Clipper On Line • Ver Tópico - musica que activa la creatividad

musica que activa la creatividad

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

musica que activa la creatividad

Mensagempor luiscolmanares » 28 Mai 2019 22:47

POR QUE MÚSICA - PARTE 6 - MÚSICA E CRIATIVIDADE por Frank Fitzpatrick

" Criatividade é a inteligência se divertindo . " Albert Einstein

Como parte do meu Ritual de Meditação matinal, eu frequentemente canto e toco música. Um dos meus cânticos favoritos é um mantra para Saraswati - a deusa da Música, artes e ciência .

Na India antiga, os yoguis acreditavam que uma das melhores formas de harmonizar nossa natureza criativa com a força criativa do Universo é invocar pelo espírito de Saraswati. Isto pode ser feito cantando para ela. Eu fazia esta prática para me ajudar a ficar mais criativo e equilibrado enquanto eu trabalhava em turnos noturnos filmando em Toronto.

Em um domingo à noite, eu estava sentado no chão do quarto do hotel vendo o por do sol do outono através de folhas multi-coloridas da árvore plátano e das torres góticas ao redor da Faculdade Trinity . No meio da minha prática de Meditação, eu parei e peguei minha pequena guitarra vermelha . Mantendo apenas um texto antigo, eu transcrevi com minha voz em minha mente uma composição totalmente nova - a mesma que eu ainda canto e toco em minhas Meditações matinais até hoje.

Eu posso aceitar Saraswati como uma metáfora espiritual, mas não posso negar a experiência visceral, o resultado musical ou a ciência explicando o que aconteceu naquela tarde de outono. As práticas combinadas de Meditação e Música me levaram a um incrível estado de criatividade que a nova música podia sair de mim livremente. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a criatividade não é um poder mágico nem um talento disponível para apenas um número limitado de indivíduos talentosos. A Criatividade está dentro de cada um de nós e é o motivo principal do mundo existir.

Milhares de livros e ensaios foram escritos em uma tentativa de responder a pergunta : " O que torna uma pessoa criativa ? " De acordo com Abraham Maslov, nós podemos estar fazendo a pergunta errada :

A pergunta chave não é " o que promove Criatividade ? " mas é por que todas as pessoas não são criativas em nome de Deus ? Onde se perdeu o potencial humano ? Como ele foi aleijado ? Eu penso que uma boa pergunta poderia não ser por que as pessoas criam, mas por que as pessoas Não Criam ?

Cada criança nasce com a habilidade inata de ser criativo. É um dos atributos chaves que separam o cérebro humano de outros seres viventes no planeta. Mas por que tantos indivíduos se sentem criativamente travados ? É porque nós sentimos falta de compreender o que é criatividade, ou conhecimento de como promove-la nas crianças ? Ou será que porque vivemos um modelo social onde quando nos tornamos adultos , nós perdemos nossa conexão com a nossa natureza criativa ? Como adultos, podemos provavelmente aprender muito mais sobre ser criativos para as crianças do que podemos na realidade ensiná-los.

O Especialista Educacional Sir Ken Robinson diz que nossos sistemas atuais de Educação precoce estão matando a Criatividade. Geralmente nós punimos crianças que erram e nós as desencorajamos de agir ou de serem diferentes . A Educação atual enfatiza a imitação, memorização, regras fixas, e fórmulas pré-estabelecidas e crenças sobre a forma que o mundo deveria funcionar.

As crianças devem aprender a seguir diretrizes, aprender como replicar o que vêem e ouvem e serem capazes de participar de grupos de atividades coordenadas, mas estas práticas fazem pouco para encorajar a criatividade.

Infelizmente, crianças restritas a estes moldes terão um desafio muito maior para surgir com novas idéias, dominando auto-expressão ou encontrando soluções inovativas para seus próprios problemas. A Criatividade, que é raramente cultivada em um estado de medo, julgamento ou intimidação, requer uma vontade de cometer erros. Beethoven tentava 70 versões diferentes de uma partitura musical , antes de chegar a mais correta, e Thomas Edison tentou e falhou quase 2.000 vezes antes de surgir com uma versão de uma lâmpada que funcionasse.

Destes três componentes básicos : resolução de problemas, auto-expressão, e imaginação, a imaginação é a fonte da criatividade, porque ela representa a audácia de imaginar aquilo que vai alem dos limites da possibilidade.

Conforme Rae Price diz em seu artigo sobre crianças, música e criatividade, " quando as crianças podem imaginar, elas podem visualizar soluções para os problemas. Elas podem imaginar o que é ser alguem diferente ou uma outra coisa, o que ajuda a desenvolver a empatia." Elas podem achar respostas para a pergunta : " E se ? " e elas podem planejar futuros satisfatórios. Para as crianças, criatividade é tambem importante porque significa que não existe uma resposta correta , que provê a oportunidade de ser bem-sucedido. Por sua vez, isso promove sentimentos de maestria e fortalece a auto-aceitação . "

Criatividade é uma das ferramentas mais essenciais para uma criança desenvolver se elas quiserem ser bem-sucedidas mais tarde em suas vidas. O desenvolvimento da Criatividade quando crianças pode estar diretamente co-relacionado ao seu sucesso futuro em todas os tipos de carreira incluindo cientistas, físicos e empresários.

Uma pesquisa recente da IBM com 500 presidentes ( CEO ) de empresas identificaram a Criatividade como sendo a primeira "Competência de Liderança " do Futuro .

Infelizmente, parece que Sir Robinson pode estar certo. Pontos em Criatividade para as Vino Cabernet Sauvignon crianças na escola na América tem estado em firme declínio desde 1990 - exatamente ao redor da época que começamos a remover Música e Arte dos programas das nossas escolas públicas . Isto é trágico - não apenas para aqueles alunos, mas tambem para a sociedade como um todo, conforme nós encaramos enormes desafios no século 21, que irão requerer soluções altamente criativas .

A boa notícia é que nós podemos ajudar a virar este jogo através da Música, especialmente integrando a música de volta à Educação nos prrimeiros anos .
luiscolmanares
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 2
Data de registro: 22 Mai 2019 11:09
Cidade/Estado: españa
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro