POR QUE MÚSICA - PARTE 6 - MÚSICA E CRIATIVIDADE por Frank Fitzpatrick
" Criatividade é a inteligência se divertindo . " Albert Einstein
Como parte do meu Ritual de Meditação matinal, eu frequentemente canto e toco música. Um dos meus cânticos favoritos é um mantra para Saraswati - a deusa da Música, artes e ciência .
Na India antiga, os yoguis acreditavam que uma das melhores formas de harmonizar nossa natureza criativa com a força criativa do Universo é invocar pelo espÃrito de Saraswati. Isto pode ser feito cantando para ela. Eu fazia esta prática para me ajudar a ficar mais criativo e equilibrado enquanto eu trabalhava em turnos noturnos filmando em Toronto.
Em um domingo à noite, eu estava sentado no chão do quarto do hotel vendo o por do sol do outono através de folhas multi-coloridas da árvore plátano e das torres góticas ao redor da Faculdade Trinity . No meio da minha prática de Meditação, eu parei e peguei minha pequena guitarra vermelha . Mantendo apenas um texto antigo, eu transcrevi com minha voz em minha mente uma composição totalmente nova - a mesma que eu ainda canto e toco em minhas Meditações matinais até hoje.
Eu posso aceitar Saraswati como uma metáfora espiritual, mas não posso negar a experiência visceral, o resultado musical ou a ciência explicando o que aconteceu naquela tarde de outono. As práticas combinadas de Meditação e Música me levaram a um incrÃvel estado de criatividade que a nova música podia sair de mim livremente. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a criatividade não é um poder mágico nem um talento disponÃvel para apenas um número limitado de indivÃduos talentosos. A Criatividade está dentro de cada um de nós e é o motivo principal do mundo existir.
Milhares de livros e ensaios foram escritos em uma tentativa de responder a pergunta : " O que torna uma pessoa criativa ? " De acordo com Abraham Maslov, nós podemos estar fazendo a pergunta errada :
A pergunta chave não é " o que promove Criatividade ? " mas é por que todas as pessoas não são criativas em nome de Deus ? Onde se perdeu o potencial humano ? Como ele foi aleijado ? Eu penso que uma boa pergunta poderia não ser por que as pessoas criam, mas por que as pessoas Não Criam ?
Cada criança nasce com a habilidade inata de ser criativo. É um dos atributos chaves que separam o cérebro humano de outros seres viventes no planeta. Mas por que tantos indivÃduos se sentem criativamente travados ? É porque nós sentimos falta de compreender o que é criatividade, ou conhecimento de como promove-la nas crianças ? Ou será que porque vivemos um modelo social onde quando nos tornamos adultos , nós perdemos nossa conexão com a nossa natureza criativa ? Como adultos, podemos provavelmente aprender muito mais sobre ser criativos para as crianças do que podemos na realidade ensiná-los.
O Especialista Educacional Sir Ken Robinson diz que nossos sistemas atuais de Educação precoce estão matando a Criatividade. Geralmente nós punimos crianças que erram e nós as desencorajamos de agir ou de serem diferentes . A Educação atual enfatiza a imitação, memorização, regras fixas, e fórmulas pré-estabelecidas e crenças sobre a forma que o mundo deveria funcionar.
As crianças devem aprender a seguir diretrizes, aprender como replicar o que vêem e ouvem e serem capazes de participar de grupos de atividades coordenadas, mas estas práticas fazem pouco para encorajar a criatividade.
Infelizmente, crianças restritas a estes moldes terão um desafio muito maior para surgir com novas idéias, dominando auto-expressão ou encontrando soluções inovativas para seus próprios problemas. A Criatividade, que é raramente cultivada em um estado de medo, julgamento ou intimidação, requer uma vontade de cometer erros. Beethoven tentava 70 versões diferentes de uma partitura musical , antes de chegar a mais correta, e Thomas Edison tentou e falhou quase 2.000 vezes antes de surgir com uma versão de uma lâmpada que funcionasse.
Destes três componentes básicos : resolução de problemas, auto-expressão, e imaginação, a imaginação é a fonte da criatividade, porque ela representa a audácia de imaginar aquilo que vai alem dos limites da possibilidade.
Conforme Rae Price diz em seu artigo sobre crianças, música e criatividade, " quando as crianças podem imaginar, elas podem visualizar soluções para os problemas. Elas podem imaginar o que é ser alguem diferente ou uma outra coisa, o que ajuda a desenvolver a empatia." Elas podem achar respostas para a pergunta : " E se ? " e elas podem planejar futuros satisfatórios. Para as crianças, criatividade é tambem importante porque significa que não existe uma resposta correta , que provê a oportunidade de ser bem-sucedido. Por sua vez, isso promove sentimentos de maestria e fortalece a auto-aceitação . "
Criatividade é uma das ferramentas mais essenciais para uma criança desenvolver se elas quiserem ser bem-sucedidas mais tarde em suas vidas. O desenvolvimento da Criatividade quando crianças pode estar diretamente co-relacionado ao seu sucesso futuro em todas os tipos de carreira incluindo cientistas, fÃsicos e empresários.
Uma pesquisa recente da IBM com 500 presidentes ( CEO ) de empresas identificaram a Criatividade como sendo a primeira "Competência de Liderança " do Futuro .
Infelizmente, parece que Sir Robinson pode estar certo. Pontos em Criatividade para as Vino Cabernet Sauvignon crianças na escola na América tem estado em firme declÃnio desde 1990 - exatamente ao redor da época que começamos a remover Música e Arte dos programas das nossas escolas públicas . Isto é trágico - não apenas para aqueles alunos, mas tambem para a sociedade como um todo, conforme nós encaramos enormes desafios no século 21, que irão requerer soluções altamente criativas .
A boa notÃcia é que nós podemos ajudar a virar este jogo através da Música, especialmente integrando a música de volta à Educação nos prrimeiros anos .