Clipper On Line • Ver Tópico - Será o Java o próximo COBOL ?

Será o Java o próximo COBOL ?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 13 Dez 2019 11:37

Ola!
E Itamar, o Viktor é um grande programador com toda certeza, mas líder para mim era o Przmek e o fator dele fazer o fork e criar o 3.4 foi um tiro no pé, imagina, já era enorme a carga de trabalho com um projeto do tamanho do Harbour, imagina estar sozinho nesse barco?

Se vc olhar o Changelog do Harbour vai ver que o Viktor está lá antes do Przmek. O Przmek saiu do Harbour se vc não sabe... Foi para o Xhb. Recebeu para criar o RDD pago da xHarbour.com... O Viktor permaneceu nesse tempo sozinho melhorando o Harbour...
O Przmek é o que mais manja na minha opinião também. E eles trabalharam juntos na volta do Przmek do xHB para o Harbour, pois o Przmek não aguentava mais as bobagens do Ron Pinkas e CIA...Eu acompanhei toda a história... Nunca o Harbour dará certo, enquanto a comunidade não criar a RAID padrão... Só compilador não faz programa desktop não desenha telas, não cria aplicativo para mobile etc...
Então essas empresas detonam tudo que vem da comunidade open-source, simplesmente porque compete com elas. indicam produtos horríveis para seus dependentes, formas de trabalho que só escravizam.
Ele não fez FORK no SVN ou CVS, fez no GIT, pois qualquer um pode agora ter seu próprio Harbour... Ele passou o comando para o Przmek, e pode pegar de volta a qualquer momento.

Mas o Harbour é, o que é hoje, por conta do Przmek com toda certeza. E o Viktor também não fica atrás., os dois são na minha opinião, GURUS mesmo, pena que os usuários finais não querem ou não tem tempo para participar mais das atividades de desenvolvimento do Harbour.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6956
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Ranier » 13 Dez 2019 16:25

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Ola!
E Itamar, o Viktor é um grande programador com toda certeza, mas líder para mim era o Przmek e o fator dele fazer o fork e criar o 3.4 foi um tiro no pé, imagina, já era enorme a carga de trabalho com um projeto do tamanho do Harbour, imagina estar sozinho nesse barco?

Se vc olhar o Changelog do Harbour vai ver que o Viktor está lá antes do Przmek. O Przmek saiu do Harbour se vc não sabe... Foi para o Xhb. Recebeu para criar o RDD pago da xHarbour.com... O Viktor permaneceu nesse tempo sozinho melhorando o Harbour...
O Przmek é o que mais manja na minha opinião também. E eles trabalharam juntos na volta do Przmek do xHB para o Harbour, pois o Przmek não aguentava mais as bobagens do Ron Pinkas e CIA...Eu acompanhei toda a história...

Eu peguei o bonde andando, pq fui um dos que caíram na armadilha do xharbour.org, que está funcionando até hoje, só depois que descobri o valor do Harbour, por causa do Przmek, de qq forma o 3.4 detonou a atual crise.
Qto ao RDD pago da xHarbour.com, deve ser algum outro, pq não dá para acreditar que o Przmek participou da criação do SQLRDD, pq é um produto horrível. Estava desenvolvendo uma cópia da API do SQLRDD, e é tudo uma bagunça, dificulta, entulha o código de qualquer prg, com o tanto de bobagens que têm.

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Nunca o Harbour dará certo, enquanto a comunidade não criar a RAID padrão... Só compilador não faz programa desktop não desenha telas, não cria aplicativo para mobile etc...
Então essas empresas detonam tudo que vem da comunidade open-source, simplesmente porque compete com elas. indicam produtos horríveis para seus dependentes, formas de trabalho que só escravizam.
Ele não fez FORK no SVN ou CVS, fez no GIT, pois qualquer um pode agora ter seu próprio Harbour... Ele passou o comando para o Przmek, e pode pegar de volta a qualquer momento.

Sem um projeto de financiamento duvido que qualquer um dois volta a trabalhar integralmente, igual fizeram.

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Mas o Harbour é, o que é hoje, por conta do Przmek com toda certeza. E o Viktor também não fica atrás., os dois são na minha opinião, GURUS mesmo, pena que os usuários finais não querem ou não tem tempo para participar mais das atividades de desenvolvimento do Harbour.

Não ter tempo, não é motivo para mim, pq se dependem do Harbour, têm que contribuir,, não pode ficar só esperando, melhorias e correções caírem do céu.
E hoje nem precisa falar inglês, basta usar um dos tantos tradutores que existem na web, que dá para passar a mensagem com clareza.
O que existe é comodismo, querer tudo pronto e fácil.
Ranier
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 80
Data de registro: 02 Abr 2019 09:01
Cidade/Estado: Goiania/Goias
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 9 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 13 Dez 2019 18:06

Ola!

Eu peguei o bonde andando, pq fui um dos que caíram na armadilha do xharbour.org, que está funcionando até hoje, só depois que descobri o valor do Harbour, por causa do Przmek, de qq forma o 3.4 detonou a atual crise.
Qto ao RDD pago da xHarbour.com, deve ser algum outro, pq não dá para acreditar que o Przmek participou da criação do SQLRDD, pq é um produto horrível. Estava desenvolvendo uma cópia da API do SQLRDD, e é tudo uma bagunça, dificulta, entulha o código de qualquer prg, com o tanto de bobagens que têm.

É o RMDBFCDX.
O SQLRDD é dos brasileiros...(Marcelo). Maior confusão com outro desenvolvedor Vailton(xDev)... Cada um criou uma, e um queria usar o nome da outra lib, por achar mais comercial...
Não vejo como o 3.4 detonou crise. Eu já li discussões reais do Ron Pinkas com o Przmek... E vários outros... Que não sabem nada e/ou se sabe nada fazem.
Esse empenho todo do Antonio Linares com o Mod_Harbour... É mais uma gaiola pq a mod_harbour, tá cheia de códigos do uHttpd, e da hb_tip... Pq ele poderia ter criado diretamente na pasta contrib do harbour ou melhorado o que já tem. E hoje foi liberado gratuitamente o Xailer para "single/personal user" e no Harbour 3.2 ninguém faz nada. É apenas tentativas para desviar o foco da questão.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6956
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor bencz » 21 Dez 2019 12:02

Eu já me propus a herdar o fonte do harbour e continuar os trabalhos nele... mas, criaria restrições pesadas nele para evitar copias por empresas que desejam lucrar com o trabalho doado a comunidade ( (x)Harbour da vida... )
Primeira grande modificação seria a troca da licença para ao GPLv3, se você nao sabe o que isso quer dizer, ( https://medium.com/code-prestige/como-f ... f1da677ccd )...
Você pode até pensar, ok, ta com essa licença, e como você vai saber se o trabalho foi roubado ou não, enfim, a simples desconfiança ja pode gerar um processo de consultoria pela comunidade open source, e se for detectado copia ou plagio, sem a distribuição do fonte junto ao pacote que a empresa fornece, a empresa vai ter que arcar com multas bastante pesadas.
Também usaria algumas outras praticas....

Enfim, por ser um trabalho open-source, issues abertos seriam trabalhados no tempo q eu conseguisse trabalhar.
Modificações que eu implementei na minha versão do harbour ( testes que eu realizei apenas ), provavelmente seriam enviadas para o projeto, como otimizações na VM.

Enfim, o projeto seria tocado como um projeto de tempo livre....
Imagem
Avatar de usuário

bencz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 517
Data de registro: 28 Abr 2012 17:36
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor JoséQuintas » 22 Dez 2019 04:55

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Não vejo como o 3.4 detonou crise...
Esse empenho todo do Antonio Linares com o Mod_Harbour... É mais uma gaiola pq a mod_harbour, tá cheia de códigos do uHttpd, e da hb_tip... Pq ele poderia ter criado diretamente na pasta contrib do harbour ou melhorado o que já tem.


Pois é Itamar....

3.4 é FORK do 3.2 no GITHUB, sempre só dependeu de um CLICK pra atualizar o 3.2
Mas... XHARBOUR é um FORK do Harbour.... que morreu faz tempo.... mas ninguém fala nada dele.
Isso mostra como o xbase tá uma M**** de programadores, vai ver virou religião, igual política.
A gente mostra tudo que tá errado, mas não adianta...

O Harbour 3.4 é a melhor versão de Harbour que existe.
Parada há anos, ela fornece atualizações para o 3.2.
A conclusão... é que o 3.2 vai acabar virando o 3.4.
E o XHarbour.... sei lá... vai continuar a mesma coisa pra sempre...

Aliás....
O Antônio Linares está se utilizando do Harbour 3.4, porque ele contém o que o 3.2 não tem....
Ou será que o 3.2 tá puxando as modificações do 3.4 só pra atender as necessidades do Antônio Linares?????
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18156
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Será o Java o próximo COBOL ?

Mensagempor JoséQuintas » 23 Dez 2019 17:45

Uia o que achei hoje:

De: Przemysław Czerpak <druzus@acn.waw.pl>
Para: Hwgui-developers <hwgui-developers@lists.sourceforge.net>
Enviadas: Quinta-feira, 10 de Junho de 2010 6:57:37
Assunto: Re: [Hwgui-developers] HB_FUN_NUMTOHEX

On Thu, 27 May 2010, Itamar M. Lins Jr. Lins wrote:
> Hi!
> Please anybody can fix this problem.
> Harbour SVN ChangeLog 14619.
> c:/dev/harbour/lib/win/mingw/libxhb.a(xhbfunc.o):xhbfunc.c:(.text+0x40):
> multiple definition of `HB_FUN_NUMTOHEX'
> c:/hwgui/lib/libhwgui.a(misc.o):misc.c:(.text+0x14d0): first defined here
> collect2: ld returned 1 exit status
> hbmk2: Erro: Executando linkeditor. 1

It's caused by this modifications:

2010-05-29 10:55 UTC+0100 Maurizio la Cecilia <m.lacecilia@gmail.com>
* source/misc.c
- striped out hb_NumToHex() causing duplicated definition in
Harbour build. Please, Harbour users link xhb.lib instead.

Please never make such modifications.
XHB library replicates also many xHarbour bugs for strict compatibility.
Harbour users should never use this library if it's not strictly necessary.

best regards,
Przemek


A parte que importa:

A lib XHB imita muitos bugs do XHarbour para ficar totalmente compatível com XHarbour.
Usuários do Harbour NUNCA devem usar essa LIB.

A HMG Extended praticamente obriga o uso dessa LIB kkkkk

Ou seja... as LIBs tem que introduzir defeitos no Harbour, pra ficar igual ao XHarbour, e atender aos dois !!! kkkkk

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=22&ved=2ahUKEwjBgKKPzszmAhWOILkGHWGrDUc4FBAWMAF6BAgHEAE&url=https%3A%2F%2Fsource-forge.net%2Fp%2Fhwgui%2Fmailman%2Fattachment%2F488268.18452.qm%2540web52204.mail.re2.yahoo.com%2F1%2F&usg=AOvVaw308iEztO5kcrr41b55ALbO

O XHarbour é um bom exemplo de divisões:

O XHarbour É UM FORK do Harbour.
O Harbour SEMPRE teve com primeiro ponto a compatiblidade com Clipper.
Então... criaram o FORK XHarbour pra socar recursos sem se preocupar com compatibilidade com Clipper.

Mesmo sendo um FORK.... cadê o HARBOUR no texto?
Roubou até o crédito do Harbour, que foi quem trouxe o Clipper pra Open Source.

xharbour.png


E quem ganha com isso?
Talvez o XHarbour comercial.... que é muito usado com fivewin...
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18156
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Anterior



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro