Clipper On Line • Ver Tópico - expectativa x realidade

expectativa x realidade

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

expectativa x realidade

Mensagempor Eric.Developer » 10 Mar 2019 03:02

Olá Arnaldo, eu também comecei no Clipper.
Tenho experiência profissional em todas as GUIs (Minigui, FW, Hwgui, HBQt, etc) para [x]Harbour.
Se quiser uma ferramenta profissional, robusta, produtiva e fácil utilização: Xailer.com
A versão demo é completa, não expira, inclui documentação. Mais informações poste no forum oficial.
Se livre de gambiarras.

ArnaldoND escreveu:boa tarde, acabei de me inscrever nesse fórum! Parabéns Sr Toledo e toda equipe, pelo excelente conteudo

colegas, fui programador clipper há muitos anos atrás, programava na versão 5.2, e o ultimo código que escrevi foi em meados de 2001 ! De lá para cá, me especializei em outras áreas de ti (infraestrutura, servidores, etc) , mas recentemente, abracei sozinho um projeto onde abrange infraestrutura e sistema. O sistema é simples, porém, deveria ser uma aplicação web com SQL. Mas devido aos prazos apertados, posso desenvolver algo não necessariamente WEB, mas obrigatoriamente SQL. Comecei a estudar .net core, c#, web api, e confesso... meus neurônios enferrujados já não comportam tantas "novidades", e a pressão dos prazos está me matando.

zapeando pela net, acabei achando esse fórum (pesquisei sobre clipper e banco de dados), e fiquei bastante animado com a possibilidade de voltar a programar de uma forma menos traumática!!! Já li algo sobre MiniGUI, e é bem provável que eu adotarei essa ferramenta como base, bem como alguma solução para conexão com banco de dados (MySQL e SQLServer).

Gostaria dos experientes colegas um plano norteador, e já estou bastante ansioso em arregaçar as mangas e começar a codificar. Que ferramentas vocês sugerem? Harbour 3.3 ?? MiniGUI Extended Edition?

Agora, a maior duvida paira em relação ao SQL.. Vi que o Harbour tem RDD/ODBC nativo, e a pergunta q faço é: está bem consolidado? A biblioteca nativa é suficiente para fazer tudo em matéria de SQL? Já tenho um script com o Database/tables prontas no MySQL Workbench, e está tudo bem afinado, pronto pra rodar!
Delphi, SQL, FastReport | Xailer VxH Fivewin Minigui Hwgui [x]Harbour
Contate-me: Desenvolvimentos em geral | Treinamentos
Overview/Download: Xailer / Harbour Ferramenta profissional e mais completa.
Avatar de usuário

Eric.Developer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 161
Data de registro: 31 Ago 2010 22:16
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor Mario Mesquita » 10 Mar 2019 11:25

Bom dia a todos.

Eric, vc usa o Xailer? Tem tudo que as outras tem mas às vezes está disperso nas versões do Harbour? Tem suporte no Brasil? Algum fórum ativo, pois na aqui na nossa casinha ele é pouco falado.

Fiquei empolgado com o WinDev, baseado no depoimento dos colegas, mas ele é bem salgado, dois mil euros. Mas para quem precisa de soluções como as que ele fornece, deve valer, com certeza.

Os valores dos pacotes do Xailer são mais acessíveis, mas essas questões são importantes. Sinto certa confusão quando preciso buscar um recurso que preciso aprender pois eu uso HMG mas algo pode estar na HMGE ou outra "prima" xBase e complica a solução. Outro complicante é a falta de documentação extensa, tem recursos que mal são conhecidos e quando se sabe que existe não se acha exemplos ou descrição de uso de certo recurso.

Se não fosse o compartilhamento de experiências dos colegas aqui, muitos, inclusive eu, já teríamos desistido de programar ou teríamos que abandonar o xBase.

Saudações,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor janio » 10 Mar 2019 15:43

Fiquei empolgado com o WinDev, baseado no depoimento dos colegas, mas ele é bem salgado, dois mil euros. Mas para quem precisa de soluções como as que ele fornece, deve valer, com certeza.


Isso se vc quiser as versoes desktop, mobile e web. Se vc precisar a curto prazo apenas de desktop e mobile, por exemplo, vc adquire apenas esses que custa em torno de 1500 euros.

Foi o que fiz: adquiri apenas desktop e mobile, que eram minhas urgências. A versão web deixei pra mais pra frente...
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor Mario Mesquita » 11 Mar 2019 11:12

Bom dia a todos.

Verdade, Janio. Bem interessante, poder comprar por módulos. Hoje, eu só trabalho desktop, mas o mobile seria interessante visando o futuro.

Saudações,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor Eric.Developer » 11 Mar 2019 16:10

Mário, poste na seção Xailer deste site, não precisa mudar o texto. São perguntas, dilemas importantes e frequentes.

Aproveite, baixe os 2 instaladores do site oficial Xailer e Harbour. Pra simplificar, instale assim (na local desejado) quando for solicitado:
No instalador Xailer: C:\DESENV\XAILER e no instalador Harbour: C:\DESENV\XAILER\HB32. Desta forma, talvez não precise ir nas configurações das pastas Xailer, Harbour e MinGW.

Então crie outros tópicos por assunto, se houver dúvidas de instalação, compilar exemplos, criar projetos, etc, etc.

Mario Mesquita escreveu:Eric, vc usa o Xailer? Tem tudo que as outras tem mas às vezes está disperso nas versões do Harbour? Tem suporte no Brasil? Algum fórum ativo, pois na aqui na nossa casinha ele é pouco falado.

Fiquei empolgado com o WinDev, baseado no depoimento dos colegas, mas ele é bem salgado, dois mil euros. Mas para quem precisa de soluções como as que ele fornece, deve valer, com certeza.

Os valores dos pacotes do Xailer são mais acessíveis, mas essas questões são importantes. Sinto certa confusão quando preciso buscar um recurso que preciso aprender pois eu uso HMG mas algo pode estar na HMGE ou outra "prima" xBase e complica a solução. Outro complicante é a falta de documentação extensa, tem recursos que mal são conhecidos e quando se sabe que existe não se acha exemplos ou descrição de uso de certo recurso.

Se não fosse o compartilhamento de experiências dos colegas aqui, muitos, inclusive eu, já teríamos desistido de programar ou teríamos que abandonar o xBase.


Quanta asneira Marcelo, isso não serve de conselho, são apenas as suas limitações técnicas. É o que dá se dedicar a certas ferramentas para Harbour e sem muita experiência com desenvolvimento, despreza a "IDE", OOP (inexistente na sua GUI) e conceitos que ajudam a desenvolver e na manutenção de softwares. Enfim, boa sorte.

Quem tiver interesse, explicarei alguns aspectos simples, crie um tópico na seção Harbour e me avise via MP.

MSDN escreveu:Outra coisa, fuja, corra da "IDE", aquela coisa é um atraso de vida, não serve para nada, só para confundir os iniciantes, quem já usou Delphi ou .Net, sabe o que é IDE, e vai entender minha posição.
Delphi, SQL, FastReport | Xailer VxH Fivewin Minigui Hwgui [x]Harbour
Contate-me: Desenvolvimentos em geral | Treinamentos
Overview/Download: Xailer / Harbour Ferramenta profissional e mais completa.
Avatar de usuário

Eric.Developer
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 161
Data de registro: 31 Ago 2010 22:16
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 8 vezes

expectativa x realidade

Mensagempor Mario Mesquita » 11 Mar 2019 16:58

Boa tarde a todos.

Valeu, Eric. Depois posto lá e se puder enumerar as vantagens práticas da ferramenta, seria de grande utilidade para a galera.

Saudações,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Anterior



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro