Clipper On Line • Ver Tópico - Será o Java o próximo COBOL ?

Será o Java o próximo COBOL ?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor bencz » 05 Dez 2019 20:19

O titulo é referente ao seguinte artigo: https://cio.com.br/sera-o-java-o-proximo-cobol/?es_p=10503441
Será mesmo, o Java o próximo COBOL ?
Outro ponto importante, e que o artigo não comentou, é que existem milhares de programas feitos em Java, rodando em Mainframes e AS/400...
Imagem
Avatar de usuário

bencz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 517
Data de registro: 28 Abr 2012 17:36
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Nascimento » 12 Dez 2019 11:51

bem interessante esse tópico, mais tambem vejo o harbour com um grande potencial o problema são os usuários, ou seja a maioria dele dias atrás vi um post no google groups falando exatamente sobre isso
uma linguagem é disseminada pela facilidade e pela ajuda em foruns , exemplos etc, empenho e fazer a linguagem grande!!!

o que vemos no harbour é uma grande desunião, o que não agrega nada , observo que as respostas de um tempo pra cá esta virando respostas chicó, tipo:

"não sei so sei que foi assim...." , de onde eu tirei isso? , simples faça uma pequena pesquisa no proprio forum no tempo que todo mundo tava morrendo abraçado " tempo do clipper" veja a qualidade dos post´s , levantamentos de questoes e resoluções de problemas , veram uma enorme diferença

não são todos obvio mais após o harbour , em vez de ter mais união surgiram os de egos inflados..., vejo outras linguagens que a pouco tempo atrás nem sabia que existia esta ai quase no topo de novos adeptos , enquanto o harbour ta cada vez mais escanteado é culpa dele? , na minha opnião não!!

quem imaginaria , que existiria um compilador de codigo aberto!! estável como esta o harbour!!

paro pra pensar quando o harbour não existia , o que existia de compiladores xbase eram poucos e carissimos!!, hj toda semana sai um novo "comercial em sua maioria" , ninguem tira da minha cabeça que são copias alteradas do harbour!!!!!

acho que por isso os principais mantededores do harbour pararam de atualizar, adicionar porque acho começaram a enxergar isso!!!

mudando um pouco o assunto continuando na mesma linha de raciocinio , fico a observar o projeto MAME des de mil novecentos e bolinha! até hj tem pessoas
atualizando mantendo usando-o

dai uma pequena conclusão é que pessoas de bom conhecimento em vez de fazer o harbour maior e mais forte , só querem tirar proveito do seu potencial
fazendo com que a linguagem fracasse

em fim tudo que falei aqui não é querendo atingir A ou B e sim olhando em um aspecto geral , como diz um grande amigo meu em uma redundância "Opinião própria minha"
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Ranier » 12 Dez 2019 15:32

Está fugindo do escopo do título, mas acho que aki está tudo bem.
Na minha opinião, o que aconteceu com o Harbour, resumindo, é que o Przemyslaw, se encheu de trabalhar de graça.
Enquanto ele precisava do Harbour, essa situação se manteve, mas acredito depois que o Viktor rachou o grupo principal e passado algum tempo, ele deve ter vendido a empresa dele e foi fazer outra coisa!
Os usuários tem grande parcela de culpa nisso, eu acredito, muitos seguiram o Viktor, ajudando a separar ainda mais e abandonaram o Przemyslaw que era o principal líder e melhor cérebro por trás do Harbour e agora reclamam que ele sumiu.
O Viktor é muito bom em arrumar as coisas, mas mexer no core, com rapidez e segurança só o Przemyslaw, na minha opinião.
Mas de qualquer forma, eu acredito que mesmo todos unidos, essa situação não se sustentaria por muito tempo.
Open source, na minha opinião só se sustenta a longo prazo, com dinheiro.
Veja o caso do Linux, existem centenas de caras que são pagos, exclusivamente para trabalhar com o Linux, dessa forma, a coisa funciona e muito.
Outro exemplo é o LibreOffice, que também paga para que se desenvolvam.
Poderiam enumerar mais exemplos, mais acho que deu pra entender.
Infelizmente o Przemyslaw, não pensou nisso em criar uma fundação e arrecadar dinheiro para manter o projeto de pé.
Daria mais trabalho que mexer no código, mas seria a solução na minha opinião.
Outra coisa, me desculpe dizer isso, mas é a pura verdade, os usuários brasileiros, contribuíam muito pouco ou quase nada, nem mesmo código prg, já vi exemplo nesse forum, do cara descobrir o erro em prg do Harbour e não fazer nada,
é por coisas assim que projeto parou.
Ranier
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 80
Data de registro: 02 Abr 2019 09:01
Cidade/Estado: Goiania/Goias
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 9 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 12 Dez 2019 16:39

Ola!
Todas as linguagens que não são publicas e mantidas por órgãos universais, irão acabar.
A linguagem C encontra-se na versão/padrão internacional C18 standard revision (ou ISO/IEC 9899:2018) lançada em junho de 2018, substituindo a versão C11 (standard ISO/IEC 9899:2011),[7] disponível em ISO e IEC e com suporte para GCC8 e Clang LLVM6.[8]


Assim como, outras linguagens auxiliares, HTML, XML, UTF8, etc... Sem padrão, sem IDE(Harbour), todas irão sumir com o tempo.

Até SQL tem um padrão que é respeitado, sem padrão, sem ordem sem um grupo engajado com tudo isso, não tem como prosseguir.
Linguagens não tão simples, prosseguem, porquê tem organização e visão. LAZARUS é um exemplo de trabalho em uma IDE que poderia ter sido seguido pelo grupo do Harbour. Mas a ganancia, matou a galinha dos ovos de ouro. Cada um quis vender seu peixe e infelizmente nenhum tinha/tem capacidade para apresentar um bom produto e ainda manter o CORE do Harbour(GPL/Publico). Foram cuidar dos seus interesses e esqueceram do principal.

O Viktor/Przmek/etc... estão certíssimos em abandonar ou dar um tempo até esses (grupos) entenderem que sem a participação de todos com o mesmo objetivo não tem como prosseguir.

A mesma coisa penso do JAVA. Quem difundiu ele não foi a Oracle, foi principalmente a google. E ela já trocou de linguagem.
Quanto mais recursos esses órgãos embutir nos navegadores,(HTML/CSS/etc) menos o Java será usado.
Por exemplo os comandos novos do HTML5 decretou o fim do FLASH.
Fim do Flash em dezembro de 2020. ...

https://www.carcasa.com.br/site/fim-do-flash-em-dezembro-de-2020/

O mundo hoje só tem 2 Sistemas operacionais básicos, são eles Windows e o Unix. (Linux é um Unix, assim como o da Maçã!)
Existem milhares de IDEIAS, sistemas, funções, linguagens, etc... sendo colocada livremente na internet todas as empresas estão de olho nesse fator. E todas querem usar essas IDEIAS (Engenhos) nos seus produtos, querem aproveitar o 0800... O windows agora roda o Unix, Ubuntu.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6960
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 313 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 12 Dez 2019 17:04

Ola!
Enquanto ele precisava do Harbour, essa situação se manteve, mas acredito depois que o Viktor rachou o grupo principal e passado algum tempo, ele deve ter vendido a empresa dele e foi fazer outra coisa!

Até hoje muita gente não entendeu a atitude do Viktor. O que ele fez foi muito bom, alias ele abriu todas as possibilidades para que assim ninguém pudessem reclamar.
a) Colocou/migrou o Harbour para o GIT. No GIT ele pode fazer as mudanças e copiava as correções do 3.2 para o 3.4. Nada impede dele voltar a ser o capitão do Harbour 3.2, com tanto que a liberdade para correções e a participação de todos aconteça.
b) Ele era o (capitão) da versão 3.2, porém algumas pessoas (empresas) não queriam que ele mudasse o nome de algumas funções por exemplo.
Era GETDEFAULTPRINTER no xHb ou Hb 3.0, e com toda lógica, estava fora do padrão. Mudou para win_printerGetDefault(), só isso ai deu o que falar, porque os donos das IDE´s(pagas) teriam que atualizar elas. E veja que é um comando exclusivo de quem usa Windows. No Linux não temos, vai variar de acordo com o sistema de impressão(CUPS/LPr) e se usa KDE/Gnome...

Ele não abandonou o Harbour. O Harbour precisa dar o passo para sobreviver, e esse passo vai determinar o fim de algumas empresas, que vivem as custas dele.

É preciso entender que o problema do Harbour são as empresas Xailer/xDev(harbour.com)/FiveWin... Elas interferem o tempo todo, mas não fazem nada pra melhorar.
Essa semana o Maurizio, copiou muita coisa do Hb3.4 para o Hb3.2, é assim mesmo, tem que ter a versão que anda na frente.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6960
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 313 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Nascimento » 12 Dez 2019 17:43

Ranier escreveu :
Está fugindo do escopo do título, mas acho que aki está tudo bem


não olhando mais profundamente é que o harbour poderia ser um compilador tão poderoso quanto o java entre outros , porque o java cresceu tanto?
esse é meu ponto de vista como falei antes...

o amigo itamar so reforçar o que eu falei acima, que antes do harbour não tinha 1 so os ja conhecidos carissimos!!!, depois ai aparece um bocado
que como eu penso e ninguem tira da minha cabeça são tudo copias do harbour!!! , melhoradas e depois comercializadas!

Ranier escreveu :
Outra coisa, me desculpe dizer isso, mas é a pura verdade, os usuários brasileiros, contribuíam muito pouco ou quase nada, nem mesmo código prg, já vi exemplo nesse forum, do cara descobrir o erro em prg do Harbour e não fazer nada,
é por coisas assim que projeto parou.

e voce tambem amigo Ranier carimba o que escrevi nas minhas entre linhas
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 12 Dez 2019 18:00

Ola!
Resposta do Maurizio lá no forum internacional, sobre o mesmo assunto.

Migrei do Clipper há muitos anos e adotei o xHarbour no início.
Assim que descobri o enredo comercial que estava por trás dele e li o documento xhb-diff.txt da distro do Harbour, decidi usar o Harbour e ainda estou totalmente convencido de que fiz a coisa certa.
Transportar de xHarbour para Harbour foi uma piada, portanto não entendo a relutância em definitivamente transitar para Harbour. Repito, a leitura de xhb-diff.txt e um teste de velocidade devem ser suficientes para decidir.

De qualquer forma, o desenvolvedor é um animal selvagem e, portanto, ele é livre para viver no cenário que prefere ...


Traduzido pelo google.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6960
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 313 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor bencz » 12 Dez 2019 18:24

Bom, um irmão aqui disse algo bem interessante
Mas a ganancia, matou a galinha dos ovos de ouro.


Vejo isso com muita força em muita gente da velha guarda, de querer vender tudo que pode e o que não pode, hoje em dia o pensamento dos programadores mais jovens está completamente diferente, onde o mundo open-source fala muito, MAS MUITO, mais alto.

Vejo isso por mim, eu sou completamente adepto ao mundo open-source, eu tenho projetos fechados dos quais eu monetizo, pois, como todos na terra necessitamos de dinheiro, mas, também tenho varios projetos open-source e vários outros que eu contribuo e contribuía, incluindo o Harbour.

Vejam um trecho de uma conversa que tive com o Viktor:

@Alexandre Bencz:
I understand and I know that a lot of people make money and production systems in Harbour, using all your work for this, and, this people never send to you, a single "Thanks"...
Btw, I have a simple question for you...
Why you stopped to work on Harbour, is for that reason ?

@Viktor:
Hi Alexandre, it's certainly one of the reasons. My foremost concern is not end-users, but entities like xHarbour and FiveWin, whose whole business is based on and benefits from Harbour. They are influential to a large part of the Harbour user base. But, instead of them contributing back anything to Harbour, they segregate the community and force subpar and incompatible technological choices onto their users. It means they are not only not contributing anything back to those who actually develop their primary dependency (Harbour), they hold back development and actively prevent forming a healthy, unified and open Harbour "ecosystem". As for end-users, the level of involvement is also very low, though this may possibly be helped by Patreon-like ways and offering something extra in return for the support. Lots of sour grapes, bad vibes and wasted energy by now.


Como disse neste tópico, http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=20098 , "E um outro problema, o código fonte do compilador só é acessível se vc pagar!, novamente, um projeto desse, para fins de estudos é muito legal... mas, só também!", isso mostra a ganancia excessiva... compilador é um tipo de projeto que não faz o menor sentido ser pago!!!, ainda mais hoje em dia ( nos tempos antigos sim, era pago e muito caro, pois o acesso era complicado e existia implicado na mente das pessoas que, se você escreveu o programa, deve-se cobrar por ele ), hoje temos compiladores fantasticos e muito poderosos completamente Open-Source, alguns exemplos:

[*] C#
[*] Vb.Net
[*] C / C++
[*] Python
[*] Go
[*] Ruby
[*] Fortran
[*] Cobol
[*] xBase ( Harbour, x2c ... )
[*] .... e essa lista vai MUITO LONGE

Então, por que cobrar por um compilador ?
Isso só causa desmotivação para o desenvolvedor e para a empresa, sendo que eles podem optar por linguagens mais modernas como C# ou Python, que tem um eco-sistema muito maior por cima e é gratuito...
Outro ponto bastante importante, linguagens de compiladores pagos ficam restritas somente para as empresas que compraram o compilador e não havera programadores no mercado com conhecimento sobre a linguagem e com isso, fica ainda MUITO mais caro manter os projetos que foram escritos nessa linguagem com compilador pago, isso retoma o assunto do tópico, que é os programadores COBOL e com conhecimentos em Mainframes e AS/400...
Procure no mercado, programadores com conhecimento sobre mainframes ou as/400... você vai ver que é muito pouco, as/400 então, MENOS AINDA!!
A IBM é ótima em matar os próprios sistemas e elitizar tudo... isso só faz com que a empresa desligue os mainframes e as/400, e migrem para a plataforma baixa ( intel/amd )...
Eu já fiz a conversão de milhares de linhas COBOL, Assembler, RPG para C# ou C++, parar funcionar na plataforma baixa e os mainframes e as/400 da empresa foram desligados...
Dependendo do tamanho do sistema, é muito mais barato migrar e testar os sistemas convertidos do que comprar a renovação da licença da IBM ( para um mainframe fica em torno de U$ 1.000.000,00 por ano ( sim, isso mesmo, 1 milhão de dolares ) )

Fazer esse tipo de migração, para outras linguagens, é valido para qualquer projeto, muitas vezes é mais barato migrar do que ficar tentando martelar a mesma tecla, procurar mão de obra e etc.
Me vejo como exemplo, atualmente estou desempregado, não estou tendo renda de ponto algum da minha vida, sou desenvolvedor em muitas linguagens legadas, como COBOL, Assembler, xBase, Ada ... mas claro, especializado apenas em algumas, não tem como saber tudo..., e não encontro emprego ou trabalho ( inclusive, se alguém estiver precisando de programador, pode entrar em contato comigo! ¯\_(ツ)_/¯ ) , pois, as empresas estão desativando os AS/400 e Mainframes e migrando para outras plataformas com mais programadores e menor custo de desenvolvimento, como C#..., mercado este onde os programadores aceitam se prostituir por valores baixíssimos...

Eu vejo que o Java, em breve vai entrar na mesma categoria,ainda mais, que agora a Oracle cobra Royalties para utilizar o Java
Imagem
Avatar de usuário

bencz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 517
Data de registro: 28 Abr 2012 17:36
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor bencz » 12 Dez 2019 18:39

Eu havia esquecido de comentar sobre uma outra linguagem muito popular no Brasil também... que é o Delphi!!!
Entrei em contato com a Embarcadero para saber o preço da licença, achei que era uma piada quando recebi a resposta, mas, não... a licença é no mero valor de R$ 10.000,00...
Então, muitas empresas estão migrando os sistemas em Delphi também para C# ou Python, e o melhor de tudo para as empresas, 100% web, não é necessário ficar instalando o programa em N maquinas...
Imagem
Avatar de usuário

bencz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 517
Data de registro: 28 Abr 2012 17:36
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor susviela@bol.com.br » 12 Dez 2019 20:09

bencz escreveu:Eu havia esquecido de comentar sobre uma outra linguagem muito popular no Brasil também... que é o Delphi!!!
Entrei em contato com a Embarcadero para saber o preço da licença, achei que era uma piada quando recebi a resposta, mas, não... a licença é no mero valor de R$ 10.000,00...


Esse povo todo está migrando para o Open Source - Lazarus ( https://sourceforge.net/projects/lazarus/ ) Tem vários grupos no Telegram e no Whats sobre essa IDE que usa Free Pascal.
Eu mesmo fiz uns teste e desenvolvi um sistema e a comunidade é bem ativa também.

Mas xBase sempre será uma cachaça ... A pouca contribuição que posso dar, está aqui nesse Blog https://programandoxbase.wordpress.com/ e em algumas contribuições neste fórum.
.
.
"E quando você perder o controle, colherá o que plantou."
=========================================
Carlos Alberto Nunes #Susviela
Site: https://www.PowerInformatica.com.br
=========================================
Blog xBase: https://programandoxbase.wordpress.com/
Blog TI: https://susviela.wordpress.com

( #ProgramandoxBase #AllxBase )
Avatar de usuário

susviela@bol.com.br
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 236
Data de registro: 30 Jun 2017 11:17
Cidade/Estado: São José / SC
Curtiu: 153 vezes
Mens.Curtidas: 24 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Nascimento » 12 Dez 2019 22:20

xHarbour and FiveWin


salvo engano o FiveWin é do Antonio Antonio Linares , e um dos que mais incentivou o inicio do harbour
mais quando viu que ja estava em porto seguro, foi cessando as contribuições na construção do mesmo

amigo benz , tive analizando justamente o phyton que ainda esta em analise , e acho interessante la o empenho da turma

é triste ver que não acontece, no xbase dando ênfase ao Post temos que lembrar que o clipper foi uma linguagem inovadora , no qual trouxe
coisas que o proprio C só iria adicionar anos mais tarde! , imagina se essa linguagem tivesse um apoio grande o que seria??
mais acredito que nem tudo esta perdido, quem sabe... o tempo dirá...
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor bencz » 12 Dez 2019 23:55

imagina se essa linguagem tivesse um apoio grande o que seria??


A ganancia matou a linguagem!

Eu estava pensando quanto ao futuro da linguagem, vamos pensar quantos jovens programam em linguagens baseadas em xBase...
Irei tomar uma média de idade da turma aqui do Pc-Toledo, que deve ser entre 45~50 anos ( é uma média!! ), vocês ainda codificam fortemente nessa linguagem, agora, jovens.... duvido MUITO!!
Falo por experiencia de quando dei aula de Assembly e suporte nos cursos de C na faculdade... os alunos ficavam loucos da vida por ter que escrever muito código!, eu sempre ouvia:
- Em python é só incluir a lib que faz isso e pronto, basta chamar ela com os parâmetros e está tudo feito
- Em C#, com Linq resolvo isso em uma linha de código e em C, tenho que escrever tudo que preciso
- Em Ruby/Python/C#, tenho tudo pronto, consigo escrever o código muito mais rapido
- ...

A mentalidade está diferente, o fácil é o melhor, não importa o desempenho, o importante é o resultado... quando o código fica lento, surgem desculpas como:
- A demora é da livraria para gerar o resultado
- Tem muitos cálculos para fazer
- É assim mesmo
- O acesso ao banco de dados é lento
- O banco demora para retornar todos os dados
- é muita informação para processar

Quando eu ouvia essas coisas, eu sempre me perguntava:
- des de quando, no mundo comercial, os cálculos feitos demoram ?
- Muita informação para retornar do banco, seu algorítimo está mal feito

Eu gerenciei vários projetos, dentro do Bradesco e em outras empresas, quando eu ouvia coisas assim, eu analisava o código e dava um "esporro" no programador e passava tudo que ele tinha que corrigir no fonte, não me importava muito se o projeto iria atrasar um dia ou não, apenas exigia um sistema com qualidade.

Hoje não é necessário se preocupar com o consumo de memoria, pois os computadores tem recursos muito grandes, tanto de memoria quanto processamento, então, os programadores simplesmente fazem, não importa se o algorítimo utilizado é lento ou não...

Na faculdade, eu mostrei o Harbour e a grande maioria do pessoal falou:
- Que linguagem feia, ficar utilizando "endif", "enddo" ..., no python é só identar, no C é só abrir e fechar o bloco.

Um dia dei uma semana de aula especial... criei uma VM para cada aluno, rodando MS-DOS com a quantidade de memoria bem baixa ( um pouco mais que o minemo para rodar o MS-DOS ) e com a velocidade do processador limitado a um 386 e deixei livre para eles escolherem a linguagem que eles iriam utilizar e passei alguns trabalhos... para ensinar a importância de se otimizar códigos e gerenciar bem memoria e conseguir escrever um programa com alto desempenho, mesmo, com recursos limitados..
O resultado foi desastroso... ninguém entregou os projetos, e quando perguntei o motivo ouvi:
- Não consegui instalar o compilador que queria
- Não consegui deixar o programa rápido
- Não tinha recurso o suficiente na maquina

E como contra prova para tudo isso, mostrei os programas rodando no mesmo ambiente que passei para eles, com os programas funcionando perfeitamente...

Enfim, na minha opinião, enquanto tiver programadores vivos que utilizam linguagens xBase, a linguagem vai estar viva, depois... fica na historia
Imagem
Avatar de usuário

bencz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 517
Data de registro: 28 Abr 2012 17:36
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Ranier » 13 Dez 2019 08:03

A resposta do Viktor pro nosso colega, só reforça minha convicção que o principal problema é dinheiro.
E Itamar, o Viktor é um grande programador com toda certeza, mas líder para mim era o Przmek e o fator dele fazer o fork e criar o 3.4 foi um tiro no pé, imagina, já era enorme a carga de trabalho com um projeto do tamanho do Harbour, imagina estar sozinho nesse barco?
Além de criar coisas novas, arrumar as que você descobria, ainda tinha que ficar pesquisando na base do Harbour 3.2 e puxar as coisas boas de lá, isso sem ganhar nada, chega uma hora, enche o saco.
Lembro que o Przmek, em algum momento, disse que estava pensando em fazer algo comercial com o Harbour, e falaram para ele que isso era uma vergonha, vergonha por quê?
Não foi o que o Linhares fez? Ele criou o Harbour justamente pensando na parte comercial, lá no futuro.
Todos nós temos contas para pagar, filhos para criar, não dá para viver do vento, quando se jovem e idealista, sem nem um periquito para criar, é fácil se entusiamar com o open-source, mas depois, com contas atrasadas, logo você abandona aquela lib que tanto tempo te consome.
E depois têm os usuários da lib, caracas, já vi cada coisa.

Veja o caso da xmlsec, do Aleksey, sou usuário dela, claro, como deve ser milhares aqui no Brasil, por causa da NFe principalmente.
Sempre que posso eu tento contribuir com o projeto, mas nunca vi ninguém mais contribuir, nenhuma empresa do Brasil, nem uma linha de código, nem uma documentação, nem mesmo suporte.
E lá no suporte, tem sempre um, fazendo a pergunta mais difícil e complicada de resolver, dai o cara tem que parar o que está fazendo, pensar no problema, quebrar a cabeça, para depois responder, leia a FAQ, seção tal.
E ainda o Aleksey tem que escutar de vez em quando, que a lib dele não funciona para o sistema XYZ, que seria ótimo tal recurso, quando sai a nova versão? É muito amor ao opensource.
É claro que sei que o opensource é melhor para todo mundo, também dependo dele, mas é difícil trabalhar assim.

Veja o exemplo desse forum do Toledo. O usuário vem aqui desesperado, pede pelo Amor de Deus pra alguém ajudar, dai depois de 30 mensagens, finalmente a solução é encontrada, dai o usuário desaparece, não diz obrigado, não se dá ao trabalho de enviar uma última mensagem, resumindo o problema e informando claramente como foi solucionado, para que outros possam se beneficiar simplesmente, lendo a última mensagem, ao invés de ter que ler tudo e imaginar qual a solução correta.

Voltando ao xBase, veja o caso da nossa grande concorrente, cujo nome não preciso dizer, mas que começa com T, cujo objetivo é esmagar os pequenos, como nós, cuja base, ninguém me tira da cabeça, é totalmente baseado no Harbour, nunca retribuiu com nada para a comunidade e acredito que é bem intencional, uma vez, que com o fracasso do Harbour, muitos terão que migrar seus sistemas, o que levará a mais despesas, mais tempo sem inovar e com isso ela ganhará mais mercado, cada vez mais, se tornando num monopólio aqui no Brasil.
E vou contribuir com isso? De maneira alguma.
Vou lançar uma lib LGPL, para ela copiar e usar sem pagar um centavo, aumentando ainda mais seu poder contra mim, sem chance.
Todos querem facilidade, puxa, uma lib prontinha, estável, funcionando e ainda com suporte, é bom demais, mas alguém está pagando a conta e se não é o usuário, é outro alguém.

Foi o que fez a Bematech, todos que conhecem a história dela, sabem. No começo era amigona dos programadores, aliada das pequenas softwarehouse, nunca ia lançar um software concorrente, e nós idiotas indicando bematech para os nossos clientes, ajudando a engrossar o caixa da empresa, até que ela se tornou gigante e simplesmente, passou a concorrer contra nós, licão aprendida! Nunca mais indiquei bematech pra ninguém.

Todos perdem com o fracasso da xBase, mas alguns ganham, então que vai perder, deveria se unir e tentar fazer algo, mas achar que idealismo e "free beer" vai sustentar algum projeto, é derrota na certa.
Ranier
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 80
Data de registro: 02 Abr 2019 09:01
Cidade/Estado: Goiania/Goias
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 9 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor susviela@bol.com.br » 13 Dez 2019 10:21

Sempre haverá uma luz no fim do túnel ... Como se diz no Sul, "Não ta morto quem peleia" (peleia = luta)

- http://forums.fivetechsupport.com/viewf ... 45&start=0

mod_harbour

Apache mod for Harbour

mod_harbour is a module extension for Apache that supports Harbour PRGs (and HRBs) same as Apache supports PHPs

https://github.com/FiveTechSoft/mod_harbour

:-Y
.
.
"E quando você perder o controle, colherá o que plantou."
=========================================
Carlos Alberto Nunes #Susviela
Site: https://www.PowerInformatica.com.br
=========================================
Blog xBase: https://programandoxbase.wordpress.com/
Blog TI: https://susviela.wordpress.com

( #ProgramandoxBase #AllxBase )
Avatar de usuário

susviela@bol.com.br
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 236
Data de registro: 30 Jun 2017 11:17
Cidade/Estado: São José / SC
Curtiu: 153 vezes
Mens.Curtidas: 24 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Nascimento » 13 Dez 2019 10:33

Ranier escreveu:Veja o exemplo desse forum do Toledo. O usuário vem aqui desesperado, pede pelo Amor de Deus pra alguém ajudar, dai depois de 30 mensagens, finalmente a solução é encontrada, dai o usuário desaparece, não diz obrigado, não se dá ao trabalho de enviar uma última mensagem, resumindo o problema e informando claramente como foi solucionado, para que outros possam se beneficiar simplesmente, lendo a última mensagem, ao invés de ter que ler tudo e imaginar qual a solução correta.


concordo plenamente com o amigo, levantei um topico sobre o problema do letodbf com a minigui e com a gtwvt , desisti de tentar resolver, simplismente não consegui , virei todo forum, fui em algumas fontes externas , definitivamente não consegui resolver, até hj não entendo porque não funcionou, portanto ficou até hj em aberto rsrs, travou minha cuca, de como é que é o mesmo jeito de abrir os bancos, criar os indices e simplismente não funciona... a decisão tomada foi
simples , deixei mapeada o com a gtwvt "sem o leto" e a minigui com o leto ... então como não houve uma solução plausivel e sim uma gambiarra ficou até hj sem solução rsrs
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro