Olá pessoal,
Gostaria de trocar uma ideia com relação a Deletar ou não os registros devido o seguinte...
Exemplo, sequencia de numeração de vendas, produtos, clientes, etc
Hj quando o usuário do sistema cadastra um produto se não tiver movimento ele pode deletar ok, se tiver movimento ele pode inativar devido SPED, relatórios, etc.
Agora suponhamos uma venda q o cliente começou nr 000001 e tem 10 produtos e no meio da venda deu queda de energia (mas poderia ser fechar a aplicação via Gerenciador de tarefas etc)
Ao voltar ao sistema o mesmo verifica q tem uma venda não concluída e ESTORNA ela para q volte os produtos para o estoque etc, mas eu marco a venda como DELETADA e ao indexar é feito um PACK e o registro é removido.
Estou pensando em mudar, criando um FLAG (campo) com o nome por exemplo de PERDIDA ou DELETADO ou outro nome e ao invés de deletar marcar este campo como "S"
Hj tenho um campo chamado CANCELADO, q não seria o caso desta questão pq no meu entendimento, uma venda cancelada é uma venda q foi concluída e o usuário por algum motivo q é especificado ele "CANCELA", ai no registro fica como CANCELADO = "S" e motivo definido.
Um de meus colaboradores falou que o ideal seria q o sistema não DELETASSE nada e sim nas tabelas tivessem campos igual os citados acima PERDIDO ou DELETADO ou outro para simbolizar a ação de deletar e com isso permitisse a nível técnico ou alguma rotina do sistema filtrarmos e avaliarmos tais questões.
Diante do exposto como os colegas tratam essas questões? Pq se entrar pra cadastrar um produto e sair eu não vou deixar um registro pendente na tabela pq a inclusão não foi concluída, se eu aplicar esta nova lógica teria q ser pra casos específicos, mais quais?