Clipper On Line • Ver Tópico - Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor janio » 29 Dez 2017 13:21

Se eu fizer algo pra ser aproveitado depois, pode ser aproveitado pela versão "oficial", né?


Nao pode rsrsrs. Muitas pessoas fazem um projeto inteiro da Express e depois compram a versão full e querem aproveitar o projeto feito na express, mas infelizmente isso não eh possivel. Tem que reescrever tudo de novo kkkk

Na reunião se falou algo em relação a preços, formas de pagamento, etc?


O preço de cada produto é 900 EUROS. Se vc comprar 2 produtos, que é o que geralmente todo mundo faz, o total cai pra 1500 EUROS x R$ 4,20. Aí tem mais alguns impostos, frete... bam bam bam bam... fica em torno de R$ 8.000,00 (acho). Eh um pouco salgado? Eh. Mas se vc comparar com outras ferramentas pagas (delphi, visual studio, etc que custao entre 15 e 20mil), o windev ta uma pechicha pra um produto tao bom e tao poderoso.

O Adriano estava parcelando em até 12x no boleto com uma taxa de juros bem boa. Nao sei se ainda esta... melhor vc ver com ele
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor Mario Mesquita » 30 Dez 2017 09:08

Bom dia a todos.

Janio, que coisa, não dá pra aproveitar um aplicativo feito no Express. Bom, não invalida, então é pegar uma coisa básica pra fazer com cadastros, relatorios, filtros, etc.

Baixei o Express, mas levou quase 12 horas pra baixar e instalar. Agora estou tentando ver algumas aulas, porque não sei nem por onde começar. Pra quem usa o HMG e sua IDE super simples, o WinDev é um mundo. E confesso que muita coisa lá eu não sei como usar, embora conheça a maior parte delas conceitualmente. Mas isso a gente pega com o tempo e necessidade. Importante é começar pelo básico: Telas, cadastros, relatorios, etc. Para desktop mesmo. Seria meu interesse imediato.

O preço não está ruim, mas é um investimento e não se pode dar esse passo se não estiver convicto. Mas a minha impressão é que é mesmo muito bom e vai atender minhas humildes necessidades, podendo me levar a novos interesses como a parte de aplicativos móveis. O futuro dirá. Enquanto tento usar e avaliar, vou tentar viabilizar o capital para investir na compra. São tempos apertados e dinheiro não está fácil, rsrs

Valeu mesmo seu depoimento. Como nada é por acaso, talvez seja uma luz no fim do túnel. E ainda podemos trabalhar com xBase, pois um conhecimento não cancela o outro. Até se completam, sei lá. Concordo com vc que no nosso momento de vida, o plano é ser prático e objetivo. Não somos mais tão jovens para começar algumas coisas do zero e se tem algo que pode agilizar esse é o caminho.

Abraço a todos e bom ano novo,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor sygecom » 30 Dez 2017 13:33

Janio,
Valeu pelo feeedback, vai ajudar a muitos como incentivo, inclusive eu que estou estudando a ferramenta. Não quero cometer o mesmo erro quando adquiri o Maker por quase 40k, e tive que praticamente jogar tudo fora, o prior de tudo é nosso tempo que é preciosos. Vou ver todos os pontos possíveis e não possíveis.

Me tira uma duvida, você já usava SQL com algum SGBD ?

Pro seu mobile, está usando webservice criado pelo Windev ou está usando alguns próprios seus ?
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor janio » 30 Dez 2017 15:28

Me tira uma duvida, você já usava SQL com algum SGBD ?


No harbour eu uso Mediator para MySql. Uso ha uns 7 anos. Para manter menos dependência do mediator, ao longo dos anos eu fui colocando no codigo muita coisa ja em SQL mesmo, o que para mim (SQL) não se tornou mais um problema.

Pro seu mobile, está usando webservice criado pelo Windev ou está usando alguns próprios seus ?


WebService não fiz ainda, mas vou fazer com Windev tbm! Ja vi que é bem fácil fazer isso em windev, pelo que vi. O problema eh que webservice eh algo totalmente novo pra mim e por isso ainda tenho q assimilar esse conceito.

A idéia eh fazer um força de venda (que ja esta quase totalmente pronto) com base de dados no proprio celular para lançamentos offline. Quando o vendedor tiver internet disponivel ele sincroniza os pedidos realizados off com o servidor na nuvem. Nessa sincronização, além de mandar seus pedidos, o vendedor tbm deve receber as atualizações de produto, preço, clientes, etc...

Eh algo bem simples, mas que o cliente me colocou na parede e queria pra ontem rsrsrs. Passei novembro avaliando e estudando. Dezembro comprei o WinDev. Minha escolha pelo windev foi pq em meus estudos e pesquisas nada se monstrou tao produtivo e similiar ao xbase quanto o windev.

Em janeiro pretendo entregar o projeto ao cliente que, diga-se de passagem, eh gente boa pra garamba e eu nao poderia deixa-lo na mao rsrs
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor sygecom » 30 Dez 2017 15:43

Obrigado, achei que já estava usando algo on-line mesmo, que é o que pretendo. Mesmo assim valeu, vou em frente com os estudos.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor MSDN » 30 Dez 2017 16:00

Sempre que precisa guardar dados localmente, para consulta, inserir, update, o usado é SQLite, ou se for algo simples, XML, e on-line é webservice mesmo, abstrai muita coisa que não interessa.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor janio » 30 Dez 2017 17:28

Com o windev pode ser usado o SQLlite ou o banco da propria ferramenta (HFSQL), que é o que estou usando
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor Mario Mesquita » 03 Jan 2018 11:20

Boa tarde a todos.

Será que o HFSQL é estável como os outros motores SQL? Num vídeo de aula, vi uma crítica a ele, mas era de 2015.

Esse SQLite é interessante, mas ele é multiusuário? Não ficou claro pra mim.

Preciso estudar SQL pra ficar mais safo, só sei a teoria, muito pouco pra trabalhar com ele.

Sds,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor janio » 03 Jan 2018 19:49

Será que o HFSQL é estável como os outros motores SQL?


Essa foi uma das minhas duvidas tbm. Como uso MySql, perguntei la se deveria migrar pra HFSQL ou não. Nesse caso, ninguém comentou negativamente sobre o HFSQL. Pelo contrário, um usuário la chamado Alfredo comentou que migrou todos os seus bancos para HFSQL e "foi a melhor coisa que fez". E olha que eh um cara com vários sistemas e uma equipe de 5 programadores... quer dizer, não eh usuário "comum".

Agora entenda uma coisa: há 2 HFSQL. Um cliente/servidor (igual ao mysql, postgr, etc), e outro HFSQL chamado "hfsql classic". Esse último é como se fosse um dbf. Lógico que a versão cliente/servidor eh sem comparação. Mas para um projeto mobile (no celular), em que apenas há acesso de uma única pessoa, pode-se usar a versão "classic".

Mas não se preocupe: Independente do banco que vc usar, os comandos no windev são EXATAMENTE IGUAIS. Não importa o banco que esteja usando, o codigo é o mesmo.

Quer achar um registro? hReadSeek(tabela, índice, variável)
Quer adicionar um registro? hAdd(tabela)
Quer modificar um registro? hModify(tabela)

Não importa o banco. É sempre assim. Massa não?
;-*

Vc pode, inclusive, ter num cliente um banco; ter em outro cliente outro banco... sem mudar uma linha do seu código. Bastando apenas, setar a string de conexão correta.

A minha opinião é: como o HFSQL é um banco da propria ferramenta, ele se integra mais "totalmente" ao windev. Exemplo: Para verificar a estrutura de todas as tabelas e ver se houve modificação de campos (acrescimo, alteração de tamanho, etc), basta acrescentar uma linha ao seu projeto:

HModifyStructure("*")

Apenas com esse comando ele saí verificando tabela a tabela se houve modificação de estrutura. Se no cliente tiver uma versão que precisa ser atualizada, na hora que vc colocar o seu executável la, ele ja atualiza a base do cliente inteira.

Hj eu faço isso na unha, abrindo tabela a tabela, verificando tamanho de estrutura... verificando tamanho de cada campo da tabela... ufa um trabalhão
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor sygecom » 04 Jan 2018 10:34

Janio,
Se eu fosse você, usaria SQLLITE em vez desse HFSQL deles.
Amanhã depois se precisar mudar de linguagem, ou até mesmo integrar com outras, o SQLLITE já é um banco universal.

Aqui vou tentar deixar bem poucas coisas off-line, apenas login e uma firulas a mais. O restante vou deixar interligado por internet pro cliente usar on-line com webservice que por sua vez, vai consumir o banco PostgreSQL.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor janio » 04 Jan 2018 12:49

Leonardo,

A minha aplicação mobile vai ter apenas 9 ou 10 tabelas. Dessas, apenas 4 serão editáveis (login, config, pedidos, itens do pedido). As outras virão do webservice (ja fiz e está em teste), que por sua vez consumirá um banco MySql.

Ja que o acesso ao MySql com WinDev eh nativo mesmo, vou continuar com banco MySql na minha aplicação principal, até pq ja uso ha muito tempo e nunca me deu problema de nada.

Muito legal esse negocio de webservice. As respostas tem sido muito rapida, pelo menos na minha rede interna. Não sei quando for pela internet...
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor sygecom » 04 Jan 2018 15:20

Legal..
Parabéns, funcionando é a conta.

Nota: Não consigo me achar na aquele grupo do skype, to sentindo falta de um Fórum igual ao PCTOLEDO....kkkkk
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor janio » 04 Jan 2018 19:05

Nota: Não consigo me achar na aquele grupo do skype, to sentindo falta de um Fórum igual ao PCTOLEDO....kkkkk


Eu tambem rsrsrs! Eh besteira, depois que criaram esses grupos no skype ou watsapp, a negada não se acostuma mais com foruns.

Pra vc ter uma idéia, eu tmb participo de alguns grupos no watsappsobre o MFE-SAT aqui do Ceara. Criaram o grupo, todo mundo entrou e as duvidas são postadas la. Depois a própria Sefaz criou um forum no google. Diz aí se alguem participa desse forum no google? NINGUÉM. O fórum ta la abandonado, mas as mensagens no watsapp não param de pipocar.

Da mesma forma eh o windev, ninguem participa de forum. Eu acho isso horrível pq nada fica documentado. Nada fica como fonte de pesquisa
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Windev/WebDev/WinDev Mobile -> Wlanguagem

Mensagempor microvolution » 07 Fev 2018 11:22

boa tarde!
li todas as postagens deste tópico. São interessantes. Mas, pra mim que já todo enrolado e sem din din, investir em algo novo... fica complexo...
mas, uma coisa concordo: APP PARA SMARTPHONES não tem como escapar.

Se, o PRITBAL, DR. SOTO, VZAKATS, etc, etc, e demais idealizadores e mantenedores do HARBOUR e suas LIBs gráficas, não fizerem algo extraordinário, é bem provável que o nosso HARBOUR caia na mesma situação do CLIPPER, ficar "dormindo" no ponto.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Anterior



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro