Clipper On Line • Ver Tópico - Enquete Harbour Magazine

Enquete Harbour Magazine

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Enquete Harbour Magazine

Mensagempor rubens » 16 Mar 2017 00:24

Pois eh Quintas...
Você vem batendo numa tecla há algum tempo... que é justamente a padronização né.. De uns tempos para cá ficou fácil migrar do clipper... MAs no início as dificuldades eram enormes porque tinha que fazer um estudo gigantesco e ir montado peças do quebra cabeças para simplesmente compilar um olá mundo... Hoje comparado com o que era tá muito fácil.
Vejo nessa questão o perfil do programador que é o público alvo desta questão. Com as frameworks "monstruosas" que se tem hoje, criou-se programadores preguiçosos ou montadores de programa. Na maioria dos casos só tem o conceito de um programa mas na realidade não sabem bem o que é e como é. Daí é fácil vir aqui no Fórum e ficar condenando e acusando todo mundo de POG. Mas vamos voltar ao assunto. Na parte e perfis de programadores tem o Rubens (montador de programas) e o Quintas(Criador de programas). Eu me dou satisfeito por abrir um form e inserir componentes lá se funcionou, vamos para fase 2. Você (e muitos outros aqui) querem saber como é que funciona aquele componente que eu coloquei no form para alterar e customizar algo nele. Vocês, perfil Quintas, nunca vão ficar satisfeitos com nada que encontrarem porque estarão sempre tentando melhorar aquilo.
Cinco anos atrás eu estava condenado como programador. Não tinha possibilidade de janelas, impressão usb, comunicação com internet e etc.. A Saída era Delphi/C#/Java etc.. Daí os usuários de xHarbour aqui do Fórum foram aparecendo e surgiu uma nova possibilidade. Não imagina o trabalho que deu para compilar o primeiro programa com aquela telinha azul do xHarbour. Acho que era BrMake o nome. Enfim, saiu o primeiro. Então era possível... Nós podemos... Aí veio o harbour, HMG e Minigui Extends. Pronto... vamos em frente. Então essa história de que o harbour tá condenado... Vimos isso com o Clipper. É lógico que, como já foi dito aí elo Dr. Cláudio Soto, se quisermos uma linguagem de "verdade" temos que aprender C.
Me assusta e me deixa meio nostálgico éh vir do Dr. Cláudio Soto as citações no post anterior. Porque hoje dependemos e muito dele. Mas bola para frente...
Agora o que acho de verdade é que, a culpa dessa teia de harbour e agredados vem de diversos fatores e principalmente de dois:
* Linguagem Open Source ou seja como se chama. Se o negócio é livre e aberto e pode-se fazer o tal do Fork, é óbvio que todo mundo que tem um conhecimento vai por a mão mesmo e criar sua versão. É um paradigma fantástico mas fica sem um foco. Já pensou lá no seu Git se todo mundo pudesse commitar?
* Os desenvolvedores e mantenedores do negócio tem que ser remunerados. O Acbr teve que criar o tal do SAC porque todo mundo usava e ninguém contribuía. Quanto que nós tiramos do nosso rendimento para doar ao projeto harbour, hmg, hmgs, Toledo(mesmo que ele fale que o site é autosuficiente)? O Grigory já abriu o bico o ano passado. Por que o desenvolvedor não pode realmente se envolver com o projeto porque não dá retorno, uma hora vai para mesmo. Daí vem outro e pega e dá continuidade mas até quando? Olha o exemplo da sua HBNFE. Ferramenta maravilhosa que abriu um horizonte muito grande mas não houve envolvimento da nossa parte...
Sinceramente alguns anos atrás eu não imaginava que esse Fórum estivesse vivo hoje... e ativo... saíram muitos, mas chegaram muitos e muitos cresceram muito aqui dentro.
Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo e ver onde vai...
Um abraço a todos... e espero que não tenha ofendido ou agredido alguém com as minha palavras... Tenho um respeito muito grande por todos aqui...

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Anterior



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 9 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro