Clipper On Line • Ver Tópico - Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Vlademiro » 16 Mai 2020 13:21

Pessoal, na minha opinião, determinados setores vão amargar maiores prejuízos. O pior, creio é o turismo. Aqui no Ceará, quem vive disso não está conseguindo se manter. São motoristas (Buggy, translado, receptivo, etc) , garçons, donos de pousadas, barracas, etc.

Por outro lado existem segmentos que podem até crescer. São empresas de entregas, escolas (EAD) e supermercados (mercadinhos).

Se vcs tivessem capital e tempo para desenvolver um sistema, qual área vcs apostariam ?
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Vlademiro » 16 Mai 2020 13:24

Eu estou refazendo um antigo sistema de entregas. Ele foi desenvolvido em Clipper, depois migrei para Harbour e agora estou refazendo do zero para windows. Ainda está no início, quem sabe renda algum dinheiro.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Mai 2020 14:03

Ola!
Esses sistemas citados já existem. Tem sistemas até gratuitos na app do google. Vários; de GÁS entrega, que foi um que estudei com fonte, mostrando passo a passo como fazer.
Eu não sei se no futuro as grandes empresas terão como se sustentar.
Estou lendo algumas matérias da Microsoft, TOTVs e outras.
Estou estudando mais as coisas do que fazendo de fato, e mantendo os programas e clientes que ainda tenho. Porquê, penso eu, que tudo está mudando rápido demais e não posso me dar ao luxo de gastar uma "bala" sem acertar o alvo.
Não arrisco investir em nada, somente naquilo que tenho um certo domínio e olhe lá.
Acredito que os mercadinhos, quitandas e muitas coisas do bairro, costureira, sapateiro irão aparecer.
Eu, nunca acreditei que essa "economia global", ficaria para sempre, simplesmente porquê ela destrói a parte humana que temos, fica tudo muito impessoal, e nós humanos precisamos de "tomar um cafezinho" olhando para nossos clientes, precisamos de ir ao "barbeiro", feira livre e outras coisas que nos tornam humanos.
Em países da Europa, shoppings são proibidos. No Brasil desde remotos tempos ainda somos vendidos pelos nossos políticos a grosso e a retalho, para os nossos colonizadores.
Lembrei agora da desativação das nossas ferrovias para comprar pneus e caminhões lá dos USA. Agora aqui onde moro vem chegando, uma enorme, acredito que será a maior de todas as ferrovias brasileiras, ligando os dois oceanos, pacífico e atlântico (projeto final).

É uma reflexão, pensamento muito complexo sabe! O quê fazer para o futuro ? Estou há muitos dias pensando a mesma coisa que vc perguntou.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Mai 2020 14:11

Ola!
Assuntos. Economia GLOBAL
Trump diz que pandemia de coronavírus mostra que era da globalização acabou

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2020/05/14/internas_economia,1147219/trump-diz-que-pandemia-de-coronavirus-mostra-que-era-da-globalizacao-a.shtml

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Mai 2020 14:26

Ola!
Esse link está melhor para ler e entender.
“Anos atrás, fabricamos nosso produto, não dependíamos de todos no mundo”, disse ele, acrescentando, “eles são globalistas. São pessoas que pensam que precisamos enriquecer o mundo às nossas custas”.

https://www.epochtimes.com.br/trump-diz-que-pandemia-mostra-que-a-era-da-globalizacao-acabou/

O mesmo pensamento aqui para o nosso país.
Paramos de fabricar muitos insumos e produtos, nos tornando dependentes acima do normal e importar quase tudo e muitos caro de mais e outros de péssima qualidade.
Não confundir, tecnologias, telemática, conhecimento, cultura, com globalização. Por exemplo os respiradores que ele citou.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Mai 2020 14:41

Ola!
Veja o problema que está ocorrendo agora.
Precisamos de respiradores. O governo invés de fomentar nossas tecnologias, foi comprar por atravessadores gastou milhões e recebeu monitores velhos e peças com defeito de fora.

Em meio à pandemia de coronavírus, uma equipe de pesquisadores do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba desenvolveu um ventilador pulmonar econômico.

O equipamento é 37 vezes mais barato que o disponível no mercado e foi criado em 48 horas. O custo de produção do aparelho é de 400 reais, enquanto o modelo mais barato do mercado sai por cerca de 15 mil reais.

https://olhardigital.com.br/video/-respirador-de-baixo-custo-e-desenvolvido-por-universidade-federal/99519
No caso, precisamos olhar mais para o que temos, nossas possibilidades de criar nossos produtos.
Dinheiro a fundo perdido, que deixou de circular na sociedade. Isso ativa toda uma cadeia gigantesca. Firmware e sistemas para essas máquinas por exemplo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Vlademiro » 16 Mai 2020 16:37

Creio que com essa onda de desemprego que vem por aí talvez haja uma demanda por soluções especializadas para o pequeno. Foi o que aconteceu há uns quinze anos com uma conhecida transportadora. Ela fechou e acabou gerando vários mini empresas de transportes. A turma que trabalhava lá tinha know-how e acabaram se tornando micro empresários. Muitos cresceram e hoje estão bem financeiramente. Penso que algo parecido pode acontecer agora, mas por razões diferentes. Infelizmente a mão de obra vai baratear muito. Isso vai gerar uma leva de micro empreendedores.

Quanto aos sistemas gratuitos, realmente podem tomar uma considerável fatia, mas no fim das contas sempre haverá bdemanda por algo mais elaborado. Pelo menos eu espero que seja assim.

Se pelo menos houvesse um investimento como vc disse... Se o cenário mudar, se o governo deixar de atrapalhar o pequeno empresário, se deixarmos de comprar tudo da China... São muitos IFs kkkkk
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Mai 2020 18:07

Ola!

Se pelo menos houvesse um investimento como vc disse... Se o cenário mudar, se o governo deixar de atrapalhar o pequeno empresário, se deixarmos de comprar tudo da China... São muitos IFs kkkkk


Será compulsório, já está sendo. Mesmo com as ações contrárias de alguns políticos. Eles atendem ás expectativas de um determinado grupo.
Sobre os respiradores, isso é "apenas" uma demanda. Serão várias, aguarde que vc verá as frentes de serviços que irão abrir para todos. Entenda que estou fazendo uma analise que o dinheiro não tem um peso essencial. Será por necessidade, tendo ou não dinheiro, as coisas precisarão serem feitas, questão de sobrevivência mesmo.

https://oglobo.globo.com/mundo/o-escambo-esta-de-volta-salva-vidas-em-tempo-de-confinamento-na-argentina-24413643

O escambo que está acontecendo na Argentina é apenas uma fase, não acredito que ficaremos assim por muito tempo, mas vamos passar por isso, até as coisas começarem a se ajustar.
Está acontecendo uma reestruturação a revelia de alguns que não estão percebendo as mudanças.
Veja que estamos mais antenados com os políticos, mesmo não concordando com eles, estamos sabendo o que eles estão fazendo. A cobrança(ligação) está intensa, isso não acontecia ou era amortecido, escondido por outras preocupações e coisas urgentes ou pela falta de interesse mesmo.
Quanto mais as ações dos políticos forem para beneficiar uma pequena parcela, maior estão sendo as forças contrárias a essas ações.
Estamos nos ajustando, prefeitos, governadores, presidente...tudo mesmo, não só na política, mas principalmente em casa.
Precisaremos nos suportar, para sobreviver.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6913
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 501 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor JoséQuintas » 16 Mai 2020 18:40

Vlademiro escreveu:Se vcs tivessem capital e tempo para desenvolver um sistema, qual área vcs apostariam ?


Mesma coisa de sempre.
Um aplicativo que atende todas as áreas, com e sem nota.
Um único segmento é suicídio.

Mas o ideal seria governo... esse nunca morre.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 17942
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Vlademiro » 16 Mai 2020 18:55

Por falar em aplicativos genéricos, acho que o pessoal que nunca viu inflação vai ter que começar a adaptar os sistemas existentes. Quando comecei a programar com carteira assinada, os sistemas financeiros todos trabalhavam indexados no dólar, porque naquela época a nossa moeda era muito instável. Se a crise se prolongar talvez a nossa moeda não seja suficiente para uma empresa conseguir planejar suas compras e vendas. Espero estar errado.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Vlademiro » 16 Mai 2020 19:15

O governo federal já informatizou muita coisa. Antigamente era tudo muito descontrolado, agora já tem até sistema para controlar documentos e processos. Existe uma continuidade que antes era impensável. O PT informatizou muita coisa, apesar dos seus defeitos. As gestões Temer e Bolsonaro herdaram muita coisa informatizada, apesar de dizerem o contrário. As prefeituras nem tanto, não vejo uma continuidade nos sistemas. Vivem mudando a cada nova administração. Só não mudam mais devido a complexidade que é trocar de sistema. A nível federal vejo um nicho lucrativo nas parcerias público/privado na área educacional. O PT até tentou mas encontrou forte resistência dentro da sua própria base. Já Bolsonaro fez promessa de campanha e disse que incentivaria tais parcerias. Talvez nessa área surjam oportunidades...
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor MSDN » 17 Mai 2020 17:03

Fazer negócio de forma honesta com qualquer governo (municipal, estadual ou federal) é sinônimo de nunca receber no prazo, receber menos, e por ai vai (trabalhei 20 anos para vários governos, eu sei como funciona), então o melhor que pode-se fazer é saber utilizar o que os governos disponibilizam para consulta ou interação através de API, os exemplos mais comuns são os vários tipos de documentos fiscais eletrônicos (NF-e, NFC-e, CT-e, etc), isso todo mundo é "obrigado" a precisar, ou então pensar algo que junte ou filtre informações relevantes para fazer solicitações junto aos diversos órgãos em todas as esferas (federal, estadual e municipal), facilitando tarefas burocráticas que podem ser feitas de forma digital.
Agora uma coisa é certa, aplicações desktop só encontram utilidade mesmo em empresas, e hoje em dia depende o tipo, porém, o que será o futuro (já é aliás), é facilitar a vida de pessoas, seja de forma isolada ou coletiva, no final das contas, um celular é um computador menor que não usa mouse e o sistema operacional não é o Windows, aprender a usar esse computador é a chave !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Poka » 17 Mai 2020 20:04

Olá,
Qual sistema fazer?"


Boa Pergunta.

Minha historinha.

Em 1991 saí de uma empresa com vinte anos de serviço pra trabalhar como autônomo.
Pensei, nada de muitas empresas 5 ou 6 me pagando bem mensalmente mesmo que sistemas diferentes, não ia ter dor de cabeça. Há 25 anos atrás tinha +- 18 salários mínimos da época ( hoje 2 salários mínimos) . mas sou aposentado já com 66 anos de idade , então não quero mais dor de cabeça, sempre trabalhei sozinho (outro erro) (não sócios mas funcionários pra ajudar).

Na crise de 1998 (a pior que imagino) as 5 ou 6 empresas que eu tinha faliram.
Começar tudo de novo, novos sistemas, resumindo, na minha vida já fiz trocentos sistemas e hoje não tenho nenhum "pronto".

Enquanto eu ficava ajeitando do jeito que cada um queria, os outros iam vendendo. Conheço muitos usuários que já trocaram 5 ou 6 vezes de sistema. Voltei a ficar bem até aparecer a NFE. Não tinha tempo hábil para todas essas empresas , fiquei só com uma que emitia notas ( prestei serviço para essa empresa trinta anos, +- três mil mensais estava bom pra mim, há 3 anos atrás do dia pra noite trocou o sistema, mas são coisas da vida) fiquei com essa e algumas que não precisavam de notas, as outras perdi.

Tive também sistema de folha pagamento, escrita fiscal, contabilidade por mais de vinte anos em vários escritórios, com o tempo não tinha como dar manutenção, foram trocando.

Ahhhhh, fazia bingo também, pra igrejas , particulares até pra time de futebol etc., por muitos anos até proibir o bingo, dava uma graninha boa, até que a policia Federal baixou na minha casa ( mas isso é outra história). Além de sistemas para médicos, advogados e por aí vai. Pra transportadoras também que funcionou muitos anos.

Nunca deu tempo pra mexer em HTML e outras coisas que vcs aqui do fórum dominam tão bem.

Então o que eu acho....

Por outro lado existem segmentos que podem até crescer. São empresas de entregas, escolas (EAD) e supermercados (mercadinhos).


Tive para mercados também , uns 10 mais ou menos, mas cadê tempo para cada segmento.
Mercado, Deus me livre, nunca mais. A não ser que vc tenha uma equipe trabalhando junto. Sozinho não dá. Pensa numa dor de cabeça.

Um aplicativo que atende todas as áreas


Se for um aplicativo de empresa ( somente um tipo de empresa) que atenda todas as áreas (produção, almoxarifado, receber, pagar, custo, notas fiscais etc. ) aí sim.

com e sem nota.


Nessa empresa de trinta anos que eu tive tava praticamente perfeito , saia tudo junto, separado, como quisesse tudo no mesmo sistema. (o que trocaram custou uma fortuna, e instalado dois sistemas. Tem que tirar separado depois jogar no excell pra imprimir o relatório ( kkk bom pra tosse) ), mas é muita dor de cabeça.

Um único segmento é suicídio.


Eu já acho perfeito.

Se vcs tivessem capital e tempo para desenvolver um sistema, qual área vcs apostariam ?


Pra quem vai começar hoje, escolha um segmento (só um) faça perfeito, alugue mensal por um preço bem accessível para muitos clientes.
Se fosse pra começar novamente ou se eu fosse dez anos mais novo o que eu faria?
Tive sistema de folha, contabilidade e escrita fiscal mais de vinte anos, contabilidade nunca foi preciso mexer na vida.

Escrita fiscal poucas alterações, quase nada, folha uma vez por ano. Sei que hoje mudou, mas o usuário são escritórios e que trabalha já são mais experientes não te dão trabalho nenhum. ( essa semana um usuário ligou para ver como fazia nota , a menina entrou aquele dia. Nunca viu nota na vida . ( ah tenha dó, não aguento mais essas coisas)

Desses 5 clientes que tenho dois utilizam um sistema há vinte anos, começaram exatamente em 2000. Duas empresas até de nome no ramo (coleta de ossos, sebo e afins, de açougues, frigoríficos etc). Nunca deu tempo trabalhar só com esse segmento para outras empresas. To mudando agora para Firebird e quem sabe.

Acredita que passa até dois anos sem receber uma única chamada? E quando eu acerto alguma coisa pra melhorar, reclamam, não é pra mexer. Isso que é “bão” , é disso que estou falando.

Então hoje se pudesse começar do zero faria escrita fiscal, contabilidade e folha de pagamento. Só, mais nada. Alugaria por um preço bem razoável. Procure no reclameaqui e veja os usuários desses sistema (empresas de nome), só reclamação, ninguém está contente e de coisas simples para resolver.

O último que ficou foi o de folha, mas com esse arquivo único, não dava pra tocar em frente.

É isso.

Poka
Avatar de usuário

Poka
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 509
Data de registro: 25 Out 2004 21:26
Cidade/Estado: Leme/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 23 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor Vlademiro » 18 Mai 2020 11:42

Pessoal, com certeza as ideias colocadas aqui e os relatos das experiências estão sendo uma lição para todos. Valem não só para o pessoal do xbase mas para todos aqueles que querem trabalhar no desenvolvimento de sistemas.

Criar uma solução interessante, que não demande muitas manutenções é o sonho de qualquer desenvolvedor.

Mobile é, com certeza, o futuro. Mas creio que o Desktop ainda vai durar muito tempo (pelo menos nas empresas). Que pena que criar um app Android seja tão complicado no Harbour. Não me refiro a apenas página web. Digo um app que seja instalado da loja do Google e também que use recursos do celular, como câmera, por exemplo.

Alguns colegas cansaram de esperar (não tiro a razão deles) e foram para outras soluções, como o windev. Mas creio que o Harbour ainda tem muita estrada para percorrer. Estava testando o Harbour no Termux, mas empanquei na distribuição do app. Gerar para Android até da certo, mas não consigo distribuir um app junto com o Termux. Mas isso já é assunto para outro tópico.

Voltando ao assunto principal, para quem não quer gastar bala, como disse o Itamar, o ideal seria trabalhar otimizando os próprios processos existentes. Enquanto trabalho no sistema de coleta e entrega, tento otimizar a criação das classes no Harbour. Quando tiver algo pronto eu aviso, talvez ajude a alguém daqui

O nosso fórum tem muita gente, queria saber a opinião dos demais.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Quais segmentos do mercado não serão afetados com a crise ?

Mensagempor JoséQuintas » 18 Mai 2020 12:00

Vamos embolar o meio de campo...

E vém aí.... o novo sistema operacional aberto do google.... com promessa de substituir o Android....

FUCHSIA
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 17942
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro