Clipper On Line • Ver Tópico - E se você morrer?....

E se você morrer?....

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

E se você morrer?....

Mensagempor JoséQuintas » 13 Abr 2018 12:26

Outro dia o cliente questionou isso, sobre o que acontece se eu morrer...

Principalmente com a NFE 4.0 chegando, sem mim, não vai ter emissão de nota.

Mas pelo menos falou o seguinte: podemos pagar mais caro, mas é interessante ter um "backup" do José Quintas.... rs

Antigamente o aplicativo poderia funcionar eternamente, sem o autor.
Mas com isso de documento eletrônico... a coisa mudou.
Querendo ou não, passou a ser uma coisa pra se pensar....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor marcosgambeta » 13 Abr 2018 12:42

JoséQuintas escreveu:Outro dia o cliente questionou isso, sobre o que acontece se eu morrer...


JoséQuintas := NIL


Me preocupo mais com código-fonte fechado. Estou mantendo meus projetos no GitHub, entre outros motivos, para que eles não desapareçam junto comigo (caso algo ruim me aconteça).

Acho que uma empresa ficaria numa situação péssima se o desenvolvedor morresse e, ainda por cima, ela ficasse sem o código-fonte para dar continuidade nas aplicações.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
marcosgambeta
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 318
Data de registro: 16 Jun 2005 22:53
Curtiu: 2 vezes
Mens.Curtidas: 40 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor Poka » 14 Abr 2018 15:21

Olá

Também trabalho sozinho

Quintas disse

 Outro dia o cliente questionou isso, sobre o que acontece se eu morrer...


Quintas porque vc não perguntou para o cliente. E se vc abrir falência ou mudar de sistema? Como eu fico?
Já tive cliente que me perguntou. Se vc morrer vou perder tudo? Falei, você já perdeu com outra empresa que não morreu e tinha 5 ou 6 programadores kkk. Eu pelo menos morri. Tem um desconto. Era meu amigo lógico. Essa empresa também fiquei 15 anos e parou comigo. Hoje sei como funciona o novo sistema lá através de amigos. E pagou muuuito mais caro.

Marcos disse

Acho que uma empresa ficaria numa situação péssima se o desenvolvedor morresse e, ainda por cima, ela ficasse sem o código-fonte para dar continuidade nas aplicações.


Já tive muito mais clientes, hoje tenho meia dúzia. Perdi muitos porque não dava pra fazer tudo sozinho. Quando foi obrigatório as notas fiscais. Fiquei só com aquelas que não emitem nota e fiquei só com uma grande que emitia notas e fique trabalhando praticamente com ela. Empresa esta que trabalhei por 30 anos e era a que mais me sustentava. Para ter uma ideia a empresa nem tinha computador na época eu tinha comprado um CP 400, mesma época do TK. Teclado de borracha, o meu CP 400 já era melhor. Uma tv semp de monitor um video cassete gravado em fita, e já fazia alguma coisas pra custo. Memoria de 1 k . kkkk . Cabia somente uns 4 produtos na memoria. Não era fácil. Hoje os sistema faz praticamente tudo da produção até emissão de notas. Fazia porque há uns 4 meses atrás cheguei na empresa , o dono me chamou e disse. Estamos trocando os sistema.

To dizendo isso para comentar a citação do Marcos. Nesse caso eu que fiquei em péssima situaçao. Ninguém se preocupa com a gente. Mas é assim mesmo.

Por isso no meu contrato tem uma cláusula que não inventei não, vi em um contrato fazem uns 20 anos de uma empresa que fazia folha de pagamente e achei interessante.

Diz o seguinte:

Do encerramento deste Contrato.

Encerra-se este contrato e  qualquer obrigação de ambas as partes, e sem ônus algum  para a Contratada e Contratante  em decorrência de falência, mudança de atividades, de falecimento, ou por qualquer outro motivo que impeça a continuidade das obrigações aqui assumidas, tanto da CONTRATADA como da CONTRATANTE.


Poka
Avatar de usuário

Poka
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 509
Data de registro: 25 Out 2004 21:26
Cidade/Estado: Leme/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 23 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 17 Abr 2018 16:24

Ola!
Já fui questionado sobre isso.
Eu respondi: Caso eu morra meu sistema não para; Ele não está ligado a mim, continuará funcionando por um bom tempo, até lá vc arruma outros.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor rubens » 25 Mai 2018 10:56

Bom dia

Legal as informações aqui...
Já tinha pensado nisso e até minha esposa que é a verdadeira dona da loja e papelaria me atentou para isso.

Agora uma dúvida se alguém já passou por isso.
E se eu quiser cancelar o contrato como devo fazer? o que devo colocar no contrato para me amparar sobre isso?

Porque isso? Bem, tive uma cliente que queria me obrigar a fazer um caixa dois no sistema. Como não tinha contrato simplesmente dispensei e ela procurou outro sistema..
Agora estou com uma cliente que veio conversa que ia cancelar a prestação de serviço, que quando desse problema me chamaria. Tudo bem... só que não tenho essa opção. Vendo o sistema e para usar o fiscal tem que me pagar mensal. Quando falei que bloquearia o fiscal a mulher virou bicho... e etc... e tal como alguns aqui já devem ter passado.
E agora o que faço? Quero me livrar dela mas não sei como fazer.

Obrigado
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor JoséQuintas » 25 Mai 2018 11:21

Aconteceu um caso ao contrário agora:
Fechei com um cliente novo, onde era um funcionário que fazia tudo.
O funcionário morreu.
Bom... se pensarmos direito, é o que aconteceria conosco, não há garantias.

rubens escreveu:Agora estou com uma cliente que veio conversa que ia cancelar a prestação de serviço, que quando desse problema me chamaria.


Tenho um caso assim.
O cliente não paga mensalidade.
Mas paga o que eu cobrar, quando precisa de suporte ou atualização.
Ele não se importa em pagar muito a cada chamada, apenas não quer pagar mensalidade.

rubens escreveu:Quando falei que bloquearia o fiscal a mulher virou bicho... e etc...


Você não tem que falar nada, falar sobre isso é um erro muito grave.
Coloque um limite de tempo e pronto.
Senão... qualquer problema que acontecer, ele vai pensar/alegar que é esse seu limite de tempo.
Quando parar de funcionar, ele te liga e você negocia o serviço, e pronto.
Ainda mais se for NFE/NFCE, que sempre tem alteração... não precisa se preocupar que ele vai ser obrigado a te chamar.

Deixo os clientes atualizarem o aplicativo à vontade, mesmo quem não paga.
Meu bloqueio é simples: funciona só atualização do aplicativo e nada mais.
Após negociar, é só alterar a data limite, e o próprio cliente já faz atualização.
Às vezes o bloqueio não está na versão dele, só na nova que ele atualizar.
Ué... se ele não paga mensalidade, não deveria atualizar.... rs

Geralmente não coloco limite, o cliente pode usar pro resto da vida.
Só coloquei em alguns de propósito.

IF nomedaempresa == "NOME" .OR. CNPJdaEmpresa == "cnpj"
Limite()
ENDIF

Com NFE não tem como usar pro resto da vida, e também não dá pra ficar alterando "grátis", então só resta o bloqueio.

Simples e prático.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor fladimir » 25 Mai 2018 12:15

No meu contrato tem um clausula q menciona como funciona a licença de uso online e q o sistema é sujeito a bloqueio e em q casos é sujeito, minha advogada sugeriu colocar bem claramente para não dar margem para eventuais processos e caso ocorram já estar bem amparado, fora isto tem tem uma clausula de recisão imotivada, ou seja, qualquer uma das partes pode rescindir sem motivo, mas ai rege multa para parte q rescindiu, no seu caso Rubens, sugiro uma clausula assim e nesses casos melhor vc pagar a multa e se livrar de um possível problema futuro.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor asimoes » 25 Mai 2018 15:58

Acho que não vamos ver o harbour morrer.
Alguém morre antes, pode até ser o dono ou usuário
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor janio » 25 Mai 2018 18:23

Porque isso? Bem, tive uma cliente que queria me obrigar a fazer um caixa dois no sistema. Como não tinha contrato simplesmente dispensei e ela procurou outro sistema..
Agora estou com uma cliente que veio conversa que ia cancelar a prestação de serviço, que quando desse problema me chamaria. Tudo bem... só que não tenho essa opção. Vendo o sistema e para usar o fiscal tem que me pagar mensal. Quando falei que bloquearia o fiscal a mulher virou bicho... e etc... e tal como alguns aqui já devem ter passado.
E agora o que faço? Quero me livrar dela mas não sei como fazer.


Eu tenho um esquema de renovação da licença a cada 3 meses. Coisa simples, mas que tem dado certo pro meu gasto. A cada 3 meses os clientes ligam pedindo nova licença.

Se algum disser que não vai pagar eu digo "ta bom".

O sistema vai funcionar mais por no máximo 3 meses rsrsrsrs

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor Poka » 27 Mai 2018 09:23

E outra coisa,

Nada de falar que é mensalidade referente á manutenção.
Tem que falar que é aluguel do sistema mesmo, do que já esta pronto, a atualização nesse caso é feita sem cobrar.

Fala que é manutenção, aí o cliente diz . Vc cobra manutenção e nunca mudou nada, nem passou aqui mais.
Ele não sabe que vc demorou vinte anos pra chegar nesse ponto.

Poka
Avatar de usuário

Poka
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 509
Data de registro: 25 Out 2004 21:26
Cidade/Estado: Leme/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 23 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor NiltonGM » 27 Mai 2018 11:44

Olá amigos,

Nós já passamos por cada uma! Eu sempre ponho no contrato que o meu sistema é SaaS (Software como Serviço), eu não vendo software, mas serviço, meus clientes pagam mensalmente pelo serviço. A um tempo atrás uma transportadora me contratou, fiquei com eles por 6 meses, pagaram a implantação em 4 vezes, depois por dois meses recebi a mensalidade pelo serviço, aí do nada a dona cancelou tudo e contratou outra empresa de software, eles perderam tudo que tinham pago e cancelei o acesso ao meu sistema e banco de dados.
Cada caso é um caso e cada cliente é um, tem cliente que deixo ficar com o software e outro não. Mas deixo claro que o que eles estão adquirindo é um serviço.
Abraços!
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
Avatar de usuário

NiltonGM
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 393
Data de registro: 05 Jun 2014 23:47
Cidade/Estado: Caieiras/SP
Curtiu: 249 vezes
Mens.Curtidas: 24 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor fladimir » 27 Mai 2018 14:09

só uma observação, os dados são do cliente e não nossos, então se for bloquear o acesso ao banco de dados, tem q exportar as tabelas em TXT pra evitar problemas judiciais. Tabelas como Produtos, Clientes, Fornecedores, Contas a Receber e Contas a Pagar pelo menos pra não ter problema.

Falo por experiência própria.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor JoséQuintas » 27 Mai 2018 14:48

fladimir escreveu:só uma observação, os dados são do cliente e não nossos, então se for bloquear o acesso ao banco de dados


Sendo assim, pode ser interessante bloquear apenas as inclusões/alterações/exclusões.
O cliente vai ter acesso a toda situação do aplicativo até o momento que parou de pagar.

As exceções seriam aluguel, e base em servidor/internet que não seja do cliente.
Nesse caso o contrato deve prever isso, considerando que o pagamento também se refere ao uso de equipamento externo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor NiltonGM » 28 Mai 2018 11:22

Eu custumo exportar o BD todo em SQL.txt e envio pro ex-cliente e dou um prazo de 30 dias para que eles mesmos exportem para txt ou Excell (o sistema permite exportar para xlsx) os cadastros.
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
Avatar de usuário

NiltonGM
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 393
Data de registro: 05 Jun 2014 23:47
Cidade/Estado: Caieiras/SP
Curtiu: 249 vezes
Mens.Curtidas: 24 vezes

E se você morrer?....

Mensagempor Softwhouse » 28 Mai 2018 16:29

Na minha opinião, os dados são do cliente, se quizerem bloqueem o sistema, os dados não pertencem ao programador.
Fernando
Softwhouse
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 300
Data de registro: 07 Dez 2011 17:44
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro