e nada sendo compatível com o resto. Deus nos livre !
HwGUI é uma que tem versão pra tudo quando é gosto. De um lado alguém promete que está usável e dai você vai tentar atualizar e de cara descobre que os nomes das funções foram trocadas !!! Outra não roda com xHarbour, daí vem alguém e diz que o xHarbour está repleto de problemas que foram resolvidos no Harbour 3.2, 3.4 3.x sei lá. Alías Harbour recomeçou com a promessa de que seria a décima maravilha do mundo e hoje em dia já tem versões incompatíveis entri si kkkkkkk e sem cuidado já há algum tempo !
Criaram uma tal HbIDE, outra carroça destrambelhada na descida.

Quintas citou Linux ... com Windev o que foi desenvolvido para um SO, já está pronto para outro SO ! Apesar deste fator não ser decisivo para mim hoje, pode ser amanhã. A mesma coisa acontece com mobile: o que está desenvolvido para Android, está pronto para Windows, IOS (este dependendo claro do ambiente MAC)

Itamar citou o ACBr. É uma excelente ferramenta e hoje ainda temos a DLL que pode ser usada com Windev trazendo grande produtividade e rapidez. Mas apesar de não ter me aprofundado nisso, creio ser perfeitamente possível desenvolver toda a comunicação usando os próprios recursos do Windev, mas neste caso específico para quê reinventar a roda se temos o ACBr que é promissor (de verdade) ?

Relatórios é outra coisa que se tornou rápido e prático com Windev.

Mas enfim, cada um tem os seus projetos, suas emoções, suas manias, suas preferências, etc ... Eu fiz uma escolha por uma ferramenta que está aí há quase 26 anos (bem adulta) e não me arrependo. Era obrigado a não pegar certos projetos por conta das limitações com xHarbour e cia ltda., hoje já me sinto muito mais confiante.

Um ponto negativo é o representante que temos no Brasil. Mas já existe outra possibilidade !
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Avatar de usuário

alaminojunior
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1689
Data de registro: 16 Dez 2005 20:26
Cidade/Estado: Ubatuba - SP
Curtiu: 27 vezes
Mens.Curtidas: 11 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 07 Jul 2020 09:56

Ola!
Para quem vem aprendendo programar usando livros, e depois pela internet...
Não só Windows e Linux, xBase(clipper/Harbour) mais SQL, HTML, CSS, CGI, Libs visuais, aprender a usar Lazarus/Pascal é só uma consequência, até PHP está no radar.
Qual a justificativa que dou para minha consciência de deixar de aprender ou usar tudo isso para focar apenas em um modelo fechado ?
Screenshot_20200707_094306.png


Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor MSDN » 07 Jul 2020 10:41

Realmente, existe uma tonelada de exemplos, mas se focar em tudo não faz nada, não se profissionaliza e a empresa não vai pra frente, quem já trabalhou ou visitou em grande empresa vai entender isso !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 07 Jul 2020 11:15

Ola!
Se não focar no que o mercado pede, vai ficar sem fazer nada.
Sua aplicação, precisa conversar com servidores web ? NFe, NFCe...
Sua aplicação gera os arquivos para o fisco ? Sintegra / SPED Fiscal e Contribuições...
Sua aplicação precisa ter modulo WEB/Mobile ?
Sua aplicação precisa entregar/consumir Json, etc...
Sua aplicação é visual ?
Sua aplicação gera relatórios em PDF/HTML se precisar ?
Sua aplicação manda aviso por exemplo, usando WhatsApp ?
Sua aplicação roda no Linux/Windows ?
Sabe instalar configurar (tunar) MySql/MariaDb ?
Entender Linux/Windows/HTML/CSS/CGI etc vai me ajudar em quê nesses processos ?
...
São diversas frentes.
Pq tem a visão de quem vende sistema pronto para um intermediário.
E tem a visão de quem vende sistemas modular que sofre ajustes como a ToTvs faz.
E tem a visão da empresa, que vê o desenvolvedor como um consultor que pergunta tudo, até a parte contábil.
etc
Não precisa saber tudo, mas pelo menos os processos. Saber andar por essas necessidades do mercado.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor alaminojunior » 07 Jul 2020 11:22

MSDN escreveu:Realmente, existe uma tonelada de exemplos, mas se focar em tudo não faz nada, não se profissionaliza e a empresa não vai pra frente, quem já trabalhou ou visitou em grande empresa vai entender isso !


Marcelo foi na jugular agora !

Estou careca de ver isso: sujeito que quer saber o "sexo dos anjos da programação", estuda terabytes de livros, palestras, live´s e o escambau. Porém ... cadê o produto ??? Aquele que faz o $$$ pingar na conta ?

Claro que estudar é algo bom, mas tem que colocar sentido na coisa.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Avatar de usuário

alaminojunior
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1689
Data de registro: 16 Dez 2005 20:26
Cidade/Estado: Ubatuba - SP
Curtiu: 27 vezes
Mens.Curtidas: 11 vezes

Atualizar é preciso.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 07 Jul 2020 11:34

Ola!
Estou careca de ver isso: sujeito que quer saber o "sexo dos anjos da programação", estuda terabytes de livros, palestras, live´s e o escambau. Porém ... cadê o produto ??? Aquele que faz o $$$ pingar na conta ?


Passa o WhatsApp do cliente que está precisando da consultoria ou manda um email para contato.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro