Clipper On Line • Ver Tópico - expectativa x realidade

expectativa x realidade

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

expectativa x realidade

Mensagempor ArnaldoND » 23 Jan 2019 16:34

boa tarde, acabei de me inscrever nesse fórum! Parabéns Sr Toledo e toda equipe, pelo excelente conteudo

colegas, fui programador clipper há muitos anos atrás, programava na versão 5.2, e o ultimo código que escrevi foi em meados de 2001 ! De lá para cá, me especializei em outras áreas de ti (infraestrutura, servidores, etc) , mas recentemente, abracei sozinho um projeto onde abrange infraestrutura e sistema. O sistema é simples, porém, deveria ser uma aplicação web com SQL. Mas devido aos prazos apertados, posso desenvolver algo não necessariamente WEB, mas obrigatoriamente SQL. Comecei a estudar .net core, c#, web api, e confesso... meus neurônios enferrujados já não comportam tantas "novidades", e a pressão dos prazos está me matando.

zapeando pela net, acabei achando esse fórum (pesquisei sobre clipper e banco de dados), e fiquei bastante animado com a possibilidade de voltar a programar de uma forma menos traumática!!! Já li algo sobre MiniGUI, e é bem provável que eu adotarei essa ferramenta como base, bem como alguma solução para conexão com banco de dados (MySQL e SQLServer).

Gostaria dos experientes colegas um plano norteador, e já estou bastante ansioso em arregaçar as mangas e começar a codificar. Que ferramentas vocês sugerem? Harbour 3.3 ?? MiniGUI Extended Edition?

Agora, a maior duvida paira em relação ao SQL.. Vi que o Harbour tem RDD/ODBC nativo, e a pergunta q faço é: está bem consolidado? A biblioteca nativa é suficiente para fazer tudo em matéria de SQL? Já tenho um script com o Database/tables prontas no MySQL Workbench, e está tudo bem afinado, pronto pra rodar!
ArnaldoND
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 23
Data de registro: 23 Jan 2019 15:12
Cidade/Estado: são paulo/sp
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

expectativa x realidade

Mensagempor MSDN » 23 Jan 2019 17:42

Primeiramente bem vindo ao Fórum !

Para codificar o que vc precisa, utilizando o Harbour em modo console já resolveria, visto que seria programar exatamente como no Clipper, claro que muda a forma de compilar e linkar, mas isso é bem fácil de aprender.
Se a sua aplicação vai ser BackEnd, poderia ser até em modo console, se não, para ter interface gráfica vc pode usar MiniGUI ou HwGUI.
Com relação ao acesso à MySQL, tem acesso nativo sem ODBC, e quando ao SQL Server, pode-se usar ADO + ODBC.
Na minha assinatura tem meu blog onde vendo material, tudo pronto, se quiser fica a dica, porém aqui no Fórum também tem tudo o que vc precisa de graça.

Abraços e boa sorte em sua empreitada
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor Toledo » 23 Jan 2019 17:58

ArnaldoND escreveu:Já li algo sobre MiniGUI, e é bem provável que eu adotarei essa ferramenta como base

Se você já está com a MiniGui (Extended) instalada, veja a pasta \SAMPLES da MiniGui, que tem alguns exemplos de MySQL, veja as pastas:

C:\MiniGUI\SAMPLES\BASIC\MYSQL

C:\MiniGUI\SAMPLES\Advanced\MSSQL

C:\MiniGUI\SAMPLES\Advanced\MySqlClient

C:\MiniGUI\SAMPLES\Advanced\MYSQLDD

Dentro de cada uma destas pastas tem o PRG e também o COMPILE.BAT para compilar o demo.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor ArnaldoND » 23 Jan 2019 18:19

Marcelo, muito obrigado pelas dicas. Eu inclusive tinha visto antes de postar por aqui alguns sistemas seus no youtube, muito bacanas, e isso consolidou ainda mais meu pensamento sobre voltar a programar em clipper. Certamente a inclusão de alguns recursos me consumirão algumas horas de adaptação ( minigui por exemplo ) mas nada se compara aprender praticamente do zero desenvolvimento de web apps com c#, css, bootstrap, etc ... ainda mais qdo ja se conta com uma certa experiencia na linguagem (programei em clipper por mais de 10 anos) .

qto à aplicação q vou desenvolver, terá sim interface com usuario grafica, e será aos moldes dos sistemas q vc desenvolveu, e o banco de dados tera um database dentro do mysql server com 5 tabelas... mais tarde, desenvolverei um futuro app web, mais simples, voltada somente à consulta neste mesmo bd
ArnaldoND
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 23
Data de registro: 23 Jan 2019 15:12
Cidade/Estado: são paulo/sp
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

expectativa x realidade

Mensagempor MSDN » 23 Jan 2019 18:32

Só para adicionar mais uma informação, usando acesso nativo ao MySQL, fica rápido acessar um banco MySQL na nuvem, claro que a internet tem que ser boa, mas funciona muito bem !

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor alxsts » 23 Jan 2019 19:16

Olá!

Mais uma vez, seja bem-vindo ao fórum!

Sem querer confundir a tua cabeça, eu aproveitaria o tempo que ficou ausente do mundo Clipper e o deixaria de vez... claro que a lógica de programação e outros conceitos você certamente aproveitará.

Falando em aproveitar, aproveite o momento atual e desfrute dos benefícios da internet. Use o Youtube. Tem tudo lá. Veja neste link um exemplo de criação de sistema web + aplicativo mobile (controle de estoque) partindo do zero até o final, em dot Net C# com SQL Server (61 videoaulas curtas). Este é apenas um entre milhares de exemplos de sistema que podem ser encontrados...

Boa sorte!
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2943
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor fladimir » 24 Jan 2019 00:34

Com Harbour + Minigui + MySQL vc resolve
Mas como disseram, sugiro ir pra outra vertente ainda mais pensando em futuro APP WEB

Se nessa caminhada estiver disposto a fazer um investimento, de uma olhada no Windev, pra mim e outros colegas tem sido sinônimo de produtividade e resultados além de vc poder vislumbrar desktop, mobile e web com linguagem semelhante em muito a xBase / Clipper
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor ArnaldoND » 24 Jan 2019 08:27

bom dia colegas
obrigado a todos pela recepção e pelas dicas... todas serão bem consideradas.
realmente, considerar outras vertentes é importante, e continua sendo meu objetivo (de longo prazo) dominar alguma linguagem mais conhecida, c# com .net core continua sendo meu foco, mas hj, devido aos prazos, acho prudente adotar esta solução harbour, mas sem abrir mão da minigui e mysql. assim q o material for entregue, penso em desenvolver uma aplicação web para consulta, aí sim já usando c# e bootstrap, não terei mais tanta pressão e o risco no geral será menor, por se tratar apenas de querys simples.

toledo, fiquei até uma hora da madrugada fuçando esses samples, e compilei todos os tutoriais, executei e olhei um por um as fontes. Hj já vou verificar se vale a pena brincar na IDE da minigui... obrigado pelas dicas!
ArnaldoND
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 23
Data de registro: 23 Jan 2019 15:12
Cidade/Estado: são paulo/sp
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

expectativa x realidade

Mensagempor ArnaldoND » 29 Jan 2019 09:45

bom dia

pessoal, o q vcs aconselham, em termos de desenvolvimento em GUI ?
confesso q estou perdido no meio das opções, temo escolher uma e me arrepender depois.
pelo q vi cada um tem suas vantagens e desvantagens.

HMG, pelo q entendi, é a GUI mais velha, aparentemente com uma comunidade de desenvolvedores legal no exterior, de mais facil acesso

miniGUI é uma vertente da HMG, possui uma documentação aparentemente melhor (gostei bastante do guia de referencia online), tive alguns problemas na IDE q vem nela, o q me fez ir olhar outras plataformas. A comunidade parece ser mais restrita.

Hwgui não encontrei muito suporte, está até dificil desenrolar a instalação q eu fiz aqui para fuçar

estou tendendo a seguir com miniGUI, o q acham?
ArnaldoND
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 23
Data de registro: 23 Jan 2019 15:12
Cidade/Estado: são paulo/sp
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

expectativa x realidade

Mensagempor JoséQuintas » 29 Jan 2019 11:11

ArnaldoND escreveu:deveria ser uma aplicação web com SQL


ArnaldoND escreveu:posso desenvolver algo não necessariamente WEB, mas obrigatoriamente SQL


Sei lá... confuso sobre o que seria importante/necessário... ou o que seria pessoal/profissional...

Há ferramentas pra tudo, depende da utilidade.
- Go-Globals existe há anos, pra rodar qualquer aplicativo via navegador.
- Linux permite uso remoto grátis.
- SQL? estranho... vai acessar por outros aplicativos?

Como eu disse... sei lá... cada caso é um caso... o que pode ser a resposta para uma situação, pode não ser a mesma resposta pra outra situação.

Que carro recomenda? uma Ferrari ou uma Lamborghini.
Mas é pra pouco dinheiro? um fusca
Mas é pra transportar tijolo? caminhão
Do Brasil pra Portugal? navio
Mas é tijolo de brinquedo? um caminhão de brinquedo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor ArnaldoND » 29 Jan 2019 11:37

então José, a aplicação hoje "deveria" ser web, mas em razão dos prazos apertados, eu posso fazer por outro meio.. estou já desenvolvendo essa app no harbour, não vai ser web, e sim uma aplicação rodada na rede interna (.exe), acessando um banco de dados SQL (esse sim, necessariamente SQL) . A aplicação é para uso aqui na empresa, não pessoal.

Futuramente, farei uma outra aplicação, esse via web, para q os usuários possam acessar o bando de dados e extrair as informações já gravadas e trabalhadas dentro desse sistema em harbour, o acesso sendo feito por qq navegador e por qq dispositivo.
ArnaldoND
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 23
Data de registro: 23 Jan 2019 15:12
Cidade/Estado: são paulo/sp
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

expectativa x realidade

Mensagempor MSDN » 29 Jan 2019 12:17

Se quiser interface gráfica, utilize a MiniGUI Extended, tem muitos exemplos, manual completo e é quase impossível não conseguir desenvolver algo, eu mesmo fiz uma contribuição que fica na pasta samples\applications\super, é um sistema de pizzaria completo, com ele o iniciante tem tudo o que precisa. A HMG tbem é a MiniGUI, ela seria a original, que mudou o nome e adotou algumas coisas diferentes, e a Extended é ela com um caminhão de mudanças e exemplos a mais. Outra coisa, fuja, corra da "IDE", aquela coisa é um atraso de vida, não serve para nada, só para confundir os iniciantes, quem já usou Delphi ou .Net, sabe o que é IDE, e vai entender minha posição.

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor ArnaldoND » 29 Jan 2019 14:50

Po Marcelo, vc me deu um banho de agua fria kkk

de fato, a ide desenvolvida fica muito distante mesmo daquelas q vc citou.. eu ja estava me acostumando a usar o visual studio, e qdo acessei as ide´s dos pacotes, achei bem fraquinhas. Estou usando ela agora somente para fazer as telas, colocar componentes e nomea-las, para não ter muito trabalho reposicionando, depois é o ajuste fino no notepad++, alguns componentes da ide funcionam, mas são bem bugadas (componente menu por exemplo), tentei contato com os desenvolvedores, mas ng ainda deu feedback.

vou dar uma olhada no sistema da pizza! valeu
ArnaldoND
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 23
Data de registro: 23 Jan 2019 15:12
Cidade/Estado: são paulo/sp
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

expectativa x realidade

Mensagempor MSDN » 29 Jan 2019 15:39

Veja o sistema de pizzaria, está lá, pronto e FREE, e vai notar que fazer "na mão" as telas, não é complicado como dizem.

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor ArnaldoND » 30 Jan 2019 07:43

Marcelo, tenho q tirar o chapéu para vc e dizer q vc tá de parabens, fazer aquilo tudo na unha não é mole não, tem q ter as manhas
ArnaldoND
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 23
Data de registro: 23 Jan 2019 15:12
Cidade/Estado: são paulo/sp
Curtiu: 13 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro