Clipper On Line • Ver Tópico - Windows 10 20.04 KB4556803

Windows 10 20.04 KB4556803

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor MSDN » 03 Jun 2020 16:07

O Itamar já faz uns 250 anos que está pelejando no Linux, tem bagagem pra falar, e o que falou tá certo, é isso mesmo, demorou mas aos poucos essa questão do universo todo usar Windows está mudando, eu programo em xBase desde 1988, então foi DOS e Windows 1, 2, 3,....até esse elefante branco do Windows 10, mas já faz uns 2 anos eu estou estudando outras linguagens, e o que me deixou mais impressionado, é que hoje em dia qualquer linguagem/framework funciona em Windows/Linux/Mac, tanto que os principais editores de código VSCode e Atom seguem a mesma linha, haja visto que o PHP já faz isso a meio milhão de anos atrás tbem, sem falar né Itamar...rssss....do HTML, que funciona até no pisca do carro !
Então Windows 10 como SO principal hoje em dia só tem sentido para quem só vive de ferramentas que funcionam no Windows, e se não for o caso, pega um pau véio e instala ele só pra dar suporte !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor Vlademiro » 03 Jun 2020 17:04

Itamar M. Lins Jr. escreveu:
Vlademiro, vc é um guerreiro! Faz uma força ai e instala 4Gib RAM ai no NoteBook e atualize para Ubuntu 20, estou bem impressionado com a velocidade aqui em um celerom velho...No caso aqui eu ganhei uns notebook velho e juntei 4Gib.


Já tentei mas aconteceu algo esquisito: quando eu coloquei os 4Gib o computador não funcionou corretamente (o monitor ficou exibindo varias cores e o SO não carregou), mas quando recoloquei o pente antigo (a máquina só tem 1 slot de memória) a máquina funcionou. O técnico/vendedor nem queria receber o pente de volta, tive que abrir o notebook e mostrar para eles lá. Daí coloquei o SSD e o desempenho foi alarmante. Aumentei um pouco o swap do linux e agora tenho zero problemas.

Mas tem uma coisa, o windows 7 da VM foi configurado com 1 Gb de RAM, e todos os programas (menos o git) são portáteis ou não necessitam de instalação. O calcanhar de aquiles de uma VM é o HD, por isso uma SSD faz a diferença.

Uso : Harbour, PortableApps (Console, DIA, ), HMG, VSCode, versões para windows de comandos linux (touch, grep, etc.), Git integrado com explorer e o navegador Chrome. Não tenho banco de dados instalado nesse windows, somente o sqlite.

O desempenho é satisfatório, mas se eu for usar o Linux (o Host) ao mesmo tempo que a VM, a máquina perde desempenho.
Mais na frente (espero que as coisas melhorem) eu compro um notebook melhor para mim. Mas por enquanto não é prioridade.

Menu do PortableApps (tava testando uns editores de texto, por isso tem muitos)

PortableApps.PNG


Tortoise git para ver no explorer o status dos arquivos do projeto

Git.PNG


Se o Quintas ler isso vai pensar que eu estou simplificando demais as coisa, mas eu entendo a sua situação. É importante ter um SO igual ao do cliente. Eu uso o Harbour mais por diversão. Hoje sou um estudante/curioso. No passado tinha meus clientes, e sempre aparecia coisa para mecher no SO deles. Geralmente coisa que não tinha nada a ver com o meu aplicativo, mas que impedia o seu funcionamento. Acontecia de tudo: antivirus, virus, esquisitices na rede, SO recusando conexão, impressora, etc. Sem falar em aplicativos de terceiros que só funcionam no windows. O Linux é bem mais estável mas tem seus problemas também. O pior do linux, na minha experiência, são as libs. No windows, um aplicativo funciona bem no windows XP, e quando o usuário atualiza para o windows 7,8,10,etc. O aplicativo funciona perfeitamente. No linux, quando você atualiza as libs devido a um upgrade o seu aplicativo para de funcionar. Acho que o docker resolve isso, mas não aprendi a mecher com ele ainda.

Enfim, resumindo: falar é fácil, na prática a teoria é outra. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor MSDN » 03 Jun 2020 17:16

Vlademiro, a questão toda é saber configurar e otimizar o SO e as ferramentas, eu conheço pessoalmente 3 profissionais que usam distribuições Linux como SO principal e virtualizam outros SO quando precisam e tudo sempre dá certo, isso a uns 5 anos mais ou menos, agora usar um Positivo é forçar a barra, melhor investir em um pacote de vela !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor Vlademiro » 03 Jun 2020 17:56

Pra mim tá atendendo. Sinceramente não senti falta de uma máquina mais robusta. Agora para simular ambientes diversos, com certeza uma máquina robusta faz a diferença. Eu tbm tinha preconceito com a marca Positivo, mas esse meu notebook já vai fazer quatro anos e nunca deu problema. Me acostumei a ambientes simples. No Linux tenho ambiente gráfico mas uso muito a linha de comando e no windows 7, pode parecer estranho, mas 1 gb com Harbour tá bom pra mim. Até o VS Code que eu achava que não iria dar certo tá funcionando sem gargalos.

Agora, para instalar banco de dados, VM para Oracle, Sqlserver, trazer massa de dados do cliente para testar desempenho, simular situações diversas, aí não dá.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor JoséQuintas » 03 Jun 2020 18:17

Vlademiro escreveu:Agora, para instalar banco de dados, VM para Oracle, Sqlserver, trazer massa de dados do cliente para testar desempenho, simular situações diversas, aí não dá.


Pois é.
Aqui sempre uso cópia do que está rodando no cliente.
Geralmente restauro o backup do dia anterior, de TODOS os que tem backup transmitido.

Principalmente pra testar atualizações/conversões que o aplicativo faz, e não ter surpresas.
Lembrando que a atualização é automática, não vou em cliente instalar programa há anos.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18150
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 04 Jun 2020 01:41

Ola!
Porquê, acredito que a M$ está passando por um momento de turbulência.
Algum dos senhores já leu ou viu as entrevistas do Linus Torvald, falando do Kernel do Linux ?
Vc já viram alguma coisa parecida no kernel do windows ?
Nem chega perto da quantidade de grandes empresas envolvidas no movimento todo que tem entorno do Kernel do Linux.
Até a AMD depois de 15 anos agora passou a ser a plataforma de compilação do Kernel. Isso gerou um marketing enorme para AMD. Por 15 anos era usado um processador da Intel para compilar o Kernel do Linux, que é onde todos os periféricos são ativados para uso.
https://sempreupdate.com.br/linus-torvalds-revela-novos-detalhes-do-seu-computador-amd/
Agora de fato podemos separar a partição do núcleo(kernel), programas operacionais(shell), sistemas de janelas(KDE/Gnome/etc...) tudo está bem evoluído e podemos "curtir" todos esses avanços.
Agora tem a partição ZFS no Ubuntu 20 para testar.

E podemos ficar verificando desempenho de partições nos sites de testes, coisa que não existe no mundo da Microsoft.
No mundo open source, podemos testar, comparar, etc. Antes não conseguíamos nem instalar para testar, era tudo muito bonito, mas uma dificuldade enorme para instalar e testar, agora a maioria está mais fácil que instalar programas no windows.
Vai instalar qualquer coisa no windows (cclean/antivirus) vem uma penca de penduricalhos MacAfee/Chrome etc junto, sem falar nos popups de propaganda.
Tem que desligar, isso, aquilo etc... cortana... Um Corei5 aqui, clico no botão do windows demora 15/20 segundos para abrir o menu... Isso é inadmissível, mas pq demora ? pq ele simplesmente abre o site do clima-tempo de notícias etc... mas vc pode desligar... sei, mas pq ele não abre primeiro o menu e mostra os blocos depois ? Falha mesmo de engenharia, tanto é que da 2 ou 3 vez é rápido, pq já fez cache.
Nisso o firefox já ficou lentão. Ai já é problema do kernel do windows na parte de gerenciamento dos programas na memória.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6950
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 506 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor JoséQuintas » 05 Jun 2020 12:54

Viu a máquina?
Computador de 24 núcleos, 48 threads, 64GB de Ram, SSD

Será que alguma coisa fica lenta num desses ?

https://www.kabum.com.br/produto/98983/processador-amd-ryzen-threadripper-2970wx-cache-76mb-3ghz-4-2ghz-max-turbo-tr4-sem-video-yd297xazafwof?gclid=EAIaIQobChMI6Z656YPr6QIVigeRCh11MAMfEAAYASAAEgJz1fD_BwE

Especificações:
- Nº de núcleos de CPU: 24
- Nº de threads: 48
- Clock básico: 3 GHz
- Clock de Max Boost: 4,2 GHz
- Cachê L1 total: 2.25MB
- Cachê L2 total: 12MB

9.000 reais, só o processador, e se for a vista.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18150
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 05 Jun 2020 14:33

Ola!
Aqui, é o que importa. No site do Ubuntu.
Ubuntu 20.04 LTS release notes

Recommended system requirements:

2 GHz dual core processor or better
4 GB system memory
25 GB of free hard drive space
Either a DVD drive or a USB port for the installer media
Internet access is helpful

E os comentários de quem usa Ubuntu e está usando a versão 20, para comparar com as anteriores.
A 18 mesmo dizem que é muito ruim, as mais elogiadas são a 16 e a 19,20.
Não digo para adotar exclusivo, deixar de usar windows. Eu mesmo uso Windows e Linux.
Os problemas de cada um só sabe quem usa.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6950
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 506 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor JoséQuintas » 05 Jun 2020 15:53

Meu comentário da máquina, foi porque é poderosa mesmo, nada a ver com o SO.

No W10 tem Linux.
Como tudo na Microsoft está indo pra Linux, nem sei se o próprio Windows não está virando Linux aos poucos.
Aliás, se não me engano, pra devices já é uma versão Windows Linux.

Faz tempo que o Windows está sendo padronizado.
Antigamente era atualização pra cada Windows de cada idioma.
Depois unificaram idioma.
Depois foram unificando os Windows: mesma atualização não importa se terminal ou server.
Depois apareceram com o console Windows ou Linux.
Não duvido que acabe sendo apenas Linux com Windows por cima.

Pensem bem:

Windows Server.... tem versão Linux
Net Framework, que é a base da programação Microsoft, tem versão Linux
Visual Studio... tem versão Linux
Office... tem versão Linux
Se tudo da Microsoft tá virando Linux.... só falta mesmo o Windows.

TALVEZ até o motivo de tanto problema seja esse: estão transferindo o Windows pra Linux

Pra quem não viu, no Linux Microsoft pode ser acionado tanto programa Linux, quanto programa Windows.
Se isso não é um indicativo de que vai acabar acontecendo.....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18150
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor JoséQuintas » 13 Jun 2020 10:41

Uia

https://tecnoblog.net/341165/windows-10-microsoft-adianta-detalhes-de-grande-atualizacao-para-2021/

Os detalhes foram revelados em um blog oficial da Microsoft: o texto menciona os recursos gráficos do DirectX que serão compatíveis com programas Linux rodando dentro do WSL (Windows Subsystem for Linux), incluindo DxCore, D3D12, DirectML e NVIDIA CUDA.
Eles devem ser testados a partir de junho deste ano, chegando para todos os usuários no primeiro semestre de 2021.


Eu não disse que tá virando Linux....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18150
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor MSDN » 13 Jun 2020 12:50

Nesse caso melhor usar Linux sem Windows, Windows sozinho OK, Linux sozinho OK, agora quando algo tenta ser o que não é, nunca dá certo !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Windows 10 20.04 KB4556803

Mensagempor bencz » 18 Jun 2020 20:29

José, vc ta precisando jogar um sal grosso nesses seus computadores ahahah
sempre dá algum problema!!!

Eu to usando o win10 2004, tudo funcionando normalmente...
Imagem
Avatar de usuário

bencz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 517
Data de registro: 28 Abr 2012 17:36
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Anterior



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro