Clipper On Line • Ver Tópico - Clipper, Harbour, LIB gráfica

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor JoséQuintas » 06 Nov 2014 21:05

Tem usuário que pergunta via mensagem particular, talvez achando que eu possa responder diferente, ou por algum outro motivo qualquer.

Antes uma pequena apresentação/explicação/talvez reclamação:

Quando entrei em programação, foi graças ao incentivo de um vendedor.
Ele empolgou a diretoria da empresa aonde eu trabalhava, e disse que eu poderia fazer o sistema completo.
Com o incentivo dele, pude partir pra isso.

Aqui no fórum, tem usuário que responde mensagens até indicando alguma biblioteca gráfica e nem sequer usa Harbour.
Alguns nem sequer programam, apenas são chefes e outros é que fazem o serviço de programação.
Pode ser um incentivo, uma empolgação, mas pode desviar pra alguma coisa não muito boa.

Não existe biblioteca gráfica mágica.
Ambiente gráfico é diferente de ambiente texto.

Não é coisa simples testar bibliotecas gráficas.
Começa em que, dependendo da bilbioteca gráfica, é um pé no saco até pra chegar a uma versão funcionando.
Depois, cada usuário segue uma biblioteca gráfica diferente, então pode ter que se virar sozinho.
E dependendo do defeito que encontrar... vai ter que conviver com ele, ou começar tudo de novo com outra biblioteca.

Então vamos lá....

Vivi de programação Clipper desde 1986, até talvez ano 2011.
A partir daí, só Harbour.
No ano passado, peguei um sistema em Clipper Summer pra mexer:
Minha máquina é 64 bits há mais de um ano, então a primeira coisa foi fazer compilar com Harbour.
O Harbour funciona, é só usar. Depois que está rodando em Harbour, tem recursos à vontade pra brincar.

Pra quem está começando... o melhor é o Harbour 3.2
Porque? porque está mais compatível com Clipper do que o Harbour 3.0, terá menos trabalho pra ajustar.

BCC, MSVC, qual compilador?
Ué... baixa a harbour nightly, que está pronta, já vém com mingw, e vá em frente.
Falaram que com bcc é mais rápida... com msvc é mais moderna... e aí?
Ué... quer apostar corrida, quer fazer desfile de moda, ou quer fazer funcionar?
Faz funcionar na padrão, depois... pode quebrar a cabeça à vontade pra testar variações.

--- Neste ponto usava MSVC, depois por problemas com a GTWVG voltei pra mingw, e atualmente MSVC de novo, só porque fui compilar no cliente, e no cliente a compilação com mingw ficou lenta - normalmente não compilo no cliente. Entenda-se COMPILAÇÃO. O EXE final vai ser rápido em qualquer das linguagens.

oficial ou vszakats?
Mesma coisa. Quer fazer funcionar no Harbour, ou quer ficar testando versões do Harbour?
Baixa a que está pronta, e faz funcionar, depois... pode quebrar a cabeça à vontade pra testar variações.

Tá começando e quer começar direito, com a melhor versão?
Se tá começando, nem vai ver diferença.
E se está começando, quer perder semanas testando qual é a melhor, ou quer já ver resultado.
Baixe a que está pronta, e se preocupe em ajustar alguma incompabilidade.
Depois disso... pode quebrar a cabeça à vontade pra testar variações.

E biblioteca gráfica?
Aí complicou de vez. Se estiver com pressa como eu estava... piorou
Cheguei a programar em Visual Basic 6, e acessar simultâneo os DBFs.
Tem cliente que reclama de não ter visual gráfico, e quando tem, reclama de não ter os recursos que o modo texto tem.
Com isso, minha versão em VB6 incompleta mas totalmente funcional foi abandonada.
Então... não tenha pressa também, pode ter muita coisa pra mexer antes de mexer no visual.

Ao invés de perder tempo com bilbiotecas gráficas, perdi meu tempo remodelando os fontes.
Introduzi classes pra facilitar programação.
Nesse meio tempo, acrescentei coisas simples da GTWVG que deram um visual aceitável.
Relatórios em PDF... já usava em Clipper, com rotinas em Clipper... no Harbour acabei indo pra Harupdf e pude melhorar o visual ainda mais.

Então os finalmentes:

Tá trabalhando com Clipper?
Instale Harbour na máquina. Trabalhe com seus fontes em Clipper, e de vez em quando teste compilar seus fontes com Harbour.
Vai trabalhando com Clipper, testando os mesmos fontes no Harbour, e vai ajustando.
O fonte pode funcionar nos dois, então use essa facilidade pra ir ajustando os fontes, sem precisar criar versão de teste.
Quando menos esperar, vai estar pronto pra rodar em Harbour.
Aqui os clientes vão gostar do ganho de velocidade, e não vai precisar se preocupar com máquinas 64 bits.
Pode dar preferência pra usar a "tolerância zero" na compilação, usando -w3 -es2, isso vai ser bom pro futuro, e pode fazer isso mesmo compilando com Clipper.

E depois?
Tem tela e relatório. De qualquer jeito vai ter que mexer em relatórios, então comece por eles.
Pode passar os relatórios pra PDF, e ter visuais melhores.
Os clientes falam que não precisam, mas basta verem recursos que vão querer mais, ainda mais que as impressoras Laser estão assumindo o mercado pra nota fiscal eletrônica e afins. A impressora Laser custa muito menos que uma matricial, então não dá pra fugir delas.
Aqui os clientes vão gostar do visual novo em papel, e também na tela ao abrir PDFs, e em alguns casos da economia em compra de equipamento novo.

E durante/depois?
Tem fonte que é uma droga, é melhor reescrever do que aproveitar.
Então, aproveite pra dar uma geral. Vai poder testar recursos novos, como classes, pra facilitar.
Também vai poder testar recursos gráficos.

Recomendação de biblioteca gráfica?
Nenhuma. Se começar por ela pode desistir de tudo.
De repente, a GTWVG por poder mixar ambientes, e poder testar misturado ao que já tem.

Só voltando no "tolerância zero":
um exemplo de coisa errada que encontrei em fontes que mexo:

procedure main
x = ""
y = ""
Modulo()
? x
? y
return

FUNCTION Modulo()
x = arquivo->campo1
y = arquivo->campo2
return


No "tolerância zero", vai dar erro de variáveis nos dois módulos.
O importante não é declarar as variáveis, é tornar os módulos independentes.
Aí você tem um probleminha de variáveis no primeiro módulo, e outro no segundo módulo, que geram um problema maior por serem dependentes, e maior ainda se isso acontecer no sistema inteiro.
Vou fazer sem declarar variáveis, pra mostrar como poderia ser feito:

procedure main
   x = ""
   y := ""
   Modulo( @x, @y )
   ? x
   ? y
   RETURN

FUNCTION Modulo( a, b )
   a := arquivo->campo1
   b := arquivo->Campo2
   RETURN NIL


Qual a diferença?
Cada módulo se tornou independente pra alteração.
Não importa nome de variável nos dois, pode escolher o nome que quiser.
Eles são dependentes para o resultado, mas não para os nomes de variáveis.

No primeiro exemplo, não pode mexer num módulo/função sem mexer na outro.
No segundo exemplo, pode mexer em qualquer um sem se importar com o outro.
Passa a ter probleminhas isolados pra resolver, e não um problemão igual teia de aranha, que mexe de um lado e bagunça o outro.
É isso que o "tolerância zero" significa, e é nisso que ele ajuda.
Dependendo do fonte, vai dar trabalho só de passar a compilar usando -w3 -es2.
Mas vale a pena... vai deixar de ter problemões pra resolver, e passar a ter apenas probleminhas isolados.
Quanto mais for usando, menos problemas vai ter.
Além disso, passa a ter checagem na própria compilação caso use nome de variável errado, ao invés do erro "variable does not exist" durante execução.

Pra aceitar no "tolerância zero", faltou declarar variáveis, que neste exemplo deixa até o fonte menor:

procedure main
   LOCAL x,y

   Modulo( @x, @y )
   ? x
   ? y
   RETURN

FUNCTION Modulo( a, b )
   a := arquivo->campo1
   b := arquivo->Campo2
   RETURN NIL


Resumindo:
Tem muita coisa que pode ser melhorada nos fontes.
Tem muito trabalho pra ser feito.
Se preocupe em melhorar os fontes, que vai estar pronto pra qualquer coisa, até mesmo se decidir mudar de linguagem de programação.
Qual Harbour usar? O problema não é qual, e sim quando... quanto antes melhor, pra não desperdiçar tempo.
Que ordem seguir em tudo isso? Comece a fazer, e vai encontrar a melhor ordem pra você/seus fontes, conforme o que for acontecendo.
Se os fontes estão bons, pode testar qualquer coisa a qualquer hora.

Vou tentar não revisar mais este texto, porque senão sempre tem coisa pra mexer....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor JoséQuintas » 07 Nov 2014 12:49

Só complementando....

Seguindo isto, seu raciocínio pode mudar de:

- Preciso mudar pra Harbour, não sei qual Harbour usar, qual compilador usar, qual lib gráfica usar, cada um fala uma coisa... é só problema

para:

- Estou melhorando meus fontes e deixando prontos pra Harbour... como sei que vai funcionar, depois decido como melhorar ainda mais... é só melhoria

Trabalhando tranquilo, o resultado vai ser cada vez melhor.

Nota: Ficar indicando várias opções pra quem está começando pode contribuir para o "é só problema". O melhor é trabalhar no "é só melhoria".

Ahhh. parte gráfica....
Não é brincadeira, é sério, já repeti várias vezes: se eu testar muito as bibliotecas gráficas no Harbour, eu abondono o Harbour.
Então fiquei só nas melhorias.
Um dia testei botão da GTWVG deu certo, então melhorei o sistema colocando botão em tudo.

Tenho evitado melhorar parte gráfica... comigo entra na questão do "é só problema"....
Mas meu aplicativo tem opção de usar menu Windows, e até de falar português no Windows 8.1 ou 10.0...
Pequenas melhorias... mas melhor pequenas melhorias do que grandes problemas....

Qualquer dia testo algum recurso gráfico novo... vai ser teste pra alguma melhoria então não chega a ser problema.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor Poka » 07 Nov 2014 14:21

Olá Quintas, ótimo comentário. É assim mesmo. se quer mudar tem que mudar, também resisti bastante para sair do Clipper.

Lib gráfica pensei bastante antes de escolher, fiquei com a Minigui Extend, se é a melhor ou não, não importa, agora tem que ser essa mesmo. Não dá para ficar testando varias Libs. A mesma coisa com linguagens de programação, já vi muitos programadores que programam em várias linguagens, mas não tem nada de bom em nenhuma. Para mim já não dá + para ficar testando muitas coisas para ver o que é bom ou ruim. Já não tenho + idade pra isso. Quem tá começando agora, com 15, 16 anos tudo bem. O conselho que vale é o seguinte: leia bastante sobre todas as libs e veja o que tem de bom e ruim cada uma e faça a escolha. Que ninguém pense que para iniciar numa lib grafica, vai ser do dia para noite, vai precisar de pelo menos um ano para se adaptar bem no sistema, a não ser aqueles que já estavam em outra Lib gráfica.

Um abraço.

Poka
Avatar de usuário

Poka
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 509
Data de registro: 25 Out 2004 21:26
Cidade/Estado: Leme/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 23 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor JoséQuintas » 07 Nov 2014 16:04

E a etapa de ir melhorando é interessante.
Daqui pro ano que vém tem mudanças em NFE, CTE, MDFE, CCE, SPED Contábil, SPED Fiscal, SPED Pis/Cofins, e outras coisas mais.
Como não dá pra fugir de mexer no fonte atual, então a solução é mexer sempre no fonte atual.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 17 Nov 2014 11:47

Concordo com quase tudo, só vejo um pouco de exagero com as libs gráficas.
São todas parecidas no mundo GT do Harbour e no Windows as "FULL GRAPHICS" Minigui, HWGUI, etc... são parecidas entre si. Quem aprende uma não vai ter dificuldade com outra.
Agora existe o paradigma do OS, que está sendo ultrapassado, resolvido com os navegadores, então segundo um dos cabeças do facebook e eu concordo plenamente com ele, se quer aprender alguma coisa aprenda HTML, embora muitos classifiquem a linguagem com de marcação (prototipagem) é o que melhor temos hoje no conceito de liberdade visual, não importa o OS, a meta agora é tamanho, dispositivos móveis x desktop apenas isso.
Hoje a sua e a minha programação está toda no conceito de qual lib gráfica adotar, pelo menos foi como entendi a sua mensagem, por causa desse problema é que alguns já acordaram para desenhar telas para dispositivos pequenos, smartphones 4" ou grandes desktops 14" até os exagerados 60" ou mais... isso é a camada final.
Primeiro qual banco de dados adotar, depois quais linguagens já aprendi e que posso usar na WEB e por último as telas.
O Harbour tem algumas ferramentas para ajudar, podemos usar até o DBF para trabalhar neste setor com muita segurança os smartphones acessando DBF via NETIO, LETODB, ou até mesmo stand-alone(sem servidor) para depois descarregar quando achar alguma conexão disponível.

Bem é mais ou menos isso, quer liberdade no visual mire suas armas para o Firefox, Chrome, IE... e neste contexto até mais linguagens aparecerão para ajudar a nós todos neste novo mundo. Coisas não tão novas assim que agora ganhou o nome de nuvem.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor microvolution » 03 Fev 2018 22:15

JoséQuintas escreveu:Se preocupe em melhorar os fontes, que vai estar pronto pra qualquer coisa, até mesmo se decidir mudar de linguagem de programação.
boa noite Quintas! estou neste forum desde 2011/2012 (aliás é o único que realmente me habituei rsrs). Mas, só comecei oficialmente a migrar pra harbour em 2015. Agora pouco falei sobre isso noutro tópico que não me lembro mais, mas, não importa. O que importa é que vc realmente tem muito o que nos ensinar. Parabéns!
Poka escreveu:Lib gráfica pensei bastante antes de escolher, fiquei com a Minigui Extend
E vc POKA, 3 anos já se passaram, ainda está com a HMG-E?
Itamar M. Lins Jr. escreveu:então segundo um dos cabeças do facebook e eu concordo plenamente com ele, se quer aprender alguma coisa aprenda HTML
prezado Itamar, este ainda é o seu pensamento? e qual lib gráfica vc usa pra fazer desktop, android 6 ou 7, MAC OS, linux, html? ou seja, tem algo que faz tudo isso e muito mais pra nós do antigo clipper e agora no harbour ficarmos mais competitivos?
Bom, afinal, estou ainda muito confuso, pois, como já disse noutros tópicos - estou apenas "com fraudas" ainda...
um forte abraço a todos!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 04 Fev 2018 15:23

Ola!
prezado Itamar, este ainda é o seu pensamento? e qual lib gráfica vc usa pra fazer desktop,

Continuo com o mesmo pensamento.
HTML é o futuro das libs gráficas. (IMHO) minha opinião!
Veja o https://phonegap.com/ é o que estou vendo no momento e apache com Harbour usando módulos pré-compilados .HRB como CGI.

Hwgui, Minigui, Fivewin, C#, Delphi, etc.. estão perdendo terreno para os navegadores isso é fato! Hoje praticamente 100% das comunicações/transações são via NAVEGADORES, então na minha concepção o NAVEGADOR é o futuro OS. Já é assim no Android, que usa muito XML, CSS, HTML etc...Banco de Dados, Musicas, Vídeos, etc, tudo isso está no HTML.

Tão tentando criar mais uma panelinha com Hwgui mais xHarbour ? mas se o xHarbour está morto há mais de 6 anos ?! Primeiro tem que salvar(reviver) o xHarbour depois a Hwgui ou qualquer outra GUI do Harbour... Mas isso são interesses particulares de meia dúzia não é um pensamento universal como é o caso do HTML que nunca irá acabar, e só evolui a passos largos. A mesma coisa digo dos navegadores.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor microvolution » 04 Fev 2018 15:44

Itamar M. Lins Jr. escreveu:HTML é o futuro das libs gráficas. (IMHO) minha opinião!
vc quer dizer então, que podemos usar nosso harbour em HTML e transferir nosso ex-clipper (arcaico) pra uma coisa que funcione em qualquer OS (windows, linux, OSX, MAC/OS, etc)?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor microvolution » 04 Fev 2018 16:07

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Veja o https://phonegap.com/ é o que estou vendo no momento e apache com Harbour usando módulos pré-compilados .HRB como CGI.
Itamar, este ADOBE PHONE GAP - parece ser da ADOBE - que é a mesma que produz o AFTER EFFECTS, PREMIERE, PHOTOSHOP, etc...
Bom, este site, apesar de estar em inglês, fiz a tradução automática; desculpa a minha "leiguisse": ele tem algo a ver com o HARBOUR?
não né!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 04 Fev 2018 21:57

Ola!
tem algo a ver com o HARBOUR?
Tem a ver com o assunto HTML. -> Lib's Graficas -> Harbour.
Mostrando como o HTML está poderoso e vc pode mesclar com o Harbour tudo isso.
Procure saber o que é CGI, como rodar um arquivo .BAT no Apache, etc... Como executar um arquivo .HRB como CGI no Apache, como MISTURAR tudo isso usando HTML. O Harbour está no foco principal do que escrevo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 04 Fev 2018 22:08

Ola!
vc quer dizer então, que podemos usar nosso harbour em HTML e transferir nosso ex-clipper

Isso não é nenhuma novidade.
Podemos usa até o Clipper como CGI ou arquivos .BAT ou .EXE da mesma forma que usamos PHP ou ASP.
Estude, entenda o que é CGI que vc vai ampliar seus horizontes.
#!c:\hb34\bin\hbrun.exe
Function main
fwrite(1,"Content-Type: text/html" + chr(10) + CHR(10) )
fwrite(1,"Hello World 1" + chr(10) )


Instale o apache ai e rode o harbour dessa forma nele.
Tem que saber mexer no arquivo httpd.conf do apache.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor microvolution » 07 Fev 2018 21:35

OK... Itamar!
quando eu dispor de um tempo pra ler/estudar com calma vou ver o q vc sugeriu sim. vlw!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor Poka » 16 Fev 2018 09:24

Olá a todos

Microvolution disse
E vc POKA, 3 anos já se passaram, ainda está com a HMG-E?

sim continuo, e não mudo mais não
Primeiro que não gosto muito de fica testando uma e outra, perde-se muito tempo. Ñão sei a sua idade, mas eu já não tenho muito tempo pra isso. Já tenh 64 anos.
Quem sou eu pra dar conselho com tanto experts aqui. Mesmo quando novo nunca gostei de ficar testando, testando, mas acho que o melhor é ler as lib graficas disponiveis, ver aquelas que mais usam , as que mais tem exemplos e dicidir. Todas devem ter prós e contras. Outra coisa nunca usei nenhuma IDE para fazer telas ou programas, é tudo na unha mesmo. Tudo o modo de dizer. Vc faz uma tela padrão, depois só vai copiando e alterando, é tudo a mesma coisa, acho que fica até mais fácil.
E vc ainda aprende a programar ( fui chamado muitas vezes para acertar programas feito no MIRO, lembra que fazia tudo automático ). então escolha uma e fique nela até o fim. Nem olhe as outras para ver o que faz. Eu não olho.
Sou ruim pra desenhar telas, essas coisas. Telas recheadas levam vantagens só na apresentação, no dia a dia o cliente quer é rapidez e eficiência, nada mais. Nunca cliente reclamou de tela bonita ou feia , mas de agilidade sim.
Anexei algumas telas só pra vc ter uma ideia.

Um abraço

Poka
Anexos
Telas_minigui extend.pdf
(254.9 KiB) Baixado 149 vezes
Avatar de usuário

Poka
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 509
Data de registro: 25 Out 2004 21:26
Cidade/Estado: Leme/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 23 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor microvolution » 16 Fev 2018 10:36

Poka escreveu: não tenho muito tempo pra isso. Já tenh 64 anos.
não tenho tanta idade, mas, se vc ver meu relatos em todos os tópicos, sou até motivo de chacota de alguns programadores que são os feras deste fórum... tenho muita dificuldade em melhorar o visual do meu sistema, que penso que pra eu sair à rua e bater na porta dos comerciantes sem algo que agrade aos olhos "ficarei nadando e a continuar afogando-me na praia"... até agora o que gostei foi do GTWVG pela simplicidade, mas, telas mais bonitas percebo que ela deixa a desejar. Então, instalei a HMG 3.4.4 e nela uso em conjunto a GTWVG (q é nativa do harbour 3.2 em diante) pra fazer a maioria das telas e as novas estou tentando com a HMG... mas não tá sendo fácil a compreensão do jeito POO de programar... a gente q tá acostumado com o procedural que entendo que seja assim:

FAÇA enquanto for verdade
    comandos,
    funções,
    etc...
FIM DO FAÇA

Agora, percebo que no POO, a coisa não é assim... mas, não consigo compreender a lógica... e uma simples tarefa me faz ficar várias dias/noites agarrado...
e tem gente que fala q só quero tudo pronto... vai entender o q ninguém me entende rsrsrs
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Clipper, Harbour, LIB gráfica

Mensagempor JoséQuintas » 16 Fev 2018 12:05

sou até motivo de chacota de alguns programadores que são os feras deste fórum

Então, instalei a HMG 3.4.4... mas não tá sendo fácil a compreensão do jeito POO de programar...


Tem horas que pede isso.... rs
NÃO EXISTE OOP EM HMG, MAS TEM OOP NA GTWVG.
Talvez seja esse o problema que está encontrando, tudo caminhou pra OOP menos HMG.
E isso significa que HMG é ruim? não, apenas que não tem OOP.

Vc faz uma tela padrão, depois só vai copiando e alterando, é tudo a mesma coisa, acho que fica até mais fácil.


Pois é... classe e herança é pra isso, e OOP é usar classes, mais conhecidas como objetos.
Ao invés de copiar e alterar.... transforma em classe e cria outra recebendo a primeira como herança.
E isso vai ser muito usado em HTML/CGI/etc.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Próximo



Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro