Clipper On Line • Ver Tópico - Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor MSDN » 18 Mai 2020 12:25

Isso eu já havia comentado faz tempo Quintas, lembra de um tal de Flutter !!!
Faz muitos anos o Google está desenvolvendo um novo Kernel e SO para operar dispositivos (qualquer coisa que exista no planeta), e agora está perto de concretizar isso, e a linguagem oficial para desenvolver para TUDO chama-se DART ( uma mistura de Java com C# e C++ ), e o framework que vai criar a apresentação do que for feito em DART chama-se FLUTTER !
Hoje (18/05/2020) vc faz qualquer coisa para um dispositivo mobile com ele, celular, tablet, relógio, etc, para WEB quase tudo, ainda faltam coisas, e para DESKTOP ainda falta bastante, mas está andando a passos largos.
Todo esse ferramental desenvolvido pela Google, vai marcar o início de uma nova era na programação.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2020 13:12

Ola!
Que pena que criar um app Android seja tão complicado no Harbour. Não me refiro a apenas página web. Digo um app que seja instalado da loja do Google e também que use recursos do celular, como câmera, por exemplo.

Já escrevi aqui n vezes.
Pegue seu celular, abra o forum pctoledo, dai sem instalar nada abra facebook, instagran e assim poderei mostrar para vc que 99% do que vc usa no celular não está nele.
Criar o apk, já postei aqui; Tem qualquer pagina na internet ? vc cria o apk com alguns clicks e de graça.
Acesso a câmera do cel é uma linha de comando!
Não tem como portar um programa desktop, para mobile, apenas com poucos clicks. Isso é ilusão. Eu acesso qualquer desktop pelo cel. usando rdesktop por exemplo, mas simplesmente é inviável seu uso corriqueiro.
Meu aplicativo para celular tira até NFCe, fiz para comanda de bares, mas acredite que aqui na cidade ninguém usa. Pq não aceitam que garçom faça determinadas tarefas, e outras situações que contando fica até difícil de acreditar. Setor de bares, é uma desconfiança enorme.
Mas o que quero passar é o seguinte:
Vc já fez alguma pagina simples, estática em HTML ? somente um, "Alô mundo!" ?
Comece do simples, vá pegando a visão de como funciona a coisa. Sem instalar nada, vá criando arquivos com a extensão HTML e abrindo no navegador.
Depois veja como usar o Harbour para fazer a mesma coisa.
Não vá querendo compreender LINUX, APACHE muita coisa de vez.
Por exemplo, pegue seu aplicativo em Harbour e gere um relatório simples de produtos em HTML.
Só isso ai que estou explicando é mais de 60% que vc precisa aprender desse assunto. Acabar com esse receio com MOBILE.
Não confundir dificuldade de entender como as coisas estão dentro do TELEFONE, como fazer em linguagem A,B,C isso é outro assunto.
Primeiro precisamos entender e separar as peças.
A dificuldade principal está na cabeça da gente.
Nenhuma linguagem, vai fazer o que o HTML faz. Navegador só sabe isso, e não sendo APK de joguinhos, o resto está em outro lugar que é acessado pelo navegador do celular.
Na internet a linguagem PYTHON é tida como a mais promissora. Veja lá o "paracé" como diz o baiano, só para instalar. Depois mais horas, dias para escolher uma IDE, depois os PLUGUINS... Java a mesma coisa, PHP mais fácil um pouco.
Mas elas escondem o principal, sem HTML nenhuma delas serve para nada na WEB.
Então o que digo é, aprenda a visualizar as CAMADAS. Programar para desktop cega o desenvolvedor achando que a linguagem faz tudo, ainda mais quem está acostumado com DBF.
Faça ai qualquer coisa com HTML usando a tag <table> coisa bem simples mesmo. Essa resistência em fazer é exatamente o entrave e vc vai perceber que as linguagens de programação são detalhes que pouco significa no processo de adquirir mais conhecimento, pq nenhuma faz tudo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor MSDN » 18 Mai 2020 14:03

Itamar, o que vc falou realmente funciona, tanto Android como iOS vc tem navegador que abre HTML, se vc fizer uma página ou um site usando HTML para exibir texto na tela e imagem e PHP (por exemplo) para interagir com um banco de dados, trazer e enviar informações, vai dar certo, e isso pode ser útil para muitas pessoas, basta estudar um pouco realmente, então para não confundir, o que vc sugeriu é um WebAPP, um site responsivo que parece um APP, não é instalado no dispositivo, só funciona com internet e tem acesso limitado ao hardware e informações do aparelho. O que eu falei na postagem anterior, é sobre APP, um software específico para aquele Sistema Operacional que acessa qualquer informação do dispositivo e tem acesso total ao hardware, portanto algo que entrega mais qualidade, por isso vc não vê o iFood por exemplo investir somente em um site responsivo, ele investe mais no APP, são coisas distintas, cada qual com sua finalidade.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2020 14:36

Ola!
Eu entendo o que vc está explicando.
Mas o HTML já tem acesso a todas as funções do celular.
Não quero entrar na parte técnica.
Mas pegue seu celular e desligue o sinal de rede. Ele serve agora para quê ? Só para jogar paciência e fazer coisas "off line" fotos, texto(word), dentro dele.
100% do que está no celular precisa sair, ser entregue, ai é só a casca com HTML+CSS ou o programa de fato(word), interagindo com JAVA ou C... Mas se a pessoa fica presa neste contexto não vai entender que sempre irá existir o servidor WEB, servindo TUDO. O cel. é apenas um "teclado" sem fio a grosso modo explicando.
Eu sei que o pessoal puxa isso; "aplicações nativas".
Mas a aplicação nativa do celular precisa entregar as informações e isso sempre será na WEB não tem jeito.
Quando o pessoal começa a estudar linguagens para APP NATIVA, vai se deparar com um tal "firebase" por exemplo. O que é isso ? Está dentro do meu celular ?
Como é que o APP de entrega vai informar o CLIENTE e o FORNECEDOR ?
Como é que o APP de pizza gera uma NFCe ?, Como é que o APP faz e entrega o SPED FISCAL ?
Se ficarmos buscando a PIOR parte que o HTML e a WEB não faz, tem que ser nativo no app do celular, não vamos entender os processos.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2020 15:01

Ola!
tem acesso limitado ao hardware e informações do aparelho.

O acesso ao hardware do cel. é pelo NAVEGADOR do aparelho. O navegador está assumindo o papel do sistema operacional...
https://apps.google.com/meet/
Qualquer informação relevante, FOTO, FILME, GPS... HTML pega tudo isso.
Já postei aqui, como transformar qualquer PAGINA em APP, que é só a casca mesmo com login e senha. Na net tem vários exemplos.
De 2016 o vídeo qualquer site para app. How to Convert Website into Android App using Android Studio

E tem formas mais fácil ainda.
Não quero ficar complicando. Provando se faz ou não faz.
Se a pessoa precisa aprender a interagir com o celular eu falo que tem essa forma. Vem outro e diz não faz isso, não faz aquilo.

Eu pergunto já aprendeu a colocar alguma informação do seu sistema em Harbour para seu celular enxergar ?
Depois, vamos aprofundado os assuntos.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Poka » 18 Mai 2020 15:54

Olá

EM poucos minutos deu pra fazer uma rotininha para mostrar texto, colocar imagem, posicionar onde quiser, altera a cor de fundo.
Sei que que tem muita coisas pela frente, acho que criei coragem. A linguagem HTML pra quem já fez xml da NFE parece que não assusta.

Já escrevi aqui n vezes.
Vc já fez alguma pagina simples, estática em HTML ? somente um, "Alô mundo!" ?
Comece do simples, vá pegando a visão de como funciona a coisa. Sem instalar nada, vá criando arquivos com a extensão HTML e abrindo no navegador.


Valeu Itamar por mais essa "chamada"

Poka
Avatar de usuário

Poka
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 509
Data de registro: 25 Out 2004 21:26
Cidade/Estado: Leme/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 23 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2020 16:03

Ola!
Para deixar claro, que estou me atentando a essa questão do Vladimir.
Que pena que criar um app Android seja tão complicado no Harbour. Não me refiro a apenas página web. Digo um app que seja instalado da loja do Google e também que use recursos do celular, como câmera, por exemplo.

Eu perguntei se já tem uma "apenas página web" ? tem isso já fez ? Como ele mesmo coloca. Pq ai está o X da questão.
Gerar APK de pagina web mais uma ferramenta.

Já tinha até postado isso.
Usar o recurso da câmera do celular:
https://jonathasguerra.com.br/blog/acessando-camera-do-celular-tirar-foto-e-fazer-upload-com-php-e-html5/
Com upload e tudo mais... Já tenho isso usando harbour inclusive.
Mas muitas vezes eu não sei as operações básicas da matemática, e quero resolver equações ? É uma questão técnica, isso é filosofia.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2020 16:07

Ola!
Valeu Itamar por mais essa "chamada"

Esse é o objetivo. Despertar para uma coisa possível de fazer agora, sem precisar de nada, tá tudo nas mãos da gente.
Eu aprendi a HTML, depois olhei um ERP que todos os relatórios são em HTML, fiz da mesma forma e não me arrependo.
HTML nunca vai deixar de existir e faz muita coisa.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2020 16:09

Ola!
EM poucos minutos deu pra fazer uma rotininha para mostrar texto

Nisso vamos evoluindo. Como eu faço para mostrar esse relatório no cel. ?
Tem que ter algo pronto, depois vamos aperfeiçoando.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Vlademiro » 18 Mai 2020 16:49

Itamar, obrigado por compartilhar com a gente essas valiosas dicas.

E eu já tinha comprado um curso na Udemy para aprender a gerar um programa para Android usando C++. Kkkk

Pelo visto esse método de webapps é mais prático. Vou testar.

Agora, engraçado, porque no desktop o navegador é cheio de frescura para acessar o sistema operacional, e no mobile parece que não tem tanto empecilho.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2020 17:09

Ola!
navegador é cheio de frescura para acessar o sistema operacional, e no mobile parece que não tem tanto empecilho.

Mudou muito. Tem o consorcio que cuida disso a HTML5 acessa quase tudo do notebook ou do celular, via navegadores. E irá depender se o celular em questão tem os recursos que vc quer acessar. Tem cel que não tem GPS por exemplo. Tem a parte de hardware do celular. E ai tem recursos do HTML que está ativo a partir da versão tal do navegador x.

Olhe ai na internet os milhares de APP para celular em PHP, PYTHON. o HTML está presente !
Podemos trocar pelo Harbour apenas isso.
A maioria dos exemplos para PHP não é tão complicado de converter para Harbour.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Mai 2020 17:34

Ola!
Se vai fazer faça logo para todos os dispositivos. Pq toda vez que fala em APP fala em tirar foto. Olha ai como fazer, e todo o código.
Tira foto usando celular e ou notebook ou webcam!
https://velhobit.com.br/programacao/como-tirar-uma-foto-usando-a-webcam-javascript-html.html

Mas eu volto muitas casas, já sabe HTML básico ?
Não é para aprender código java, ai basta copiar colar no seu projeto.

Mudar a parte de salvar em PHP para o Harbour.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Vlademiro » 19 Mai 2020 07:09

Valeu, vou aproveitar para me atualizar nessa área.

Tem bastante coisa para estudar. É melhor aprender o Html/CSS e um pouco de Javascript. A gente vai estudando devagar essas tecnologias e deixa para o harbour o processamento das regras de negócios. Podemos desconhecer Html / CSS / Javascript, mas temos que levar em conta que são tecnologias que estão presentes em praticamente toda a internet/mobile e até em dispositivos embarcados. São tecnologias populares e que não tem "dono" nem poucos iniciados que detém o saber. É importante levar em conta isso.

Aprender HTML , CSS e Javascript vai dar uma nova vida aos sistemas feitos em harbour. Não precisamos mais ficar esperando uma solução de algum fornecedor, temos é que aprender essas linguagens e como elas interagem com os nossos sistemas existentes.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor MSDN » 19 Mai 2020 10:05

Se é para usar Javascript, use o que tem de melhor :

https://pt-br.reactjs.org/

https://reactnative.dev/

Vc resolve para Desktop, WEB e Mobile, com a benção do Facebook que é dono do Whatsapp e do Instagram

Detalhe muito importante, a documentação é absurdamente extensa, tem exemplo pra tudo, dá pra ficar 1 semana olhando e não vê tudo, fora a comunidade de desenvolvedores, é gigante !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Vlademiro » 19 Mai 2020 11:39

Vou recomeçar com HTML 5, css 3 e javascript puro. Depois eu vejo qual o framework.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro