Clipper On Line • Ver Tópico - Deletar ou não Deletar eis a questão?!?

Deletar ou não Deletar eis a questão?!?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Deletar ou não Deletar eis a questão?!?

Mensagempor fladimir » 21 Abr 2017 11:17

Olá pessoal,

Gostaria de trocar uma ideia com relação a Deletar ou não os registros devido o seguinte...

Exemplo, sequencia de numeração de vendas, produtos, clientes, etc

Hj quando o usuário do sistema cadastra um produto se não tiver movimento ele pode deletar ok, se tiver movimento ele pode inativar devido SPED, relatórios, etc.

Agora suponhamos uma venda q o cliente começou nr 000001 e tem 10 produtos e no meio da venda deu queda de energia (mas poderia ser fechar a aplicação via Gerenciador de tarefas etc)
Ao voltar ao sistema o mesmo verifica q tem uma venda não concluída e ESTORNA ela para q volte os produtos para o estoque etc, mas eu marco a venda como DELETADA e ao indexar é feito um PACK e o registro é removido.

Estou pensando em mudar, criando um FLAG (campo) com o nome por exemplo de PERDIDA ou DELETADO ou outro nome e ao invés de deletar marcar este campo como "S"
Hj tenho um campo chamado CANCELADO, q não seria o caso desta questão pq no meu entendimento, uma venda cancelada é uma venda q foi concluída e o usuário por algum motivo q é especificado ele "CANCELA", ai no registro fica como CANCELADO = "S" e motivo definido.

Um de meus colaboradores falou que o ideal seria q o sistema não DELETASSE nada e sim nas tabelas tivessem campos igual os citados acima PERDIDO ou DELETADO ou outro para simbolizar a ação de deletar e com isso permitisse a nível técnico ou alguma rotina do sistema filtrarmos e avaliarmos tais questões.

Diante do exposto como os colegas tratam essas questões? Pq se entrar pra cadastrar um produto e sair eu não vou deixar um registro pendente na tabela pq a inclusão não foi concluída, se eu aplicar esta nova lógica teria q ser pra casos específicos, mais quais?
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro